Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Europa 14/Jan - Lisboa/Roma/Florença/Veneza/Nice/Annecy/Paris (23 dias)

Postado
  • Membros

Pessoal,

No próximo dia 14/janeiro eu e minha namorada embarcamos para nossa primeira viagem à Europa e eu gostaria compartilhar algumas informações e pedir algumas ajuda. :)

São 23 dias de viagem e tanto eu como ela tínhamos muita vontade de conhecer Itália e França, principalmente pela gastronomia e história destes países. Ao comprar as passagens numa agência, nos indicaram ficar uns dias em Lisboa, pois o voo será pela TAP e não teríamos custo para deslocamento para Roma. Montar o roteiro não foi tarefa fácil: pesquisamos bastante e até postamos aqui no mochileiros. Depois de algum trabalho, finalizamos o roteiro assim:

Dia Cidade

1 Saída de Florianópolis

2 Lisboa (chegamos às 5:30 da manhã)

3 Lisboa

4 Lisboa -> Roma (chegamos às 10:30 da manhã)

5 Roma

6 Roma -> Florença

7 Florença

8 Florença

9 Florença

10 Florença -> Veneza

11 Veneza

12 Veneza

13 Veneza -> Nice (via EasyJet)

14 Nice

15 Nice

16 Nice -> Annecy

17 Annecy

18 Annecy -> Paris

19 Paris

20 Paris

21 Paris

22 Paris -> Florianópolis

23 Florianópolis

Pretendemos fazer algumas compras em Lisboa (é época de "saldos"), principalmente vestimentas para o inverno Europeu. Annecy, em especial, escolhemos devido à postagens aqui no fórum (infelizmente não me recordo quem postou), mas a cidade nos encantou bastante.

Reservamos todos os hotéis pelo booking.com e o site tripadvisor nos ajudou nas escolha. Já levantamos documentação necessária, estamos criando os roteiros internos - sugestões são bem-vindas :D - pegamos dicas para bagagem, enfim, está tudo encaminhado. Assim que voltar da viagem e tiver tempo, vamos criar um post detalhado para colaborar com o mochileiros.com.

Bom, ainda temos algumas dúvidas, se alguém puder nos ajudar ficaremos muito agradecidos:

1- Aluguel de carro: pensamos alugar um carro em Florença para visitar cidades vizinhas. Vale a pena? Vimos alguns passeios disponíveis como o "tuscan tour", também vimos que os estacionamentos são incrivelmente caros. Pensamos em explorar alguns vilarejos, mas ainda temos dúvidas sobre a melhor alternativa..

2- Estamos levando um tablet para apoio: é fácil conseguir conexão wi-fi gratuitas nestas cidades?

3- Nós lemos vários relatos, e as pessoas tem informações detalhadas de todos lugares que foram. Achamos impressionante e queremos tomar nota de tudo. Vamos até criar um blog. A dúvida é: como anotar tantos detalhes? Como lembrar o nome dos locais onde foram tiradas as fotos? Papel e caneta? Tablet?

4- Qual o melhor Duty Free shop para se fazer compras? Alguma aeroporto específico? Alguma dica ou sugestão?

5- Adaptador de tomada: devemos nos preocupar com algo? Estamos levando nossos carregadores de bateria e celular, todos bivolts.

Muito obrigado!

Renato e Grayce

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Obrigado Cris e Adriano. Bem importantes as dicas.

Sobre usar cartão de débito no exterior, como funciona? Tenho cartão internacional do banco do brasil. Ele já funciona como débito automaticamente?

Postado
  • Membros

Eu usei tanto o VTM (no meu caso tinha chip e identificação) quanto o cartão na modalidade débito e crédito.. Não tive qualquer tipo de dificuldades com o VTM, mas também sempre tomo o cuidado de carregar algum dinheiro em cash, além de tudo que o pessoal aqui já falou. Quanto a cartão de débito, meu banco é o Santander, mas acho que funciona igual para todo mundo: não pode esquecer de desbloquear para uso internacional. Dá para fazer até pela internet no site do banco, informando datas e países. Ou por telefone. Como eu sou neurótica com isso pois já aconteceu de desbloquear por telefone e ter ele "re-bloqueado para minha segurança" me deixando em apuros, eu geralmente informo a minha gerente, desbloqueio por telefone e confiro pela internet (louca né? rsrs). Se você não desbloquear para uso, mesmo ele sendo internacional, você não consegue usar até onde eu sei.

Postado
  • Membros

Oi Renato!

Vi que vcs passarão alguns dias em Nice. Aproveite para conhecer Mônaco, Cannes, St-Raphael e Saint-Tropez. São muito próximas e vc pode fazer tudo de trem.

Quando viajo sempre escolho hotel / hostel que tenha wi-fi gratis. Na França, os McDonalds tem wi-fi. Vc compra uma água, na nota tem uma senha e vc pode ficar conectado o tempo que quiser. ::otemo::

Realmente existem relatos bem detalhados. Um bloquinho pode ser um bom companheiro. Eu fazia um mini relato no final do dia, já no hotel. Quando fazia algum passeio ou comia em um lugar legal, pegava um cartãozinho na saída. Assim não ficava preocupada em ficar decorando o nome dos lugares . Tirar uma foto do letreiro e da tabela de preços / cardápio tb é uma boa opção. Ou ainda fazer um pequeno videozinho relato, só para vc lembrar e escrever depois, tipo: "na entrada do museu W tem que pagar X e entrar pela porta Y senão vc não chega a determinada exposição" etc

Acho que é sempre bom viajar com um adaptador de tomadas. Isso pode te economizar tempo e dinheiro.

Aproveite, tenho certeza que sua viagem será o máximo!

Postado
  • Autor
  • Membros

Pessoal, obrigado pelas respostas!

Você pode usar ele da mesma forma que usa aqui no Brasil. Pode fazer saques em qualquer caixa automático, é cobrada uma taxa de R$ 12,00 por saque, mas a taxa de cambio costuma ser boa, então se fizer um saque de uns 200 ou 300 EUR os R$ 12,00 se diluem no custo.

Já as compras quando for pagar com o cartão, escolha a opção "Debit", você tem que escolher no momento de digitar a senha, e o valor é debitado diretamente da sua conta do BB, exatamente igual ao cartão de débito aqui no Brasil.

Interessante, não sabia disso!

Eu usei tanto o VTM (no meu caso tinha chip e identificação) quanto o cartão na modalidade débito e crédito.. Não tive qualquer tipo de dificuldades com o VTM, mas também sempre tomo o cuidado de carregar algum dinheiro em cash, além de tudo que o pessoal aqui já falou. Quanto a cartão de débito, meu banco é o Santander, mas acho que funciona igual para todo mundo: não pode esquecer de desbloquear para uso internacional. Dá para fazer até pela internet no site do banco, informando datas e países. Ou por telefone. Como eu sou neurótica com isso pois já aconteceu de desbloquear por telefone e ter ele "re-bloqueado para minha segurança" me deixando em apuros, eu geralmente informo a minha gerente, desbloqueio por telefone e confiro pela internet (louca né? rsrs). Se você não desbloquear para uso, mesmo ele sendo internacional, você não consegue usar até onde eu sei.

Legal. Eu acho que vou levar 60% em VTM e 40% em espécie, e pretendo usar o cartão de crédito/débito para eventuais emergências (ou caso minha conta de gastos esteja errada ::lol3:: ). Mas já li vários posts sobre cuidados com dinheiro. :)

Oi Renato!

Vi que vcs passarão alguns dias em Nice. Aproveite para conhecer Mônaco, Cannes, St-Raphael e Saint-Tropez. São muito próximas e vc pode fazer tudo de trem.

Quando viajo sempre escolho hotel / hostel que tenha wi-fi gratis. Na França, os McDonalds tem wi-fi. Vc compra uma água, na nota tem uma senha e vc pode ficar conectado o tempo que quiser. ::otemo::

Realmente existem relatos bem detalhados. Um bloquinho pode ser um bom companheiro. Eu fazia um mini relato no final do dia, já no hotel. Quando fazia algum passeio ou comia em um lugar legal, pegava um cartãozinho na saída. Assim não ficava preocupada em ficar decorando o nome dos lugares . Tirar uma foto do letreiro e da tabela de preços / cardápio tb é uma boa opção. Ou ainda fazer um pequeno videozinho relato, só para vc lembrar e escrever depois, tipo: "na entrada do museu W tem que pagar X e entrar pela porta Y senão vc não chega a determinada exposição" etc

Acho que é sempre bom viajar com um adaptador de tomadas. Isso pode te economizar tempo e dinheiro.

Aproveite, tenho certeza que sua viagem será o máximo!

Então, ainda não fechamos nosso roteiro para Nice, suas dicas irão ajudar bastante. Mônaco e Cannes já estavam na lista. A dica sobre o McDonalds certamente será útil, e as dicas sobre anotações também! São lembretes simples mas que enriquecem muito um relato de viagem! Sobre as tomadas, vou pesquisar os padrões e ver se encontro no Brasil. :)

Postado
  • Autor
  • Membros

Legal esse modelo. Vou ver se acho numa loja aqui em Floripa, já não dá mais tempo de comprar na internet. :)

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá Renato... Não sei qto ás cidades do interior...mas só utilizei o adaptador em Londres... Paris e Roma... Funcionavam modelos convencionais de 2 pinos!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.