Ir para conteúdo

Maranhão - Roteiros e Meios de Transporte entre Cidades


Posts Recomendados

  • Respostas 227
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores
Luis ja re-editei no meu post acima este telefone, vou coletando e mais perto vou ver o que sobra. Quanto aos passeios eda forma que montei foi de acordo com as informações, mas não sei se os preços estão atualizados, mas ja da para ter uma noção.

Ja me passou na cabeça de cancelar Sto Amaro e colocar Atins uns 2 dias, será que vale a pena? Ou aumentar mais dois dias ::dãã2::ãã2::'> ::dãã2::ãã2::'> ::dãã2::ãã2::'>

 

Mauro:

 

A) SANTO AMARO:

 

Na verdade, trata-se de um povoado simpático, mas sem estrutura para turismo! Aliás, nem pra população tem!

Horários de Toyotas são mudados a cada hora. Ou cancelados. Ou criados.

Estive lá 3 vezes. Em 2 oportunidades eu fiquei em casa de família e comia lá! Mas restaurantes são escassos: em 2010 perguntei pra vários moradores e os lugares que me indicavam estavam fechados das 12h às 15h, período em que fiz a procura. Só depois é que achei um lugar lá na praça central, escondido próximo ao posto de combustível.

A Gleid diz que todas as pousadas oferecem refeições: ninguém (ninguém!) falou-me que havia almoço nestes lugares.

Falta as pousadas divulgarem melhor estes serviços, a não ser que eles prefiram atender só os hóspedes.

O bom é passar o tempo conversando com os moradores! E de uma dessas prosas eu acabei indo comer na casa de uma família: camarão feito na hora.

O convívio é sempre o lado delicioso das viagens!

 

B) TEMPO, TEMPO!

 

Acho dificil você sair de Barreirinhas e chegar em Santo Amaro a tempo de, no mesmo dia, ir passear na Lagoa das Gaivotas.

E de Santo Amaro até a Queimada dos Britos, ida e volta no mesmo dia, só de toyota ou triciclo, que é o que vc deve ter planejado!

O melhor seria você fazer isso a pé, pois estes transportes detonam as dunas.

 

C) ROTEIRO:

 

O seu planejamento é o abaixo:

 

1 Curitiba - S. Luiz - ficar no albergue no centro solar das pedras

2 S. Luiz - Barreirinhas - Passeio Lagoa Azul -

3 Barreirinhas – Passeio Rio Preguiça - Barreirinhas Pousada Gira Sol f 98 3349 0704

4 Barreirinhas - Sto Amaro – Passeio Gaivota - Sto. Amaro

5 Sto Amaro – Queimado dos Brito Sto Amaro

6 Sto. Amaro – S. Luiz

7 S. Luiz - Alcântara pernoite albergue no centro solar das pedras

8 S. Luiz - S. José do Ribamar - albergue no centro solar das pedras

9 S. Luiz

10 S.Luiz – Curitiba

 

Eu daria minhas humildes dicas:

 

1 Curitiba - S. Luiz - ficar no albergue no centro solar das pedras

2 S. Luiz - Barreirinhas - Passeio Lagoa Azul

 

Será que você chegará até as 10h em Barreirinhas, horário máximo de saída dos passeios?

Senão, é melhor vc seguir de SL pra Barreirinhas no dia anterior.

 

3 Barreirinhas – Passeio Rio Preguiça até Atins.

 

Aqui eu faria uma mudança: esticaria até Atins. E de lá, encarar a trilha a pé pelos Lençóis, com guia.

Você chegaria em Atins, descansaria a tarde e noite na pousada do Sr. Antonio, e de madrugada começaria a trilha.

Caminhar pelos Lençóis sob o luar é inesquecível!

 

4 Saída às 4h da madrugada - Trilha a pé de Atins até a Baixa Grande.

5 Retorno da Baixa Grande até Atins.

 

Nos dias 4 e 5 eu incluiria esta trilha que mistura caminhada pela praia maranhense e pelas dunas dos Lençóis.

É uma trilha dura e é recomendável ir com guia, que podem ser indicados pelas pousadas do Sr. Antonio ou pela pousada da D. Rita.

A pousada do Sr. Antonio é melhor pra você descansar antes de fazer a caminhada, pois fica no inicio da trilha.

 

6 Atins - Barreirinhas

 

Atins é uma delícia pra vc curtir: praias desertas! Depois, segue de volta pra civilização!

 

7 Barreinhas - São Luis

8 S. Luiz

9 S. Luiz - Alcântara e S. José do Ribamar - albergue no centro solar das pedras

10 S.Luiz – Curitiba

 

D) TRAVESSIA DOS LENÇÓIS:

 

Mauro:

Se você estiver em excelente forma física, que tal fazer a travessia dos Lençóis?

Vc eliminaria alguns dias em São Luis e pronto!

Na época das cheias é recomendável fazer a trilha em 4 dias, com guia.

O trajeto envolve os seguintes trechos:

- Atins até Barra Grande;

- Barra Grande até a Queimada dos Paulo (passagem pela Queimada dos Britos);

- Queimada dos Paulo até Santo Amaro.

 

Abraços!

 

Luis

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

http://www.cisnebrancoturismo.com.br/

Meu roteiro

16 - Curitiba - S. Luís - Vou ficar no albergue no centro solar das pedras

Rua da Palma 127 f 98 32326694

17 – S. Luís Barreirinhas chegada prevista as 10.30 – Lagoa Azul = Hotel Belo Horizonte R$ 99,00 f 98 33490054 reserva 614733096

18 – Passeio Rio Preguiça

19 – Lagoa Bonita

20 – Sto. Amaro chegada prevista 06.51 – Passeio Lagoa das Gaivotas se chegar hora almoço e pela manhã da tempo a Betânia – ficando na Pousada S. Jose – Marineide fone 98 3369 1074 R$ 30,00

21 – Queimada dos Brito – lagoas emendadas

22 – Lagoa Azul ou Betânia

23 – S. Luís – solar das pedras R$ 20,00 chegada prevista 10,30

24 - Alcântara

25 - Jose Ribamar – Praia Panaquatira

26 - S Luís Curitiba

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

NNaomi

 

Atins ecotour em Atins e a São Paulo turismo em Barreirinhas oferecem passeios até Jeri aí fica a seu critério ficar em Parnaíba, tem uma pessoa em São Luis com o nome de Julio Cesar ele sai de São Luis passando pela cidade de Morros parando para conhecer as cachoeiras e rios, Santo Amaro e seus pontos como barreira das pacas, ponta da baleia as lagoas, queimada os britos, Barreirinhas e seus pontos e assim seguindo até Jeri, ele conhece cada pedaço da rota das emoções tem outras pessoas mais recomendo ele por ser operacional vc o encontra na comunidade OS LENÇÓIS MARANHENSES no orkut vale a pena ir com ele se tiver alguém na data que desejas vir melhor ainda que sai bem em conta.. lembrando que por conta própria sai bem mais em conta, agora para quem vai a primeira vez perde muita coisa deixa de conhecer muito e perde - se muito tempo no básico que as agências oferecem.

 

Algumas pessoas passam informação errada a respeito da cidade de Santo Amaro por apenas ter passado 2 ou 3 dias por lá, é verdade que a cidade conta com pouca estrutura turística pelo simples fato de não existir estrada asfaltada o acesso a esta cidade é difícil. Mais, pergunte aos moradores se eles querem o asfalto?!! a maioria irá responder que NÃO, para não acontecer o que aconteceu em Barreirinhas. Mais isso é outra conversa. Dizer que a cidade tem apenas 3 pousadas e nenhum lugar para comer isso é demais...A cidade conta hoje com mais de 15 meios de hospedagem...POUSADAS CAJUEIRO, RIO ALEGRE, ÁGUA DOCE,AREIAS,PARAISO,BELLAS ÁGUAS,MENDONÇA,PARQUE NACIONAL,BEIRA RIO..essas com valores mais elevados apartir de R$100,00 o casal os quartos possuem água quente, ar,frigobar,tv,ventilador o básico liguem antes para saber....tem as mais em conta que são as hospedarias familiares que disponibilizam quartos com ventilador, banheiro privativo ou coletivo e ar são elas HOSPEDARIA SÃO JOSÉ,PALMEIRAS,DA LÚCIA,MARINALDO, CELESTE,PONTUAL,LAGOA AZUL,DA GRAÇA...não recordo do restante. Enfim. Todas as pousadas possuem restaurante com excessão da pousada PARQUE NACIONAL do mais, o restaurante das pousadas é aberto ao púbilco e as hospedarias familiares também fornecem comida desde que falem que querem fazer as refeições por lá. Não existe restaurante sem ser os das pousadas mais como já falei os restaurantes são aberto ao público. Existe apenas 1 caixa eletronico BRADESCO, e da CAIXA ECONOMICA apenas na agencia dos correios.

 

É crime ambiental fazer passeios de toyota, andar de quadricículo pelas dunas os lençóis maranhenses é uma APA área de preservação ambiental é cercada de leis, os passeios para queimada dos britos e atravessia de Santo Amaro / Atins está proibido quem o fizer estará sujeito a multa R$5.000 é uma nova lei chamada de CHICO MENDES alguns já foram multados agora como a área é grande 155mil km² e a fiscalização precária do IBAMA existe saída, mais nos principais caminhos que dá acesso a estes 2 lugares atins e queimada dos britos existe fiscalização sendo assim os toyoteiros como são chamados, terão que fazer um percurso maior que o de costume elevando preço dos passeios para esses pontos o que está autorizado é apenas o transporte de moradores para as queimadas o demais continua a mesma coisa. Em Barreirinhas também quem for fazer partindo de santo amaro ou atins é melhor se informar antes. Tem tantos outros lugares para se conhecer LAGOA DA GAIVOTA, BETANIA,ESPiGÃO,AMÉRICAS,LAGOAS EMENDADAS,PONTA DA BALEIA,BARREIRA DAS PACAS, LAGO DE SANTO AMARO FORA O RIO ALEGRE (rio que corta a cidade) com águas mornas e lípidas. Sem falar que as dunas de Santo Amaro são mais altas, mais alvas, mais belas... beleza ainda intocada pela mão do homem.

 

Sobre os transportes a Cisne Branco desfez a parceria com alguns donos de toyotas isso aconteceu em agosto de 2010 o que atrapalhou foi simplesmente o crescente número de vans não só as que fazem Santo Amaro mais também as que passam para ir em Barreirinhas, as pessoas aproveitam e descem no povoado Sangue e lá elas esperam a toyota fazer a lotação completa...

 

Para Santo Amaro existe 3 pessoas que fazem essa linha e cobram com o valor da toyota incuso a van passa onde o passageiro estiver são elas:

 

IDENILSON (98) 3271 6426; (98) 8808 9091; (98) 9148 8904 ( APENAS ESSE FAZ LINHA MANHÃ E TARDE)

 

JOANINHA (98) 3246 9112; (98) 8832 7108; (98) 3238 4256

 

TATÁ (98) 3253 3335

Link para o comentário
  • Membros

Olá, só pra constar essa importante informação:

 

Belém-São Luís via Ferry Boat (+-530km): De Belém pela BR316, depois pega a MA-106 (após Maracumé) até o ferry no porto de Cujupe (próximo a alcântara. Não aparece no googlemaps) com saídas às 7h, 9h, 10:20, 14:30, 16h, 17h, 19h, 20h, 21h.

 

O preço é de R$20 moto e R$50 carro.

 

Empresa do Ferry Boat: Expresso Continental e Sideral Transportes tel: (98)3231-7339

 

Olha aqui o mapinha:

 

bel-soluis.jpg

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Gleid

Conforme vc descreve, se for contratado o passeio para as Queimadas é desnecessário contratar o passeio da Gaivota, já que passa lá.

Ou seja um dia é o necessário para os dois. Meu roteiro estava programado um dia para cada um.

Como eu tenho dois dias disponível, tem alguma sugestão?

1) S. Luiz - Sto AMaro - Pernoite = Passeio Queimadas e Gaivota.

2) Sto Amaro = Passeio ( livre, aceito sugestão) e Pernoite em Barreirinhas.

É isto, ou é necessário mais um pernoite.

Obrigado

 

Mauro, pelo q entendi vc vai fazer o translado de SLZ para SA e no dia seguinte o translado de SA p/ Barreirinhas. Entao seus passeios dependem do horario q vc vai chegar e do horario q vc vai sair.

 

Se nao me engano, o passeio Betânia + Espigão é de dia inteiro e o passeio de barco p/ Américas é de meio período.

 

Talvez uma alternativa seja passeios próximos a pé, tipo a barreira das pacas q a Gleid indicou.

 

A Lagoa Santo Amaro é perto da vila, dá p/ ir a pé? Se a reposta for positiva, talvez seja mais uma alternativa do q fazer por ali mesmo s/ depender d condução e sem ficar preso a horários.

 

Mas tudo isso são especulações. Eu ainda to montando o meu roteiro tb.

por enqto tá assim:

 

1.o dia – chegada em São Luis. Passeio pela orla

City tour. Lagoa Jansen

São José de Ribamar + Raposa + Ilha de Carimã

Alcântara

5.o dia - Translado São Luis-Santo Amaro. Passeio no Rio Alegre + Lagoa Santo Amaro + Barreira das Pacas

Lagoa da Betânia + Espigão + Lagoa Gaivota

Lagoas Emendadas + Queimada dos Britos + Ponta da Baleia + Lagoa Gaivota

Américas

9.o dia - translado Santo Amaro-Barreirinha. Passeio na Lagoa Azul e outras

Sobrevôo dos lençóis. Passeio na Lagoa Bonita e outras

11.o dia – voadeira: Rio Preguiças, Vassouras, Mandacaru, Caburé. Translado p/ Atins. Passeio para ver Revoada dos Guarás

caminhada de Atins a Canto dos Atins

lagoa Tropical + Lagoa do Mario + (Lagoa Verde???)

14.o dia - Translado de ??? p/ Parnaíba

AINDA A DEFINIR...

 

Acho que é um exagero, mas sou da opinião q a gente não sabe qdo e se vai poder voltar um dia, então acho q a gente tem q curtir o máximo possível.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

nnaomi a troca de informações vai dando para arrumar o roteiro. Eu na realidade não tenho problema de dia ou horário para incluir, como vc mencionou já que está que vá.

Mas a informação que tenho é que quem vai a Queimadas pode eliminar Betânia que é igual.

Agora estava pesquisando e Tutóia dizem que vale a pena, são 72 km de Barreirinhas Também onde estão os pequenos lençóis e o mar.

Mas basicamente vou reservar dois dias, mais o dia da chegada e mais o dia de ida a barreirinhas. Anotei os teus passeios, Mas pelo que eu notei parece-me que só a Gleid pode dar o ponto final e/ou outro abençoado. ::hahaha::::hahaha::

Esta é a vantagem programar com antecipação. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Link para o comentário
  • Colaboradores

Mauro, Gleid e Naomi:

 

Se vocês quiserem me enviar 1 kg do mel das famosas "abelhas sem ferrão" do região dos Lençóis, eu envio uma camisa do Corinthians pra vocês! Ok, ok! Conversamos sobre outra troca melhor!

 

Segundo uma reportagem que vi na TV Record na tarde de ontem (sobre Santo Amaro e suas lendas, sobre as Queimadas e os Lençóis), o preço deste mel de "abelhas sem ferrão" é mais de R$ 100/kg no produtor!

Será? Espero que sim!

 

Gleid: felizmente há milhares de oportunidades para Santo Amaro melhorar! Viva o Brasil!

 

Luis

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Eu na realidade não tenho problema de dia ou horário para incluir, como vc mencionou já que está que vá.

Mas basicamente vou reservar dois dias, mais o dia da chegada e mais o dia de ida a barreirinhas.

Oi Mauro, desculpe, eu entendi q vc só tinha o dia da chegada e mais o dia de ida a barreirinhas. Então ficaria corrido.

 

Anotei os teus passeios, Mas pelo que eu notei parece-me que só a Gleid pode dar o ponto final e/ou outro abençoado. ::hahaha::::hahaha::

estou aguardando tb as dicas preciosas dos nossos colegas

 

Mas a informação que tenho é que quem vai a Queimadas pode eliminar Betânia que é igual.

ehh, eu bem q disse era um exagero, mas quero enjoar de ver lagoa!!!

 

Agora estava pesquisando e Tutóia dizem que vale a pena, são 72 km de Barreirinhas Também onde estão os pequenos lençóis e o mar.

vou passar por Tutoia, pois vou p/ Parnaiba. Aí entram as controversias, tem gente q diz q vale a pena, outros que é a mesma paisagem...

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...