Ir para conteúdo

Dupla cidadania Húngara e passaporte


Posts Recomendados

  • Membros

Que teste? Vc quer dizer "entrevista"?

 

Olha, a dificuldade depende do que vc quer dizer, e, de quem te entrevistar.

 

Eles não esperam que vc fale fluentemente, porém, de um modo geral vc precisa pelo menos de "konyha magyarul". Pode ser que, por alguma razão, vc falando algo muito elementar, o oficial ache suficiente, ou, em algum caso especial eles tratem vc diferente, mas, não espere isso.

 

A propósito, no último domingo (15/03) houve cerimônia de entrega de cidadanias.

Link para o comentário
  • Respostas 47
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Isso eu quis dizer entrevista.

Sim, eu gostaria de saber mais ou menos o que é perguntado nas entrevistas... Estou tentando aprender todos os cumprimentos, cores, números e algumas palavras diversas em húngaro, mas a questão é que quando não se sabe exatamente o rumo da entrevista, fica difícil saber onde focar mais.

Obrigada.

Link para o comentário
  • Membros

Olha, na minha perguntaram quem eu era, o que eu fazia da vida, e qual era a minha ligação com a Hungria.

 

Mas... entenda que isso foi a minha entrevista, e, eles não necessariamente seguem um roteiro de questões pré-estabelecidas. Eu já conversei com gente que disse que foi um pouco além disso... tipo: se a pessoa pensa em morar na Hungria ou na Europa, o que ela conhece da Hungria - comida, música, esporte, etc. Falar de família... E pelo que já foi relatado aqui, as coisas mudaram um pouco e o processo parece estar mais rigoroso quanto ao idioma. Mas não sei te dizer, e, parte da equipe consular está mudando aqui em SP. Então não sei exatamente como vai ficar...

 

No meu caso, eu respondi o que me foi perguntado, sem serem respostas monossilábicas, mas sem esticar nem derivar para outras coisas.

 

Eu recomendo fortemente ter um professor, nem que seja por 3 meses, focado nessas questões. Quase tudo no húngaro não tem tradução direta, tem muita coisa de expressões que seguem uma lógica quase alienígena. Exemplos bestas:

 

Fome = éhség (éh + ség - "ség/ság" transforma alguns adjetivos em substantivos... szabad=livre; szabadság=liberdade)

 

Estou com fome -> éhes vagyok (literalmente: sou faminto... note que a palavra éhes deriva do "éh", e tem o verbo ser/estar junto - vagyok... blz, tem lógica né)

 

Frio = hídeg

 

Estou com frio - > fázom (nada a ver com a palavra usada pra "frio").

 

Os húngaros costumam brincar que quem fala húngaro tem superpoderes, e, que o húngaro é o único idioma que o diabo respeita...

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá pessoal.

 

Também estou nessa. Queria duas informações.

 

Os documentos antigos de vocês, o consulado não te devolve? Por exemplo, eu tenho a certidão de nascimento do meu avô húngaro. Eu vou dar entrada com ela, eles vão ficar com esse documento tipo, pra sempre?

 

Outra dúvida é sobre o consulado de São Paulo, alguém está conseguindo falar com eles? Ligo lá faz 15 dias, só chama. Mando email e ninguém responde. Alguém tem um contato onde posso tirar dúvidas?

Link para o comentário
  • Colaboradores

Oi, galerinha! Também estou nessa.

 

Em 2011 liguei para a embaixada e pediram que eu enviasse um e-mail para a Sra. Éva Jámbor. Ela me enviou uma lista de documentos, mas não corri atrás na época - entre outros motivos, porque antes precisei pedir retificação da minha certidão de nascimento em outra cidade. O nome da minha mãe, que é húngara, estava grafado sem uma letra. E precisava estar certinho. Essa é dica que tenho para dar aqui.

 

Minha mãe mesmo, quando tirou o passaporte, precisou comprovar a cidadania e passar por um processo que, salvo engano, levou mais de um ano. Vocês devem ter visto um documentário chamado "Um passaporte húngaro", dirigido pela Sandra Kogut... um dos depoentes cita um caso assim.

 

Uma das informações que constam no site da Embaixada sobre a obtenção da cidadania:

"Descendentes de húngaros que perderam a cidadania ou cuja cidadania não pode ser comprovada podem iniciar o processo de naturalização simplificada. Para se encaixar neste processo é necessário comprovar que o requerente fala húngaro (é capaz de manter uma conversação com o cônsul sobre temas cotidianos durante pelo menos cinco minutos)." http://www.mfa.gov.hu/kulkepviselet/BR/pt/br_konzuli_info/allampolgarsag_br.htm

Alguém que não se encaixa nessa situação e, por isso, foi dispensado do teste? É que eu falo só o muito basicão, quase no estilo "mim Jane, você Tarzan" :oops:

 

Bem, hoje liguei para a embaixada; o encaminhamento é feito no estilo telemarketing ("para opção X, disque 1; para opção Y, disque 2") e, na parte referente à cidadania, não consegui sair da gravação para ser atendida por um funcionário. O próprio site diz que as situações envolvendo a cidadania são muito diversas. Resumindo, fiquei perdida! Não sei se os requisitos que me enviaram em 2011 continuam valendo. E o site não tem e-mails de contato. :roll:

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Bom aqui em São Paulo havia o escritório consular, agora vão abrir (ou já abriu) o consulado. Talvez esta seja a razão de não atenderem o telefone.

 

Sugiro procurar no cidadaniahungara.com.br

 

Ademais, acho que a embaixada não cuida destes assuntos, apenas os consulados, e talvez só o de São Paulo.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Pois é... em 2011 (vacilei por não ter feito na época), consegui atendimento consular na embaixada. Minha mãe também conseguiu resolver tudo aqui mesmo em Brasília - isso em 2008. Mas vai saber se mudaram isso, né? ::essa::

 

Eu já tinha visto o site cidadania húngara - é bem interessante e tem informações para quem procura professores do idioma, entre outras coisas -, mas num primeiro momento achei que fossem despachantes e não fui atrás. Enviei um e-mail para o contato no site, vamos ver.

 

Resumindo:

- não consegui contato com a embaixada, nem por telefone (só dá gravação, e nela mandam ver o site), nem por e-mail (não existe um e-mail de contato no site da embaixada)

- no site Cidadania Húngara, mandei e-mail para o contato que eles têm lá. Não identifiquei nenhum telefone do responsável pela página;

- o consulado em SP vai ser minha última opção (não descarto, só coloquei no fim da lista), só mesmo se realmente tiver acabado o atendimento consular em Brasília.

Mas não vou desistir. Depois volto aqui e conto como foi.

 

Edit: acrescentei o parágrafo de resumo para deixar meu texto mais claro e organizado

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

Pessoal,

 

Liguei novamente para a embaixada e dessa vez não fiquei no loop da secretária eletrônica. Consegui falar com uma funcionária, que me indicou um endereço de e-mail ao qual eu deveria encaminhar minhas dúvidas.

Enviei mensagem para esse e-mail e tive a resposta abaixo:

 

Todos os descendentes têm direito à cidadania húngara, mas existem vários tipos de processos de cidadania, dependendo da história de cada família. No passado existiam vários motivos pelos quais era possível perder a cidadania, por isso devemos analisar cada caso separadamente.

 

Segundo as regras húngaras da época, se uma mulher húngara casou com um homem estrangeiro antes de 1957, ela perdeu a cidadania húngara automaticamente. Ela tem direito a recuperar a cidadania com uma „declaração” que na prática é um formulário.

Porém, os filhos dessa mulher só podem obter a cidadania através do processo de „naturalização simplificada”. Se ela casou depois de 1957 com um estrangeiro, a cidadania se herdou através da linha materna também, e o processo seria o „tradicional”.

 

Para decidir qual seria o seu processo, precisamos saber algumas informações: por exemplo, a data e o lugar do casamento dos seus pais. Se puder enviar digitalizados os documentos húngaros da sua mãe (certificado de cidadania, certidões de nascimento e de casamento), ajudaria bastante.

 

O processo tradicional agora não tem nenhuma taxa consular, no de „naturalização simplificada” deve pagar uma taxa pela legalização dos documentos brasileiros.

 

Antes de eu informar sobre os seguintes passos e enviar os formulários necessários (que desde 2011 mudaram), peço que forneça essas informações.

 

Quem quiser que eu envie o endereço de e-mail para o qual enviei a mensagem, é só me pedir em PVT. Prefiro não deixar registrado no fórum, porque volta e meia o pessoal do serviço diplomático é transferido e essa informação pode ficar desatualizada logo.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...