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40 dias de férias: Ushuaia, TDP, EL Chalten, Bariloche, Pucon. 15 mil Km.


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Dicas de El Chaltén

- Se o dia amanhecer com sol, corra fazer a trilha para Lago de Los Tres, ou Loma Pliegue Tumbado. São as trilhas que merecem ter sol porque imagina depois de tanto esforço voce nao enxergar nada lá em cima...

- Depois de ver o Lago de Los Tres vá até o Lago Sucia, uma esticadinha a mais para a esquerda do lago. Este eu nao fui porque nem sabia da existencia deste lago.

- Se puder deixe um ou dois dias a mais pra El Chalten pois a chance de ter algum dia com chuva ou nublado é grande.

- Traga pesos em cash, aqui nao tem banco nem caixa automatico, embora alguns restaurantes aceitem pagamento em cartao, se for abastecer tem que ser em dinheiro.

- A Wafflería aceitava pagamento em reais, e também fazia cambio.

- Camisetas dry fit, underwears e coisas pequenas dá até para lavar na cabana ou hotel pois todos tem aquecedor poderoso nos quartos e a roupa seca em poucas horas. Mas na vila tem lavanderias self service e também de deixar e pegar no dia seguinte.

- Vários restaurantes e panaderias/coffe shop tem wi-fi.

- Se estiver de carro traga alguns produtos de supermercado desde Calafate como salames/frios, queijos, tomate (coisas para o lanche das trilhas). Lá tem mais opçoes e melhores preços. Mas pão nao precisa, aqui tem ótimos pães frescos todos os dias!

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07/Jan - Los Antiguos e Perito Moreno

 

Depois de 5 dias em Chaltén tivemos que nos despedir desse lugar maravilhoso.... Que triste.... Tem muitas outras trilhas ainda que nao fizemos, como a do Lomo Pliegue Tumbado, Piedras Blancas etc. Se gostaria de voltar? Claro que siiimm!! Quando vier de novo para Torres del Paine penso em fazer um retorno para Chaltén! :D

 

Abastecemos o carro (nafta +- 7,40 pesos) em EL Chaltén e pegamos a estrada.

A paisagem do Fitz Roy foi ficando para trás conforme a gente ia beirando o Lago Viedma. Pegamos a Ruta 40 para o Norte, tinha trechos em obras, trecho com asfalto, e a maior parte estava em rípio em bom estado. Foi aí que quase dançamos! Com o rípio em bom estado naturalmente voce tende a correr e é aí que está o perigo! Nunca se deve correr em rípio! O carro dançou fazendo zigue-zague na pista. Que susto! Aprendemos a lição, e olha que nós ja andamos em rípio diversas vezes em viagens anteriores... Fica a dica!

Em Tres Lagos nao tinha combustivel, mas disseram que o caminhao ja estava chegando. Abastecemos em Bajo Caracoles e prosseguimos. Passamos por Perito Moreno e viramos a esquerda para Los Antiguos. Aqui decidimos que Não iríamos subir pela Carretera Austral porque estava chovendo do outro lado dos Andes. E na carretera quando chove costuma ficar por dias assim... Passar pela carretera Austral e não ver as montanhas por causa do mau tempo é triste.... e como já estávamos um pouco cansados de rípio, resolvemos subir pela ruta 40.

É bom deixar um pretexto para voltar um dia! Agora tenho desculpa para voltar: fazer a carretera!

 

Chegamos em Los Antíguos, uma cidadezinha bem bonita, toda florida com calçamentos e uma orla bonita margeando o Lago Buenos Aires lindo! (General Carrera do lado Chileno). Fomos procurar um hotel e acredite estava quase tudo lotado (nos poucos hoteis que vimos). É que naquele fim de semana ia acontecer a Fiesta Nacional da Cereza, e Los Antiguos é a Capital Nacional da Cereza!!! Ahhhh!!! Não acreditooooo! que coisa booaa, viemos parar aqui e nessa data! Já na entrada da cidade compramos uma caixa daquelas pretas, enormes e doces... que sonho.... Comemos um monte enquanto procurava hoteis. Eis que resolvemos visitar uma chácara. haviam várias delas com pomares lindos! Pronto, eu cheguei no paraíso, pensei.... Lá fomos nós com a desculpa de visitar e tirar fotos... a dona de la "chacra" que nunca recebe visitas assim (ilustres, e do estrangeiro! :mrgreen: ) nos recebeu muito bem, deixando a gente a vontade no pomar: Sííí, saquem fotos e comam cerezas tambiém, disse. Ah! corremos feito criancinhas atrás do brigadeiro de festa! Esta chácara produz para exportaçao.

Depois de comer um montão e tirar várias fotos, compramos mais um saco e viemos embora.

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Caixas de Cerejas prontas para exportação (na geladeira)

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Como não achamos hotel aqui voltamos para Perito Moreno já que tínhamos que passar de novo lá.

Perito MOreno é uma cidadezinha onde o vento faz a curva...

Ficamos num apart hotel bem simples, para dormir serviu e pagamos até caro pelo que oferecia... 540 pesos (4 pessoas).

A nafta aqui estava 5,00 pesos o litro.

 

CONTINUA na proxima pagina........>>>

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08/Jan - ESQUEL (CHOLILA)

 

Pegamos novamente a Ruta 40 em direção a Esquel. Aqui a estrada é muito boa, e a paisagem que antes era desértica pouco a pouco vai ficando mais esverdeada. Alguns sítios e fazendas começam a aparecer.

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Paramos em Esquel para abastecer e vimos que é uma cidade bem legal, com um comércio razoável e tem muito turismo por lá. Vários hoteis, pousadas, restaurantes também e muitos turistas andando na rua. O posto da Petrobrás estava sem combustivel entao fomos no próximo, que era YPF e este tinha fila. Aqui na Argentina nas férias é muito comum ter fila para abastecer.

Prosseguimos a viagem pegando a estrada que passa por dentro do Parque Los Alerces. Paga-se um ingresso ao parque e a estrada (que é de rípio) vai subindo pelas montanhas, passando por vários lagos bonitos. Mas deu uma canseira pois tem muita curva e o rípio cansa.... Por causa disso resolvemos pernoitar numa vilazinha bem pequenininha que tinha logo depois do parque, chamada Cholila. Procuramos pousada mas só encontramos cabanas no campo, chique e caras. Andamos mais um pouco e já na vila achamos a única pousada disponível. Foi o pior lugar que dormimos na viagem toda!.... Nem me lembro o nome nem quanto pagamos... Á noite saimos para jantar e rodamos varias vezes a única rotatoria da vila e nao achamos nada... Por sorte tinha uma lanchonete aberta que servia pizza. Foi a salvação!

 

No dia seguinte logo cedo continuamos a estrada, em direção a El Bolsón. Logo chegamos lá e paramos para tomar nosso café da manhã numa panaderia ótima que encontramos na cidade. Chocolate quente, medialunas, empanadas, biscoitos, galetitas.... tudo muito bom! E merecíamos esse trato depois de uma noite nao muito boa naquela pousada... Depois compramos várias guloseimas nessa mesma panaderia.

Fomos então no Centro de Visitantes de El Bolsón e pedimos sugestão de passeios curtos, de um dia, pois queriamos ainda chegar em Bariloche á tarde. Eles sugeriram o Mirante e o Rio Azul. Entao fomos lá. Que lugar lindo, uma paisagem linda! Você sobe uma montanha e vê o riozinho lá em baixo serpenteando pelo vale, com margens branquinhas e águas azuis.... lindo demais! depois descemos e fomos até ele. Ficamos descansando e curtindo um pouco nas suas aguas geladas. Tem muita atividade que pode ser feita em EL Bonsón, trilhas, rafting, cachoeiras, quadriciclo etc. Gostei daqui.

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09/Jan - BARILOCHE

 

Depois do Rio Azul ainda passamos pelo Lago Puelo, mas só andamos um pouco e entaõ prosseguimos para Bariloche. A estrada aqui (ainda a Ruta 40) passa por muitos lagos, montanhas, algumas nevadas, a paisagem é muito bonita mesmo. O Lago Guillermo é muito azul! Paramos varias vezes para sacar fotos.

Chegamos no final da tarde em Bariloche e fomos direto procurar hotel.

Andamos um pouco e resolvemos ficar num bem perto do centro. O hotel era um pouco velho e o café da manhã bem fraquinho mas estava com um ótimo custo/benefício, compensava. Os quartos estavam OK, e a localização era ótima, uma quadra da Mitre e em frente a Catedral.

Descansamos e depois saímos para jantar. E depois do jantar, claro, tomamos helados e compramos chocolates numa das várias lojas que tem na Mitre... Ahhh!!!.....

Em Bariloche todo dia era dia de comprar chocolates! ::love::

 

Bariloche: Hotel Plaza Bariloche - 460 pesos (quádruplo)

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10/Jan - BARILOCHE

 

Nesse dia resolvemos fazer o circuito dos 7 lagos, ou melhor, uma parte dele. Saímos de Bariloche, passamos por Villa La Angostura depois continuamos pela estrada agora de rípio e muito poeirenta até Villa Traful. O lago Traful é lindo demais! Tem alguns campings na sua margem e uma vila com algum comércio, varios restaurantes e pousadas. Muito simpática, mas é bem poeirenta.... (talvez ainda por causa das cinzas do vulcão Puyehue que no ano passado fez muito estrago nessa regiao.) Paramos num lugar bem bonito á beira do lago para fazer o lanche. Estava um dia bem quente! em contraste com o frio que passamos em toda a viagem até aqui. Nem dava pra acreditar que até dois dias atrás estávamos encapotados... Metade das nossas bagagens era só de casacos e agora eles estavam só atrapalhando, fazendo volume no porta-malas.

Depois do Lago Traful seguimos para Confluencia onde atravessamos o rio e subimos a outra estrada, a RP 63, para chegar até o Paso Córdoba. Tinha visto uma foto muito linda deste paso e fomos conferir. Este trecho está bem precario no início, mas depois vai melhorando, mas a paisagem é muito bonita. Chegando lá tiramos fotos, apreciamos o visual e entao demos meia-volta. Valeu o side-trip até lá. (Fiquei imaginando como seria o Outono por aqui, com as tonalidades avermelhadas, deve ser maravilhoso...)

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11/Jan - BARILOCHE

 

Depois do desajuno fraquinho do hotel, fomos fazer o Circuito Chico, que consiste em percorrer por estrada asfaltada uma margem do Lago Nahuel Huapi. Nesse trajeto passamos por vários lagos lindos, praiazinhas e rios, há também várias trilhas e teleféricos que sobem os cerros Campanario, Otto e Catedral. Nesse dia subimos o Campanário e Catedral (onde tem um centro de esqui). A vista de cima do Campanario é maravilhosa! Lá tem um restaurante que serve uma pizza muito boa !

Voltamos para a cidade e depois fomos jantar numa pequena cantina italiana onde os locais costumam frequentar. Parecia que estávamos numa reuniao em família, quase todos os clientes se conheciam e se cumprimentavam com abraços e beijos. O dono do restaurante se sentava na mesa dos clientes, conversava e bebia junto com eles. Era até engraçado.

Depois, pra nao perder o costume, passamos nas lojas de chocolates onde tinha além de chocolates, muitas outras coisas, desde temperos, molhos, pastas, geléias, bolos etc... uma perdição para os olhos e paladar...

Algumas lojas e restaurante faziam cambio de reais para peso. O lugar melhor que trocamos foi numa loja de roupas, com cambio de 1 real = 3 pesos.

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12/Jan - BARILOCHE

 

Neste dia Luis Alexandre iria pegar o voo de volta á tarde.

Ainda na parte da manhã fomos conhecer o Cerro Otto, de onde se tem uma vista bonita da cidade e do lago. Para este cerro subimos de carro mesmo. Vimos um grupo de crianças entre 8 a 14 anos de idade subindo a montanha, e olha que era uma pernada boa até la em cima.... Depois fomos visitar um centro de criaçao de trutas, mantida pela Universidade local. Muito interessante a visita guiada. Neste centro eles criam as trutas a partir do ovo ate a fase adulta, também fornecem alevinos para criadores e vendem os peixes adultos para restauranes locais.

À tarde fomos levar meu filho para o aeroporto. Nos despedimos dele com aperto no coração...

Foi ótimo tê-lo junto nas nossas aventuras, além de ficar mais divertido, ele revezou muito no volante e tirou fotos lindas! Espero poder fazer mais viagens assim com ele!

 

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Estrada perto de El Bolsón.

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13/Jan - PUCÓN (e o episódio na Aduana Argentina)

 

Passamos nossa última noite em Bariloche e pegamos depois a estrada (Ruta 40) em direçãoa Junin de Los Andes, o destino desse dia era Pucon (Chile) passando pelo Paso Mamui Malal (Tromem). Queriamos ter entrado no Chile pelo Paso Cardenal Samoré, indo por Villa La Angostura mas este estava fechado por causa de um incendio que teve dias atrás. Enfim, mudanças de planos de última hora estao previstas em viagens longas assim, sem stress! A estrada é linda de qualquer forma, indo por uma ou pela outra!

Cuidamos para nao levar nada de alimentos proibidos pois a Aduana chilena é muito rigorosa. Mas desta vez nos encrencamos na saída da Argentina.... Foi muito chato na hora, mas depois levamos no bom humor... Vou contar: Chegando na aduana argentina (para fazer a saída do país), fizemos todos os trâmites de costume, carimba aqui, vai na outra fila, carimbá lá, etc. Já estávamos quase mestres em fazer as imigraçoes pois foram muitas desde a saída do Brasil. Bem, estava tudo certo, com os papéis e passaportes carimbados , e recebemos um OK, está todo cierto, pueden seguir. Ótimo, entramos todos no carro e andamos 10 metros na cancela, e eis que mais um fiscal nos pediu que parássemos. Era o fiscal que verifica se os carros estão portando drogas, dolares ilegais e coisas do tipo, com o auxílio dos lindos cães Labradores. Até aí tudo bem, todos os carros passavam pela "vistoria" do cão. E chegou a nossa vez. Não é que o lindo e fofo cão que fica com aquele rabinho balançando e sorrindo pra gente, cheirou o nosso carro todo e depois fez sinal com a patinha indicando a porta do nosso carro! O fiscal por diversas vezes repetiu o procedimento e o cãozinho sinalizava a porta! Pronto! O fiscal após pedir gentilmente para manobrar o carro e encostar fora da pista, pediu pra tirar TODAS as bagagens, coloca-las em fila no chão. Imaginem a quantidade de bagagens que tínhamos, estávamos já há quase um mes viajando. Passou o lindo cãozinho por entre as nossas coisa, por dentro do carro, por dentro do porta malas cheirando tudo, e nada. Mas quando chegava na porta do passageiro ele sentava e arranhava a parte de dentro.... O fiscal perguntou se levavamos dolares na porta.... (ah! antes tivesse uma porta cheia de dolares....). Mais tarde outro fiscal veio com um outro cão, este mais velho e sério, e este também sentou na frente da nossa porta!!... Pronto! estamos perdidos, pensei.... Vamos todos pro xilindró! O outro fiscal perguntou se usávamos marijuana, ou quantos dolares tinhamos dentro da puerta del coche... Não adiantava negar tudo, o cãozinho dizia que tinha algo lá! Enquanto isso, aquela fila toda de gente fazendo a imigração ficavam olhando da torcida e pensando qual seria o desfecho daquele episódio.... e nós com todas as bagagens espalhadas pelo chão como numa feira livre... Resolveram entao vir com umas ferramentas para abrir a parte de dentro da porta suspeita. Áaii caramba, meu carrinho novo!! Nessa hora meu esposo disse com sabedoria: calma, deixem que façam o que eles tem que fazer, é o trabalho deles. Paciencia, tudo vai dar certo, não fizemos nada de errado e nao temos nada a esconder. Me acalmei e já nao achava mais uma gracinha aqueles Labradores.... Forçaram um pouco a abertura do interior da porta e com uma lanterna olharam por dentro. Nada encontraram, claro. Nisso já tinha se passado quase uns 40 minutos... Por fim, com uma cara de sem graça, nos dispensaram dizendo que os cães poderiam ter confundido o cheiro do meu protetor solar (que eu guardo no porta-trecos da porta) com alguma droga. Humpfff!!! ::grr:: Apenas perguntaram se queria ajuda para guardar as "toneladas" de bagagens, e nos dispensaram em seguida... Que sufoco, heinn!

Chegamos daí alguns quilometros á frente na aduana chilena e encontramos com as mesmas pessoas na fila.... já éramos conhecidos! hehehe

Meu esposo acha que os cães podem ter sentido o cheiro de biscoito para cães, pois temos uma cachorrinha e ela costuma viajar com a gente, e pode ser que tivesse alguma migalha dos biscoitos dela.... Fim do episódio.

Não foi esse, mas foi o colega dele...

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Ainda bem que tínhamos o Vulcão Lanin para nos distrair depois, e ele estava lindo!

Lanin no caminho do Paso Mamui Malal.

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Continuamos a viagem, mais calmos agora. Quando chegamos em Pucón já esquecemos tudo! O motivo? O Vulcão Villarrica!! Lindoo, aquele manto branco cobrindo a montanha, contrastando com o céu de anil.... Que visu!

 

Procuramos pousada e encontramos umas cabanas muito boas no caminho para o vulcao, ficava um pouco afastado va vila, mas num lugar bem tranquilo, no meio da floresta, já bem perto do vulcao Villarrica. E incrível, tinha wi-fi!

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Nesse mesmo dia subimos a estrada, entramos no parque e chegamos até a base dele, onde tem um centro de esqui, teleférico etc.

 

Pucón: Cabanas - 28.000 pesos (dá pra dormir até 5 pessoas), piscina.

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14/Jan - PUCÓN

 

Passamos a primeira noite na cabana em Pucón e acordamos com os passarinhos... Eu lembrei do jantar da noite anterior quando comí o melhor salmão na plancha até então... hummm...

Hoje resolvemos ir até as termas de Los Pozones, um lugar bem legal, com várias piscinas com águas em diferentes temperaturas construídas ao longo da margem de um rio muito bonito, com corredeiras e tal. Mas nao tem muita infra-estrutura como lanchonete, bar. Só tinha algumas cabanas para se trocar e banheiro. Como fomos na parte da manhã as piscinas estavam bem rasas, o que nao deu pra aproveitar muito. Com o passar do tempo as piscinas vao enchendo e daí fica ótimo. O legal dessas termas é ir á tardezinha e ficar até de madrugada!

Nessa época do ano tem umas vespas enormes que atacam a gente de todo lado! Elas incomodaram muito, picam se descuidar! Assim foi em Pucón e em Osorno, elas nao deram sossego!

 

Depois das termas fomos para o Lago Caburga, onde tem uma praiazinha e uma vila com alguns restaurantes e mercadinhos. Ficamos pouco tempo lá e então saímos para conhecer as cachoeiras de Ojos de Caburga. Seguimos as placas, perguntamos um pouco a direção e chegamos lá. Pagamos um ingresso para o acesso e fomos pela pequena trilha. Deparamos com umas quedas de aguas extremamente azuis, eram no total umas 5 quedas caindo todas em um mesmo lago redondo, na verdade um poço grande. Muito bonito!

As águas dessas quedas vêem de um rio subterrâneo.

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Saindo de lá demos carona para 2 mochileiros que estavam voltando para Pucón, ela chilena, ele francês. Ficamos conversando sobre os pratos típicos chilenos que ainda não conhecíamos ou nao tivemos chance ainda de provar. Foi uma conversa bem legal pois ficamos conhecendo, pelo menos de nome, muitos pratos da cozinha chilena. (mas já esqueci de quase todos eles :oops: ....)

Na regiao de Pucón dá para fazer muitas trilhas nos parques, visitar lagos, praiainhas, muitas termas e tem varias agencias que levam para fazer escalada, cavalgadas, etc. E no inverno tem o centro de esqui.

Indo para o Villarrica

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