Ir para conteúdo

Lei proíbe acampar e fazer trilhas em Paranapiacaba - SP


Posts Recomendados

  • Respostas 44
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Também torço para que um dia o governo estadual faça sua parte e organize o parque, delimitando-o fisicamente, fixando regras claras e - principalmente - informando corretamente os visitantes. As riquezas naturais dali não têm preço e se algo deve ser feito para protegê-las, isso passa pelo cumprimento do papel do Estado também, não apenas dos cidadãos. Se não tem placas, como exigir que as pessoas saibam que estão numa área protegida?

Especificamente em relação a apreensão de equipamentos, acho bastante discutível fazê-la logo de cara. Pessoalmente, acho que só depois de devidamente informados acerca da proibição, se os campistas ainda assim permanecerem no local, é que podem sofrer sanções dessa natureza.

Aos que se interessarem, segue link para o plano de manejo de todos os parques estaduais paulistas, incluindo o da Serra do Mar: http://goo.gl/p0oEU .

E atualizando, reportagem do Estadão sobre UCs: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,sem-estrutura-21-dos-parques-estao-fechados,1014951,0.htm

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Enquanto isso, no parque nacional do Itatiaia, serra dos orgãos, temos trilhas sinalizadas, controle de entrada, conscientização e até abrigos.

 

No núcleo Itatins, fazem palestra de conscientização e qdo fui andar na trilha, não vi um pedaço de papel sequer no chão.

 

É isso que dá votar em politico errado. Pq em vários parques estaduais (inclusive da Serra do mar) de vários lugares, a entrada é permitida? Exemplo: Parque estadual do Perequê, la a entrada até a cachu é livre e tem até estacionamento.

 

Porém, é mais simples ir pelo caminho mais facil, que é proibir. Isso é atitude de gestor medíocre e de eco-chatos. O local tem que ser protegido? Sim, mas fazer campanhas de conscientização, palestras e informar os turistas dá mto mais resultado do que simplesmente "proibir".

 

Se não pode, é lei federal e bla bla bla, então vamos fechar todos os acessos, proibir o eco-turismo em todo o país, INCLUSIVE COM GUIAS. Ecoturismo detona a natureza, não? Mas rodoanel, não?

 

Depois que a prefeitura de Sto André ficou responsavel por Paranapiacaba, ficou esse lixo ai.....

 

O turismo de Paranapiacaba está acabando, tenho visto a vila se deteriorando desde qdo qdo tiraram o trem de lá, e piorou mto qdo fecharam as trilhas de Paranapiacaba. Que acabe mesmo, quem sabe o povo não cria vergonha na cara e APRENDA A VOTAR E A COBRAR DOS POLITICOS!

 

Felizmente, existe trocentos outros lugares com trilhas, cachus e belezas naturais onde é possivel fazer trilhas, eles não tem como fiscalizar uma area com mais de 315 mil hectares de area verde, então, jamais conseguirão impedir que os amantes da natureza continuem se embreando na mata. Não da para fazer trilha em Paranapiacaba? Azares, eu vou em outros lugares. Felizmente, consegui explorar a maior parte dessa região entre 2002 e 2003.

 

O que acontece ali é que virou uma máfia só para sustentar aqueles guias que não sabem e não conhecem quase nada. Se eu quiser ir para o cachoeirão do vale do quilombo com um guia por exemplo, eles nem sabem onde é. Se eu quiser fazer a trilha que dá a volta pelo meio da serra, não levam...só querem levar em lugares já batidos.... :roll:::quilpish::

 

Por isso que a vila está decadente.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara, você falou tudo! Tem Parques como Itatiaia-RJ, Guaterlá-PR, Ibitipoca-MG que são de escorrer lágrimas de tão organizados. É uma pena que no nosso estado esteja tudo largado. E o PETAR que ficou fechado aquele tempo todo? E o núcleo Cunha do PE da Serra do Mar? Os caras demoram meses, anos, para fazer manutenções ridículas. Tô pra ver lugar mais preguiçoso abaixo do planalto central pra turismo do que o Estado de SP.

 

Quanto a entrada ser permitida noutros parques é porque já há estrutura, que simplesmente inexiste naquele trecho de Piaca. Então em vez de conscientizar, o governo acha melhor proibir.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Raulzito, mesmo com falta (total) de estrutura o PARNA S. Joaquim em SC permite trekking e suas dependências, desde que com a devida autorização. Ou seja, não é a falta de estrutura que determina o fechamento das trilhas, e sim a falta de estrutura dos gestores.

Tivemos recentemente uma palestra com o diretor de criação e manejo de unidades de conservação do ICMBio, Pedro de Menezes, e ele nos contou da mudança de pensamento do órgão, onde antes tudo era proibido, agora está sendo liberado para a população. Eles também descobriram que para preservar precisa conhecer, e só com visitação os parques e UCs cumprirão sua função. Uma resolução já tomada pelo ICMBio é o fim da obrigatoriedade de guias para entrar em parques e UCs. Se é permitido entrar, a contratação do guia é facultativa.

Espero que as "autoridades" responsáveis por Paranapiacaba descubram isso logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Moralmente correto não é, mas juridicamente sim.

O problema é que toda a estrutura de áreas protegidas no Brasil é uma calamidade. Não temos guarda-parque, cercas, delimitações, sinalização, nada. É praticamente um milagre ainda termos alguma coisa em pé. rs

 

Não adianta colocar placas ou aviso, porque o povo arranca fora. Na trilha da cachoeira do Elefante (mais conhecida como veu das noivas) em mogi, colocaram uma placa em 2004 avisando que era proibido camping selvagem, sob pena de multa, apreensão do equipamento e quiça, até prisão, é mole? porém, a placa ficou ali por pouco tempo, arrancaram e hoje não tem sequer vestígios dela. Essa lei é ridicula, pois em vários outros parques, o acesso as trilhas são livres, mesmo sem a presença de um guia.

 

Não é proibindo que vai impedir que os trilheiros continuem entrando na mata, e sim conscientizando, orientando e informando. Além de levar informação e conscientizar as pessoas sobre a importancia de não sujar as cachoeiras e as trilhas, podem evitar que os iniciantes se percam na mata.

 

O problema, como já disseram ai em cima, está na mentalidade do gestor. Enquanto outros estados estão bem mais a frente, SP caminha em direção contrária. Rio de Janeiro e MG que o digam, com os parques do papagaio, Serra dos orgãos, Itatiaia, e vários outros.

 

Aqui é uma ditadura, em 2014 temos que votar para a saida do atual governo que ai está a mais de 20 anos e cobrar do novo, uma reformulação da lei dos parques estaduais, pois do jeito que está, não da para continuar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Lamentável é por isso que os turistas estão fugindo de Paranapiacaba um lugar tão rico em historia, fica cada vez mais abandonado a prefeitura só quer encher o bolço ao invés de investir no turismo na região incentivando as pessoas a preserva.simplesmente proibi! concordo em cobra um certa quantia para um guia, mas alem dos valores serem abusivos os guias não conhecem nada la! não tem o minimo de conhecimento só querem levar você em lugares já batidos! Pior eles querem cobrar uma taxa até para tirar foto na Vila de Parapiacaba.Até quando vai essa patifaria da prefeitura de Santo André!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Pessoal, só fiquei sabendo dessa lei agora, mas estou com uma dúvida.

Será que ela só vale em Paranapiacaba ou outras cidades de São Paulo adotaram também.

É que eu e minha namorada estamos programando de acampar em Campos do Jordão, fora que qualquer acampamento, em um parque mesmo.

Só que, se isso for verdade, vamos ter que procurar por casas para alugar em Campos do Jordão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...