Ir para conteúdo

Bolívia Chile e Peru 24(+11) Dias realmente Inesquecíveis ! (Janeiro 2013)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Fala Galera !!

 

Mais uma vez, outro mochileiro perdido desse Brasil fez o nosso querido roteiro clássico Bolivia Chile e Peru ! E dessa vez, eu estava na fila ! Esse é o relato dia a dia da minha experiência Breve mas inesquecível ::hahaha:: desses três países. Eu acabei de chegar de viagem (hoje é 13/02/2013, to aqui escrevendo, e daqui a pouco vou trabalhar ::tchann:: ) mas fiquei viajando por esses países do dia 9 de Janeiro a 01 de Fevereiro de 2013. Depois Fui para Porto Alegre e Depois Passei o Carnaval acampando com uns Mochileiros na Praia da Lagoinha em Floripa. Realmente gostaria de ter ficado bem mais, mas por alguns imprevistos no final da viagem, retornei mais cedo da Bolívia. Foram 6 meses planejando essa viagem, que a princípio seria somente Bolívia e Peru, mas por ler o Relato do Ovídio (Sorrent), que me animou muito, extendi ela até o Chile também. E garanto a todos, que foi a melhor coisa que fiz, pois você nunca repete a mesma cidade, economizando tempo e dinheiro. Bom, então, vamos começar ?

 

Preparativos

 

Como eu não tinha nada para o mochilão, tive que comprar tudo antes ! Fiz o Passaporte, que não é nescessário, mas que queria ter para carimbar, e também porque ano que vem vou para Europa Mochilar. Comprei Minha Mochila, Bota, algumas camisetas DryFit na Decathlon, Óculos de Sol na Chillibeans, Carteirinha de Estudante, Money Belt. Bom, no geral gastei uns R$ 1.000 com tudo isso. Depois de tudo comprado, juntei a grana e fui. Eu levei USD 800,00 Dólares no Moneybelt(Curtlo) e USD 500,00 no CashPassaport da master, e tive que sacar ao final da viagem mais U$ 50,00 Resumindo, gastei USD 1.350,00. Isso foi com tudo. Comprei em Sucre uma Blusa muito boa de frio por Bs.300, que daria uns R$ 90,00 reais !

(Só um adendo, não encontrei nenhuma dificuldade em sacar. Mas vale lembrar, que saquei primeiramente em Arequipa, Cusco e La Paz !

 

Roteiro Final ficou assim :

 

Londrina > Campo Grande > CorumbáPuerto Suarez

Santa Cruz de la Sierra

Sucre

Potosí

Uyuni

San Pedro do Atacama

Callama > Antofagasta > Iquique > Arica

Tacna

Arequipa

Cusco

Copacabana

La Paz (Fim deste relato, o do carnaval vou montar outro tópico)

Santa Cruz

Puerto Suarez > Corumbá

Campo Grande

Novo Hamburgo

Praia da Alagoinha Florianopolis

Londrina

 

 

Dicas

 

- Muitas pessoas dizem por aqui isso, mas vi muitos mochileiros fazendo ao contrário. LEVE DOLÁR.

Vou explicar Rapidamente : 1 Real é igual a 3,15 Bs, então 2 Reais é igual a 6,30 Bolivianos Com 2 Reais tu compra 1 Dólar. E 1 Dolár é igual a 6,90 Bolivianos. ::ahhhh::

É uma diferença de 60 Centavos, que durante 1 mes Faz toda a diferença, tanto Na Bolívia quanto no Peru !

- Eu aconselho realizar essa viajem com alguém muito parecido com você, que goste das mesmas coisas e tal. Para fazerem tudo juntos. Eu marquei de ir com uma pessoal, mas não nos demos muito bem, e nos separamos depois de um tempo. E, sinceramente, foi a melhor coisa que fiz. Então, se não tiver ninguem pra ir, vá sozinho. Mas chegando la fora, tu nunca vai ficar sozinho. Sempre conhece pessoas novas e faz amigos que parecem estar com você a muitos anos.

- Não é necessário saber falar Espanhol nem Inglês, mas aconselho você a aprender um pouco de Espanhol e Inglês se puder.

Falo com propriedade que não teria conhecido metade das pessoas que conheci se não soubesse Inglês. Nesse roteiro, como na maioria dos roteiros da américa do sul, existem gringos que não falam absolutamente nada de espanhol, muito menos Português. E também falando inglês e um portunhol bem esperto, surgem várias oportunidades :twisted: :twisted: "If you know what i mean". Então, tente falar um pouco de Inglês pelo menos !! No Portunhol da pra enrolar Bastante.

- Não tenha medo de conversar ou tentar conversar em inglês e espanhol. No começo da viagem, conhecí a Sunny em Sta. Cruz. Uma Californiana. Disse a ela pra me desculpar pelo meu inglês, que era péssimo e ela me disse que a maioria dos estrangeiros não falavam nem espanhol, então eu não tinha que ter vergonha, pois estava me esforçando, e além do mais, eu falava também espanhol, e isso ja me deixava em vantagem. Então, não tenha medo de conversar com seu inglês ruim. É errando que se aprende ! O importante é saber se comunicar e se esforçar para isso.

- E não se prenda ao seu roteiro. Eu aprendi uma coisa nessa viagem, que é " Deixe a viagem te dizer pra onde ir " ::cool:::'> . É sério, se surgir a oportunidade de ir para algum lugar, e tu tiver grana pra ir, então vá ! Tenho certeza que tu não vai se arrepender ! ::hahaha::

 

Observação

 

Cotações da minha Viagem(Janeiro/2013)

1 Dólare é igual :

Bs 6,90 (Bolivianos)

U$ 0.465(Pesos Chilenos)

S/. 2,50 (Soles)

 

1º e 2º Londrina > Campo Grande > Corumbá e Trem da Morte

 

Último dia de trabalho, e começo da minha tão sonhada viagem. Ja tinha deixado tudo pronto em casa, então, só cumpri a carga horário do dia, fui pra casa, me arrumei, e parti pro abraço ::hahaha:: .

Peguei o ônibus as 21:00 hrs de Londrina até Campo Grande, chegando as 06:25 hrs da madruga em Campo Grande. Tentei conseguir passagem para o Bus das 06:30 para corumbá, mas ja estava Lotado !! Nisso dei um tempo na rodoviária até o próximo ônibus que era as 07:30. Quando sentei na rodoviária, comecei a perceber que haviam alguns bolivianos lá, e muitos mochileiros ! Ai a Ansiedade foi aumentando cada vez mais ! ::hahaha:: !!

Peguei o ônibus as 7:30 rumo a Corumbá, dentro do Bus, na primeira parada conheci o Gustavo, um mochileiro muito bacana. Conversamos muito sobre roteiro, grana, e expectativas. Chegando em Corumbá, tu pode pegar um taxi até a fronteira ( ::otemo:: ) que custa 40 reais e demora uns 10 min até a fronteira, o taxi te deixa em frente a Polícia Federal. Sempre tem gente indo pra fronteira, e tu consegue rachar o Taxi, ai fica 10 dilmas pra cada !Também pode ir de ônibus, se tiver com tempo e não tão apertado como eu estava !

Quando Chegamos na fronteira, eu vi a fila enorme e pensei : VISH !! ::mmm:

Devia ter umas 150 pessoas na Fila para entrar na Bolívia, nisso já era umas 14 hrs quase 15 hrs, e o trem saia as 16:00. Entrei na fila com o Gustavo, e nisso vi um grupo de Mochileiros um pouco mais na frente na fila !! :twisted:

E como todo bom Brasileiro, cheguei com minha Cara de Pau, na maior amizade ::tchann:: , e ja se agregamos mais na frente ! Isso ajudou muito.

De repente, uma boliviana(folgada) simplesmente entrou na nossa frente e ficou lá ! Quando eu vi aquilo, avisei o pessoal para eles se tocarem( eu não ia fazer nada, porque eles tinham me dado fila, ai eu ja ia folgar muito né?). Quando eles se tocaram, começaram a discutir com ela na frente, e começou uma confusão.

Nisso, saiu um Policial para ver o que estava acontecendo. Viu a situação, tirou a mulher da fila, e pegou todos os nossos passaportes para carimbar! Passamos mais rápido pela fronteira do Brasil, e a Boliviana folgada ficou por último ::toma:: .

Chegando na Polícia da Bolívia, para dar entrada no país, outra fila, dessa vez menor ! Encontramos câmbio ali mesmo, ai algumas pessoas já compraram ! Me lembro que o câmbio do dólar estava em USD 1 = Bol 6,85 ( Lá é um pouco menor que em casa de câmbio, se tu não tiver nada de Boliviano, te aconselho trocar uns 20 dólares lá, tu não vai perder muito).

Bom, passando pela Aduana, carimbamos o Passaporte e finalmente estávamos na Bolívia(oficialmente).

 

601066_361884807242312_1551151120_n.jpg.e82c5c9571a8d546737ca0e58c85b7a0.jpg

Quando olhei no relógio, já eram 15:40. Ai pensei, VISH !!! :shock:

Pegamos um taxi mais que depressa para o terminal Bimodal ! O motorista cobrou uns 10 bs por cabeça, se eu me recordo bem !

Chegamos faltando 5 minutos para o trem sair, e por um milagre divino, conseguimos comprar as passagens e embarcar no Famoso TREN de La MUERTE !! Muahahaha ::tchann::

Embarcamos rapidamente, falo embarcamos, porque nessa altura, já estava junto com o Gustavo(que conheci no bus), mais o Leandro e o Otto ("Os Gêmeos) que conhecemos na Fila da Fronteira do Polícia Federal !

Sentamos no último vagão, e conhecemos mais 3 cariocas que estavam também começando a mochilar !

150014_361884897242303_1617795767_n.jpg.a0dbdebb55300b04ad0708a969f12aed.jpg

Fui procurar um banheiro no tren, e no vagão da frente, encontrei mais uns 15 Mochileiros !!

Na verdade, Mochileiros e mochileiras !!! Ai virou festa !! Eu que ja tenho essa minha cara de Pau Mochileira, cheguei cumprimentando a todos, e ja começamos a conversar !! E foi muito bom, por que teríamos 16 horas dentro do Trem !

Eles oferecem janta no trem(SuperPullman), uma Janta típica Boliviana, que é Pollo con Papas(22bol) !!

270966_361884980575628_42969260_n.jpg.5ead4c08c513bd822c5a6ced64394f59.jpg

O tempo foi passando, ai ja conheci mais uns 3 Franceses, 1 Argentina e uns 2 australianos, ai ja foi parceria !

Não me lembro a hora que o trem parou, mas ja deu tempo de descermos e comprar pacenas ::hahaha:: !!! Na parada, consegui negociar por 5 bol cada latão !!! Fiz um ótimo negócio ::tchann:: !!

265090_361885047242288_703823241_n.jpg.dec5d2b97de67854c353ed408cae7ee5.jpg

Ai a noite foi chegando, a galera acalmando os ânimos, e todos esperando o próximo dia chegar logo !!

 

Dicas/Observações

 

Bom, nesse dia não aconteceu tanta coisa que valha nota aqui. Mas vou deixar algumas dicas !!

 

:arrow: Eu cheguei em Campo Grande as 6:20, e quase consigo pegar o bus das 6:30 para Corumbá. Se tivesse comprado pela net antes, talvez não teria chegado tão em cima para passar a fronteira e não teria demorado tanto para pegar o trem ! Então, se você preferir, vale a pena deixar a passagem Campo Grande/Corumbá já comprada ! Mais seguro (pelo menos em Janeiro/Fevereiro, que são as férias do pessoal aqui no Brasil);

:arrow: Tome conta de suas coisas, sempre, mas não se preocupe tanto. A Bolívia é perigosa como o centro de São Paulo, digamos, até menos. Só cuide das suas coisas e curta a viagem;

:arrow: Na frente do terminal bimodal em Puerto Suarez, logo quando chegamos, uns caras vieram oferecendo passagem. Passe reto por eles e vá até o guichê;

:arrow: Conversando com alguns brasileiros, eles me disseram que tiveram que despachar as malas para o compartimento de carga, e tiveram que pagar uns 10 bol para isso. Eu fui com a minha mala dentro do vagão, sem problemas. Tem lugar para colocar as malas. Se alguém te disser isso, bata o pé e fale que vai entrar com a sua mala e ponto.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 286
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

3º Dia - Trem da Morte e Santa Cruz

 

O sol nem tinha nascido ainda, e eu já estava de pé. Acho que foi a ansiedade do começo da viagem. Mal sabia eu, que seria assim em praticamente 90% da viagem.

Bom, levantei do meu assento e notei que todos estavam dormindo. Claro, eram 04h30m da madruga. Não tinha muito que fazer, então, sentei entre o meu vagão e o vagão da frente, abri a porta até o meio e fiquei vendo os últimos fios de noite que ainda restavam. Ao poucos, o céu foi se tornando um pouco mais claro, a vegetação um pouco mais nítida e o amanhecer mais visível!

 

Mais ou menos as 05h30m da manhã o sol foi subindo tornando toda aquela escuridão de momentos atrás em uma amanhecer que não tenho palavras para descrever! Nesse exato momento acordei o Leo e o Carioca, para tirarem umas fotos (vou tentar conseguir essas fotos para vocês).

 

Tomamos café da manha (11 bolivianos).Depois de mais algumas horas, finalmente chegamos a Santa Cruz de La Sierra as 8 da manha. Uma cidade movimentada, quente, abafada e a única na Bolívia que tem a Coca-Cola trincando de gelada.

 

Logo que desembarcamos, veio um policial, acho que da Interpol ou coisa do tipo, verificar nossos passaportes e certificados de vacina. A Cloe, que estava com a gente (Vagão da frente), não tinha o certificado, e a levaram para uma salinha no terminal, provavelmente para conseguir uma propina. Mas ela não cedeu, e a liberaram. Em relação ao cartão de vacinação internacional, esse foi o único momento que solicitaram o cartão. Depois, nunca mais.

 

Bom, depois de tudo resolvido, fomos pegar um taxi até o Hostel. Nesse momento a galera se dividiu. Um grupo foi para outro Hostel, o Gustavo comprou passagem direto para La Paz, o Otto, Leo, Regiane e Luciane, juntamente comigo, fomos para o Jodanga Hostel. As meninas tinham reservas, e Nós três (Gêmeos e eu) fomos tentar a sorte. Pegamos um taxi, acho que foram 7(pra cada) bolivianos até o Hostel.

Quando chegamos ao Hostel, o coração bateu mais forte. Estávamos em solo boliviano, na porta do primeiro Hostel ! Caramba, meu coração foi a mil. ::hahaha::

 

Entramos no Jodanga, as meninas fizeram o check-in, e nós tentamos conseguir vaga. Bom, só depois das 13hrs o pessoal do Hostel faz check-out, e como não tinha vaga no momento, resolvemos esperar para ver se iria liberar para gente. Também conheci um grupo de chilenos que estavam vindo do salar, estavam na mesma situação que a gente. Uma molecada muito bacana, e curtimos muito todo o dia.

 

Agora, deixe eu comentar um pouco sobre o Hostel Jodanga. Ele é, simplesmente, a melhor coisa que existem em Santa Cruz! Hostel com piscina, que faz parte da IH(International Hosteling), muito limpo, bem cuidado, com um ótimo atendimento, e aceitam Visa/Master( um dos únicos lugares na Bolívia). Custa em média uns 70 Bolivianos um quarto compartilhado, e se tu quiser, da pra pagar 45 bolivianos, e curtir as dependências do Hostel durante o dia.

 

DSC00827.JPG.ccc29a9df9d7b304ca8eed862df5269b.JPG

 

DSC00829.JPG.561e7742a6d4c1229416667abef7328b.JPG

 

550169_4789783255483_501570722_n.jpg.58b326d508011f2e37d383acd3fd8fc8.jpg

Agora voltando, como vimos que conseguiríamos aproveitar as acomodações do hostel(Piscina, banheiros, sala de tv, sinuca, computadores) até ver se tinha vaga, e como estávamos cansados, fedidos(já viajando a 2 dias), não pensamos duas vezes, e pagamos 45 bol para aproveitar o Hostel, com a promessa que se conseguíssemos as acomodações, ele iria descontar dos 70 bolivianos ( e foi realmente isso o que aconteceu).

 

Ai foi só festa. Fui correndo para banheiro passar uma água no corpo, e mergulhar de ponta naquela piscina gelada e refrescante ::hahaha:: .

Ficamos (quase) o dia todo na piscina (Otto, Leo, Regi, Lu e eu).

 

555298_4759632466803_1305232528_n.jpg.5c44ba3847c66eb90c827993fde1a04a.jpg

Quando bateu a fome na hora do almoço, fomos a uma vendinha na esquina, compramos macarrão e queijo(17 Bol), e a Lu preparou uma macarronada, que digo sem medo, foi um das melhores da minha vida. ::otemo::

 

Naquele mesmo dia, a Adriana, mochileira do fórum, chegou de tarde. Ela não conseguiu uma cama, mas dormiu na sala de tv com um saco de dormir!!!

Logo depois do almoço fomos ao Plaza del Armas, um lugar muito bonito. Subimos o mirante da igreja (3bs). Demos mais uma volta da Plaza, a Adriana tomou um sorvete em uma sorveteria no Plaza(15bol), demos uma volta e entramos em uma feirinha que vende artesanatos e coisas locais.

Nisso, encontramos a galera do trem. Conversamos um pouco, e eles nos avisaram sobre as passagens de avião, que poderiam se esgotar rápido e era bom irmos ver as passagens, rápido. Saímos diretamente de lá para a agência que nos indicaram.

 

Chegando lá, vimos que só havia passagens no período da manha, e tinham que ser compradas um dia antes do embarque (isso na loja física, pela internet também se consegue comprar). Como o Paulo e a Poli iriam chegar só no outro dia a tarde, marcamos de comprar no outro dia, de manha, pois precisávamos da identidade e o nome completo deles.

 

Voltando ao Hostel, fomos avisados que de noite seria feito um churras por 80 bs. Com carne e Bebida liberada (rum e vodka), e não pensamos duas vezes.

Uma coisa que notei, e queria partilhar com vocês, é a questão dos grupos que se formaram aquela noite. Em uma mesa, tinha só europeu, e outra, só sul americano. Foi engraçado. Ninguém dividiu nada, mas nós sul americanos ficamos meio que juntos, e os americanos, europeus e pessoal dos outros continentes ficaram em outra mesa.

 

22120_4759621986541_343753571_n.jpg.a9a31b2fd5dec51511cd174191578bbf.jpg

Achei meio engraçado isso. Mas no final das contas, o pessoal saiu para umas boates depois do churras, ai todo mundo se juntou em um grupo só!! Foi lindo de ver!

 

A noite foi bem doida, com piscina, churrasco, galera de todas as partes do mundo, muitas risadas e brincadeiras.

 

314848_4759609386226_1585104920_n.jpg.889d15d12658c39be7d70ad240fd2634.jpg

Lá pelas 2 da manhã uma parte do pessoal saiu para as boates, e outra parte ficou. Eu preferi ficar no Hostel e descansar um pouco, já estava quebrado por viajar dois dias seguidos e ficar o dia todo na piscina e o Churras com a galera!!

E também, no outro dia o Paulo e Poliana iriam chegar para começarmos a viagem rumo ao Salar !

 

Dicas/Observações

 

:arrow: Uma coisa que não contei no meu planejamento da viagem foram os gastos adicionais (compras individuais, bebidas e outros gastos). Então, tente adicionar mais uns 30% da sua grana por dia para outros gastos. Confia em mim, vai ser bem melhor!

:arrow: Quando for a Sta. Cruz com intenção de economizar, não fique no Jodanga. Tu consegue Hostel de 25 a 30 bolivianos fácil em sta. Cruz. O Jodanga custa bem mais caro que o normal, mas confie em mim, vale a pena passar uma noite ou duas lá !!

:arrow: Se for de avião para Sucre, existe uma agência perto da praça principal(umas 5 quadras) para comprar a passagem. Compre 1 dia antes de viajar, pois pode correr perigo de não conseguir passagem para o mesmo dia que precisa(pelo menos em janeiro, que tem bem mais gente viajando)

 

Preços : Só para tu ter uma ideia. Uma Lata de cerveja custa 10 bol, uma garrafa de água de 1,5 litros custa também 10 bolivianos, uma coca de 2 litros, 12 bolivianos, Enpanadas 2,5 bol e por ai vai ! Um almoço tu consegue gastar uns 12 bol(pollo com papas), bem básico ba Bolívia !

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mauro

 

Muito bom seu início de relato, mas continua aí pelo amor de Deus!!!! kakaka

Começo meu mochilão dia 25/02, pense na ansiedade que tá me consumindo!!!!

Todo dia fico aqui lendo e relendo os relatos, anotando as dicas, viajando com vcs, louca pra embarcar logo.

Já me decidi pelo Jodanga hein, escreve mais, mais, mais. Tô adorando!!!

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Parabéns pelo relato... também acompanhei o relato do Sorrent (sensacional) e uso como base para minha trip em setembro...

suas dicas serão importantes pra mim tbem...

 

Abraço!

 

Valeu Roger !!!

 

::otemo::::otemo::::otemo::

 

Perfeito.

 

Que bom que se divertiu em Santa Cruz essa cidade "tão mal falada" pelos amigos mochileiros. ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Aguardando cenas dos próximos capítulos.

 

Maria Emília

 

Realmente Maria, eu não sabia que iria me divertir tanto lá. Estava chateado por ter que passar 2 dias lá esperando o pessoal do fórum que estava chegando, mas como se diz, a viagem pode te surpreender !

 

Mais um esperando sedento as próximas postagens em preparação pra agosto/13.

 

Até.

 

Vou tentar preparar mais um hoje ! É que trampo e facul acabam com meu tempo !! :D

 

Já to acompanhando o blog do Mauro desde quando ele ainda estava pedindo dicas com o Sorrent....

Aguardando os próximos capítulos, promete ser um excelente relato....

 

Valeu Alan, por acompanhar meu blog. Esse ano o blog via ficar mais quente que uma Alemã borracha :twisted: ! ::lol4::

Estou programando vários mochilões por ai !!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...