Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mergulho em Fernando de Noronha

Postado
  • Membros

Voltei de lá há dois meses, realmente é imperdível pra quem gosta de mergulhar.

Operadoras

São 3 operadoras que existem na ilha: Atlantis, Noronha Divers e Águas Claras. Pelo que pesquisei, a Atlantis é a mais recomendada para certificados, enquanto a Águas Claras é para quem pretende fazer apenas um Discovery ou Batismo (mergulho para não certificados). Fui pela Atlantis que é a que a escola onde constumo fazer minhas saídas fechou o pacote. Só a parte de mergulho saiu R$ 1.000 por 5 saídas embarcadas de 2 mergulhos cada, mais R$ 180 que paguei à parte por um noturno.

A estrutura da Atlantis é ótima, com catamarãs novos e o pessoal nota 10. Recomendo, mesmo. Se pegaram o Zé Renato como um dos divemasters, peçam pra ele fazer uma peixada no último dia, excelente!

Época

Mergulho em Noronha é fantástico no ano inteiro. De maio a novembro é melhor para pegar o mar de dentro (em direção ao Brasil), pois o de fora fica muito agitado. No restante, a situação inverte um pouco, mas há pontos excelentes dos dois lados.

Condições

Água na faixa dos 26C a 27oC, nem precisa de roupa de mergulho, eu fui de bermuda e camiseta mesmo. Visibilidade quase sempre em torno dos 30 a 40m pra mais. Quase todos os mergulhos ficavam na casa dos 20m de profundidade.

Vida Marinha

Além de muitos peixes, como frade, bodião, cirurgião, barracuda e outros, tem bastante raia (prego e chita), tartaruga, moréia (nem tanto), tubarões lixa e bico fino. O melhor é que por ser zona de proteção ambienbtal, os peixes não têm o menor medo de você. Dá pra nadar no meio dos cardumes na boa.

Pontos de Mergulho

mapa-mergulho.gif

Alguns dos principais:

Pedras Secas: o melhor que fiz, tanto que o grupo todo quis repetir. É de uma geografia linda, pois você vai entrando por umas fendas e uns buracos com muitos corais e bastante vida. Mesmo com o mar de fora bem agitado, ninguém se arrependeu.

Corveta Ipiranga V-17: esse não fiz pois está a 60 metros de profundidade e a Atlantis exigia curso de Nitrox e 60 mergulhos logados. Além de sair por mais de R$ 500, pois inclui Trimix (nitogênio + oxigênio + hélio). Tudo isso pra 17 minutos de fundo e 30 de subida. Mas é um dos melhores naufrágios que há: mesmo com mais de 20 anos, o navio está "em pé" e totalmente conservado pela ausência de correnteza. As fotos que vi foram impressionantes e com mais de 50m de visibilidade.

Caverna da Sapata: onde vi mais vida marinha, com muitas raias e tartarugas. Voltamos pro noturno e vimos mais ainda. A caverna, propriamente dita é muito ampla e vale a pena.

Cabeço das Cordas: mergulhoo mais profundo, com 38m, e muita correnteza, mas muito bom. Desde lá de baixo, você vai subindo o cabeço até em cima, onde dá uma sensação de estar voando. Não tem tanta vida, mas vale pela geografia.

Buraco das Cabras: mergulho drift, sossegado, pelo canal da Rata. Sem muito esforço e com bastante vida. Tire uma foto ao lado da âncora.

Ilha do Meio: mergulho mais fraquinho, mas ainda assim um baita mergulho. É que fizemos mais no final e estávamos mal acostumados.

Laje Dois Irmãos: não sei o que é melhor, o mergulho ou depois ficar descansando no barco de frente pros Dois Irmãos e a Baía do Sancho. Mergulho mais raso e com bastae vida, também.

Iuias: esse não fomos porque o mar de fora estava muito ruim, mas o pessoal da Atlantis falou que é o mais legal de lá.

Editado por Visitante

• Respostas 28
  • Visualizações 31k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá gente

estou pensando em ir com meu namorado em janeiro, na segunda quinzena...mas alguns colegas que já foram me falaram que o mar fica muito agitado....

Não gosto de ondas e tb não surfo!! Quero mais é mergulhar nas piscinas e se bater a coragem, batismo ....

acham que é melhor deixar pra ir em julho? ou a visibilidade é boa mesmo em janeiro?

Abços

Adriana

Postado
  • Autor
  • Membros

Dri, não sei dizer da visibilidade, mas nessa época o mar de dentro é mais agitado, enquanto o mar de fora fica mais calmo. Não me preocuparia muito com isso.

Postado
  • Membros

Não me preocuparia muito com isso

concordo...

dri,

evite somente a quadra chuvosa pois turva a agua...

[]s

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Queria saber como foi a viagem de vcs?? Quantos dias vcs ficaram, por qual agencia vcs foram???

Pois estou pensando em ir pra lá no feriado de 7 de setembro.

Vcs acham que é mto pouco tempo, queria mergulhar e tentar surfar??? Sairia de SP no dia 03/09 e voltaria dia 07/09 ou 08/09.

Agradeço desde já a sua atenção!

Obrigado!

Postado
  • Autor
  • Membros

bru.gomes,

a princípio é pouco tempo pra Noronha, mas dá uma olhada neste tópico:http://www.mochileiros.com/fernando-de-noronha-perguntas-e-respostas-t2680.html . Lá tem muitas dicas além do mergulho pra te ajudar a planejar a viagem.

Sds,

Queria saber como foi a viagem de vcs?? Quantos dias vcs ficaram, por qual agencia vcs foram???

Pois estou pensando em ir pra lá no feriado de 7 de setembro.

Vcs acham que é mto pouco tempo, queria mergulhar e tentar surfar??? Sairia de SP no dia 03/09 e voltaria dia 07/09 ou 08/09.

Agradeço desde já a sua atenção!

Obrigado!

• 10 meses depois...
Postado
  • Membros

Valeu pelas dicas, estou indo pela primeira vez agora em setembro e farei 5 dias de mergulho embarcado pela atlantis, sendo 1 deles na tão famosa corveta V17. Já fechei tudo, hospedagem, aereo e mergulhos. Realmente não foi barato, nada !

Estou preocupado agora com alimentação na ilha. Os preços são realmente astronomicos ? Vale realmente a pena carregar a mala de mantimentos?

abs

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros
Valeu pelas dicas, estou indo pela primeira vez agora em setembro e farei 5 dias de mergulho embarcado pela atlantis, sendo 1 deles na tão famosa corveta V17. Já fechei tudo, hospedagem, aereo e mergulhos. Realmente não foi barato, nada !

Estou preocupado agora com alimentação na ilha. Os preços são realmente astronomicos ? Vale realmente a pena carregar a mala de mantimentos?

abs

Estive lá em 2009 e 2010 e não vi nada de muito diferente do que é pago nos self services aqui do centro do RJ... ali na região do bosque do flamboyant tem 3 opções boas, sendo 2 de self service (Flamboyant e Ousadia) além do preço fixo no restaurante do Bill (come à vontade).... O que achei mais caro é bebida, nas praias é difícil uma garrafa d'água ser menos de 4 reais, água de coco 5 reais, refrigerante 5 reais....

Postado
  • Membros

Alguém de vcs fizeram mergulho noturno? um amigo disse que é muito bom e nos deu a dica. Como ele ainda não conhece FN venho aqui ver quais as melhores dicas.

Abraço, ::otemo::

Postado
  • Autor
  • Membros

Não só em Noronha, mergulho noturno é fantástico em qq lugar: outro tipo de vida, outras cores. Mas, pra isso, precisa de certificação Avançada. Se tiver só a básica, vc pode fazer uma espécie de Discovery, com um dive master te acompanhando - mais caro.

Alguém de vcs fizeram mergulho noturno? um amigo disse que é muito bom e nos deu a dica. Como ele ainda não conhece FN venho aqui ver quais as melhores dicas.

Abraço, ::otemo::

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Legal... vou me informar... tomara que dê pra gente fazer... não temos certificado algum, quando a gente mergulha a gente só faz o batismo. Vc indica alguma operadora em Noronha?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.