Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 50
- Visualizações 13.6k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
AGiachetta 22 posts
-
Sorrent 3 posts
-
laura patricia 3 posts
-
Marcos Hoffman 2 posts
Hola mochileiros!
Resolvi hoje, uma sábado chuvoso, começara escrever um relato acerca da minha viagem na qual vivi diversas experiências novas, tive alguns problemas e aprendizados que servirão para a vida.
Então, a ideia de fazer um mochilão surgiu em outubro de 2011, estava em um bar com uns amigos, e como estávamos terminando a faculdade pensamos que a formatura apenas não seria marcante, e que deveríamos fazer uma viagem para comemorar este término do curso, como não queríamos ir muito longe, decidimos ficar por aqui, naquele dia estávamos em 4 programando o mochilão, porém pelo caminho infelizmente dois amigos não puderam ir e fomos em dois apenas eu e o Déco.
O André "Déco" e eu (depois eu procuro uma foto melhor).
Começamos a organizar o mochilão desde lá, tínhamos mais de um ano para planejar roteiro comprar passagens conseguir os documentos necessários, enfim tempo de sobra. Porém deixamos tudo para a última hora e acabamos indo sem o certificado de vacinação internacional, o que no acarretou um problema com a Interpol
que será relatado adiante.
Utilizei muito o Mochileiros.com, em especial ao relato do Sorrent http://www.mochileiros.com/bolivia-chile-e-peru-30-dias-inesqueciveis-junho-2012-t71539.html (aqui fica meu agradecimento
) para planejar meus relatos e tirei muitas dicas destes fóruns, peguei alguns bons ônibus por causa disto
enfim escrevo este relato, tentando especificar os detalhes para que ele possa auxiliar quem for para aqueles lugares, haverão dicas importantes e histórias hilárias. Importante pois tinha muitas dúvidas de como retornar, pois foi algo que não tínhamos planejado, a princípio retornaríamos de um carro alugado em Salta - Argentina até Puerto Iguazú - AR, e depois de busão para Santa Catarina, porém houveram alguns contratemos e mudamos este retorno, retornando, tinha muitas dúvidas de como retornar pela Argentina, visto que não achei nenhum tópico relacionado ao assunto, enfim ao final vocês verão o retorno.
Espero que gostem do relato e façam as perguntas que quiserem, que tentarei responder
, mas já aviso que sou um pouco esquecido, então muitas coisas não lembrarei.
Roteiro
Corumbá
Santa Cruz de la Sierra
La Paz
Copacabana
Cusco
La Paz
Uyuni
San Pedro de Atacama
Salta
Foz do Iguaçu
No roteiro inicial estavam inclusas as cidades de Ica e Arequipa, porém por alguns problemas durante a viajem fui obrigado a cortar estas duas cidades, as quais deixarei para uma próxima viajem
Documentos Necessários
- Carteira de Identidade com menos de 10 anos, sim é necessário, e é bom que seja um pouco nova para evitar transtornos
- Vacina da Febra Amarela Carteira Internacional de Vacinação, sim é necessária, como eu falei fui sem ela, mas tive problemas por causa disto, a Carteirinha Internacional só é emitida 14 dias após a vacina, fiquem atentos.
- Passaporte, levei junto, mais pelos carimbos, ele não é necessário para as viagens na América do Sul, mas é legal, tu pode carimbá-lo com o Carimbo de Machu Picchu mas eu esqueci de carimbar
- Carteirinha de Estudante ISIC, é legal ter, principalmente se um dos seus destinos for Machu Picchu, pois o desconto conseguido na compra da entrada já compensa o valor gasto com a Carteirinha.
- Carteirinha Hostelling International, acho que não é necessário, mas se tiver e quiser levar é melhor ainda.
Dicas
- Procure não ficar muito tempo em rodoviárias, principalmente na Bolívia, explicarei o porque durante o relato.
- Compre suas passagens aéreas com antecedência, pois esta ação proporcionará menores gastos.
- Não há a necessidade de reservar hostels com antecedência,há riscos nestas reservas principalmente se necessitem de um pagamento antecipado, pois você nunca sabe o que pode acontecer no caminho que poderá acarretar um atraso de um ou dois dias, perdendo desta forma o valor pago antecipado, reservei apenas o Wild Rover para o Reveillon em Cusco pois sabia que estaria cheio e porque não precisei efetuar depósito antecipado.
- Não feche pacotes de passeios do Brasil, a não ser que o passeio seja muito restrito, como por exemplo a Trilha Inca para Machu Picchu, pois normalmente os passeios fechados no país ou em outras cidades durante a viagem se tornam mais caros que la na cidade do atrativo turístico.
- Na Bolívia, nem tudo o que se compra é o que se leva, ou seja, nem sempre o passeio que tu fechou será como foi lhe explicado, então se acostume é o jeito deles.
- Olhe sempre bem a embalagem de água, pois há um costume de encher as garrafinhas com água de lá e revender, além de olhar se se encontra lacrada, observe o fundo da garrafa para ver se não foi violado, é isso mesmo, eles abrem um buraco no fundo para colocar água de novo, então fiquem atentos.
- Procurem não comer muitas coisas na rua, mas lá vocês verão o porque desta dica, afinal evitar uma dor de barriga é sempre bom.
Equipamento
Comprei um bom tempo antes da viajem um par de botas Finisterre da marca Nômade, que hoje se chama Vento, assim que comprei já comecei a usá-las, pois precisava amaciar elas a fim de que não me dessem calos durante os passeios ou viagens, não funcionou, verão no relato que sofri muito por causa dos calos
.
A Toalha super absorvente é um item bem interessante, como não sabíamos do que se tratava levamos uma toalha normal maior que as outras ainda
, pois lemos que deveria ser super absorvente, então para não cometer o mesmo erro que nós, estas toalhas tem a venda em diversas lojas de esportes e pela internet, são toalhas especias que não ocupam muito espaço, e secam muito rapidamente, o preço delas não é alto custam cerca de R$20,00, e vale muito a pena.
Mochila eu iria comprar uma da Trilhas e Rumos, mas demorei para decidir pois não sabia se comprava no Brasil ou na Bolívia, enfim quando fui comprar uma que havia aqui na minha cidade pelo preço de R$290,00 75lts, eles já haviam vendido uma semana antes, enfim acabei indo viajar com uma mala normal de mão, que me incomodou por um tempo, mas assim que cheguei em La Paz comprei uma Cargueira da Doite, que é uma marca muito recomendada aqui no mochileiros e eu confirmo a qualidade. Comprei então uma Tundra 80 http://www.doite.cl/catalogos_outdoors4.php?producto_id=3 por um preço muito melhor do que pagaria na da Trilhas e Rumos aqui no Brasil, então minha dica se você for passar por La Paz no início da viagem, deixe para comprar sua mochila lá.
Outro acessório importante que compramos em La Paz foi a Money Belt, também da Doite (http://www.doite.cl/tienda_outdoors4.php?producto_id=92), é muito bom para carregar dinheiro e seu documento, evita que fique a mostra e facilita nos passeios, trekking e downhills.
Chega de enrolação e vamos ao relato.
1º Dia São Bento do Sul/SC - Curitiba - Campo Grande - Corumbá. 25/12/12
O primeiro dia após as comemorações e comilanças do Natal
, era dia de viagem, e começava ali o tão esperado mochilão havia um frio na barriga, pois ficaríamos um bom tempo longe de casa em países diferentes e teríamos muitas aventuras, acabou sendo muito pior, mas muito mais divertido.
Saímos de nossa cidade, no interior de Santa Catarina, as 6:20 com destino a Curitiba a capital do Paraná, eram apenas 90 Km até o Aeroporto Internacional Afonso Pena, chegamos lá bem cedo e tivemos tempo o suficiente para despachar as bagagens, comer um lanche e nos despedir de quem ficava. Fomos para a sala de embarque e esperamos o voo, que por sinal estava atrasado como de costume, Entramos no avião e aguardamos a decolagem, estávamos cansados mas decidimos não dormir pois a viagem seria curta nosso voo saia as 9:30 de Curitiba e chegava as 10:00 em Campo Grande, pensamos que em 30 min de voo não adiantava dormir, aí estava nosso primeiro engano, pois Campo Grande está a uma hora a menos de Curitiba e o horário do voo tanto de saída quanto de chegada não é o de Brasília mas sim o de cada cidade, isto significa que nosso voo em vez de uma hora durou uma e meia, durante o voo nos questionamos como estava demorando, porém nenhum dos dois estava com relógio e com os celulares ligados, então só notamos isto quando chegamos em Campo Grande
Já no aeroporto de Campo Grande, na saída conhecemos um casal de amigos que estavam viajando também, a Manu e o Fabio, ouvimos que estavam indo para o terminal, e como iríamos para lá também nos oferecemos para dividir um táxi, no terminal iríamos pegar um ônibus direto para Corumbá, e eles iriam dormir em um hotel na metade do caminho, mas conversando sobre os roteiros e tal eles decidiram ir conosco até Corumbá, também porque iriamos ficar um um hostel com o preço muito bom em Puerto Quijarro.
Pagamos R$96,00 pela passagem, o que nos garantiu de brinde o choro duas crianças que não ficaram quietas durante parte da viagem, mas tudo bem, era dia e só eram umas 6h até Corumbá.
Chegando em Corumbá, fomos abordados por um agente de viagens que nos ofereceu alguns hotéis na redondeza, quando dissemos que ficaríamos no Hostel Tamengo http://www.tamengo.com ele nos avisou que este hostel estava FECHADO havia algum tempo já, não sabemos se é verdade ou se eles estava tentando nos empurrar os hotéis dele, mas por garantia não atravessamos a fronteira, e resolvemos ficar por Corumbá.
Estávamos sem Hostel em Corumbá, questionei acerca do Gold Fish, que é um hotel da rede Candeias, mas todos os taxistas disseram que era muito caro e ninguém tinha o telefone, um dos taxistas nos levou então a um hotel que queria cobrar R$230,00 por um quarto, enfim consegui com a recepcionista deste hotel o telefone do Gold Fish, e descobri que para associado o valor era de R$135,00 o quarto para 4 pessoas, e como meu pai é associado e eu por um acaso havia levado a minha carteirinha sem dúvidas fomos para lá.
http://www.candeias.com.br/hoteis/hotel-gold-fish-ms-corumba/
Chegamos e fomos tomar um banho de piscina, após jantamos a beira do rio da divisa Brasil/Bolívia, comemos peixe, foi nosso dia de luxo como falávamos, o começamos bem o mochilão.
Jantamos ali naquelas mesas.
Editado por Visitante