Ir para conteúdo

Bolívia, Chile e Peru retornando pela Argentina - 25/12/12 a 17/01/13 (24 dias) 1º Mochilão


Posts Recomendados

  • Membros

Q FDP esse cara da Interpol... imagino o quanto ele não ganha nessa, todo dia... é, mas creio que aqui se faz aqui se paga... deixa que o dele tá guardado.

 

Mas essa parte: "o João comprou um suco de balde, sim de balde mesmo ele é servido em baldes e pego com uma concha, o suco era amarelo mas não tinha gosto de laranja ou tangerina e era meio estranho mas gostoso"..., kkkkkkkkkkkkkkkk ::lol4:: me lembrou do episódio do Chaves do suco de balde e "com sabor de tamarindo, com cor de tamarindo ou com cheiro de tamarindo?" alguma coisa assim, kkkkkkkkkkkkk.... acontece de verdade, hahahahah!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 50
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Bom dia pessoal!!

 

Primeiramente desculpem-me pela demora nas respostas, é que o final de semana foi agitado :D ahahaa

 

Vou comentar e responder algumas perguntas e acredito que nesta noite postarei mais um dia, agora que começará a ficar legal pois a viagem começou a ficar bonita e interessante só quando chegamos em La Paz!!

 

M.Hoffman havia esquecido de te responder sobre a mochila :P , comprei a minha mochila em uma loja que vendia entre seus produtos os produtos Doite (no proximo dia, já em La Paz, quero ver se marco no mapa da cidade o local aproximado da loja), ela fica na Avenida Illampu, perto da esquina com a Calle Sagarnaga, há muitas lojas naquela região, vale a pena entrar perguntar o preço e pedir os descontos antes de fechar o negócio!!

Acredito que a que eu comprei era uma mochila original da Doite, pela qualidade do material, e porque andei muito com ela sempre cheia, além de não sentir muito o peso nas costas ela está inteira!!

 

Sim é foda esses rolos com a Interpol, durante a viajem ficamos sabendo de diversas pessoas que tiveram o mesmo problema que nós, e de outras que ficaram o dia inteiro no terminal e não aconteceu nada :/

 

Sim Aldomalta, estamos pensando em fazer uma denuncia no próprio site da Interpol, bem como no consulado Boliviano aqui no Brasil, durante a viagem depois do ocorrido pensamos em ir a embaixada Brasileira e denunciar de lá mesmo, mas como estávamos no começo do mochilão e não sabíamos dos contatos que aqueles policiais tinham resolvemos deixar para fazer isto aqui do Brasil e esquecer do ocorrido durante a viagem, o que foi mais difícil !!!

 

Sim Gisele, pensamos a mesma coisa quanto eles não arrecadam com isso por dia, é muito mais que o salário deles com certeza !!!

Ahh e quanto ao suco, é bem estilo "La tienda del Chavito", uma mesa improvisada de madeira, com alguns baldes sobre ela, neles cada um tinha um tipo de suco diferente, no qual a cor, cheiro e sabor não combinavam, e eram bem doces !!! Por sorte não nos fez mal o que seria ruim pois teríamos muitas horas de viagem ainda!!

 

Sim Sorrent ter os telefones das embaixadas brasileiras nos países que irá visitar é muito importante mesmo, também não nos preocupamos com isto : /

 

Helaine, não desanime não isso pode acontecer com qualquer um, aconteceu conosco, mas com todas as coisas boas que vivenciei no mochilão isso foi o de menos, logo depois já tinhamos esquecido o ocorrido!!

Quanto a viajar sozinha não tenha medo não, eu viajei uma semana sozinho já que meu amigo voltou mais cedo e lhe digo que é muito bom, tu acaba interagindo mais com a cultura dos países que visita e de outros países já que fica meio que obrigado a conversar com as pessoas de lá e com outros viajantes !!! Não desista !!!

 

 

Espero que a noite possa publicar mais um capítulo desta história !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

4º Dia La Paz - Copacabana - O começo da parte boa da viagem. 28/12/12

 

Antes de relatar o quarto dia tenho que terminar o terceiro:

Já no início da viagem entre Sta Cruz e La Paz o ônibus faz uma parada para o pessoal comer e comprar coisas para comer, haviam mais ônibus parados naquele lugar, então provavelmente todos param lá. Uma dica importante, levem comida para a viagem, o porque vocês entenderão quando estiverem lá ::xiu::

ahahaha

 

Todos voltaram ao ônibus e quando este estava cheio o motorista veio nos avisar que não iria abrir o banheiro, e que isto era para o nosso próprio bem, no entanto ele iria parar algumas vezes pelo caminho para aliviarmos nossas necessidades :D eu já sabia que eles não tem o costume de deixar a porta do banheiro destravada nestes trajetos e que muitos mochileiros discutem com o motorista até ele abrir, só que são 20 horas de até La Paz, só tinha Bolivianos no meu ônibus e quase todos haviam comido uma sopa estranha na parada anterior :? , enfim agradeci que ninguém reclamou e viajamos com o banheiro trancado :D .

 

Ele realmente parava de tempo em tempo, na primeira parada desci e como só havia um banheiro os homens e mulheres usavam o mesmo, na segunda parada meu amigo foi quem precisou sair e de acordo com ele, ele viu a pior cena da vida dele, neste lugar não havia banheiro então as Bolivianas levantavam suas saias e faziam ali mesmo na frente do ônibus e de todos sem nenhum problema, quando ele me contou só restou dar risada do ocorrido ::lol4::

 

Dormimos bem, foi o melhor ônibus em termos de conforto que pegamos, os bancos deitavam demais o que ajudou na hora de dormir!!

 

CIMG4255_zpsd2c48534.jpg

O bolivianos do nosso ônibus, era um ônibus brasileiro bem antigo, tinha até uma placa da ANTT na frente !!

 

Acordamos já na Cordilheira dos Andes, não vimos neve e nem sentimos muito frio, pois o ônibus contava com calefação, já no início da manhã flagramos uma das passageiras bolivianas passando perfume, até aí tudo bem, o estranho é que ela passava perfume no cabelo, tornozelo e joelhos, o que foi motivo de risadas novamente!!! ::lol4::

 

CIMG4241_zps4bdeb802.jpg

A cordilheira pela manhã.

 

CIMG4259_zps78af2370.jpg

 

CIMG4282_zpse437c926.jpg

 

CIMG4288_zpsac2488b3.jpg

Esta eu achei engraçado, eles construirão um prédio de 5 andares, e terminaram primeiro a parte de cima!! :lol:

 

Depois de 20 horas de viagem, 3 a mais do que nos haviam prometido, chegamos a La Paz a primeira impressão que tivemos era "que cidade feia" afinal ela não era muito diferente do que havíamos visto em Sta Cruz e Puerto Quijarro,havia muita lama, pessoas vendendo comida no meio da rua em meio a cães e pombos, a comida toda sobre tolhas no chão tudo muito feio como vocês podem ver nessas fotos:

 

DSC02005_zps985d1518.jpg

 

DSC02004_zps3d2d1b54.jpg

 

Enfrentamos filas e mais filas até que começamos a descer para La Paz, aí já mudamos nosso conceito, aquela sim era La Paz o estilo da cidade já mudou era tudo diferente do que havíamos visto até aquele dia, a parte norte que é mais antiga não é muito bonita não, mas já era melhor do que a entrada da cidade.

 

DSC02011_zps943ae6a2.jpg

La Paz vista pela entrada principal.

Chegamos no terminal fomos ver sobre as passagens para Copacabana e saímos rapidamente do terminal, não queríamos ficar muito tempo la dentro :/

 

CIMG4304_zpsba0f04a2.jpg

Terminal rodoviário de La Paz.

 

Saímos e pegamos um táxi até a esquina da Calle de Las Brujas com a Calle Sagarnaga, porém subimos um pouco e encontramos as lojas de mochilas e material de trekking na Avenida Illampu, com Calle Sagarnaga (fomos até la pois eu precisava comprar uma mochila cargueira), entrei em varias lojas, perguntei os preços e os descontos e acabei comprando na primeira que eu havia ido, paguei 650 bol por uma mochila da Doite (marca chilena bem indicada aqui no Mochileiros), comprei uma Tundra 80 muito boa aguentou a viagem inteira e está como nova!!

Compramos também um money belt, da Doite que foi muito útil :D neste pagamos 60 bol!!

 

tundra-80-500x500_zps13469bef.jpg

A mala que comprei.

 

CameraZOOM-20130305214755014_zpsac24c092.jpg

A loja fica neste lugar sinalizado em vermelho.

 

DSC02025_zps425c6bee.jpg

Do outro lado da rua desta loja!!

 

Comemos naquela mesma esquina, em um restaurante que fica no prédio de esquina, em cima de uma loja de esportes (tem uma agência de viagens nesse mesmo andar), comemos pollo com papas pois ainda não estávamos enjoados disso, com suco a refeição saiu por 12 bolivianos :o 10 pela comida e 2 pelo suco, muito barato e estava muito bom também ::otemo:: !!! Saímos de lá e retornamos ao terminal de ônibus, la dentro procuramos por passagens para Copacabana, porém não havia mais então fomos até o cemitério, pois eu havia lido que lá tem algumas vans que levam a Copacabana, e de lá pegamos um micro, mas micro mesmo, ônibus para Copacabana, 25 bol por pessoa por 3h de viagem. Já no ônibus conhecemos outros 5 brasileiros de Goiânia que viajaram conosco por um bom tempo.

 

Após cerca de 2h chegamos ao local aonde tivemos que atravessar um aparte do lago, então saímos do ônibus (neste momento o ônibus segue em uma balsa enquanto os passageiros atravessam nos barcos) e fomos comprar as passagens do barco para travessia o custo é de 1 bol por pessoa e a travessia dura menos de 20 minutos, após todos embarcamos no ônibus novamente e seguimos viagem.

 

2012-12-28_16-54-50_546_zpsadf9fdee.jpg

Vista do local aonde se pega a balsa e o barco.

 

CIMG4323_zps8d33f5a0.jpg

Vista do Barco

 

Mais uma hora até chegar em Copacabana, o caminho é lindo e quase todo o tempo há a vista do lago que é perfeita.

 

CIMG4342_zps51ddaf30.jpg

Caminho até Copacabana.

 

CIMG4337_zps90494bca.jpg

 

Chegando em Copacabana fomos direto á uma das agências de viagem fechar os barcos de ida e volta para a Isla del Sol e o ônibus para cusco no outro dia. Não me lembro muito bem dos valores mas acho que pagamos 35 bol no passeio, ida e volta para a ilha, e 130 bol a passagem para cusco. Fomos procurar um hotel e achamos um por 40 bol, não tinha internet mas era bom, ficava perto de uma das esquinas da praça na descida para o trapiche, era novo e os andares de cima ainda estavam em construção, se não me engano tinha playa no nome. Fechamos os pacotes e dividimos o hotel com os cuiabenses.

 

Após fomos em uma lan house enviar notícias para casa e depois jantamos todos juntos em um restaurante, o lugar era legal e tinha internet, porém a comida não era muito boa e era tudo muito caro!!! :o Eu provei a Truta da Isla del Sol (com uma sprite saiu por 52 bol :o ), que achei muito boa, acho que meu prato era o que estava mais gostoso, porém não consegui comer muito já que estava com dor de cabeça por causa da altitude.

 

Saí do restaurante e fui dormir para ver se passava a dor de cabeça :/

 

Obs: se possível tente chegar mais cedo em Copacabana a fim de pegar um barco e dormir na Isla del Sol, o preço da hospedagem é basicamente o mesmo, mas você tem uma bela vista do lago, tanto a noite quanto pela manhã, e a alimentação pode chegar a ser mais barata que em Copacabana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

5º Dia Copacabana - Isla del Sol - Copacabana - Lugar perfeito! 29/01/12

 

Quinto dia começando e acordamos cedo para pegar o barco e para a minha felicidade a dor de cabeça que eu sentia no dia anterior já havia passado, este foi o único sintoma que senti do soroche. Fizemos o check out no hostel, já que no fim da tarde embarcaríamos para cusco, mas deixamos nossas malas em uma sala reservada do próprio hostel.

Na descida para o trapiche onde todos pegamos barcos compramos uma garrafa de 2l de água para nós dois e paramos em um barzinho para tomar um café da manhã, o qual demorou para ser servido o que nos deixou preocupados com o tempo, ahh o café da manhã também era muito caro, acho que deu uns 30 bol por um copo de chocolate quente e um sanduíche simples :o

 

As 8:00 era o horário previsto para a saída de nosso barco, ele demorou um pouco mas nada de anormal :) de Copacabana até a Isla del Sol, foram 2h de viagem na qual é possível ver paisagens lindas e aproveitar para conhecer o pessoal que vai junto no barco, neste barco conheci um pessoal que acabei reencontrando em La Paz :D

 

CameraZOOM-20121229082128339-Coacutepia_zps5b03b86f.jpg

Local onde pegam-se os barcos para a Isla del Sol.

 

CIMG4514_zpse455c877.jpg

Foto tirada no caminho para a Ilha!!

 

CIMG4353_zpsc6b14780.jpg

Outra foto do caminho.

 

Durante o caminho vimos muitas nuvens e algumas tempestades ao fundo, pensamos que seria o cúmulo pegarmos chuva na ilha do sol :| , mas chegando lá o clima estava melhor, não tinha nem sol nem chuva,só um vento frio por causa da altitude e um mormaço que só sentimos depois. :|

 

O barco para primeiro na parte sul da ilha, ele deixa lá quem queira começar o trajeto por ali ou quem vai ficar naquela parta de ilha e vai com o resto até a parte norte (Aconselho a começarem a trilha pela parte norte, pois a parte sul tem uma subida muito pesada e pegá-la no início pode cansar demais !!!), fomos até a parte norte e ao sair do barco já vem um senhor cobrando uma taxa para entrar na ilha NÃO PRECISA PAGAR, nós demos a volta e desviamos do senhorzinho, questionamos aos amigos de Cuiabá se eles iriam fazer a travessia,e eles não iriam, então éramos só em dois.

Mal saímos daquela parte da ilha e uma mulher veio cobrar outra taxa para visitar um museu, dissemos que não queríamos e passamos reto de novo :) quinhentos metros depois tinha outra mulher em um portão cobrando uma taxa também, da mesma forma passamos pelo portão e não pagamos nada, dissemos que já tínhamos pago. Começamos a caminhada pela trilha que tem 8Km e nós tínhamos apenas 4 h no máximo para fazê-la.

 

CameraZOOM-20121229110414758-Coacutepia_zps6a782cb6.jpg

Começo da caminhada!!

 

CameraZOOM-20121229111118391-Coacutepia_zps95c52f2c.jpg

Ao azul das águas do Titicaca é muito lindo!!

 

CameraZOOM-20121229111151391-Coacutepia_zps38dcc994.jpg

Algumas ruínas pelo caminho!

 

A caminhada é linda, vale muito a pena, mas como disse no post anterior aconselho a dormir na ilha, pois assim pode-se aproveitar muito mais a caminhada e fazê-la mais devagar.

 

CameraZOOM-20121229114158838-Coacutepia_zpsde343b82.jpg

 

CIMG4481_zpsce3d01cc.jpg

 

CIMG4476_zpsde7dfcb3.jpg

 

Continuamos andando, há muita subida no começo mas no fim você desce tudo isso, o que é bom :D !! Durante a caminhada encontramos diversas pessoas vindo do sul e sempre questionávamos para ver há quanto tempo estavam andando, a fim de saber se estávamos no tempo!! Passamos por mais dois cobradores de pedágio e o que ficava no ponto central da ilha (que é fácil de identificar é quando você para de subir e começa a descer), até questionou sobre os tickets mas começamos a falar inglês e fingimos que não entendemos, tudo isso sem parar de andar : P

 

CIMG4446_zps9ac1983d.jpg

 

CIMG4395_zps4e16a6ab.jpg

 

CIMG4373_zpsc7c61b01.jpg

 

 

Conhecemos uma inglesa que andou um tempo conosco na trilha até o último ponto de cobrança de pedágio (ahh eles são bem organizados, tem uns comprovantes de pagamento e tal, se eu não tivesse lido no mochileiros que não precisava pagar provavelmente eu teria pago :) ) e quando fomos passar por ele havia uma turma de americanos pagando a taxa, aí nós passamos por trás deles e ele disse que tínhamos que pagar se não não sairíamos da ilha, aí falamos que já tínhamos a passagem do barco e que não pagaríamos ele ficou reclamando e gritando conosco que era obrigatório e blá blá blá ::vapapu:: , nós dissemos de novo que não íamos pagar, ele ficou muito bravo pensei que fosse jogar algo em nós, mas daí falou "se acham demais" ::vapapu::

 

O valor de cada pedágio é de cerca de uns 10 bol, foram cinco ao total, economizamos 50 bol, não é pela questão do dinheiro mas aquela cobrança é irregular eles não poderiam cobrar nada, na minha opinião se eles querem dinheiro que vão trabalhar !!! Ahh não tivemos problema algum para sair da ilha. :D

 

DSC02107_zpscbb28fab.jpg

Lá no topo era o meio da ilha.

 

CameraZOOM-20121229121717646_zpsf09e3698.jpg

Mais uma foto do caminho.

 

CIMG4489_zps4a1eb025.jpg

Umas alpacas no fim da trilha :D

 

Após 3:10 de caminhada chegamos ao final da trilha, sentamos e descansamos um pouco e logo depois fomos a um restaurante comer algo e tomar uma cerveja, mais que merecida ::otemo:: logo depois chegaram nossos amigos de Cuiabá que ficaram na parte sul e vieram com o barco até a parte norte de novo, eles pagaram ao sair do barco para uma chola 10 bol cada um, quando souberam que nós não pagamos ficaram bravos com elas !!!

 

CIMG4500_zps794dbcd6.jpg

3:10 h de caminhada 8 Km .

 

CIMG4503_zpsbff65a31.jpg

Lugar onde pegamos o barco para retornar a Copacabana.

 

Tomando uma merecida cerveja fria. (Não tem cerveja gelada :/ )

 

Uma hora depois o barco saiu e retornou a Copacabana, chegando em Copacabana fomos ao hostel buscar as malas e pegar o ônibus para o Perú, não me lembro do nome da companhia mas o ônibus era muito bom, porém eu e meu amigo não conseguimos dormir direito já que não havíamos passado protetor solar durante a caminhada e nos queimamos demais!!! Ficou apenas a marca do óculos ::lol4::

 

Nosso ônibus saiu as 18:00 e uns 20 min depois passamos pela fronteira com um frio na barriga, com medo ainda de dar problema com a falta do Certificado de Vacinação Internacional, porém não aconteceu nada, e seguimos viagem rumo a Cusco :D

 

CameraZOOM-20121229175551645_zpsad2feea0.jpg

No Peru !!! Haviam umas argentinas sentadas no peru para tirar uma foto ::lol4:: e acabaram saindo na minha foto também

 

Obs: Vale muito a pena conhecer a Isla del Sol, sugiro que não tirem ela de seus roteiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...