Ir para conteúdo

Patagônia (El Calafate, TDP, El Chaltén, Ushuaia) e BsAs / fev2013


Posts Recomendados

  • Colaboradores

10º dia: 13.02.13 (quarta) - Ushuaia

 

O que fiz: Parque Nacional Tierra Del Fuego

Valor: $ 100 (transfer) + 60 (entrada)

 

No próprio hostel, fechei o transfer para ir ao Parque Nacional Tierra Del Fuego. Você escolhe a hora que quer ir (a van passa de hora em hora até às 13h). Saí às 10h, acompanhada de uma argentina do meu quarto. Paramos apenas em um hostel e depois seguimos pro parque. Em 30 minutos chegamos à entrada.

 

Descemos, pagamos a taxa de entrada (valor diferenciado para quem é do Mercosul – isso ocorre na maioria dos lugares), pegamos um mapa e voltamos para a van – que percorre diversos pontos do parque levando o pessoal (você escolhe também onde quer descer).

 

Ficamos na primeira parada (onde a maioria desce): Bahia Enseñada, onde tem o carteiro do fim do mundo. Passei lá rapidinho para carimbar meu passaporte (10 pesos!) e começamos a caminhar na Senda Costera.

Fizemos algumas paradas para apreciar a vista, descansar e comer, por isso levamos umas 3h30 para fazer tudo. Não nos apressamos para nada. A trilha é bem fácil, não tem desnível e é tranquila de se fazer, além de ser bem sinalizada (só achei falta dos bastões amarelos em algumas bifurcações que me confundiram hehe).

 

598da047d2742_sendacostera.jpg.92f00f38a3356b2cd7dc1a7f27ff9c14.jpg

 

Às 14h já estávamos a caminho do Centro de Visitantes. Aproveitamos para ver a exposição que tinha lá dentro, usamos o banheiro e seguimos para fazer a trilha Lapataia. Nos guiamos pelo mapa e fizemos os itens 1 (Paseo de la Isla), 2 (Laguna Negra) e 3 (Mirador Lapataia) - essa trilha tem vários itens :) . São trilhas simples, sem muita dificuldade. O que nos atrapalhou um pouco, foi que no final da trilha 1, seguimos os bastões amarelos, entramos na mata, demos a volta e voltamos para o mesmo lugar. Por isso, voltamos até o começo do caminho 1 (e perdemos um tempinho ai), então decidimos caminhar pela Ruta 3 e fazer o caminho ‘por fora’ e passamos pela Laguna Verde. Chegamos à trilha 2 e visitamos a Laguna Negra. Depois seguimos rapidamente para a trilha 3 e caminhamos super rápido para conseguirmos pegar o bus de volta. Ali, alcançamos o mirador da Bahía Lapataia, que dá uma visão linda do lugar. De lá, descemos correndo e chegamos a tempo de pegar o bus das 17h (na volta, as vans passam às 15h, às 17h e às 19h).

 

lapataia.jpg.88374f19708ed6357a4ad1f85da62943.jpg

 

Mesmo com esses desencontros, achei essa trilha mais bonita, pois você vê mais paisagens diferentes, lagos e outras coisas e não apenas diferentes ângulos da costa. Andamos por mais ou menos 3 hrs também.

A Bahía Lapataia é a última parada do Parque. Levamos uns 20 minutos para percorrer todo o parque de carro, até a entrada. Depois, mais 30 minutos para chegar ao cnetro (com duas paradas em hostels).

Desci na Av. principal para jantar. Comi no Banana Café Bar, onde pedi o menu especial, por 68 pesos, que oferecia diversas opções. Escolhi a salada de entrada (que era simples, nada demais) e chorizo com salada e ovo (delícia).

Passei no mercado La Anonima, comprei água de 2,5 l por 7,10 pesos, 1 alfajor (3 pesos) e 2 suquinhos de laranja (2,40 cada).

 

MAPAS

 

598da0465a566_Tierradelfuego2.jpg.5c3f1b0502a0faf43363d7ceacdeebcf.jpg

 

598da04660d17_Tierradelfuego-lapataia2.jpg.6ccba0351c66c493c68a0f620fab4160.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 34
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

11º dia: 14.02.13 (quinta) – Ushuaia

 

O que fiz: 4x4 – Lagos Fagnano e Escondido

Valor: $ 600 (almoço incluso)

 

Fechei o passeio 4x4 no hostel, mas com o pessoal noturno (meninas super simpáticas). O cara que ficava de dia me disse que o passeio com almoço custava 680 e, na verdade, era 600 ::toma::

 

O carro nos pegou às 9h25. Éramos oito pessoas no 4x4. Estava um dia nublado, com chuviscos ocasionais. No caminho paramos para ver o Lago Fagnano, mas o tempo não estava colaborando muito.

 

Nesse meio tempo, outro 4x4 se juntou a nós. Entramos na estrada de terra e o passeio começou a ficar interessante. Em um momento, o guia disse que podíamos descer do carro para tirar foto enquanto ele passamos por um local acidentado, com lama. Depois, disse que quem quisesse poderia subir no topo do carro. É claro que eu fui neh!

 

Daí em diante o passeio foi demais! Foi muito legal ver e sentir as coisas lá de cima!

 

4x4.jpg.a876926f7026ad3a6ea27e909313891c.jpg

 

Depois descemos e caminhos uns 10/15 minutos até chegarmos ao local onde seria o almoço. Chegamos lá às 12h30.

 

Curtimos um pouco o Lago Fagnano e depois acompanhamos os guias fazendo o churras. O pessoal que estava no passeio era muito gente boa e de diversas partes. Foi ótimo conversar com todo mundo e ouvir as histórias de cada um.

O churras nos surpreendeu positivamente. Comemos choripan (pão + chorizo [linguiça]), depois carne (macia, super saborosa), cebola e ainda tinha uma saladinha (tomate cortado, pepino). Além disso, serviram de entrada pães cortados, com salaminho e queijo. Para beber, tinha água, coca e vinho. De sobremesa, tinha alfajor, café e chá. Foi muito bom!

 

A única parte ruim, é que nessa hora estava muito frio (e eu não tinha levado meu casacão). Mas ok, sobrevivemos. O pessoal entrou na casinha apertada onde eles guardam as coisas e eu e os brasileiros fomos fortes e ficamos do lado de fora para curtir! xD

Lá pelas 14h, voltamos aos 4x4 e começamos a andar pela orla do Lago (inclusive dentro da água!!). Dali pegamos a estrada e após 40 minutos, chegamos no Lago Escondido – o tempo aqui tinha melhorado

 

4x4-1.jpg.3a36f6789659dbe4d9c6e0be161cd29a.jpg

 

Lá, tivemos uma pequena instrução de como manejar os remos e, em pares, entramos em caiaques e saímos remando!! Foi muito legal!!

 

Eu e a minha dupla brasileira só rimos, já que não conseguíamos fazer metade das coisas que deveríamos.. hahaha

 

598da048c7cd7_lagoescondido.jpg.f83d24bc3a371a1e774b1be8719dcfee.jpg

 

Umas 16h15 todos já estavam em terra seca e seguimos de volta para a cidade. No caminho, conseguimos uma boa vista do Lago e, em seguida, começou a chover. Mais ou menos às 17h30 chegamos no hostel.

Com certeza, é o melhor passeio para se fazer em Ushuaia!! ::otemo::

 

Sai do hostel para caminhar pela cidade, parei na loja de souvenirs e comprei umas lembrancinhas para a família. Lá tem duas lojas principais de lembrancinhas: uma chamada “Souvenirs” e outra chamada “La Ultima Bita”. As duas têm preços bem parecidos, mas buscando você consegue achar algumas coisas diferentes ou com preço melhor em uma delas.

 

Depois, fui para a loja Dolcíssimo tomar sorvete. Uma mini casquinha, com uma bola, saiu 15 pesos. Escolhi o sabor de doce de leite com amêndoas – no início achei meio estranho, mas depois ficou ok :wink:

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

12º dia: 15.02.13 (sexta) – Ushuaia / BsAs

 

O que fiz: Glaciar Martial

Valor: $ 65 (entrada)

 

Eu, a argentina e um brasileiro do nosso quarto dividimos um táxi para irmos ao Glaciar Martial. O preço cheio saiu 56,50 e o local está a 20 minutos do hostel.

 

Chegamos lá, pagamos a entrada e seguimos para o teleférico. Chegando no topo, você uma vista linda da cidade e a possibilidade de fazer três trilhas: a principal (verde), que dá acesso a outras duas – a vermelha (com dificuldade alta, dá acesso ao glaciar) e a azul (simples, que dá acesso à vista panorâmica da cidade).

 

598da048d02e3_glaciarmartial.jpg.dd1accae2850ab2585ff98fab3a34430.jpg

 

Andamos pela trilha verde. Como não estava muito afim de fazer caminhadas mais difíceis e por que o glaciar não estava com tanta neve (e eu tinha visto glaciares lindos em outras cidades) resolvi pular a trilha vermelha e combinei com eles um local e horário para nos encontrarmos. Fui em busca da trilha azul. São 850m e em um determinado momento tem uma subidinha mais chatinha, mas nada demais.

 

A vista de Ushuaia lá de cima é fantástica. Vale muito a pena ir (e o dia estava muito bom também, apesar de no glaciar estar ventando super gelado – e eu não levei, de novo, meu casacão).

 

ushuaia.jpg.b35a99c0a2a5de4b21102504429100a5.jpg

 

Nos encontramos, descemos a trilha e voltamos para a entrada do local. Lá, encontramos mais uma menina do nosso quarto (uma francesa doida que ficava acendendo a luz, quando estava todo mundo dormindo) e ai dividimos o taxi de volta em quatro. Os taxis aparecem por lá quando vão deixar pessoas, então teoricamente é fácil pegar um por ali (apesar de termos esperado um pouquinho um aparecer – talvez quando for mais tarde seja mais difícil encontrar um). A volta saiu 54 pesos.

 

Eu e o brasileiro seguimos para o Museu do Presídio (e o Marítimo e a Galeria de Arte ficam por ali também). Pagamos 90 pesos para entrar. Como chegamos lá 14h45 eu estava atenta para qualquer coisa sair correndo pra ir embora, já que meu voo para BsAs saía às 17h.

 

Mas nem precisava me preocupar. Levamos 30 minutos para rodar (rapidamente) o museu. Achei a entrada bem cara para o que oferece. Estava esperando um pouco mais, mas era algo que eu queria fazer, então ok.

 

presidio.jpg.46c4d0eb18123a878e042a49f0c3daee.jpg

 

De lá, passei na lojinha de souvenir para comprar mais algumas coisinhas e seguimos para o hostel, onde pedi um taxi para o aeroporto, que saiu 46 pesos.

Fiz check in e paguei a taxa de embarque de 28 pesos.

 

Peguei o avião às 17:05 e cheguei em BsAs às 20h42. Lá encontrei meus pais, que decidiram de última hora passar alguns dias em Buenos :wink:

 

Como não tinha comido nada, fomos no El Palacio de la Pizza, onde comi empanada de frango e de presunto e queijo, por 8,50 cada. Estavam ok, nada de mais. A de presunto e queijo estava mais saborosa.

Passamos também na lojinha da Milka (tem várias por lá) e compramos 2 suquinhos (5 pesos cada) e 1 alfajor (6,50).

 

De lá fomos para o hotel descansar.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

13º dia: 16.02.13 (sábado) – Buenos Aires

 

O que fiz: bus turístico / show de tango

 

Acordamos cedo e fomos até a Calle Saenz Peña para pegar o bus turístico. Você pode comprar o ticket para um ou dois dias. O valor varia de 120 (para 24h) a 160 (para 48h).

 

Subimos no bus às 11h/11h20 e levamos três horas para percorrer todo o trajeto. Tivemos uma boa visão da cidade e, no ônibus, tinham fones de ouvidos com as explicações de cada lugar em diversas línguas. O duro é que quando não tinha nenhuma explicação, ficava tocando a mesma música e, depois de um tempo, isso enchia o saco. E você pode descer e subir quantas vezes quiser.

 

O passeio foi bem legal, mas optamos por não descer em nenhum lugar e, sim ver primeiro a cidade toda – depois vimos que talvez isso não tenha sido uma boa ideia, porque quando o passeio terminou, às 14h, vimos que não ia dar tempo de rodar de novo e ainda chegar a tempo de nos arrumar para ir ao show de tango à noite (fora que para parar em um dos pontos, você tem que percorrer todo o percurso de novo). :(

 

BA.jpg.2f6ce1538751230af61b3525f16d8027.jpg

 

Estávamos cansados de tanto sol na cabeça e fomos almoçar no Goya, onde pedimos o menu do dia, por 70 pesos. Pedi a opção que servia a milanesa e frango recheado com presunto, verdura, queijo e salada mista. E ainda oferecia refri ou água e uma sobremesa (como eu troquei a água pelo suco – acrescentou 10 pesos no valor final). Meu prato estava beem saboroso.

 

Como meus pais resolveram alugar carro por lá, voltamos ao hotel para buscá-lo e seguimos até a Calle Florida. Caminhamos por lá até a Galeria Pacífico, conhecemos ali e seguimos para explorar a cidade. Passamos atrás do Teatro Colon para ver a praça San Nicolas e, depois, fomos ver a feirinha da Recoleta. É bonitinha, mas é muito cara, sem anda que nos chamasse a atenção. Os preço não são marcados e ai depende de como o vendedor for com a sua cara ou não. Chegamos a perguntar num mesmo local o valor de uma bolsa e a mulher passou dois valores distintos pra gente (na primeira vez 80 pesos e na segunda, 95).

 

De lá, demos mais uma volta na cidade e passeamos longamente na Av Córdoba.

 

BA1.jpg.616a150f9bf25b56bc11cea18befa03a.jpg

 

Chegamos no hotel às 19h10 para nos arrumarmos par ao show de tango. Às 21h10 já estávamos acomodados no Tango Porteño – pagamos 45 dólares sem jantar (com jantar, saía 125 usd). O show só começava às 22h, mas mandaram a gente chegar antes (acho que para aguçar a gente a comer).

 

Meus pais não resistiram e pediram petiscos para a gente. Pediram água e refri por 25 pesos cada, papas bravas, por 70 pesos, e milanesita de muzzarela com salsa pomodoro, por 60 pesos. Não preciso nem dizer que estava mega caro e as porções eram mínimas.

O show começou às 22h15 mais ou menos e no início estava achando que não tinham muitos números de dança. Depois melhorou. Achei bem legal e diferente e curti as danças. No final da 1h30 de show estávamos cansados já, pois tivemos um longo dia.

Depois que saímos de lá, fomos até a Casa Rosada para tirar fotos noturnas da praça (outros prédios também ficam iluminados e a praça fica toda colorida – linda, linda).

 

BA4.jpg.9c1f0bacbea218938ff0f375d8b7e31f.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

14º dia: 17.02.13 (domingo) - Buenos Aires / SP

 

O que fiz: passeio pela cidade :D

 

Acordamos mais tarde e ficamos praticamente toda a manhã no hotel para arrumar as coisas, aproveitar o restante da nossa estadia por ali e fazer check out.

 

Em seguida, fomos par ao Estádio do Boca para fazermos o tour guiado. Pagamos 60 pesos cada, o que dava direito à visita ao museu e o tour (você pode pagar 55 pesos, ver o museu e uma visita express – tem uma porta no museu que você consegue ver o estádio por dentro). Esperamos uns 30 minutos para iniciar o próximo tour. O passeio foi legal, visitamos os vestiários e o guia contou um pouco da história do time. Ele era todo engraçadinho, sabia bastante coisa sobre futebol de outros países (do Brasil principalmente) e fazia piadinha com todo mundo. Mas lá dentro estava muuito quente e a vontade de ter feito o passeio Express era grande.. hahahaha. O tour dura, em média, 40 minutos.

 

BA2.jpg.61ba3647119ceeafa7b708717cb00448.jpg

 

Na saída, passamos nas lojinhas que ficam em frente para comprar algumas lembrancinhas. De lá, fomos almoçar em Puerto Madero. Comemos no Capisci. Eu e meu pai pedimos a parrilla, por 185 e minha mãe comeu peixe, por 60 pesos. Mas não estava bom. Ficamos decepcionadas. Por ser no Puerto, achamos que tudo lá ia ser bom, mas não foi. Tava beem mais ou menos.

 

De lá, seguimos para San Telmo para passearmos na feirinha. Andamos bastante por ali e aproveitei para ir no Freddo, já que estava morrendo de vontade de tomar sorvete de lá. Pedi uma casquinha (por 26 pesos), sabor Tramontana (creme, doce de leite e um tipo de amendoim). Estava bom, mas não acertei o sabor que tinha experimentado no Uruguai.

 

Saímos de lá e fomos em direção a Av. Santa Fé para visitar a livraria El Ateneo (no dia anterior entramos na filial pequena que tem na Calle Florida e eu fiquei “hãn.. não é essa que vi na foto, acho que existe outra!” hahaha.. ai perguntei pro segurança lá que me indicou onde era o lugar correto :P ). Depois de descer a Av. ao invés de subi-la, chegamos no lugar correto. Adoreii! É lindo demais lá!

 

BA3.jpg.d690bc6c47ac640533e04dbe348ea66b.jpg

 

Ficamos um pouco por ali e lá pelas 19h seguimos para ao aeroporto. Como voltávamos em voos diferentes, nos separamos. Fiz check in (dessa vez sem taxa de embarque) e esperei até o momento de embarcar. O voo saiu com uns 15 minutos de atraso, às 22h30 e chegamos no Brasil às 1h20. Esperei o voo dos meus pais e seguimos para casa. :wink:

 

É isso. Espero colaborar com o pessoal ai, responder perguntas e compartillhar essa viagem linda que fiz com todo mundo ::otemo::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

KekaMC

 

vou agora em março para a Patagônia e seu relato caiu como uma luva....muito obrigado pelas informações ::otemo::::otemo::::otemo::

 

Para evitar essa viagem de 5 horas entre El Calafate e TDP tinha colocado nos meus planos ficar 2 noites em Puerto Natales e sair dali para ir a TDP (El Chalten não está nos meus planos)...depois de ler seu relato fiquei na dúvida agora do que fazer....

 

Parabéns pela viagem e pelo compartilhamento das informações! ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Valeu Quintanilha!

se tiver dúvidas, só me falar!

 

A viagem para TDP é cansativa, mas vale muito a pena. Se você conseguir ficar mais tempo no Parque, é bom porque dá para aproveitar mais e fazer pelo menos uma das trilhas 'pequenas' (se não me engano tem uma de 5 hrs) :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ótimo relato KekaMC!!

 

Vou agora dia 30/03 fazer um roteiro quase igual. Na sua planilha vc dividi gastos antes e durante a viagem, com que foi os gastos antes da viagem? Todos os trechos aereos? Roupas?

 

No trecho El Calafate > Ushuaia vc pagou quanto na passagem?? Tô na dúvida se faço de ônibus ou avião!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...