Ir para conteúdo

Mochileiros.com x comunidade no Facebook


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Silnei,

 

Cara, que profunda sua análise, parabéns! Concordo com tudo, você até enxergou certas coisas por ângulos que eu nunca tinha visto.

 

Claudia,

 

Pois é, entendo perfeitamente a necessidade do Mochileiros. Certas coisas são tendências e não há por que não nos beneficiar sem que haja perda de identidade. O mais importante é isso, ter consciência da diferença entre um fórum e uma rede social, das limitações de uma.

Link para o comentário
  • Respostas 26
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Essa análise de Silnei sobre o "livro de rosto" foi a melhor que já li até hoje sobre tal rede social...

 

Há uns bons meses que deixei de frequentar o grupo do facebook, tanto por falta de tempo (que fez com que eu frequentasse bem menos o fórum) quanto por ter me cansado da dinâmica dos grupos daquela rede social... Aliás, só mantenho conta no facebook por questões acadêmicas mesmo, senão nem isso...

 

Mas concordo que o grupo tenha sua utilidade, afinal muita gente nova chegou aqui através dele nesses últimos anos, como o próprio Silnei relatou... Só espero que os administradores (e nós usuários e colaboradores) continuem tomando cuidado em alertar que a dinâmica daqui é bem diferente da de lá...

Link para o comentário
  • Membros de Honra
O Facebook trouxe eles pra dentro da sua casa por 24h por dia. Isso pode ser legal pra quem é muito carente, mas eu acho isso um verdadeiro saco. Seu feed de notícias é invadido por uma monte de informações inúteis e afetações o tempo todo. E se vc se descuidar passa a fazer o papel de chato também. Deixa de ser o choppinho de vez em quando pra se tornar um show de horrores, uma guerra de egos, um espetáculo de carência humana. Além disso tudo, é uma fonte inesgotável para quem gosta de cuidar da vida alheia.

::hahaha::

 

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Abraço

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Haole,

 

Esse trecho é mesmo ótimo. É uma coisa que no íntimo eu já tinha percebido, e acho que muitos também. Mas assim, tão às claras, fica tão óbvio que se eu fosse viciado em Facebook já teria parado :lol:.

 

Eu costumo dizer que o Facebook, especialmente quando você comenta para todos verem, é como estar num bar e de repente resolver gritar para todo mundo ouvir, até mesmo quem não está lá. O chat do Facebook é outra coisa que não me agrada muito e novamente a analogia é perfeita para explicar - você está num bar e todo mundo resolve conversar com todo mundo ao mesmo tempo. Obviamente, nenhuma conversa fica produtiva, pois não é possível dar atenção a todos. Mas naquela rede social é perfeitamente normal e você é julgado se não entrar para ficar disponível para um papinho todos os dias com todos que você conhece.

 

É só comparar com as situações da vida real e perceber como certos mecanismos são absurdos e podem prejudicar mais do que ajudar.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Sim, sim claro!

Uma "modernidade" boa usada de forma errada...

Eu particularmente nunca tive facebook ou orkut e tals por vários motivos, entre eles de não ter 100 amigos com quem eu possa dividir minha vida particular...nem 10 pra ser sincero :wink:(esta exposição é ao meu ver uma das formas de uso errada)

Logo acho que eu não seria bem "aceito" por outras pessoas e que me interpretariam de forma errada por eu não aceitá-las ou ter que bloquear algo(como pode acontecer quando alguém ler este post), o ser aceito aqui é que não daria certo, sinceridade demais atrapalha.

 

Eu sou uma pessoa meio reservada...se você procurar não vai encontrar um relato de minha autoria(não por egoísmo), não estou reprimindo quem o faça...acho super válido para troca de infos e tal. ::cool:::'>

 

Vejo que o conceito de o que é o "curtir" na realidade, na vivência mesmo mudaram.

Uma passagem rápida:

Esses dias falando com um amigo eu disse:

"pô cara, tu vai na praia e têm que anunciar ? "

Ele disse:

"Ontem coloquei que estava no outback...a mulherada fica louca"

Eu disse:

"No dia em que tu for num Gero, Pistache, mr.lam ou um Garcia e Rodrigues tu nunca mais vai querer saber de outback"

Eu estava me referindo ao sabor, a recepção, o bem estar e ele retrucou:

"É chique lá ? dá pra tirar uma onda?"

 

É mole ??? fazer o que né... ::tchann::::bruuu::

Abraço

 

 

Abraço

Link para o comentário
  • Membros

Li todos os posts e acho q até cheguei meio tarde ...

E eu concordo com tudo q disseram até o momento.

 

Todavia, evito o Facebook, pq tem pessoas com uma vibe mto diferente, tem preguiça de ler, de pesquisar, ou até fazer uma simples busca no Google. E o pior: sei q muitos desconhecem esse site (oq eh lamentável)

 

Tem muita gente que acha que Mochileiros.com eh sinônimo de cv* (agência de turismo), absorvem o conhecimento e não expõe, não busca ajudar o próximo na mesma proporção q foi recebida e qdo resolve divulgar fotos, põe tudo, menos da real beleza do lugar, com dicas úteis , so falta colocar como legenda da foto: olha meu corpo malhado no Caribe (Uhuuuuu eu sou mochileiro Yeah!)

 

E achei cômico qdo uma pessoa me chamou de "jurassica" pelo fato de dizer q sou usuária assídua do site em vez do grupo do Facebook

 

Obs: acho justo ter a comunidade no face, mas eh sempre bom lembrar a real existência do site, q eh muito mais útil por sinal.

E tbm nao quero generalizar, há sim, mochileiros no face, mas no site eh mais frequente

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Podes crer, Haole. Eu fiquei surpreso de ver como há aqui no grupo pessoas que pensam assim, porque no dia-a-dia a gente convive tanto com pessoas que pensam o oposto nesses campos - privacidade, gestão da informação, prioridades de vida - que às vezes a gente pensa que está sozinho.

 

Nathalia, de fato "mochileiro" é um conceito que gera muitas interpretações... algumas delas bem egoístas. O difícil é saber separar o folgado daquele que tem interesse em desenvolver o espírito mochileiro, mas tem dificuldade em alguns pontos e precisa do fórum para ser ajudado.

 

Lidar com pessoas não é fácil... vamos vivendo e aprendendo. Se pararmos para pensar, o Facebook é mais um capítulo dessa novela, afinal, foi desenvolvido por pessoas, para a maioria (já que não é possível agradar a todos). A gente vai tentando dançar conforme a música, sem se isolar, mas também sem perder a personalidade e se submeter ao que todos gostam e acham que é melhor. Esse equilíbrio é outro desafio.

 

Abs.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...