Ir para conteúdo

Relato de Viagem PETAR 2013 - 4 dias (durante a semana)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Ola a todos,

 

Como o forum foi muito util pra que eu pudesse montar minha viagem ao PETAR eu vim aqui deixar o meu relato, pois na minha viagem houveram algumas particularidades que podem auxiliar quem for em breve.

 

Eu estive no PETAR de 11/03/2013 a 15/03

 

Eu e meu grupo estavamos de férias do serviço, então resolvemos ir no meio da semana, motivo: Evitar a muvuca dos feriados e por ser no meio da semana conseguir valores muito melhores

 

A estrategia de conseguir valores baixos por ser no meio da semana inicialmente não tava dando muito certo, e eu tive que ligar pra varios guias/pousadas pra conseguir valores diferenciados.

 

Eu cheguei na segunda, por volta das 18:00 e fomos embora na sexta as 19:00. Por esse periodo de hospedagem conseguimos por 25,00 a diaria (de segunda a sexta um total de 100,00 reais, rolou uma diaria na faxa ^^V)

Ficamos em chales com banheiro individual, geladeira e fogão. Dividimos nosso grupo de 8 pessoas em dois chales (esses chales recebem de boa até 6 pessoas, são bem grandes).

 

O guia pros 4 dias de passeio eu cheguei a cotar de 156,00 até 230,00 ... pra vcs verem como valores la são bem negociaveis.

 

Na segunda feira o PETAR não funciona, mais resolvemos ir ja na segunda pra na terça acordar bem cedo e aproveitar todos os passeios

 

Nosso roteiro foi esse:

 

12/03

Núcleo Santana:

Caverna do Couto

Caverna Santana

Caverna do Morro Preto

Cachoeira do Couto

Piscina Natural

 

13/03

Nucleo Santana

Trilha do Betari

Caverna Água Suja

Cachoeira das Andorinhas

Cachoeira do Betarzinho

Caverna do Cafezal

 

14/03

Núcleo Ouro Grosso

Caverna do Ouro Grosso

Caverna Alambari de Baixo

Cachoeira do Sem Fim

 

15/03

Cachoeira Arapongas (60 metros - rapel)

 

 

Nosso roteiro sofreu uma mudança drastica, no 3º dia iriamos visitar o Nucleo dos Caboclos, fazer a Caverna Terminina, mais tinhamos um gordinho no grupo e mais uma menina que ja ficaram podres com a trilha Betari, como a Terminina é mais puxada nos resolvemos alterar o roteiro pra depois não termos dor de cabeça com eles não aguentando a caminhada e etc

 

No total de gastos ficou assim:

Hospedagem = 100,00

Transporte (carro saindo de Osasco/SP com 4 pessoas) = 184,00 (dividindo por 4 = 46,00) **incluindo pedagios da Regis e Rodoanel

Guia/Passeios = 170,00 (incluindo capacetes, ingressos pro PETAR e etc)

Comida = 304,00 dividido por 8 pessoas = 38,00 (como tinhamos geladeira nos fizemos uma compra e com ela fizemos todos os lanches pra trilha, cafe da manha e jantar)

Rapel = 80,00 (cachoeira de 60 metros)

 

Nos jantamos apenas 2 dias foras, 1 dia comida em uma pousada la perto por 10,00 e em outro em uma pizzaria muito bacana chamada Samambaia, comemos muito mesmo, e divindo o valor com tudo fico 20,00 por pessoa muito economico.

 

No final cada pessoa gasto individualmente 464,00 por 5 dias, com exatamente tudo tudo tudo, não ficou nada de fora desse apanhado. Eu achei muito economico, fiquei mega feliz, pois a ideia era justamente fazer tudo gastando pouco.

 

Sobre o guia e a pousada sem comentarios, tudo perfeito, pousada provavelmente a mais proxima dos nucleos, não aquelas afastadas, o guia muito gente boa.

 

 

**Agora algumas particularidades do passeio: durante a semana é 100% vazio, não nos deparamos com nenhum outro grupo em nenhum dos dias, então podiamos fazer tudo do nosso jeito sem se preucupar com tempo de permanencia em caverna ou em sair/chegar rapido devido a entrada de outro grupo.

 

**PETAR não funciona de segunda

 

**Se forem fazer o Rapel em Arapongas não deixem pra fazer outras atividades no mesmo dia, a montagem do rapel é mega demorada, mais de 1:30h, e o esquema é vc ir e descer umas 3x, só uma é muito pouco, só que fazendo isso vc praticamente mata o dia.

 

** O Nucleo Caboclos é muito longe, então pra vc fazer uma caverna desse nucleo vc acaba matando um dia

 

** Todo mundo fala que o PETAR tem zilhôes de cavernas, porem se por algum motivo vc não puder ir a Caboclos, as alternativas que vc tem são exatamente essas do meu roteiro, sem nenhuma a mais, a coisa acaba ficando meio limitada.

 

** Quando fomos tava de boa lance de inseto, eu mesmo fui, fiquei os 5 dias sem nenhuma picada, mais falam que em algumas epocas do ano la é tenso. Algumas meninas do nosso grupo tiveram menos sorte com insetos.

 

**Durante a semana é meio tenso de vc sair a noite pra comer, muitos lugares fecham logo as 20:00

 

** A pizarria Samambaia é sem duvida o melhor lugar pra comer a noite, e passa cartão la

 

 

Vou deixar um video que fiz resumindo minha viagem, da pra ter noção dos luagres, embora nenhuma foto ou video consiga transmitir o que é o PETAR, o lugar é realmente incrivel.

 

 

Viagem realizada em Março de 2013 ao PETAR

 

Núcleo Santana:

00:55 Caverna do Couto

04:29 Caverna Santana

04:59 Caverna do Morro Preto

05:44 Trilha do Betari

07:13 Caverna Água Suja

11:22 Cachoeira das Andorinhas

11:49 Cachoeira do Betarzinho

14:01 Caverna do Cafezal

 

Núcleo Ouro Grosso

15:28 Caverna do Ouro Grosso

16:33 Caverna Alambari de Baixo

 

Ambiente externo aos Núcleos

17:20 Cachoeira do Sem Fim

20:24 Cachoeira Arapongas (60 metros - rapel)

 

 

 

 

Se precisarem de alguma dica só replicarem aqui ou no coments do video que eu respondo.

Abraço

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

Tenho sim.

 

Vou te passar os que fizeram os melhores orçamentos e o que eu fechei o role.

 

Valdemir dos Santos (peixepetar@yahoo.com.br)

 

contato@ip​oturpetar.c​om.br >>> contato@ipoturpetar.com.br (Agnaldo)

 

Tom (tom@planetatrilha.com.br) ou atendimento@planetatrilha.com.br

 

Eu fechei com o Tom, com ele a coisa desenrolava bem melhor quando era por telefone: Fone: +55 11 97244-9995

 

No caso do Tom, pra final de semana realmente os valores ficam mais altos... embora ter fechado com ele quem fez o menor valor foi o Agnaldo.

Eu tratei com varios outros guias, mais todos os outros enfiaram a faca... as agencias então nem se fala, super caro.

Link para o comentário
  • Membros

Cara valeu pelos contatos.

Vou fazer orçamento com eles.

O problema que vou pegar o feriado de 30/05, certo q vai ficar mais caro rs.

 

Encontrei um camping e achei interessante os valores. Se alguem precisar... só dar um grito.

 

Vlw Tanaguchi. Vou estudar o roteiro q vc fez.

 

Abraços

Link para o comentário
  • Colaboradores

Fmz,

 

Então a principio eu pensei em ficar em camping tbm, mais dai no orçamento que montei o camping ficava 10,00 e os chales 25,00... dai resolvi gastar um pouco a mais e ficar no chale. Pra min isso tbm foi perfeito, pq la tava mo tempo zuado, os dois primeiros dias foram de boa, mais quinta e sexta ficou aquela chuva chata o tempo todo. Alias, não sei se calhou de ser justamente quando fui, mais la a umidade domina

 

Feriado de 3 dias é perfeito, vc tira ali o dia do rapel e em 3 dias vc conhece Santana e Ouro Grosso inteiros... em breve eu vou voltar num fds qualquer pra fazer o Nucleo Caboclos

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Oi amigo! Desculpa a demora pra responder!! Eu fiz com um tenis velho, pois tem varios trechos que vc entra na agua, e com bastante lama, o tenis que vc usar vai acabar zuando bastante. Não precisa de bota, só levar um tenis do tipo trilha, nada de ir com calçado novo bonitinho, pois vai zuar.

 

Com camera é meio chato, pois em alguns trechos vc se molha, tem que usar as mãos, ou ainda entrar naquela cachoeira dentro da caverna; então o ideal seria uma camera a prova da agua, como eu não tinha foi a disponivel mesmo, mais eu tinha que fazer varias macaquices com ela. Se sua ideia for levar aquelas cameras bem grandes vale a pena repensar.

 

Por esse roteiro que fiz as cavernas do primeiro dia é super sussa levar camera, ja as do segundo dia é mais aventura, então é mais complicado.

Link para o comentário
  • 3 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...