Olá viajante!
Bora viajar?
Ferias 2013 ( Deserto Atacama e Santiago)
- Respostas 25
- Visualizações 8.4k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Sionev 14 posts
-
jgmiguel 2 posts
-
Biamorim 2 posts
-
mimi.silvestre 1 post
Olá pessoal, serei bem breve, pois não sou uma boa narradora.
Finalmente, minhas férias chegaram destino: Deserto de Atacama e Santiago.
Viajei na sexta a noite, dia 15/03 para Santiago, pernoitar em Santi e depois pela manhã segui para Calama ( Aeroporto mais perto de Atacama).
Infelizmente, por equívoco meu, havia feito a reserva no Hotel Ibis Estación Central com a data de chegada errada, ao invés de 15/03 (entrada), reservei dia 16/03.
Resultado, o recepcionista que me atendeu disse que não havia mais vagas e sequer me ajudou dando opções de hotel, mesmo eu tendo informado-o que voltaria, na outra semana para Santiago e ficaria no Providência outro Hotel Ibis Santiago. Simplesmente, ouvi um sonoro não tem vagas!!
Então sai, pelas ruas com bolsa de viagem ( pesada) na mão e mochila nas costas, percorri 3 hotéis ( não sei se posso chamar de hotéis), até que consegui um quarto em um hotel ( cara, não tive coragem de tirar a roupa para dormir). Permaneci com a roupa que estava e só queria sair logo para voltar para o Aeroporto.
Ainda por cima a dona me cobrou US$ 50 a noite ( um absurdo!!).
Lição primordial, sempre verificar a data da reserva, pois na minha vida louca, poderia ter estragado toda minha viagem, mas virei a página e segui.
As 5 da manhã já sai da espelunca para o Aeroporto em Santiago.
Cheguei em Calama, no dia 16/03 - Durante o voo de manhã o que via era a Cordilheira dos Andes me acompanhando. Não existiria companheira mais perfeita?!
Tão logo aterrissamos, o que me surpreendia era olhar para os lados e somente ver “NADA”!
Fui retirar minha bagagem e procurar a empresa Licancabur, nem precisava procurar o Aeroporto é pequeno e o balcão da Licancabur fica bem próximo a área destinada a devolução de bagagem.
Eu havia contatado a Licancabur por email e a minha preocupação era se realmente teria um bom serviço. Apesar que já tinha vista comentários na Internet Bons e Ruins.
Cheguei no balcão e tinha uma placa com os nomes das pessoas que tinham reserva com esta empresa de transfer.
Paguei 24.000 pesos para o serviço ida x volta ( cerca de R$104 reais).
Particularmente gostei do serviço deles tanto na ida quanto na volta, me deixaram no Hostal Elim direitinho e me pegaram no dia programado.
Somente a horar na volta, apesar de terem dito que estariam as 06:30, chegaram com um atraso de meia hora. Foi até um comentário da dona do Elim “é normal o atraso de meia hora”.
Nota: Dolar câmbio Aeroporto Santiago – 455 pesos e Real Aerop. Stiago – 237 ( acho que foi isso, no meu caso troquei dólares x pesos no Aeroporto em Santiago, antes de embarcar para Calama).
No Atacama, pagavam 470 ( na Rua Toconao, nesta rua existem várias casinhas que fazem câmbio, fui em três casas que cotavam o mesmo valor ).
A Licancabur me deixou no Hostal Elim, onde a atendente Susana veio me recepcionar no portão.
Logo de cara adorei o lugar, bem simples, gostoso e a Susana foi muito atenciosa comigo, me passando as informações, mapa, mostrando meu quarto e dando o recado que a Grado 10 queria falar comigo.
Meu quarto era bem grande, afinal tinham 4 camas ( 3 de solteiro e 1 de cama) todas para mim! Rs
Este Hostal não divide quarto, a menos que você queira e o banheiro também é privativo.
Primeiramente, só queria tomar um bom banho, afinal depois de uma noite doida em Santiago num quarto que me arrepiava.
Ter uma cama limpa e quarto cheiroso era a melhor coisa que eu queria em minha vida.
Após o banho, parti para Rua Caracoles, procurar a Grado 10.
Eu havia verificado várias empresas pela Internet para fazer os passeios pelo Atacama e não tive coragem de deixar fechar os passeios somente quando eu chegasse no Atacama, com receio de não ter disponibilidade.
Outro fato, que havia visto fotos da Grado 10 e queria muito aquele CAMINHÃO!! Atacama sem o Caminhão 10, para mim não seriam Férias!
Fui a Grado 10 paguei o restante dos 50% que eu devia( a primeira parcela foi paga no Brasil, através do meu cartão de crédito).
Fechei os seguintes passeios:
Março 16 (sábado): Valle del Arcoiris. CLP$30.000 – CANCELADO ( Passeio não realizado em virtude de falta de turistas)
Março 17 ( Domingo): Salar de Tara. CLP$50.000 & Valle de La Luna & Valle de La Muerte. CLP$10.000
Março 18 ( Lunes): Lagunas Antiplanicas. CLP$30.000
Março 18 ( Lunes): Lagunas Cejar. CLP$15.000
Março 19 (Martes): Geisers Del Tatio. CLP$30.000
Total por persona CLP$165.000. (sem incluir entradas)
Atacama é lugar inacreditável, com paisagens belíssimas, que parecem pinturas, além de eu ter conhecido pessoas sensacionais.
Principalmente, uma chilena que passou a ser companhia de balada e que me ajudava na difícil tarefa de tomar Pisco!!!
Elegemos o melhor Pisco de Atacama, feito no Adobe e descobri o prazer de comer palpa ( abacate) como “verdura”.
Cancelei na tarde do dia 19, o último passeio que eu faria pela Grado 10 para o Valle del Arcoiris, no dia 20 , pois continuava sem turista e desta forma, eles fechariam com outra agência. Como eu queria ter um dia só para mim, foi a melhor coisa, pois assim curti e muito o Atacama sozinha.
No dia 20 de março fui a Toconao, aluguei uma bici e fui a Pukara de Quitor que fica distante de S. Pedro uns 3 kms , a partir do Mirante temos a visão de S. Pedro, Cordilheira.
E infelizmente, fui embora no dia 21, quando decolei no avião da Lan e via as imagens que a Lan passava de dentro do avião e via a Cordilheira senti uma emoção enorme e chorei. Atacama é um lugar ímpar, fiquei muito emocionada e chorei, chorei de felicidade e tristeza por não ter ficado mais tempo.
Cheguei em Santiago no dia 21, mas engraçado, embora Santiago tenha suas particularidades, me hospedei na Providência, Bairro carismático, mas ficava triste por não estar mais no Atacama. Logicamente, são Cidades diferentes.
Santiago conheci vários lugares como Centro ( Ruas Ahumada, Bandera ), bairro Patronato ( é como meu Saara aqui do Rio, de comércio popular), bairro Bella Vista.
Os grandes shoppings como o Costanera Center e Parque Arauto.
Fui as casas de Pablo Neruda: em Santiago (La Chascona) e Isla Negra – recomendo-as , além das casas serem bem curiosas é ótimo conhecer um pouco mais da vida deste grande Poeta.
Desculpe-me, caso tenha sido bem sucinta em minhas informações, mas estou à disposição, caso vocês queiram saber mais detalhes de minha viagem.
Somente coloquei algumas fotos.
Abraços a todos.
Editado por Visitante