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DAM

relato PERU-Abr 2013-Lima,Arequipa,Chivay,Puno,Cuzco-SUPER dicas

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AGRADECIMENTOS:

“Pelo muito que li e do pouco que sei”, dedico este relato aos nossos amigos mochileiros que muito nos ajudaram na idealização e concretização desta viagem.

 

INTRODUÇÃO:

Meu objetivo, a princípio, é trazer informações recentes (Abril de 2013) de gastos, dicas e “manhas” para possibilitar uma excelente viagem aos que estão com data marcada para visitar este país lindo. Também pretendo com este relato despertar a curiosidade e estimular o conhecimento desta verdadeira maravilha da natureza. Viva ao Peru.

 

I Parte - DICAS GERAIS do Peru:

1- A carteirinha ISIC Internacional dá desconto de 50% na entrada para algumas atrações, como Machu Picchu (S 157 inteira) e o boleto turístico em Cuzco (S 130 inteira). Ou seja: vale muito a pena, mas no caso do boleto turístico não é aceita se o estudante tiver mais de 25 anos. Custo da carteirinha no Brasil: R$ 40,00 (não vale pedir para pagar meia, hehhehehe). Ver mais informações em: http://www.isic.org/campaigns/ef-vouchers.html.

 

2- é necessário vacinação contra febre amarela e comprovante internacional para entrar no Peru. A vacina deve ser tomada, pelo menos, 10 dias antes da viagem. Procedimento normal: tomar vacina em qualquer posto e levar o comprovante do posto de saúde na ANVISA (normalmente tem sede no aeroporto) para emitir o comprovante internacional. Em verdade o comprovante não é pedido, mas é bom ir preparado. Já pensou se decidem checar o seu?

 

3- Ainda no Avião em direção ao peru eles entregam a Carta Andina para passageiros não peruanos. Este documento deve ser preenchido com suas informações pessoais e serve para comprovar o seu período de permanência no país e sua condição de estrangeiro. Desta forma, será exigido na saída (não perca ou pagará multa). Curiosidade: As hospedagens possuem um benefício tributário ao prestarem serviços aos estrangeiros. É por isso que algumas pedem para tirar cópia da Carta Andina. Este benefício fiscal normalmente é convertido em hospedagem mais barata.

 

4- Nas compras, pechinche. Você consegue, pelo menos, 25% de desconto. Aliás... no Peru tudo é negociável, até comida (com exceção dos fast foods e restaurantes chiques, claro). Ou seja... não adianta olhar para a foto do hambúrguer que custa S 5 e falar... só pago S 3, vai?

 

Como o “caro” e o “barato” representam uma análise comparativa, para quem não quer perder tempo pesquisando preços durante a viagem, é interessante saber o valor normal para alguns serviços que você vai precisar adquirir (daí a importância de ler relatos). Ex: Um city tour em Arequipa com ônibus panorâmico tem preço inicial de 45 soles (escrito no folder explicativo e tudo). Pechinchando sai de 30 a 35 soles. Com esta informação você não irá precisar percorrer várias agências, podendo fechar o passeio até com o seu hostal, ganhando mais tempo para passear.

 

Ainda sobre pechincha... tenha bom senso. É preferível pagar um pouco mais caro para uma viagem segura (ex: taxis e ônibus) do que arriscar seu passeio, ainda mais a noite.

 

5- Toda cidade Peruana possui uma Plaza de Armas onde se concentra a vida noturna, agências e informações turísticas, etc. Desata forma, é interessante escolher hospedagem nas Plazas de Armas. A exceção: Lima (o point é o bairro de Miraflores).

 

6- Aeroportos e rodoviárias cobram “taxa de uso de terminal” (espécie de selo exigido na hora do embarque que é vendido em guichê específico). O valor depende do destino, assim, o guichê pede a passagem para calcular. OBS: quando a passagem de avião é adquirida no Brasil, já está inclusa esta cobrança.

 

7- Leve a grana em dólares. Sem dúvida é a melhor forma de levar dinheiro para o Peru (mais fácil de cambiar e com melhores cotações). Cartão de crédito??? Esqueça. É comum cobrarem adicional em hospedagem quando o pagamento é feito em cartão, além de nós brasileiros termos de pagar IOF de 6,8% para compras realizadas fora do Brasil quando usamos o cartão.

 

8 – Notas falsificadas: este problema é recorrente no Peru. A princípio você pode pensar... há basta cambiar em um banco confiável, como o Interbank. Beleza... e quando o Interbank te dá uma cotação de 2,42 Soles e na rua todos te dão 2,58? Diferença grande, não? A solução é saber reconhecer notas verdadeiras. Para isso:

- Dólar – notas antigas: Textura, fita do lado esquerdo a esfinge, marca d’água tridimensional da esfinge do lado direito, valor por extenso em relevo do lado direito e selo de segurança que muda de cor do lado direito. Fonte: http://ghiorzi.org/dolar.htm

- Dólar – notas novas: A melhor forma de distinguir é e selo de segurança que muda de cor do lado direito, a depender da inclinação.

- Novo Sol – notas antigas: Tocar (textura do papel), mirar (marca d’água tridimensional da esfinge no lado esquerdo) e girar (são três selos de segurança: uma na esquerda, um no meio e outro na direita da nota). Na pressa, a forma mais segura é observar o selo de segurança do lado esquerdo, que ao inclinar deve aparecer o valor da nota. Fonte:

- Novo Sol – notas novas: A melhor forma de distinguir é e selo de segurança que muda de cor do lado direito, a depender da inclinação.

 

9- Segurança: O Peru é um país tranqüilo e não possui problemas graves com segurança pública. O pior que pode ocorrer é um furto, principalmente em cidades grandes como Lima. Assim, é melhor não circular com objetos chamativos como relógios, colares, etc. Assaltos... uma raridade. Quer provas? Repara só... Em Lima (uma cidade com 9 milhões de habitantes) você entra em qualquer banco sem passar por um detector de metais (aquela porta giratória que prende a gente), existem centenas de pessoas que realizam câmbio no meio da rua com um bolo de dinheiro nas mãos para todos verem, e você acha policiais por todo lado no estilo europeu (bem vestido, sem colete e com uma arma dentro do coldre) . Comparando com minha cidade aqui no Brasil... você entra em um banco sob a maior tensão, os policiais andam com fuzil, colete e capacetes prontos para a guerra e se alguém inventar de ficar com dinheiro na mão para trocar na rua... levam até o braço.

 

10 – Para uma melhor vista dos Andes: na ida do Brasil ao Peru, sente do lado direito da aeronave. Na ida Lima  Arequipa ou Cuzco, sente do lado esquerdo do avião. Na volta: Arequipa/ Cuzco  Lima, sente do lado direito.

 

11 – Boa educação: Não entre de chapéu em igrejas ou locais públicos, é sinal de desrespeito. Caso desrespeite é possível que um guarda lhe chame a atenção.

 

12 – Taxi: Não existe taxímetro e o preço deve ser negociado antes de entrar no veículo. Os peruanos são tranqüilos e negociar preço aqui não é ofensa. Assim como no Brasil, não existe o costume de dar gorjeta para o taxista. Ou seja: negociou 10 soles, o total é de 10 soles.

 

13- 10% nos restaurantes: os restaurantes não costumam incluir nas contas, mas é costume arredondar a conta na média de 10% (quando o serviço é bom). Como a galera já sabe que brasileiro é canguinha... alguns garçons alertam na hora de entregar a conta.

 

14- Propina (gorjeta): No Peru, é costume pagar para usar banheiros públicos, para tirar fotos das pessoas que estão fantasiadas para fazer a alegria dos turistas, etc. Ou seja: é bom sempre ter umas moedinhas.

 

15- Repartição diplomática do Brasil em Lima (não que você precise): Av. Jose Pardo 850 • Miraflores • 51 (1) 512-0830 // 421-5660 • [email protected]www.embajadabrasil.org.pe

 

16- Seguro saúde viagem: não é exigido qualquer tipo de seguro saúde para ingresso no Peru, assim, fica a critério de cada viajante. Uma dica... se você tem problemas de saúde ou já está na “melhor idade”, talvez seja interessante realizar um (não é caro e pode ser pago de acordo ao nº de dias de viagem). As pessoas reagem de forma diferente à altitude, desta forma, é bom estar precavido. Agora... antes de adquirir algum, cheque primeiro se seu plano de saúde oferece este tipo de cobertura.

 

17- Logo na chegada no aeroporto internacional de lima têm um balcão de informações turísticas. Lá é possível retirar mapas de todas as cidades turísticas e pegar dicas.

 

18- O Peru é um país acessível. Para se ter uma idéia: com 10 soles (oito reais) é possível almoçar bem (local limpo e com boa comida) em qualquer cidade turística (referência para Abril de 2013). Aqui na minha cidade no Brasil... com oito reais você nem senta em uma barraca de praia (custa R$ 10,00 o “kit praia”). Ou seja... se você tem o sonho de visitar este país e acha que não está no seu orçamento, vou provar no meu relato que “seus problemas acabaram”.

Agora chega de conversa e vamos ao trabalho...

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Complementando a parte geral:

 

19- Não fique depressivo quando conversar com os turistas de outras partes do mundo que encontrar no Peru. O que tinha o menor tempo de viagem estava em uma Trip pela América do Sul por 5 meses. Ai eu penso... 10 dias já foi a maior dificuldade para mim.... estes caras ganham dinheiro como? Deixaremos os problemas do mundo para depois, hehehhehe. Achamos até uma família da Malásia que estava dando a volta ao mundo em 2 anos. Cara... deve ser a família real de lá. Vou até checar as fotos.

 

20- Não importa o que digam... retire suas bagagens em Lima e despache para o seu próximo destino. Ex: Se você vai de SP  Lima  Cuzco, deve retirar suas malas em Lima e depois despachar para Cuzco. Ou seja... elas não vão direto para Cuzco. A companhia aérea dá informações trocadas, de modo que achamos dois grupos de brasileiros (um em Arequipa e outro em Cuzco) que... achando que só iam retirar as bagagens no destino final... ficaram sem as malas, hehhehheehe. Calma... um dia elas chegam.

 

21- Não é necessário passaporte para entrar no Peru. Isso já possibilita uma economia enorme. Agora... você deve ter uma Carteira de Identidade nova (não vale CTPS, carteira de conselho de classe, carteira da facu, carteira de estudante, carteira do clube...etc). Se a sua estiver ruim, tire uma segunda via por precaução, nem tão caro é.

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Valeu Flávio,

 

agora a responsa aumentou, hehhehehe

 

Abraço,

 

DAM

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2- é necessário vacinação contra febre amarela e comprovante internacional para entrar no Peru. A vacina deve ser tomada, pelo menos, 10 dias antes da viagem. Procedimento normal: tomar vacina em qualquer posto e levar o comprovante do posto de saúde na ANVISA (normalmente tem sede no aeroporto) para emitir o comprovante internacional. Em verdade o comprovante não é pedido, mas é bom ir preparado. Já pensou se decidem checar o seu?

 

DAM, esse negocio de vacinação obrigatória no Peru é mito.

Eu procurei saber direitinho pois faço tratamento imunológico e não poderia tomar a vacina contra a febre amarela. Para outros países eu teria que ter uma declaração do meu médico explicando isso e com essa declaração pegar na ANVISA uma autorização especial pra viajar sem vacina. Já tinha lido por aí que o Peru não exigia mais. Mas preocupada, liguei para o Consulado do Peru e eles confirmaram não ser mais obrigatório. Já foi, mas não é mais. Eu e a família fomos sem vacinar e sem problemas. ;)

[]'s,

Camila

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Pessoal essas taxas que dizem cobrar nos aeroportos de Lima e Cusco, vocês precisaram pagar? Acho que passagens economicas da Tam não englobam essas taxas

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Mila,

 

valeu pela informação atualizada. Massa porque a galera já pode economizar um tempo na hora de viajar. Apesar da vacina ser gratuita, ir até a ANVISA para emitir o comprovante pode ser um transtorno. Conclusão: para ir ao Peru está ainda mais fácil: sem vacina, sem passaporte, sem seguro saúde... só não vale sem dinheiro, hehehhehe.

 

Abraço,

 

DAM

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Pessoal essas taxas que dizem cobrar nos aeroportos de Lima e Cusco, vocês precisaram pagar? Acho que passagens economicas da Tam não englobam essas taxas

 

Fiquei preocupada com isso e liguei pra TAM pra saber. Informaram que na chegada em Lima eu teria que pagar U$ 31 por pessoa. Não paguei nada disso. Mas cheguei no Peru com LAN e não com TAM, embora o bilhete tivesse sito emitido pela TAM. Talvez se você chegar com TAM, seja obrigado a pagar, não sei.

[]'s,

Camila

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Pessoal essas taxas que dizem cobrar nos aeroportos de Lima e Cusco, vocês precisaram pagar? Acho que passagens economicas da Tam não englobam essas taxas

 

Ritters,

 

eu adquiri as passagens aérea por milhas pela TAM e já foi tudo incluso. Ou seja: não paguei nenhuma taxa de uso de aeroporto em Lima, Cuzco ou Arequipa. Li alguns relatos onde a galera que compra a passagem lá tem de pagar. Na dúvida, liga para TAM umas 2x para checar :D .

 

Abraço,

 

DAM

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11-04-2013 – São Paulo:

 

Chegamos ao aeroporto de Guarulhos (SP) às 21:00, retiramos as bagagens e fomos jantar. O vôo para Lima era na manhã do dia seguinte (8:30) e como iríamos aproveitar para conhecer Lima no primeiro dia, tínhamos que chegar dispostos. Desta forma, decidimos dormir no Fast Sleep do aeroporto de Guarulhos (espécie de pousada dentro do aeroporto). O quarto é muitíssimo pequeno e mesmo pagando por apenas 8 horas um quanto para casal com banheiro privativo sai R$ 200,00 (incluído o ISS). Caro, mas paciência. Esta foi a pior e mais cara hospedagem da viagem.

 

DICA1: A vantagem do Fast Sleep é poder dormir um pouco mais quando o vôo é cedo, já que você já está no aeroporto mesmo, hehhehehe. Agora... como existem quartos com e sem banheiro, as pessoas que ficam em quarto SEM tem de utilizar o banheiro geral. É um entra e sai de gente toda hora batendo a porta. Fique em um quarto longe deste “banheiro geral”.

 

DICA2: Caso precise de água no aeroporto, compre nas máquinas espalhadas pelo saguão. Nas máquinas custa R$ 2,50 e nas lojas o dobro do preço.

 

Gastos: Nem cheguei ao Peru e já estou gastando...

- Jantar no Spoleto R$ 9,90 prato de macarrão a bolonhesa (para aeroporto é uma pechincha).

- água R$ 2,50 nas máquinas do saguão.

- 8 horas no Fast Sleep R$ 200,00. Esta doeu no coração

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Excelentes dicas, conseguir tirar minha duvida sobre a retirada da mala em Lima, imaginava que pegaria no meu destino final Cusco.

 

Alem da conexão em Lima, terei que fazer um novo check-in, procede?

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Otimas explicações, obrigado pessoal. E minha duvida é a mesma do Renato, além de outra bem particular: será que se faz estas viagens pelo Peru apenas com mochilão ou teria como fazer com mala? O problema da mala seria um lugar para deixar, o que teria o risco de roubarem...

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Excelentes dicas!!!

Essa da taxa no aeroporto eu não sabia

 

Valeu Fred,

 

vai espalhando para a galera não entrar em furada, hehhehehe

 

Abraço,

 

DAM

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Excelentes dicas, conseguir tirar minha duvida sobre a retirada da mala em Lima, imaginava que pegaria no meu destino final Cusco.

 

Alem da conexão em Lima, terei que fazer um novo check-in, procede?

 

Olá Renato,

 

A viagem está chegando e a ansiedade aumenta. O procedimento é este mesmo... tira as malas em Lima e faz um novo check in de Lima para Cuzco. Se liga que em São Paulo eles vão te dá um papel do vôo de Lima para Cuzco chamado pré-check in, que só serve de orientação. Quando você realizar check in em Lima eles vão trocar este papel pelo que vale mesmo. Ha, e relaxa porque eles demoram uns 30 minutos para colocar a bagagem na esteira rolante quando você chega em Lima.

 

Abraço,

 

DAM

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Oi DAM a minha trip ainda é em Setembro :cry::cry: anciedade total.....

 

Obrigado pela dica mesmo, foi muito util.

Agora aguardar o seu relato...acompanhando, nao quero perder nenhuma dica. Valew

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Renato,

Meu tempo é curto, então farei o básico: City Tour, Vale Sagrado, trem Ollanta - Águas, Machu Picchu e trem Águas - Ollanta.

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Renato,

Meu tempo é curto, então farei o básico: City Tour, Vale Sagrado, trem Ollanta - Águas, Machu Picchu e trem Águas - Ollanta.

 

Eu terei 25 dias, ferias do trabalho... Creio que quando retornar estarei quebrado kkkkkk

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    • Por GUILHERME TOSETTO
      Olá, meus amigos!!!!
      Segue agora mais um relato de viagem, desta vez à cidade de Ubatuba nos últimos dias 27 e 28 de Abril, em companhia dos amigos André Petroni, Eduardo (nickname Umpdy), Francisco Lopes, Débora e Osmar Franco.
      Estávamos combinando essa viagem havia algum tempo, mas nunca conseguíamos encaixar as datas convenientes a todos, mas eis que calhou de um fim de semana "vazio" pra galera e marcamos a viagem.
      Eu, Eduardo, Chicão e Débora saímos de São Paulo na sexta-feira à noite, por volta das 19:45 e chegamos em Ubatuba às 23 horas. O André e o Franco tiveram que trabalhar e só foram pra lá no sábado bem cedinho, de ônibus. Seguimos pela Dutra até São José dos Campos e de lá pegamos a rodovia dos Tamoios, que está em obras em diversos trechos. Quem for pegar essa estrada, deverá ficar bastante atento, não paenas às obras, mas principalmente às curvas, muito fechadas e perigosas.
      Lá chegando, fomos para o Tribo Hostel, onde já havíamos feito reservas para o final de semana. Como nesse final de semana estava acontecendo um campeonato mundial de surf em prancha curta (não lembro o nome exatamente), o hostel estava cheio e acabamos ficando num de seus anexos...



       
      Feito o check in, fomos para os quartos, ficando eu e o eduardo em um e o Chicão e a Débora em outro.
      Algumas observações sobre o quarto onde ficamos eu, o Eduardo e o Franco: o teto é baixo e tem ventilador instalado junto à luminária. Como o Du ficou na cama superior, qualquer movimento da perna pra fora da cama já chutaria a porra do ventilador, além de bater a cabela no teto num levantar mais brusco!!!! rsrsrsrs...isso sem falar que o Du trancou a porta do quarto... e ainda havia mais um hóspede no nosso quarto, que chegou de madrugada e ficou esbravejando e xingando do lado de fora, enquanto a atendente do hostel vinha com a outra chave pra abrir...como eu tava morto de cansaço da viagem, não ouvi nada disso!!!!rsrsrsrrs.
      No dia seguinte, sabadão, ficamos esperando o André e o Franco chegarem pra podermos ir à Ilha de Anchieta. Chegaram por volta das 11 horas, também fizeram o check in e fomos arrumar as tralhas pra ir à ilha. Combinamos com o Renato, dono de um barco para nos levar até lá e ir nos buscar no final da tarde. Algumas fotos da ida, da Ilha e do retorno...









       
      Na Ilha de Anchieta há algumas trilhas, como a do Saco Grande e a Praia do Sul. Ambas constam do passaporte Trilhas de SP. Lá também há um antigo presídio, que foi desativado em 1955, três anos após a rebelião de 1952. No local, ainda trabalha um antigo vigia da época em que o presídio ainda era ativo!!! O local lembra um campo de concentração, várias ruínas...
      A ilha em si tem praias muito bonitas e praticamente desertas, talvez pela época do ano não ser a chamada "alta temporada", mas, mesmo assim, são excelentes... água muito limpa, peixes nadando ao nosso redor, quando ficamos numa das piscinas naturais formadas pelas rochas na parte norte da ilha.









       
      Ficamos na ilha até cerca de 16:15, fizemos a trilha da Praia do Sul, que é muito light e voltamos pra Ubatuba.
      À noite, fomos jantar numa pizzaria próxima ao hostel, a Pizza da Nonna...local bem aprazível, simples e comida de bom sabor...voltamos ao hostel, onde fizeram um churrasquinho pra galera...nessa hora, o sr. André cometeu a gafe-mancada da noite: sentou-se em cima de uma caixa de isopor, que servia de "geladeira" pra cerva do povo...o resultado não poderia ser outro, em poucos segundos a caixa estourou completamente de fora a fora... pior foi o que o André falou:
      - "Pô, eu pensei que fosse um puff!!!!"
      O que teve foi um "crash" and "pof" do André caindo!!!!
      Nem os gringos que estavam jogando uma sinuquinha aguentaram e racharam o bico também...
      Mas, gafes e foras à parte, o fim de semana foi excelente!!! No domingo, fomos para a praia da Lagoinha, onde começamos a fazer a trilha das 7 praias, chegando, ao final à praia da Fortaleza. São mais de 10 km de caminhada, passando pelas praias que dão o nome à trilha, com vários níveis de dificuldade, mas com paisagens muito compensadoras em sua beleza...seguem mais algumas fotos...








       
      Levamos cerca de 3 horas e meia pra finalizarmos a trilha, considerando-se que paramos algumas vezes pra descanso, pra um lanche e pra banho numa das praias.
      A fim de ganharmos algum tempo pra voltar onde deixamos o carro, na praia da Lagoinha, resolvemos subir os 7 quilômetros da estrada entre a Fortaleza e a BR101 a pé...chegando lá, pegamos um ônibus de volta à praia da Lagoinha e voltamos ao hostel pra arrumar nossas coisas, tomar um banho e retornar a Sampa...antes disso, ainda deixei o Franco na rodoviária, pois, como estávamos em seis pessoas, não havia espaço suficiente pra todos dentro do carro...saímos de Ubatuba por volta das 18:45 e chegamos à capital às 22:45, um pouco mais demorado do que na ida, mas ainda paramos pra comer um lanche e as curvas em subida requerem menor velocidade e mais atenção.
       
      Realmente foi um fim-de-semana ótimo, em companhia de amigos muito bacanas, sempre dispostos a tudo, sem reclamações, todos de muito bom-humor, enfim ,foi bastante divertido...deixo vocês agora com mais algumas paisagens, agradecendo a atenção de você, que está lendo, e aos amigos que lá estiveram, proporcionando mais uma excelente viagem!!!! Abração, galera!!!!
      Ah, pessoal ,se esqueci de alguma coisa, por favor, complementem o relato...











    • Por Schumacher
      Preparativos
       
      Em julho de 2014 decidi que, apesar de adorar o carnaval de Santa Catarina, faria uma coisa totalmente diferente nessa data no ano seguinte. Consegui 2 amigos para ir junto comigo e emiti as passagens nas Aerolíneas Argentinas (10k milhas Smiles POA-FTE, 270 reais FTE-USH, 10k milhas Smiles USH-POA).
       
      Como a viagem seria de apenas 9 dias, não cheguei a elaborar um roteiro, apenas um esboço do que fazer, além de reservar as hospedagens e o aluguel de carro. Este último saiu caro, mas dividindo em 3 compensou a comodidade e o melhor aproveitamento do tempo.
       
      Às vésperas da viagem consegui uns guias do meu colega de trabalho Fernando, e no 13 de fevereiro de 2015 finalmente peguei meu mochilão (dessa vez não esqueci da câmera) e segui para o aeroporto, com uma carona do meu vizinho Marco e outra carona no vagão refrigerado da Trensurb.
       
      Ao chegar a Buenos Aires tive que trocar de aeroporto, do Ezeiza para o Aeroparque. Quem tem conexão pela Aerolíneas pode usar o translado da empresa Manuel Tienda León de graça, mas tem que pegar um comprovante em uma sala da companhia no próprio aeroporto. Importante salientar que os horários que estão no site não são confiáveis.
       

       
      1° dia
       
      No meio de uma madrugada mal dormida no aeroporto, partiu meu voo para El Calafate. Do alto era possível ver o lindo azul contrastando com as estepes patagônicas. Cheguei no começo da manhã, dividi um táxi com uns brasileiros, já que saiu o mesmo preço do único outro transporte disponível, uma van que custava 100 pesos, e um tempo depois cheguei na locadora da Hertz, para retirar o veículo. Subi o morro para uma panorâmica da cidade.
       

       
      De lá fui para a Reserva Laguna Nimez, paraíso das aves na beira do Lago Argentino, que envolve a pequena cidade. Paguei a razoável taxa de entrada e depois do trajeto inicial meio sem graça e uma chuva fraca que insistiu em incomodar, comecei a ver espécie após espécie em uma diversidade de ambientes.
       

       
      Entre as mais de 20 fotografadas em algumas horas, constavam gaviões bastante dóceis, tanto que cheguei a ficar a menos de 3 metros de um deles.
       

       
      Também tive o primeiro contato com a fruta típica da região, o calafate, embora meio murcha e pouco saborosa por já estar no fim da época de frutificação.
       

       
      Era para eu ter encontrado ali a minha amiga Raquele, que já tinha viajado para lá antes, mas por uma falta de sincronismo nos encontramos apenas no meio da tarde no hostel em que ficaríamos, o I Keu Ken. O único ponto negativo desse lugar é para quem está a pé, pois ele fica no alto de um morro.
       
      Pegamos a estrada sentido norte até chegar ao hotel La Leona mais de uma hora depois. No caminho havia diversos cicloturistas e os primeiros bandos de guanacos e emas.
       

       
      Depois de um lanche e do atendente dizer que não poderíamos ir sozinhos no lugar em que queríamos, fomos para lá do mesmo jeito. Seguindo orientações vagas encontradas pela internet, chegamos ao vale em meio aos morros Los Hornos, onde segundo o site havia uma “depressão profunda”. Literalmente, entramos em depressão.
       

       
      Caminhando, passamos por diversas ossadas e encontramos o que eu queria, fósseis! A floresta petrificada conta com troncos fósseis de 150 milhões de anos. Só vimos poucos troncos e nenhum dinossauro, mas já foi o suficiente para ter valido a excursão.
       

       
      No caminho de volta o sol apenas começava a baixar, apesar de já ser quase 21 h.
       
      À noite, durante toda a semana, estava tendo uma festa com shows e inclusive a presença da presidenta, talvez por isso os preços estivessem tão inflacionados. Tanto que tivemos que jantar sanduíches comprados no supermercado, enquanto ouvíamos o show que nem era tão bom assim.
       
      2° dia
       
      Pela manhã chegou meu outro amigo, o Vinícius. Partimos para o Parque Nacional das Torres del Paine, no Chile. Primeiro, uma pausa para foto da paisagem insólita no mirante.
       

       
      Fizemos uma escala na metade do caminho em Esperanza, ainda na Argentina. Depois de mais uma refeição à base de sanduíche, tentamos abastecer o carro no único posto em um raio de 50 km, ou possivelmente o dobro, como nos informou o frentista que, assim como uma fila de carros, aguardava o combustível chegar sabe-se lá dentro de quantas horas. Como não tínhamos todo esse tempo, arriscamos seguir em direção ao parque.
       
      Os passageiros babavam no carro enquanto eu dirigia pela monótona estrada, quando passamos pelo vilarejo de Tapi Aike. Milagrosamente havia uma bomba de combustível ali, onde já tinha visto num relato que estava desativada. Como a esperança é a última que morre, decidimos bater na casa para ver se alguma alma nos atendia, apesar de todos os outros carros passarem direto. E não é que deu certo? Embora consideravelmente mais cara, foi nossa salvação.
       

       
      No meio da tarde chegamos às aduanas de fronteira. Como havia poucos carros e nenhum ônibus naquela hora, até que foi rápida a travessia. Não levei alimento algum pensando que teria problema, mas a única coisa confiscada foi os sachês de mel do Vini. Outro detalhe importante é que precisa de uma autorização providenciada pela locadora para cruzar a fronteira, a um custo adicional.
       

       
      O primeiro vilarejo no Chile é Cerro Castillo. Possui uns 4 comércios de mantimentos apenas. O primeiro e mais turístico é caríssimo, só o utilize para fazer o câmbio. Indico esse amarelo da foto, ali o preço cai pela metade e aceita cartão de crédito. Não leve água, pois há disponível e puríssima durante todo o circuito, e cada kg a menos é muito precioso.
       

       
      Depois do estoque feito e mais uns quilômetros à frente, entramos na área do parque, cercada por lagoas de diversas cores, como a Laguna Amarga, com alta salinidade e lar dos belos flamingos.
       

       
      Na portaria de mesmo nome, tivemos a péssima notícia de que havíamos chegado tarde demais para escalar as Torres del Paine. Dessa forma tivemos que acampar no camping da hostería Las Torres e replanejar o roteiro para compensar as cerca de 5 h perdidas que faríamos naquele dia. Os campings do parque custam todos em torno de 8000 pesos chilenos, nada se comparado ao preço dos alimentos, então leve o seu junto, nem que seja daquela lojinha na fronteira.
       
      Havia uma quantidade impressionante de gringos espalhados entre o camping, o refúgio e o hotel. Assim como nos demais campings pagos, havia água quente e eletricidade, mas não tive tempo para carregar minha câmera. Inauguramos a barraca de luxo da Raquele, enquanto o Vini ficou com minha toca do Gugu emprestada. E ali começou a aventura de se dormir em um chão pedregoso sem um isolante, ao menos em meu caso.
       
      3° dia
       
      Iniciada a caminhada com a subida dos belos morros. Logo percebi que o vento forte traria algum estrago. Dito e feito, ele arrebentou a solda do painel solar que tinha levado para carregar a câmera e o celular. Ali começou o primeiro racionamento, o de energia elétrica (o de energia humana viria posteriormente).
       

       
      Conheci as duas frutinhas vermelhas que cresciam junto ao solo e que fariam parte da minha alimentação durante essa jornada, a chaura e a murtilla, levemente doces e ácidas.
       

       
      Logo percebi que o ritmo de um dos integrantes não seria o mesmo do meu, ainda mais com o peso extra na respectiva mochila. Começou a preocupação com o tempo, já que percorreríamos uma distância bem maior do que a praticada por outros visitantes em um dia.
       
      Continuamos subindo, passando pelo acampamento Chileno, onde trombamos com um casal carioca e com a placa oficial de entrada.
       

       
      Comi um cogumelo bege que achei no chão e após passar a entrada do acampamento Torres, segui com os cariocas até a parte mais exposta ao vento, onde fiquei descansando por uns minutos até meus amigos chegarem. Ao completar o trecho mais íngreme, avistamos a incrível paisagem do lago glacial e dos pilares graníticos com neve em suas bases. Não há como expressar em fotos a grandiosidade daquela cena.
       

       
      Ainda tivemos sorte de presenciar outro fenômeno, uma tromba d’água, que pegou todos desprevenidos.
       
      Almoçamos por ali enquanto contemplávamos a paisagem e depois descemos pelo mesmo caminho por algumas horas até a bifurcação para ir ao acampamento Los Cuernos. A trilha de todo o circuito é razoavelmente bem sinalizada, embora as placas estejam voltadas para quem faz o trajeto em sentido contrário (a grande maioria). Assim, quando havia uma bifurcação, só sabíamos o caminho certo ao chegar ao seu final. Ainda bem que tínhamos GPS no celular, e que a bateria dele durou todo o tempo necessário.
       

       
      Caminhamos por longas horas durante esse trecho quase plano de 11 km. Quando o dia ameaçava terminar, cruzamos o último morro e vimos o acampamento de um lado e outra tromba d’água no lado oposto. Com o atraso em nosso itinerário, tivemos que acampar novamente em um lugar pago. Assim que terminamos de armar as barracas, a noite chegou. Meus amigos jantaram seus miojos de copo enquanto eu fiquei com as sobras e um sanduíche de queijo e presunto.
       
      Depois de um banho quente e uma contemplada num dos céus mais bonitos que já vi na vida, parti para a cama, ou melhor, saco de dormir. Vini não teve tanta sorte, preocupado acompanhando um rato que apareceu atrás de sua barraca.
       
      Distância percorrida no dia: 26 km.
       
      4° dia
       
      Amanheceu um dia chuvoso e mais frio que o anterior. Nesse momento meus lábios já haviam ressecado o suficiente para rachar, e a situação só foi piorando, já que não tinha nada para botar neles. Em virtude de nosso atraso, decidimos que somente eu percorreria a segunda perna do circuito W, os demais seguiriam ao acampamento Paine Grande a 13 km e nos encontraríamos lá no fim do dia.
       

       
      Com isso, enquanto eles descansavam, tomei um litro de leite e coloquei a roupa impermeável para a caminhada. Pouco depois surgiu o sol, que me obrigou a trocar as vestimentas novamente.
       
      Continuei ao longo do belo Lago Nordenskjöld, já mirando o Cerro Paine Grande.
       

       
      Passei o acampamento Italiano, onde começava a subida do Vale do Francês. A difícil ascensão margeava um rio, geleiras e o cume da montanha, de impressionantes 3050 metros, ligeiramente superior à mais alta montanha brasileira.
       

       
      Nessa hora tive que pôr novamente uma roupa mais propícia ao frio e vento que fazia. Parei para comer uma maçã no mirante intermediário, de onde a maioria dos caminhantes e seus bastões não passam, e continuei subindo. Já estava bastante cansado e até um pouco atrasado no horário, quando fui agraciado por uma precipitação diferente. Pela primeira vez na vida presenciei a neve caindo sobre mim!
       

       
      O êxtase me deu forças para o trecho final mais duro, até o Mirador Británico. Infelizmente o clima frio e nublado não ajudou nas fotos e esgotou a bateria da minha câmera novamente, restando o guerreiro celular. Paciência, mas fiquei bem de boa lá no topo enquanto almoçava e admirava a paisagem sem uma viva alma em volta.
       

       
      A possível continuação da trilha estava fechada, então tive que descer. Atravessei a extensa floresta carbonizada, resultado de um incêndio de grande proporção causado por um israelense em 2012, fato que motivou a proibição de fogueiras no parque.
       

       
      Novamente no final da tarde, cheguei ao acampamento. Depois do jantar provamos o excelente licor de calafate que tínhamos comprado na fronteira, recomendo!
       
      Como não havia árvores no camping, o vento soprava mais forte, tanto que praticamente destruiu nossa outra barraca.
       
      Distância percorrida no dia: 23 km.
       
      5° dia
       
      Esgotado das noites mal dormidas e caminhadas sem fim, partimos para o terceiro e esperado último dia de trilhas.
       
      Um aviso de amigo, não experimentem brincar com a flor da foto abaixo. Isso me custou um bocado de tempo para conseguir remover os espinhos que grudam individualmente na roupa.
       

       
      Continuando, avistamos belos icebergs na borda do Lago Grey, sinal de que a geleira estava se aproximando.
       

       
      E foi bem isso. Um pouco depois chegamos ao mirador do Glaciar Grey, onde a longuíssima geleira avança sobre o lago de mesmo nome e sobre uma ilha que a contém.
       

       
      Naquele momento, decidimos que não iríamos até o refúgio Grey, pois o horário do barco não era compatível com o nosso. Assim, voltamos até o Paine Grande e descemos até o acampamento Las Carretas, um dos trechos menos frequentados do parque e já fora do circuito W.
       

       
      Apesar das belas paisagens iniciais, a maior parte dos 17 km seguintes seria bastante monótona, uma pradaria sem fim, com poucas aves passando. Ao menos o trajeto era plano.
       

       
      Ao chegar ao camping desprovido de qualquer infraestrutura, a decisão mais difícil: ter outra péssima noite ali ou arriscar seguir caminho e conseguir carona para voltar à outra portaria onde estava o carro, há quase 50 km dali? Escolhemos a segunda opção. Chegamos à sede do parque onde passava a estrada, mas os poucos veículos que passavam em sentido norte naquele fim de dia eram transportes dos hotéis. Com isso, tivemos que pedir clemência ao responsável pela sede, um senhor que nos deixou acampar ao lado do prédio que fica na margem do Lago Toro. O senhor foi tão gentil que até me passou a senha do wifi, e eu pude avisar para minha mãe que ainda estava vivo.
       
      Improvisamos um conserto para que a segunda barraca pudesse passar sua última noite conosco antes de ir dessa para melhor. Os únicos ruídos dessa noite foram dos ventos uivantes e dos roncos do Vini.
       
      Distância percorrida: 29 km. Total: Cerca de 78 km, com um baita peso nas costas e elevações constantes de 50 a 850 metros!
       
      6° dia
       
      Começamos bem o dia. O segundo carro que passou, com um simpático casal de italianos, deu carona para nós e para nossas mochilas até a portaria do parque.
       
      Uma hora depois lá estávamos de volta. Juntamos os últimos 8 dólares que tínhamos para pagar o translado até o hotel para eu retirar o carro.
       
      No caminho até a fronteira, flagramos um bando de condores andinos.
       

       
      Depois do almoço e e da aduana, voltamos por um atalho de estrada de chão, frequentado mais por animais do que humanos.
       

       
      De volta à cidade no meio da tarde, fomos direto para o Parque Nacional Los Glaciares. O parque, pago, consiste em uma estrada que costeia um rio até a principal atração de El Calafate, o Glaciar Perito Moreno.
       
      Plataformas te deixam bem próximo da geleira, a ponto de ver e ouvir com clareza os pedaços de gelo se partindo e desabando na água.
       

       
      As colunas de gelo de 60 m de altura que se estendem por até 5 km e que crescem e se despedaçam constantemente, são mais uma paisagem indescritível, especialmente durante o pôr-do-sol.
       

       
      Quando saímos do parque já anoitecia. A quantidade de lebres que passa pela estrada é surpreendente. Especialmente pela rota 60, que é de chão em meio a fazendas. Cruzamos por dezenas delas, felizmente nenhuma atropelada.
       

       
      Eu e Vini dormimos no mesmo hostel de antes, enquanto que Raquele, que ficaria mais um dia na cidade, foi para outro.
       
      7° dia
       
      Cedinho pegamos o voo para Ushuaia, ou “Uçuaia”, como dizem os argentinos. Peguei umas dicas valiosas no centro de informações do aeroporto e, claro, carimbei meu passaporte com o selo do fim do mundo.
       
      Como Ushuaia é uma zona franca, as coisas custam consideravelmente mais barato que em El Calafate. Sendo assim, consegui finalmente almoçar de verdade, no restaurante El Turco, que fica na principal avenida do centro, a San Martín. Ushuaia não tem o mesmo charme de El Calafate, mas ainda assim é agradável. Dentro das construções climatizadas, claro, pois os ventos e baixas temperaturas limitavam as caminhadas, sobretudo em dias nublados e à noite.
       

       
      Reservamos o passeio pelo Canal de Beagle, escolhendo o de 750 pesos, que passava pelas ilhas dos passeios padrão e mais a dos pinguins. Estava um pouco receoso pelo alto custo, mas posso dizer que valeu muito a pena. O passeio de quase 7 h começa passando por ilhotas cobertas de colônias de aves, principalmente o cormorão, que à distância parece um pinguim. Além destes, há gaivotas, trinta-réis, albatrozes, entre outras espécies menos frequentes.
       

       
      Pouco à frente fica a Ilha dos Lobos Marinhos, que abriga algumas dezenas desses animais tranquilos.
       

       
      Continuando, se passa pelo Farol Les Eclaireurs e mais outro bando de aves iguais continuando por um bom trecho sem ilhas, com raros povoados no lado argentino do canal e o vilarejo de Puerto Williams, que disputa com Ushuaia o título de cidade mais austral do mundo, e talvez não o seja pelo fato da população ter menos de 3000 habitantes, sendo a maioria militares e pescadores.
       

       
      Em seguida a embarcação passa por uma estrutura geológica formada na glaciação, e após contorná-la, chega ao destino final, a Ilha Martillo, mais conhecida como Pinguinera.
       

       
      Incontáveis pinguins-de-magalhães se reúnem nesse pedaço de terra como parte do seu ciclo de vida, e nos brindam com essa exibição incrível. Junto a eles aparecem algumas aves oportunistas, como escuas e urubus, além de 2 outras espécies de pinguim: o Papua, que é a ave mais veloz na água, e o Rei, que é mais raro e maior que os outros que passam por lá.
       

       
      Quem tem muita sorte, como a Raquele que foi no dia seguinte, consegue ver alguma baleia pelo meio do canal. Para os demais, resta o longo retorno assistindo documentários sobre a Terra do Fogo e os pinguins na cabine climatizada, ou então babando no sofá como meu amigo.
       
      À noite, eu e Vini jantamos em um lugar animado da Av. San Martín chamado Chester. Comi eu queria muito comer queijo Roquefort, uma iguaria barata na Argentina, pedi uma pizza de 4 queijos só para mim, já que ele não queria. Enquanto comíamos e tomávamos a ótima cerveja vermelha da marca local Beagle, passava um pot-pourri de clipes de rock das décadas passadas. É um bom lugar para um esquenta.
       

       
      Retornamos em seguida ao bom hostel Yakush para dormir em seus colchões moles.
       
      8° dia
       
      Às 10 h pegamos o transporte que sai de hora em hora da estação rodoviária para o Parque Nacional da Terra do Fogo. Duzentos pesos para ida e volta e mais 100 para entrada no parque.
       
      Começamos pela trilha que segue pela costa da Baía Lapataia, em meio às 3 espécies de árvore do gênero Nothofagus, as mesmas que havia em Torres del Paine. Não possuía grandes novidades, além de alguns passarinhos, chumaços de algas-pardas, mexilhões e grãos de areia acinzentados.
       

       
      Em meio à trilha estávamos morrendo de calor pela quase ausência de vento, mas quando fomos para as demais o tempo virou. Veio uma brisa do capeta e uma chuva bem chata.
       
      Uma das trilhas levava até um observatório de aves, embora nenhuma nova naquele dia. A outra até uma turfeira gigante, causada pela matéria orgânica lentamente sendo decomposta no frio e umidade do lugar.
       

       
      A última trilha nos mostrava o estrago causado pelos castores, resultado de mais uma introdução de espécie exótica desastrosa. A castoreira represa a água em um ponto e alaga uma baita área, onde morrem essas árvores de lento crescimento.
       

       
      Retornando, ainda tivemos sorte de observar uma raposa se alimentando.
       

       
      Nosso transporte de volta sairia às 19 h, como ainda tinha um bom tempo fomos até a cafeteria que ficava um pouco distante. Chegamos às 18:05 h, e para nossa surpresa, já estava fechada! Assim, tivemos que aguardar na sarjeta junto com um chinês maluco que ficava fotografando cavalos em atividade de cópula a nossa frente.
       
      No retorno ao hostel conhecemos uma dupla de brasilienses, Edgar e Conceição. Tentamos ir a um pub, mas o lugar não aceitava cartão de crédito, estava cheio e era quente demais. Com isso, eu e Vini jantamos no mesmo lugar da outra noite e depois degustamos um bom vinho que a dupla nos ofereceu no albergue, enquanto o staff reclamava o tempo todo da nossa conversa que beirava uns 50 decibéis. Apesar desse cara chato, a ruiva da manhã é bastante simpática.
       
      9° dia
       
      Vini partiu de manhã cedo de volta ao Rio.
       
      Depois de um café-da-manhã reforçado, lamentavelmente sem frutas como no albergue anterior, saí para uma caminhada. Infelizmente escolhi o dia errado para as compras, pois no domingo a maioria das lojas, inclusive as de equipamentos de aventura, estava fechada. Consegui apenas comprar souvenires e ir ao supermercado pegar um bocado de alfajores de 4 pesos cada.
       
      Na ida para o almoço, encontrei Raquele voltando de um passeio e ela encontrou outra brasileira que tinha conhecido na viagem. Fomos os 3 almoçar no Banana Bar. O lugar também sai bem em conta, mas precisa urgentemente de mais de uma garçonete para atender todo mundo. Provei a outra marca de cerva, a Cape Horn. Boa, mas ainda fico com a Beagle.
       

       
      No retorno, pausa para um chocolate quente. Depois disso fiquei matando o tempo no albergue, pois estava cansado para ainda visitar o Cerro Martial, a outra atração da cidade, e sem dinheiro vivo para os museus. Peguei o táxi e quando fui embarcar descobri que tinha uma maldita taxa de 28 pesos separada da passagem para pagar em dinheiro.
       
      USH-AEP, EZE-POA e finalmente de volta direto ao trabalho!
       

       
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