Ir para conteúdo

PERU-Abr 2013-Lima,Arequipa,Chivay,Puno,Cuzco-SUPER dicas


Posts Recomendados

  • Membros

12-04-2013 – Lima

 

Cara, nem consegui dormir direito de tanta ansiedade para pegarmos o vôo. Acordei diversas vezes, não conseguia pegar no sono... quando deu o horário de levantarmos, dei um pulo da cama e corri para tomar banho bem rápido e rumo a aventura. O café da manhã foi no saguão do aeroporto (pão de batata a R$ 6,00un foi a melhor opção custo X benefício). Daí, partimos para a fila da TAM para despachar uma mochila de carga e rumo à aeronave. Falando na TAM... vou contar o “pulo da puma” que fizemos para poder conhecer Lima: quando se adquire passagem por milhas aéreas pela TAM, você escolhe o destino final e eles se viram para te levar até lá, ou seja: Iríamos a Arequipa. Como não existe vôo direto, fizemos: Salvador a São Paulo por TAM + São Paulo a Lima por TAM + Lima a Arequipa por LAN. A dica: o intervalo de cada vôo pode ser até 24 horas. Assim, colocamos o vôo de Lima a Arequipa para a manhã do dia 13 de abril para aproveitarmos o dia 12 para conhecer a capital do Peru.

 

Desembarcando em Lima... fiquei com um friozinho na barriga. Este receio no início da viagem é natural em função do ambiente novo, desconhecido. O segredo é relaxar. O aeroporto demorou 35 minutos para liberar a bagagem na esteira (pelo que vi, lá é normal demorar um pouco porque ninguém reclamava) e neste tempo ficamos no balcão de informações turísticas pegando dicas e mapas das cidades que iríamos visitar. De posse da mochila de carga, saímos do saguão internacional e já fomos abordados por vários taxistas cobrando valores de 50 a 60 Soles ou Reais para Miraflores (para eles soles e Reais é a mesma coisa). Parece que eles só querem levar a galera para Miraflores, hehehehehehhehe. Na verdade é o seguinte... como a maioria dos turistas vai direto para Miraflores se hospedar, é como se fosse padrão. Também é mais lucrativo para eles, vez que dificilmente uma corrida para outro local em Lima saia mais caro do que ir a Miraflores.

 

Escapando dos taxistas da saída internacional, fomos atrás de informações sobre um local para deixarmos a mochila de carga... como eu não sabia como explicar direito em “Portunhol”, me bati pra caramba. Para todo mundo que perguntava, achavam que era para despachar a mala... ai pensei... me ferrei, só tinha metade de um dia para conhecer Lima e estou aqui procurando onde deixar esta mochila... até que chega uma mulher e diz: hummm vocês estão procurando o locker? Cara... que burrice, claro... “locker”.

 

O locker no aeroporto de Lima era crucial porque traçamos um roteiro que permitisse conhecer o maior número de locais desta cidade no pouco tempo que teríamos aqui. E ficar carregando 20kg andando pela cidade até chegar no Hostal a noite não era uma boa idéia.

Para que você não perca tempo... o Locker do aeroporto de Lima fica exatamente na saída do desembarque NACIONAL, do lado direito (um buraco escondido) e custa 24 soles por um dia (tentei pechinchar, mas o rapaz não foi com minha cara). Na saída do desembarque nacional também fica a casa de câmbio com a melhor cotação do aeroporto de Lima (lado esquerdo). Uma dica legal que li aqui no Mochileiros foi a seguinte: separe apenas uns 20 dólares para cambiar no aeroporto porque a cotação não é boa comparado ao que se acha na rua, mas é necessário para pegar um taxi. Enquanto na rua estavam pagando 1 dólar a 2,57 soles, no aeroporto o melhor foi 2,47.

 

Depois de deixarmos a mochila de carga no locker e realizado o nosso primeiro câmbio, fomos pegar um taxi. Na saída do embarque nacional havia muito mais taxistas, mas todos só queriam cobrar S 40 para Plaza de Armas, daí eu disse que só pagava S 30 (já tinha este valor por pesquisas no mochileiros.com). Ninguém quis e quando eu já ia procurar por outro grupo de taxistas um pouco mais distante (para não dizer que perdi a negociação, hehehhehe), eles gritaram... tem um aqui que te leva por 30. O carro era uma Corola preto, novo, com um senhor com idade de ser meu avô no volante, então eu achei confiável e entramos (somente no dia seguinte descobri que não era um taxi oficial). O taxista era gente fina, se chamava Carlos e contou a vida dele toda para a gente... que tinha morado no Japão por 4 anos, era contador, casado, morava em Miraflores.... Decidirmos então combinar com ele a corrida do dia seguinte do Hostal em Miraflores para o Aeroporto. Acertamos por S 40.

 

Plaza de armas... chegando na Plaza de armas, já bateu aquela emoção... agora sim estamos no Peru. Aqueles prédios amarelinhos com o palácio do governo ao fundo... muito bonita esta Plaza. Neste monto eu já estava morto de fome e, com apenas 20 soles na carteira, achava que não ia conseguir comer nada quando avistamos um restaurante com uma promoção: Fatia de Pizza + Inca Kola por 3 soles (na Plaza de armas mesmo), ai eu descobri que estava rico, hehehehhehe.

 

Em metade de um dia é claro que não tinha como conhecer todos os lugares que pesquisamos, então preferirmos ter uma visão mais abrangente da cidade (no city tour eles costumam tapear esta falta de tempo com o nome “cosmo-visão andina”). Após a volta na Plaza de armas, deixei a visita às Catacumbas do Convento San Francisco para trás e descemos por um calçadão em direção a Plaza San Martin. No caminho realizamos câmbio no Interbank (foi o único câmbio que fizemos em banco porque só aqui encontramos uma cotação razoável: 1 dólar a 2,55 soles – diferença de apenas 0,02 do que pagam na rua) e almoçamos (10 soles por pessoa - refeição completa: entrada + prato principal + suco de brinde). Durante o almoço o garçom nos antecipa a constatação das horas seguintes ao nos perguntar por que tantos brasileiros em Lima. Depois descobrimos que se tratava de um congresso. Cara... era brasileiro para tudo que é lado.

 

Chagando a Plaza San Martin, pegamos um taxi (15 soles) para conhecer o Huaca Pucllana (Pirâmide de adobe da cultura Limenha, localizada no bairro de Miraflores). O passeio é guiado (Inglês ou Espanhol) e custa 12 soles a inteira (estudante paga 5). A visita a este ambiente vale muito a pena pela sua arquitetura e pelo aprendizado sobre o povo Limenho. Curiosidade: Este local era um espaço de prática de MotoCross que, por acaso, descobriram se tratar de uma preciosidade arquitetônica dos povos pré-colombianos.

 

Com o fim da visita guiada, saímos andando por Miraflores... passamos pelo florido Parque Central y Kennedy e continuamos pela Av. Larco em direção ao Shopping Larcomar para admirarmos o por do Sol. O engraçado foi que ao avistar o mirante de longe, olhamos para os lados e nada de ver o shopping. Quando olhamos para baixo do barranco é que nos demos conta que estávamos em cima do tal Shopping Larcomar. Acabamos jantando por lá (15 Soles cada) e depois retornamos pela Av. Larco para o Hostal (Suit Larco 656). A localização deste hostal é ótima, os quartos são grandes, com chuveiro quente e tudo limpinho. O preço... 130,50 o casal.

 

E assim chega ao fim o primeiro dia no Peru. A impressão de Lima é que se trata de uma cidade maravilhosa, cheia de vida, alegre e divertida. A Av. Larco, por exemplo, tem movimento a noite inteira, com restaurantes, bares, cassinos, baladas, etc. Gostaria de ter tido mais tempo para conhecer estes e outros diversos lugares que deixamos para trás, como o parque das águas, o convento de San Francisco, o Mercado dos índios e o Huaca Huallamarca.

 

 

DICA1: A taxa de inflação do peru, segundo o Sr. Carlos, é estável: 4 a 5% ao ano. Ai você deve estar se perguntando... eu vou sair de férias, para que eu quero saber isso? Calma... se a inflação é estável, os preços do meu relato não vão mudar muito até a sua viagem, então dá para ter uma base dos seus gastos.

 

DICA2: Sobre roupas: o clima das cidades onde passamos é muito agradável. Em 10 dias se eu tivesse levado apenas 1 casaco, 2 calças e 3 camisas tava de bom tamanho porque quase não se transpira lá (cabia tudo em uma mochila de ataque, hehehhehe). A única exceção é Aguas Calientes (Machu Picchu), que possui um clima tropical úmido por estar na entrada da floresta amazônica. Conclusão: vale o provérbio budista “felicidade é poder carregar tudo que se tem.”

 

DICA3: Preços justos para taxi em Lima (Abril 2013):

- Taxi do Aeroporto a Miraflores: na ida é S50, na volta S40.

- Taxi da Plaza de Armas a Miraflores S15 a S20.

- Taxi do aeroporto  Plaza de armas: S30 a S35

OBS: Pegando taxi fora do aeroporto a corrida é mais barata, mas o risco também aumenta.

 

DICA 4: Fique tranqüilo em relação a locais para cambiar no Peru. Próximo as plazas de armas existem bancos, lojas e até gente na rua para cambiar.

 

DICA5: Aproveite o bom preço dos restaurantes do centro de Lima (Plaza de armas) para comer Ceviche (peixe e/ou frutos do mar cozidos em caldo de limão). Talvez o melhor local para comer este prato no Peru seja em Lima, já que esta cidade é forte na indústria da pesca. Outra dica: é melhor pedir SEM pimenta.

 

DICA6: Use protetor solar ou no final da viagem você vai ficar igual a um polonês que conhecemos em Arequipa... o cara tava em carne viva por causa do sol. Coitado.

 

 

Gastos:

- Café da manhã: Pão de batata R$ 6,00

- Locker no aeroporto: 24 soles

- Pizza + Inca Kola: 3 soles

- Almoço: 10 soles por pessoa

- Taxi da praça San Martin a Miraflores (Huaca Pucllana): 15 soles

- Entrada no Huaca Pucllana para estudante: 5 soles

- Jantar no Larcomar: 15 soles por pessoa

- Hostal Larco 656: 130,50 soles o quarto para casal (suíte muito grande).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 198
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores
Otimas explicações, obrigado pessoal. E minha duvida é a mesma do Renato, além de outra bem particular: será que se faz estas viagens pelo Peru apenas com mochilão ou teria como fazer com mala? O problema da mala seria um lugar para deixar, o que teria o risco de roubarem...

 

Ritters, nós levamos malas pois não íamos mudar de cidade de um lado pra outro.

Quando pernoitamos em Águas Calientes, nossas malas ficaram num quarto do nosso hotel em Cusco (sem custo). É comum fazerem isso por lá e nunca vi ninguém reclamando de roubo. É claro que você não vai deixar coisas de valor na mala, afinal, seguro morreu de velho, né? :)

 

Mas se você for viajar por várias cidades, acho que o mochilão é mais prático.

 

[]'s,

Camila

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Otimas explicações, obrigado pessoal. E minha duvida é a mesma do Renato, além de outra bem particular: será que se faz estas viagens pelo Peru apenas com mochilão ou teria como fazer com mala? O problema da mala seria um lugar para deixar, o que teria o risco de roubarem...

 

Ritters, nós levamos malas pois não íamos mudar de cidade de um lado pra outro.

Quando pernoitamos em Águas Calientes, nossas malas ficaram num quarto do nosso hotel em Cusco (sem custo). É comum fazerem isso por lá e nunca vi ninguém reclamando de roubo. É claro que você não vai deixar coisas de valor na mala, afinal, seguro morreu de velho, né? :)

 

Mas se você for viajar por várias cidades, acho que o mochilão é mais prático.

 

[]'s,

Camila

 

 

 

Ah sim sim, como pretendo mudar de cidades acho que mala fica ruim mesmo então. Obrigado Camila :D

Pessoal, 50 soles do aeroporto até Miraflores é realmente caro, será que não existe nenhuma linha de ônibus? Pode ser até a Plaza de Armas talvez, se alguem souber

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Ritters,

 

Sobre as malas... é o que a Mila falou... a mochila de carga é mais fácil para transportar e se você não tiver alguma, pega emprestado com um amigo.

Sobre o Taxi do aeroporto para Miraflores... para reduzir o preço tem três opções: 1- ir em grupo para o Peru (ai o taxi é dividido pela galera), 2- Pegar fora do aeroporto (mais barato, mas provavelmente será clandestino), ou 3- Ir de ônibus. Com certeza tem um linha que passa na pista principal do aeroporto até o centro ou Miraflores, o problema é carregar a mochila de carga neste trajeto.

 

Abraço,

 

DAM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Nossa...adorei as Dicas...principalmente o de retirar a bagagem em Lima > Cuzco porque eu realmente achei que ia pegar tudo em Cuzco...

 

 

Estou indo agora em julho, e aguardo ansiosamente o restante do relato...abraços e obrigada!

 

Oi Letticia,

 

que bom que gostou, estou me esforçando para trazer o maior quantidade de informações atualizadas para os futuros viajantes. Em breve também vou postar umas fotos.

 

Abraço,

 

DAM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá Ritters,

 

Sobre as malas... é o que a Mila falou... a mochila de carga é mais fácil para transportar e se você não tiver alguma, pega emprestado com um amigo.

Sobre o Taxi do aeroporto para Miraflores... para reduzir o preço tem três opções: 1- ir em grupo para o Peru (ai o taxi é dividido pela galera), 2- Pegar fora do aeroporto (mais barato, mas provavelmente será clandestino), ou 3- Ir de ônibus. Com certeza tem um linha que passa na pista principal do aeroporto até o centro ou Miraflores, o problema é carregar a mochila de carga neste trajeto.

 

Abraço,

 

DAM

 

 

 

Perfeitas explicações, vou procurar saber se há esse ônibus porque minha ideia é nao ir com tanta roupa assim

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...