Ir para conteúdo

Validade Passaporte menor que 6 meses.


Posts Recomendados

  • Membros

Ola a todos!

 

Estou com um problema, quero viajar agora em junho para algum lugar na america latina ou europa, só que meu passaporte vence em agosto de 2013. Gostaria de saber informações de paises que aceitam passaportes com menos de 6 meses de validade!

 

Obrigado

Daniel Vulcani

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Até onde eu sei todos os países tem essa exigencia da validade de 6meses do passaporte.

Mas você tem a opçao de viajar para alguns paises da america latina que aceitam a entrada de brasileiros apenas com rg (expedido há menos de dez anos)

São eles: argentina, chile, peru, bolivia e equador

Esses são os que eu tenho certeza, pode ser que tenha mais, acho que paraguai e uruguai também aceitam

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

há países que exigem os 6 meses como por exemplo USA, mas também há vários países que não é necessário. para você ter a certeza somente entrando em contato direto com o consulado do país desejado. normalmente no site deles já informa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Prezados(as) amigos(as) do Mochileiros,

 

Gostaria de compartilhar com vocês informação importante a respeito da entrada nos EUA (passaporte e visto). No mês de junho/2013, fui aos EUA (entrei por Orlando) para um congresso.

 

Como meu passaporte estava vencendo em 22/07/2013 (pouco mais de 01 mês de validade após minha viagem), fiquei tenso por algumas semanas antes da viagem devido à possibilidade de não poder ir, já que vários países exigem um passaporte com validade mínima de 06 meses (a contar da data de saída da pessoa). A falta de informação concreta a respeito foi a pior parte, já que os contatos dos consulados e embaixada dos EUA no Brasil não estavam seguros a respeito e recomendaram a validade mínima de 06 meses.

 

Contudo, no site do CBP (órgão de fronteira dos EUA), encontrei a informação de que eles têm um acordo com diversos países do mundo que permitem a entrada em seu território durante o período de vigência do passaporte (consideram uma extensão da validade do passaporte por mais 06 meses após a data de vencimento, mas não entendo, ainda, como funciona isto legalmente). Chama-se “Six Month Club”, e a lista pode ser encontrada no site deles (e em uma pesquisa no Google). O Brasil também faz parte (atualmente e espero que continue para evitar os gastos com renovação de passaporte mesmo tendo um documento “válido”).

 

Apesar dessa informação, viajei em dúvida. Fui lembrado da validade de meu passaporte no check-in em Maceió (onde resido e embarquei), na Polícia Federal em Guarulhos e no embarque pela TAM. Na chegada em Orlando, fui atendido por um oficial que me esclareceu que os brasileiros podem, sim, entrar nos EUA com menos de 06 meses de validade no passaporte. Basta que saiam do país antes do vencimento do documento. Embarquei no dia 06/06/2013, com retorno marcado para o dia 17/06/2013, e ele me concedeu uma estada até o dia 25/06/2013. Destaco, portanto, que ele pode não permitir sua permanência até o final da validade do passaporte, dando um prazo menor, mas não irá negar sua entrada especificamente por isso (pode ser outro motivo, caso aconteça).

 

Lembro de sempre checar, durante a programação de viagens para os EUA, se o Brasil permanece na lista do “Six Month Club”.

 

Paulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Boa tarde, amigos viajantes!

 

Tenho viagem marcada para janeiro/2015. Chegarei em conexão via voo da Tap em Lisboa, com destino a Paris (3 dias). De lá, vou de trem para Londres (5 dias), e em um voo doméstico da British Airways para Roma (5 dias). O retorno será: Roma->Lisboa->Brasil.

 

Estou com uma dúvida... se eu calculo a data de vencimento do meu passaporte menos 180 dias (o que daria 6 meses) e comparo com a minha data de retorno da europa, existe uma "folga" de 18 dias. Isso é suficiente? Será que não podem encrencar na imigração? Confiram abaixo as datas...

 

Vencimento do Passaporte 29/08/2015 sábado, 29 de agosto de 2015

180 dias (-) data de vencimento 02/03/2015 segunda-feira, 2 de março de 2015

 

Data de retorno ao Brasil 12/02/2015 quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

180 dias (+) data de retorno 11/08/2015 terça-feira, 11 de agosto de 2015

 

Será que está certo calcular 180 dias como eu fiz (via Excel)?

 

Abraços e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
divxrs

o que importa é a data de entrada na Europa, não a data de retorno ao Brasil

No seu caso a última entrada de imigração que vc vai passar é para ir de Londres a Roma. Se no dia dessa viagem o seu passaporte tiver 6 meses de validade então sem problemas

 

Ele terá um pouco mais de 6 meses... talvez uns 20 dias a mais... será que esse cálculo de 180 dias é o mesmo usado pela imigração?

 

Obrigado pela resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Só um detalhe, o voo de Londres a Roma não é um voo domestico, este voo é considerado um voo internacional, pois ao desembarcar em Roma você terá que passar por todo o processo de imigração novamente.

 

Ou seja, como a Samantha já lhe falou, no dia que você passar pela imigração em Roma, ainda tem faltar mais de 180 dias para o vencimento do passaporte. Ou seja, não teria problemas. Mas se você estiver muito preocupado com isto, é fácil de resolver, simplesmente faça um novo passaporte e não fique esquentando a cabeça por causa disto.

 

Muito boa dica, Adriano! Obrigado... Vocês são show!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...