Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Roma: a cidade eterna

 

Para abrir com chave de ouro minha viagem escrita pela Itália, vou falar sobre Roma, a cidade eterna (que dividirei em alguns capítulos)!

 

Uma das perguntas que mais ouço de alunos e amigos é: 3 dias em Roma é possível? Ou é melhor 4?

 

Bom, eu diria que nada é impossível quando temos pouco tempo, disponibilidade e muitas coisas para fazer, mas com um sorriso irônico no rosto digo que Roma é uma cidade que, para conhecê-la, precisamos de meses! Anos, quem sabe!

 

Mas eu sei que é difícil mudar um roteiro ou eliminar uma cidade para poder se dedicar à capital italiana e, por isso, montei um roteiro para visitar o máximo possível durante 3 dias em Roma.

 

Mas já digo: esse roteiro de 3 dias em Roma é para aqueles que acordam cedo, super dispostos a caminhar o dia inteiro e que não perdem tanto tempo entre refeições.

E para àqueles que pretendem entrar em algum museu, no Coliseu e no Vaticano, seria interessante comprar o bilhete antecipadamente para evitar longas filas e reservar, pelo menos, 4 dias na cidade!

 

Bom, deu para entender que 3 dias em Roma é quase nada, certo? Mas vamos olhar direito o mapa turístico de Roma para entender melhor.

 

598da2964cfba_Senzanome-1.jpg.6ebc0b317b1ff02a5e82ad6bee0b7d10.jpg

 

Quando me pedem conselhos, eu sempre divido Roma em 4 partes:

 

* norte: a parte com o Vaticano até a Piazza del Popolo e terminando no Borghese;

http://turistando.in/index.php/2016/05/18/roma-e-vaticano/

 

* centro: a maior parte, com toda a Roma barroca; http://turistando.in/index.php/2016/05/25/um-roteiro-para-conhecer-roma-barroca/

 

* sul: a parte antiga de Roma, com o Colosseo, o Foro Romano e Palatino, etc : http://turistando.in/index.php/2013/05/05/roma-dos-romanos/

 

* Trastevere: um bairro bem interessante, do outro lado do Tevere. O local é famoso pelos bares, restaurantes e sua vida noturna. Se não tiver tempo, vá para lá a noite para jantar! Mas se tiver tempo, visite a igreja Santa Maria in Trastevere!

 

Desta forma, não pense em fazer no mesmo dia Coliseu e Vaticano. Você perderà um tempo imenso se deslocando (o trânsito de Roma é caótico e não há muitas linhas de metrò).

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

A Roma dos romanos

 

Vamos visitar um pouco a Roma antiga?

Observando o mapa abaixo, temos a maioria das atrações da Roma antiga relativamente próximas.

Eu não afirmarei que é fácil ver tudo isso em um dia, mas não é impossível.

 

598da29657ebb_romaantiga.jpg.cf1cb06aa4d14725b1fefb7a1380bdde.jpg

 

No mapa acima, criei um simples roteirinho para quem quer conhecer a zona próxima ao Coliseu e começaremos perto dele! O início do roteiro pode ser próximo à estação Colosseo ou Circo Massimo (neste último caso, fazendo o trajeto oposto).

 

Uma outra opção, apesar de não constar neste roteiro, é iniciar pela estação Cavour e seguir em direção à igreja San Pietro in Vincoli (para apreciar a estátua Moisés de Michelangelo) e depois descer sentido Coliseu.

 

598dd82588ee3_romaantigamapa.jpg.aa31eecfdb1480a2f4c643d4a5ecd0b6.jpg

 

Detalhes deste roteiro no post: http://turistando.in/index.php/2013/05/05/roma-dos-romanos/

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

Tempo: eu daria um dia inteiro para fazer esse roteiro (principalmente se você entrar no Museu Capitolino), mas é possível sim fazer em menos tempo e aproveitar o fim do dia para começar o 3° roteiro.

 

Dica:

Compre antecipadamente o ingresso para ver o Coliseu e o Foro Romano. Você ganharà um bom tempo fazendo isso. Imagine que entrando no Coliseu e no Forum Romano, você precisarà de uma manhã inteira (e talvez um pouco mais)

 

E tente ver a estátua de Moises na igreja San Pietro in Vincoli.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores
Muuuito legal!!!

Estava esses dias pensando sobre Roma.

Muito bom esse post, Ju!

Acho que próximo ano irei por lá. Você acha julho uma época boa?

 

 

Olà Fred!

Como andas a tua viagem para o Peru?

;)

 

Olha, julho é muito, mas muito calor! A vantagem é que nao é tao lotado como abril! Pelo menos foi a minha impressao em 2008.

Estive là em abril, junho e julho e vou dizer, a melhor temperatura é em abril. Tem sol, pancada leve de chuva e a temperatura é fresca. Talvez por causa disso, muito mais lotado também. A fila para os museus é absurda, eu diria que a reserva antecipada é obrigatoria!

 

Junho e julho faz muito calor e nao venta! Peguei 41 graus là! Absurdo!

rs

Mas nada impossivel!

 

;)

Link para o comentário
  • Colaboradores
Valeu, Ju!

Pra mim a melhor época pra viajar é julho, pois sou professor e só em julho tenho férias.

 

Para o Peru só ansiedade. Fora isso tudo certo. Muito obrigado pelas dicas!

 

 

Te entendo! Também sou!

::hein:

Tiro em julho e proveito as festas de dezembro\janeiro!

 

Bom, a vantagem de ir em julho é levar pouca coisa na mochila! O tempo é maluco, mas eu peguei apenas 1 dia de garoa!

::hein:

Link para o comentário
  • Colaboradores

A Roma Barroca

 

Comecei o nosso trajeto romano pela Roma antiga, que olhando o mapa da Roma turística, é uma zona que fica bem ao sul.

 

Este post será referente às igrejas, aos museus e aos palazzo que estão no centro de Roma

 

598dd8259283d_romabarroca3.jpg.30e704c34aea000012f7f9e9350732e9.jpg

 

Apenas por praticidade, iniciei este roteiro perto da estação Roma Termini, passando pela Piazza Spagna e terminando na Piazza Venezia. É o roteiro mais cheio de coisas para visitar, entre praças, palácios, igrejas e galerias. No post abaixo descrevo um pouco os locais que julgo ser imperdível.

 

Tempo: Eu daria uns 2 dias para cá. Talvez seja possível fazer isso na correria, mas simplesmente passar pelo local, tirar foto e fazer “check” não tem graça!

 

Detalhes dos locais a visitar: http://turistando.in/index.php/2016/05/25/um-roteiro-para-conhecer-roma-barroca/

 

 

Dicas:

1) Há várias galerias de arte nesta região. A que achei mais interessante é a Barberini, que é gratuita em todo 1° domingo do mês!

 

2) Para quem estudou italiano com o livro Nuovo Progetto Italiano ou para quem curte um bom (e caro) café, após visitarem a Piazza Spagna, façam uma breve pausa no Antico Caffè Greco, na via dei Condotti.

 

3) A Via dei Condotti é a “Oscar Freire” romana! Se você curte moda de grife, faça uma caminhada.

 

4) Há um monte de bicas de água espalhadas por Roma. Todas são potáveis! Leve sua garrafinha na mochila e reabasteça!

 

5) O Consulado Brasileiro se encontra na Piazza Navona e está no Palazzo Pamphilj. O Brasil é um dos poucos países que compraram o espaço de seu consulado (e houve muita crítica na época)

 

6) Ao entrar no Pantheon, você observará que há um buraco no teto. Dependendo do horário, o efeito do sol fará ótimos efeitos. Mas também observe o chão! A água da chuva precisa sair, não?

Editado por Visitante
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...