Ir para conteúdo

É seguro viajar pela Bolívia?


Posts Recomendados

  • Membros

Gente, eu devo fazer um mochilão pela Bolívia, Argentina, Chile e Peru em fevereiro, e a família está apreensiva com relação à ida à Bolívia. Alguém que visitou o país recentemente pode dar um relato de como está a questão de segurança lá? Com isso eu quero dizer nas estradas, fronteiras, cidades grandes, etc...

Alguém teve problemas lá, ou algo assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olha, a segurança lá é bem melhor que em sao Paulo, por exemplo. Pra voce ter uma idéia, segundo o órgao de controle de drogas e homicidios da ONU, a bolivia tem uma taxa de 8,9 homicídios por 100.000 habitantes, contra 21 no Brasil, ou seja, o Brasil tem mas que o dobro de homicídios que a bolivia.

Quanto a furtos, vc tem que ficar esperta, nao dar bobeira com carteira, mochila, dinheiro, como em qualquer lugar no Brasil. Deve evitar lugares ermos a noite, pegar taxis de cooperativa (se bem que eu só uso transporte popular e nunca tive problema).

Lá roubo(quando há violência ou ameaça) quase nao acontece. Tem mais furto por descuido, mas mesmo assim é mais tranquilo que no Brasil.

Já fui a bolivia várias vezes e só tive problema na primeira vez, mas pq eu deixei minha mochila na calçada, sozinha, e fui chamar um taxi no meio da rua, uma coisa que eu nuca faria no Brasil. Mas sem dúvidas me sinto muito mais seguro na bolivia que aqui. Lá vc nao vê drogado na rua (se ver será estrangeiro), as pessoas que pedem dinheiro sao pq sao pobres e nao para se drogar, como aqui. Eu ando no centro de lá paz perto da meia noite de boa, mas nao faço isso na minha cidade, pq aqui no centro, a noite, só tem marginal. Enfim, pode ir tranqüila, é ter os mesmos cuidados que vc tem aqui que nada acontecerá.

 

Olha o link do estudo da violência da ONU, mostre pra sua família. Se for o índice do Peru é 10.2 da Argentina 3.4 e do Chile é ainda menir, 3.2

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pa%C3%ADses_por_taxa_de_homic%C3%ADdio_intencional

 

É, nos estamos bem pior que os vizinhos, seus familiares é que nao sabem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Desses países que você citou a Bolívia é o mais seguro, fui 3 vezes e nunca vi nada, uma coisa normal lá é uma loja de artesanatos com um pedaço de madeira na entrada, significa que a pessoa foi almoçar ou saiu para resolver algum problema, fica daquela forma e ninguém mexe, se fosse no Brasil!!!Joalherias sem nenhum segurança na porta, etc. Se preocupe mais com o Peru.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ah, e claro, sem esquecer das pessoas com um bolo de notas de dólares na rua, no meio das calçadas fazendo cambio de moedas, se fosse aqui no Brasil, levavam até o braço, como disse um colega mochileiro. Aqui na minha cidade, as casa de cambio tem mais segurança que banco, lá eles cambeiam na rua e uma boa parte das vezes são velhinhas, sem nenhum segurança por perto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

E ai Alectus!

Cara estou usando um de seu roteiros como base para o meu, e também levarei minha namorada... a viajem é agora dia 8/7 :D

Em um dos seus relatos, vi que vocês foram furtados, e aquilo ali realmente me preocupou, em relação a la paz, vi em um outro relato onde a pessoa é abordada na rua por uma pessoa que se diz da policial e pedem para acompanha-la pois suspeitam que ela esta querendo comprar drogas.. qnd ela entra no carro do policial descobre que esta mesmo é sendo sequestrada, a levam, e ficam dando voltas para sacar a grana do cc, levam tudo que tem de valor, e no fim das voltas a largam em el alto para voltar.. Tenso.. Acho que é só ficar ligado nos golpistas mesmo... pq danos fisicos, acho que eles não fariam nada.

 

No mais estou me preparando para trip!

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Essa do golpe da policia é real mesmo, e outra dica, na odoviaria é comun a polica de verdade querer revistar voces, ja ouvi relatos de pessoas que foram extorquidos pela polícia em Santa Cruz, então quando eles perguntarem quanto dinheiro voce carrega, Se for na volta, diga que gastou tudo está apenas com as passagens ja comprada e uns trocados, se for na ida diga que comprou as passagens por agencia no Brasil e vai sacar o pouco dinheiro que tem em outro lugar. Aconteceu comigo, mas quando falei que tinha só uns bolivianinhos eles perderam o interesse em mim, certamente apareceria outro dizendo que estava com uma bolada!!!

No mais é tranquilo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...