Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 75
- Visualizações 31.9k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Xunfos 29 posts
-
jôbrasil 5 posts
-
Maneca 2 posts
-
Bruno <Mineiro> 2 posts
Olá pessoal,
Fiz esse mochilão de 22/01/2009 a 09/02/2009, ou seja, 19 dias. Ele foi resultado de uma pesquisa de quase 2 meses aqui no fórum principalmente, onde tirei dicas valiosas e pude contar com a ajuda de pessoas que sequer conheço. Fica aqui o meu muito obrigado e espero poder retribuir da mesma forma. Aliás, aqui no fórum também conheci uma pessoa que me acompanhou nessa viagem. Nos conhecemos um dia antes em SP (eu sou de SP e ela do Recife). O roteiro original (com as alttudes) planejado era:
• Santiago (520m);
• Viña del Mar e Valparaíso (0m);
• San Pedro de Atacama (2400m);
• Uyuni (3800m);
• Potosí (4000m);
• La Paz (3650m);
• Copacabana (3800m);
• Puno (3800m);
• Cuzco (3400m);
• Águas Calientes (2000m)– MP (2400m)
• Lima (0m).
Vou tentar resumir as experiências e colocar os preços médios e as minhas opiniões sobre cada local.
*** OBS: Horas mencionadas sempre as locais. Moeda local quando não especificado.
***OBS2: 1USD = $600 pesos chilenos
1USD = B$7,00 bolivianos
1USD = $3,15 nuevos soles
1º dia: 21/01/2009
Na verdade a viagem começou um dia antes. Pelo menos para a minha compania, que precisava comprar algumas roupas para frio, coisa que dificilmente encontra-se nas lojas do Recife. Combinamos então de nos encontrar em SP no dia 21 e percorrer algumas lojas de artigos esportivos onde ela poderia comprar o que faltava. Fomos a Decathlon e a Arco e Flecha, onde compramos o que faltava para a viagem. Já era tarde quando terminamos e fomos tratar da arrumação da mochila para o dia seguinte.
2ºdia: 22/01/2009
Chegou o grande dia. Tudo revisado, documentos em ordem era hora de partir. Nos deslocamos ao aeroporto de Guarulhos (GRU) e nos apresentamos no check-in internacional da VARIG as 8:00. Estávamos marcados no vôo RG8720 com o ETD para as 11:00. Como não havia filas, rapidamente despachamos as bagagens e recebemos o boarding pass. Nos sobraram 2 horas livres, onde minha colega foi até uma casa de câmbio e depois tomamos um café sem pressa(como deve ser em uma viagem). Passamos pela imigração e por volta das 10:00 estavamos na sala de embarque, portão 14A aguardando a chamada. As 10:30 deu-se inicio ao embarque para o vôo e fomos levados de ônibus para a aeronave que estava no pátio.
A aeronave matriculada PR-VBF, um Boeing 737-800SFP (CN: 34276/2716) foi entregue zero km a VARIG em 27/08/2008 e ainda cheirava a nova. Como o vôo estava bem vazio, o embarque foi rápido e logo após a finalização de carga de bagagens o comandante solicitou o push-back que teve inicio as 11:07 (7 min depois do ETD). Devido ao tráfego no pátio, nossa decolagem foi autorizada a decolar as 11:17. Entramos na pista 09L e o comandante aplicou potência aos dois motores CFM 56-7B27, que com 27300 lbf de empuxo cada um levou “apenas” 34 segundos para colocar os 58386 kg de nosso Boeing a uma velocidade de 255 km/h e assim ganhar os céus carregados daquela manhã cinzenta em SP. Leve, subiu como um foguete a uma razão de 4000 pés/min e em menos de 15 minutos estávamos na altitude de cruzeiro igual a 40000 pés a 810 km/h. O tempo estimado até Santiago foi de 3:50min.
Logo após sobrevoar os Andes, teve inicio o procedimento de descida para a capital chilena, e as 14:07 hora local, tocamos o solo chileno pela pista 17R. Desmbarque rápido e sem filas na imigração, fui procurar o transporte até o centro da cidade. Do lado de fora onde ficam os taxis do aeroporto, pode-se ver o ônibus da TURBUS estacionado. Paga-se direto ao motorista. Muito cuidado, pois perguntei sobre o tal ônibus em um guichê e a moça me disse que não havia, que eu teria que pegar um taxi (aliás era um guichê de taxis) O ônibus da TURBUS nos deixa no terminal Alameda junto a estação Universidad de Santiago do metrô e custa $1700. Leva cerca de meia hora esse trajeto, com algumas paradas. De lá eu precisava ir até o ECOHOSTEL (http://www.ecohostel.cl - $7000 a diária quarto compartido), onde me hospedaria nos dias seguintes. Comprei um cartão do metrô ($1300) e fiz uma carga de $3700. As passagens variam de $380 a $460, dependendo do horário. Pegamos o metrô e descemos na estação Universidad Católica. Mais 10 minutos caminhando pela Av. Portugal, alcançamos o albergue que fica em uma travessa dessa avenida. Chegamos por volta das 16h. deixamos as coisas e fomos até a estação central trocar alguns traveller checks, e de lá seguimos para o Parque Metropolitano (Metro Pedro de Valdivia). Subimos no cerro San Cristobal. Recomendo saber qual a hora do por do sol, pois os teleféricos só operam até as 20:00, então se comprar ida e volta de teleférico, não conseguirá ver o por do sol lá de cima.
A caminhada é de meia hora para voltar, e é bem seguro o parque. Jantamos no bairro da Providência (um pouco caro - $5000) e chegamos de volta no albergue por volta das 23:30.
3º dia: 23/01/2009
Esse dia estava planejado ir ao litoral de ônibus conhecer o Pacífico. Estimava gastar entre ônibus, metrô e deslocamentos nas duas cidades algo em torno dos $20000. Porém um dos donos do albergue, Enzo que é guia também nos ofereceu um passeio o dia inteiro por $40000. Eu a principio não quis, pois achei caro, e isso estouraria meu orçamento, mas vendo as vantagens em se fazer o passeio com alguém que conhece o lugar e nos exlplicaria muitas coisas, topamos.
Bem cedinho, fomos até o terminal Alameda comprar as passagens para San Pedro de Atacama no outro dia. Saímos de Santiago as 10:00, visitamos primeiro Valparaíso, almoçamos e percorremos várias das ladeiras e ascensores dessa cidade.
Depois e muito andar, rumamos a Viña del Mar, onde tinha muita gente na praia apesar de o sol não ter colaborado. Era um dia nublado, e na tentativa de tomar um banho de mar, logo desisti, pois a água estava a 12°C.
Molhei só os pés e chega! Rsrsrs andamos mais um bocado por lá e retornamos no fim do dia a Santiago, chegando por volta das 20:00. Guardamos as coisas e fomos procurar um lugar pra jantar, andamos um pouco, compramos algumas coisas no mercado e uma pizza perto dali. Comemos no albergue e conhecemos algumas pessoas que estavam por lá, como por exemplo Mark um Inglês que já viajava há 4 meses e vinha da patagônia. Batemos um papo por um tempo e depois fui dormir.
Aqui uma recomendação: o ECOHOSTEL é um lugar muito legal, bem limpo, organizado e com um staff muito prestativo e atencioso. Recomendo esse local, pois está em uma área tranqüila de Santiago e com fácil acesso a tudo com o metrô. Além disso eles tem uma consciência ecológica muito bacana. Vale a pena!
4º dia: 24/01/2009
Com a passagem para San Pedro de Atacama comprada para as 9:30, saímos do albergue as 8:30 e fomos de metrô até o terminal Alameda. A passagem custou $47000 no bus Semi-Cama da TURBUS.
Poltronas bem confortáveis e ônibus muito bom, pois a viagem dura 24h até San Pedro.O ônibus segue pela ruta Panamericana e vai margeando o Pacífico. Muito bonitas as paisagens. Já no ônibus havia uma integração muito boa das pessoas, havia chilenos, alemães, portugueses...
Anoiteceu já eram 21:00 e peguei no sono....
5º dia: 25/01/2009
Chegada por volta das 10:00 da manhã em San Pedro. Como não tinha albergue fomos até o albergue onde uma das pessoas do ônibus já tinha reserva para ver se havia quatos disponíveis, mas estava lotado. Deixei a bagagem lá e sai com o português que conhecemos na rodoviária para procurar habitación, até porque já era muito cansativo carregar tudo por conta da altitude um pouco elevada. ( indispensável ler o tópico sobre mal de altitude aqui no forum: mal-da-altitude-orientacoes-t24338.html ) Depois de procurar por um tempo, encontrei um quarto duplo com banheiro compartilhado no Hostal Corvatsch por $17000 ($8500 por pessoa).
Saímos para comer algo e conhecer o pueblo de San Pedro. É um lugar muito legal, e único, com turistas de toda parte do mundo e ao mesmo tempo uma simplicidade e tranqüilidade absurdas. Passando por uma agência, fechamos o pacote do Valle de La Luna e Valle de La Muerte por $7000 cada(não inclui os $2000 de entrada no parque). Saímos as 16h, visitamos o Valle de La Muerte e depois seguimos para o Valle de La Luna, onde ficamos até o por do sol.
Chegamos de volta a San Pedro por volta das 21:00 e acertamos o passeio para os Gêiseres del Tatio no dia seguinte. Nos custou $14000 cada e não incluía os $3500 de entrada no parque. Saímos para comer algo e conversar e nem vimos a hora. Chegamos mais de 1:00 no albergue e acordamos as 3:30, pois as 4:00 sairiamos para os gêiseres.
6ºdia – 26/01/2009
A van nos pegou as 4:00 no hostal, e seguimos para os gêiseres que estão acima dos 4000m de altitude. Lá sim, o cansaço fica aparente, até mesmo no mínimo esforço. As 6:30 da manhã a temperatura era de -7°C e a atividade dos gêiseres era intensa. Lá a água ferve a 85°C por conta da altitude elevada, e isso em contraste com a baixa temperatura externa, produzia nuvens imensas de vapor.
O cheiro de enxofre é muito forte, o que nos faz cair na real de que estamos realmente em uma região vulcânica. Esse passeio vale muito a pena, as imagens por melhores que fiquem, não dão nem 5% da sensação de poder da natureza que age lá.
Passamos por outros campos geotérmicos e fomos em direção a uma piscina termal onde algumas pessoas aproveitavam para se banhar (o ruim era sair da água...rsrs). Para finalizar esse roteiro, visitamos o pueblo de Machuca, uma comunidade bem pequenina que vive sobretudo das compras dos turistas que passam por lá. Comi um pastel de queijo de cabra e tomei chá de coca.
A chegada de volta a San Pedro foi por volta das 12:30, e fui pesquisar as agências para fazer o tour do Salar de Uyuni. Optamos pela Cordillera traveller (calle Caracoles com Toconao), que nos cobrou US$115 por pessoa. Todas as entradas estavam incluídas (li relatos aqui de pessoas que não eram avisadas dessas entradas) nos parques assim como as hospedagens, desayunos, almoços e jantares. O senhor que nos atendeu, foi muito transparente em tudo e nos avisou que no primeiro dia não havia chuveiros para banho. Assim sendo a saída ficou marcada para o dia seguinte as 8:00. Fomos descansar um pouco e almoçar. Andamos todo o povoado, comprei algumas besteirinhas e curtimos o movimento de San Pedro.
A minha colega, foi fazer o tour astronômico que lhe custou $15000. Saiu as 22:00 e voltou as 02:00. Lá, um francês instalou alguns telescópios e orienta as pessoas explicando onde estão as constelações e planetas. A agência deles, se não me engano Space Adventures, fica na Caracoles, lá embaixo. Dei umas voltas a mais em san Pedro e me recolhi a meia noite para descansar e encarar o tour para Uyuni no outro dia.
Leitura indispensável: mal-da-altitude-orientacoes-t24338.html
CONTINUA...
Editado por Visitante