Ir para conteúdo

Lanternas (de cabeça / de mão / LED's / halógenas)


Posts Recomendados

  • Membros

E aí pessoal!

 

Fiquei devendo um comentário aqui sobre o modelo da Azteq Esfinge (ecológica que não usa pilhas).

É excelente! A durabilidade da lanterna com todos os leds ligados é curta, só 40 minutos.

Masssssss, basta dar corda de novo e pronto....Mais 40 minutos!

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Pessoal,

Já li muitos comentários a respeito antes de comprar a minha lanterna de cabeça e pela dificuldade de se achar uma certeza 'absoluta' sobre qual é a melhor, pois cada um tem a opinião em geral a respeito de sua, resolvi investir para saber e seguem algumas observações que poderão auxiliá-los na decisão:

 

1 - APEX (Princeton Tec): Foi a primeira que comprei, via MercadoLivre. Encontrei um vendedor confiável (importador) e recebi um produto 100% novo.

 

a) A qualidade da Princeton, podem estar certos que se tiver por aí será igual (melhor é muito difícil), qualidade no acabamento, apresentação, etc, é um produto caro porém que se diferencia muito de uma lanterna comum.

 

b) Os 04 leds e o led de 3Wats são de execelente qualidade e o alcance é realmente mito bom e satisfatório.

 

c) As baterias duram um tempo adequado e suficiente para qualquer aventura (vide site maiores detalhes).

 

d) o acionamento dos leds é feito por meio de dois botões muito confortáveis e discretos, logo abaixo dos mesmos.

 

e) A APEX trabalha com 04 LEDS comuns (forte, fraco e estrobo) e 01 LED de 3 Wats (forte e fraco)

 

 

1 - MYO XP (modelo novo 2008 com maior potência - PETZL): Após ter comprado a APEX, li em alguns sites repetidos depoimentos dizendo que a Myo superava a Apex. Nos mesmos relatos destacavam a MYO em 1o lugar, a ICON da BD em 2o lugar e a APEX em 3o (Fiquei preocupado). * NOTA: ainda não encontrei para comprar e testar, a ICON, mas estou à procura para conhecer melhor e poder opinar.

 

a) A Myo tem 'muito' baixa qualidade em sua concepção se comparada à cosntrução da APEX, seus materiais são mais parecidos com a qualidade de outras marcas sem destaque no mercado (ex.: o contato com a testa não tem proteção e é feito diretamente da testa com a fita elástica, o encaixe da fita é meio improvisado com um prendedor tipo gancho encaixado e não é tão fácil de encaixar além de ser aconselhável ficar retirando a fita sob pena de danificá-lo, o movimento da lanterna é literalmente mecânico com um serrilhado de dentes que vão atritando e possibilitam o movimento - penso que com o tempo o plástico vai desgastar e deixar liso com o movimento comprometido, a fita é mais fina e inferior, o compartimento de pilhas não oferece vedação 100% pois é uma capa de borracha encaixada sendo apenas meia banda do case e a indicação do fabricante é de que o produto é 'resistente à chuva' e não à prova d'água (no caso da APEX é resistente a 1metro de água e seus componentes são vedados mesmos).

 

c) O acionamento dos leds da Myo não são adequados e são botões 'desconfortáveis, moles e de difícil acesso, pois caso a lanterna esteja na posição 90 graus por exemplo, tem que se tentar apertar com a ponta da unha - fico com receio de danificar ao apertar pois é esta a impressão que me passa.

 

d) a Myo trabalha com apenas 1 led (regulável para forte, médio, fraco e strobo)

 

 

PRNCIPAIS DIFERENÇAS (VANTAGENS E DESVANTAGENS QUE DESTACO):

 

a) PESO: A APEX por utilizar 04 pilhas AA, enquanto a MYO utiliza apenas 03, perde neste item

 

b) QUALIDADE DO PRODUTO (detalhes do acabamento e fabricação): Sem dúvida alguma a APEX ganha de longe.

 

c) FOCO DA LUZ (* Nota: na data de hoje há pouco foi que testei ambas juntas): na prática (apesar da APEX indicar 60 Lumens de potência e a MYO 86 normais e 150 Lumens no modo Boost), a APEX tem um foco mais claro e homogêneo enquanto a MYO apesar de um bom foco, parece que não acertou na lente difusora da luz, pois aparenta menos (mesmo com o boost acionado a diferença não é tanta, lembrando que o boost requer que fiquemos segurando o tal botão continuamente e somente segura por alguns poucos segundos, quando então o foco retorna ao seu normal).

 

d) ACIONAMENTO (botões): Sem dúvida a APEX é superior.

 

e) TEMPO DE DURAÇÃO DAS PILHAS: Neste item está propenso ao empate, porém a MYO XP é melhor se considerarmos que faz uso de 03 pilhas enquanto a APEX usa 04.

 

 

RESUMO: Se você é pessoa bastante crítica com os detalhes e não se importa de pagar mais e levar algumas gramas também a mais e pilhas, a APEX é a sua melhor opção, PORÉM:

 

- Se você é mais prático e com uma boa performance está satisfeito, desde que seja lanterna mais leve, econômica e compacta, então a MYO XP será uma melhor escolha.

 

* NOTA: Apesar de reconhecer a qualidade superior da APEX, dei a minha para meu irmão e fiquei com a MYO XP (que também é uma excelente lanterna, e a praticidade, economia e peso me são mais atraivos). Estou também muito satisfeito e meu irmão nem se fala por ganhar um presente do tipo.

 

Não sei bem se ajudei ou confundi mais quem se interessar pelo assunto, nas mas minhas exposições tentei ser o mais claro possível, pois sei na hora de escolher é difícil.

 

DICA: Procurei na cidade do RJ e encontrei apenas a APEX (qual comprei na semana passada), vide site da AS DIVERS, a APEX encontrei no ML com o vendedor chamado DOUBLEFF - doubleffusa@gmail.com)

 

Abs/FreeWalker

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ótimo Review !!!

 

Eu já vejo de forma um pouco diferente. A MYO não gosto, pois não possui regulador de saída.

 

Sem o regulador, a bateria dura pouco e após 30 minutos de uso, o nível de iluminação cai abruptamente, além dela não suportar baterias de lítio e costuma dar alguns problemas de defeito se tentar usá-las.

 

A Princeton é com certeza a com melhor acabamento, mas em quesito de consumo, deixa muito a desejar.

 

A que mais gosto é a Black Diamond Icon. Deixa bastante a desejar no acabamento (o pior das três).

 

Ilumina muito mais que a Myo Xp e a bateria dura uma eternidade. Além de possuir ótimo regulador de saída, possibilidade de recarregar as baterias dentro da própria headlamp e seu led (diodo) de 3w ser original da Luxeon com três níveis de iluminação.

 

Bem... Já testei cara a cara a Icon com a Myo, em montanha de gelo totalmente escura e ambas com pilhas novas lacradas da mesma marca.

 

A Icon é bem melhor. A Princeton, particularmente não me atrai pelo alto consumo. E num clima abaixo de 0ºc isso é o que mais importa.

 

Pra meu uso colocaria:

 

1º Lugar: Black Diamond Icon

2º Lugar: Petzl Myo Xp

3º Lugar: Princeton Tech Apex

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Na Equinox...o preço parece até ser sacanagem, enquanto todos os lugares beira os 450 lá está saindo por 270!

Vai fundo que é uma super lanterna...mas vou te falar, um amigo trouxe a spot logo depois da icon pra mim e se eu soubesse que a spot têm essa luminosidade não teria pedido a icon.Mas no geral, a icon é boa pra vários dias no mato pois usa 3 pilhas AA e a spot para poucos dias já que usa 3 AAA e é mais leve.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros

alguem sabe se a Icon é compatível com pilhas de lítio?

li no manual da mesma e não fazia nenhuma referência quanto a isso. só que era compatível com alcalinas ou o kit recarregável da própria marca

 

ja viram as novas lanternas da petzl??

tem a myo regulada (lixo comparada a apex na minha opinião)

e a ultra belt ( sem dúvida a melhor lanterna de cabeça, só que deve custar uma fortuna pelo que andei procurando)

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Uso lithium na Icon sem nenhum problema.

 

Não gosto da Princeton pelo seu alto consumo.

 

Essa Ultra Belt parece ser uma super Headlamp mesmo. Mas deve ser muito cara também.

 

A que eu vi em campo e achei ótima foi essa Brunton:

 

http://www.backcountry.com/store/BRU0140/Brunton-L5-Headlamp.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...