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Reno Ferraz

Fogareiro de Alta montanha Chinês -BOOSTER +1 Multicombustivel

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Depois de muita relutância acabei comprando um fogareiro chinês da marca Booster, e para minha sorte tive uma ótima surpresa, portanto resolvi compartilhar. ::otemo::

 

 

 

Como nos conhecemos;

 

Depois de um divorcio litigioso com um Coleman Exponent 533, que me abandonou na montanha Huyana Potossy, a mais de 5.000m, me deixando a mercê da bondade de estranhos e com um monte de miojinhos para criar sozinho, voltei decidido a comprar um MSR, por mais que tivesse de tropeçar em beiços da minha cônjuge por longos meses, pois sabia que brincar de casinha próximo as nuvens valeria muito a pena!!!

 

Um ano depois estou de volta a Bolívia, agora para escalar o Monte Sajama, e havia pesquisado na Calle Sagarnaga e certamente os preços eram imbatíveis comparado com os do Brasil. Mas para minha surpresa nesta temporada não encontrei os MSR em nenhuma das lojas que havia pesquisado, haviam somente os BOOTER chinoquinhas, por tentadores U$ 85,00.

 

Já havia visto fotos dele na net e todo tipo de comentário, estilo dizem que é do bom, dizem que não presta... então apesar de suas belas formas, ali todo languido, recostado sobre uma placa de ardósia, meu instinto xenofóbico falou mais alto e resisti aos seus encantos e seu charmoso sotaque cantonês.

Parti então para a Andean Base Camp alugar uns equipos. Depois de um tempinho de cinderela provando toda sorte de sapatinhos de escalar, percebi alguns MSR em uma vitrine, e perguntei se era para alugar, e a moça disse que não!!!! No, no se alquila!!!

Perguntei por que¿... e a resposta foi que não estavam alugando mais os MSR pois a benzina estava difícil de se conseguir, e estes fogareiros não funcionam bem a não ser com ela. Que tinha até usado gasolina, mas sempre dava problemas de entupimento e fuligem negra, o que dava um paladar nada apetitoso aos quitutes.

Então quais vocês estão usando ¿ a gás¿ E imaginem que me deu todo tipo de comichão a hora que ela disse: não nós temos uns multicombustivel iguais a aqueles vendidos na Salantay, ( a lojinha que eu tinha acabado de sair!!!). Que segundo ela me falou, funcionavam bem com qualquer combustível, já haviam testado gasolina, querosene, diesel, tiner... e que com gasolina era perfeito.

Terminei de pegar as coisas e saí no pinote!!! Agora decidido a Contrair matrimonio, finalmente uma cocinilha de montaña descente. Eram essas referencias que me faltavam!!!

Da-me esto!! E peguei a caixa novinha com ele brilhando dentro. Paguei e sai a procura de uma gasolinera.

Eles não gostam muito de vender em vasilha a gasolina nos postos bolivianos, acho que tem medo de que façam coquetéis molotov, mas depois de muito insistir e até mostrar o fogareiro, uma moça acabou me vendendo 2l de gasosa muy buena!!!

A primeira noite no parque Sajama fiquei acantonado na vila, pois cheguei tarde e estava uma nevasca tremenda!! Dentro de minha abitacion fui finalmente testar meu brinquedo. Depois de uma lida rápida no manual em inglês que não explica lhufas alguma, fiz o procedimento que já havia visto no Youtubis. E ..Fire on the Hole!!!!

Começou com uma chaminha amarela feia e de repente um jato!!!! Sabia que era a hora de dar força total!!! Uma labareda azul se formou como que por magia, seguida de um rugido que me fez pensar nos pilotos de teste dos primeiros Messerschmitt Me 163 Komet: o único avião-foguete a operar na Segunda Guerra. Bom tinha que ser macho mesmo pra pilotar numa bomba!!

Devaneios a parte, deu um medão mesmo que aquilo fosse explodir, pois faz um barulho medonho. Alguns minutos depois e nada de cabum, coloquei então uma panela com arroz integral, já que era pra testar, melhor colocar algo duro de cozinhar mesmo...

Eu estava a aproximadamente 4700m de altitude e fazia uns 4º C. Arroz integral demora pra ficar pronto mesmo em casa, então não estranhei os 40 min de cozimento. Já os kinojo, 3 min normalmente, 1l de água nessas condições cerca de 6 min.

Já estamos juntos a mais de um ano, e estamos muito felizes, eu uso ele ao menos duas vezes por mês, e nunca me deixou na mão. É muito fácil a manutenção, se eu ver que há interesse neste tópico, eu postarei um com dicas sobre cuidados com ele.

Em suma é muito bom, podem comprar sem medo!!!

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Eu comprei um fogareiro desta mesma marca e modelo: BOOSTER BRS fuel bottle. 530 ml, e só tive aborrecimentos. A vedação das conexões é ruim: permite vazamentos. O material da bomba è de alumínio em vez de ser de latão, como é a maioria (com exceção desta marca chinesa).

Eu tive que consertar a vedação trocando algumas borrachinhas.

A bomba falha, quando bombeada.

O tubo de combustível "passa", ou, fica localizado bem no centro do queimador, não sendo este aquecido pelo fogo, constantemente; o seu funcionamento fica prejudicado, permitindo a passagem de combustível em estado líquido, sobretudo quando se coloca uma vasilha sobre o queimador: a chama abre um círculo na base lateral da vasilha, e o tubo de combustível fica sem contato com o fogo, localizado no centro do queimador. Não tendo contato permanente com o fogo, o tubo se resfria, o combustível não sendo suficientemente aquecido vaza em estado liquido.

Para resolver este problema, tirei o tubo do fogareiro, coloquei-o na morça/torno e o entortei de modo que este ficou na lateral, e não mais no centro do fogareiro/queimador. Nessa posição o tubo passou a ser "lambido" pelo fogo continuamente. Então funcionou.

 

A parte da bomba que é rosqueada na garrafa, é de plástico *(é essa peça preta no gargalo da garrafa de combustível, na foto acima). Deveria ser de latão, como das outras marcas.

A peça onde a borracha da bomba é fixada, que empurra o ar, é de alumínio fragil, e é rosqueada. Escapava sempre, quando bombeada. Apertei um pouco mais, e a rosca espanou. A solução foi colar o rosqueamento com cola ciano, popularmente conhecida pela marca: Super Bomder.

 

Eu aconselho a todos não comprar este modelo chinês, principalmente quem vai para alta montanha.

Sugiro comprar o fogareiro OPTIMUS multifuel *(semelhante ao da foto acima), ou COLEMAN dual fuel 533 *(queinador conectado direto no bojo de combustível), modelos que vi no site http://www.mercadolivre.com.br

São ótimos e custam menos do que o fogareiro da marca MSR.

Tenho um fogão de duas bocas/dois queimadores a querosene da marca OPTIMUS. É excelente.

Estas marca: OPTIMUS, PRIMUS, MSR e COLEMAN fabricam fogareiros com essa tecnologia há muitos anos. Têm tradição no mercado em todos os países.

 

O designin do fogareiro chinês BOOSTER é cópia do modelo da OPTIMUS. Porém com algumas diferenças notáveis.

NOTA: este modelo chinês BOOSTER usa combustíveis líquidos (benzina, gasolina, querosene), e gás butano/propano. Adaptatável em cartucho Tecgás, ou em cartucho Campgás, com o adaptador próprio de encaixe e rosca.

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Não recomendo o Coleman 533, pelo contrário. já tive 3 e todos pararam de funcionar com o mesmo defeito!!!

 

No Brasil o modelo Dual Fuel 533 e o Exponent 442 não é mais vendido.

 

Quando enviei um dos meus Colemans pela 3º vez a garantia a loja me devolveu o dinheiro pois disse que o importador não vende mais, pois " o Coleman Dual Fuel 533 e o Exponent 442 todos os fogareiros desse modelo apresentaram defeito grave que o inutiliza"

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Não recomendo o Coleman 533, pelo contrário. já tive 3 e todos pararam de funcionar com o mesmo defeito!!!

 

No Brasil o modelo Dual Fuel 533 e o Exponent 442 não é mais vendido.

 

Quando enviei um dos meus Colemans pela 3º vez a garantia a loja me devolveu o dinheiro pois disse que o importador não vende mais, pois " o Coleman Dual Fuel 533 e o Exponent 442 todos os fogareiros desse modelo apresentaram defeito grave que o inutiliza"

Este fogareiro modelo Exponent 442 é exatamenteo mesmo da marca BOOSTLER. È fabricado na China.

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Ele tem uma peça chamada REATOR, que é aquela peça que passa por cima do queimador, la dentro tem um arame que quando abre o combustível ele faz um movimento abrindo a passagem do mesmo, e também retirando qualquer obstrução que tenha ficado do uso anterior, o suporte deste arame que une ele ao registro se solta e não há como remontar a peça, assim ele não funciona mais, pois o tubo fatalmente acaba entupindo, mesmo que voce desmonte o sistema ele volta a a entupir em minutos de uso. Tentei lear para vários profissionais para tentar reparar a peça, primeiro obvio técnicos em fogão e afins, depois levei em oficina de hidráulica, armeiros, relojoeiros... ninguem conseguiu reparar a peça.

 

Com relação ao Booster, como o amigo comentou anteriormente, sim, ele pode apresentar todos os problemas que o amigo relatou, mas ao contrário do Coleman eu consegui reparar todos estes pequenos problemas e meu Booster funciona perfeitamente com qualquer combustível.

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Olá Reno!

 

Me interessei em adquirir este fogareiro por causa da versatilidade em utilizar vários tipos de combustíveis, além do excelente preço. Você chegou a ter problemas como os que o Nilton Martz relatou?

A minha maior preocupação é o suporte da bomba ser de plástico, o que poderia comprometer a durabilidade.

 

Grande abraço!

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O meu gogareiro BOOSTER estava com um vasamento de combustível no "miolo cilindríco" de latão (onde se rosqueia a mangueira) que fica embutido na bomba, na parte de plástico. Tirei este cilindro, então vi que que o anel de borracha estava rompido. Subistituí os dois por outros, mas estes eram um pouco mais grossos. Para recolocar essa peça cilíndrica no lugar tive que forçar muito a reintrodução da mesma na bomba. Entrou apertado; e resolveu o problema: cessou o vasamento.

Uso benzina ou gás butano/propano (gás de cozinha), jamais querosene, pois que este combustível (querozene) entope o fogareiro.

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Nilton, muito obrigado pelas informações.

 

Acho que vou arriscar um desses, ficando atento para esse tipo de problema.

Gostaria apenas de apontar que existem três modelos bastante semelhantes dessa mesma marca. O mais barato e comum é o BRS-8, que tem bomba de plástico. Há também o BRS-8A, com bomba em alumínio e possui uma caixa azul para transporte. Existe ainda, embora menos comum, o modelo BRS-8B, onde é possível girar a mangueira e uma válvula indicativa de pressão na bomba, além de ter uma caixa para transporte na cor verde.

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Se acontecer de vazar troque o anel (de borracha) de vedação.

Os anéis que usei para substituir eram um pouco mais grosso do que os originais. Forçando consegui encaixar as peças uma na outra. Entrou apertado; sanou o problema.

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