Olá viajante!
Bora viajar?
O primeiro mochilão a gente nunca esquece – CHILE/BOLIVIA/PERU AGOSTO 2013 (com fotos e gastos)
- Respostas 40
- Visualizações 12.9k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Mariliafefe 19 posts
-
Aletucs 2 posts
-
Fred Moura 2 posts
-
Anna Faya 2 posts
Oi gente tudo bom? Pra falar a verdade comigo ta mais ou menos,estou na fase depressão pós viagem sabe como é. Semana passada voltei do meu primeiro mochilão, e gostaria muito de contar meu relato e quem sabe ajudar ou inspirar outras pessoas da mesma forma que muitos relatos que li aqui me ajudaram e muito a montar meu roteiro.
Tudo começou no final de 2011, eu estava para me formar na faculdade e ao invés de fazer a famosa festa de formatura planejava um mochilão. Sempre quis ir para Machu Picchu, desde que soube da existência dessa civilização na aula da tia Maricotinha da 5º série, mas a ideia de fazer uma viagem sozinha me deixava com medo e por conta disso adiava a viagem usando as desculpas de falta de tempo, de dinheiro, de companhia,
até que chegou o natal e conversa vai, conversa vem com um primo que é mochileiro de longa data e comentei que queria ir para Machu Picchu mas tinha medo de viajar sozinha, foi quando ele me contou que nessas viagens, nunca ficamos sozinhos, que não é perigoso e que é muito mais barato do que eu imagino, depois disso fiquei super empolgada e comecei a pesquisar em blogs de viagens, amigos e aqui no mochileiros.com tudo sobre o Peru e no meio dessas pesquisas sobre passeios no Peru, conheci Uyuni, Copacabana e logo o roteiro começou a ser feito.
Passando o carnaval e de volta a Santos, em uma conversa despretensiosa com uma prima sobre esse mochilão, para minha surpresa ela topou na hora fazer comigo, e com isso seguimos o ano planejando e organizando até chegar a tão sonhada data.
Para ajudar os mochileiros de primeira viagem como eu, anexei a minha planinha de gastos/roteiro (esta meio desatualizada, porque acabamos mudando ao longo da viagem) e vou falar aqui dos outros gastos também, começando antes da viagem que foram:
O que comprei antes da Viagem:
Tênis trekking timberland: R$300,00
Calça e blusa segunda pele e toalha super absorvente: R$200,00
Blusa sleece: R$90,00
Money belt: R$35,00
Remédios: R$100,00
levei: descongex (rinite e sinusite), dorflex (essencial), Ibuprofeno(dor no corpo, febre), tylenol DC (dor de cabeça, essencial), paracetamol (febre), dramin B6 (não da sono), buscopan (cólicas e desconforto abdominal), spray de própolis, bepantol (essencial), protetor solar, creme para mãos (a lesada esqueceu do creme pra corpo, mas levem inclusive
os meninos que a pele fica absurdamente ressecada)
Total: R$725,00
Gastos da Viagem:
Eu fui lesada e demorei para comprar o Dolar, e acabou que comprei na cotação 2,35... então troquei R$3100,00 dando um total de 1310 dolares.
Sobrou ainda 60$ que gastei no free shop.
Passagem aérea (ida: São Paulo – Calama e volta: Cusco – São Paulo): R$1.300,00 com taxas
Levei: R$3100,00 – dólar a 2,35 = 1310 (560$ no VTM e 750$ no Money belt)
PS: Mesmo com o dolar caro, leve! é muito mais valorizado por la e vale muito mais notas.
PS2: Levei o America Express, mas nem todos os lugares que tem. VTM tem em todos os lugares.
O que levei na Mochila (mochila de 50L):
- 2 Blusas de lã - 1 Vestido de lã - 1 Short jeans - segunda pele (blusa e calça), - 1 blusa de sleece, 1 casaco corta vento, - 2 meia calças - 2 calças jeans - 1 calça leggin - muitas roupas intimas e meias - 2 bikines
- 5 blusas - 1 luva - 1 touca - 2 cachecol e 2 lenços - 1 chinelo - 1 tenis all star - 1 tenis trekking - toalha super absorvente - toalha de rosto - lenços umidecidos (totalmente necessarios) - oculos de sol, 1 pijama (moletom), - artigos eletrônicos (celular, carregadores, ipod, camera), - 2 papeis higiênicos (totalmente necessários, principalmente para quem vai para uyuni), - medicamentos (levem na mochila que vai ser despachada), 2 cadeados (Tem que levar para usar nos lockers).
Ps: la para lavar roupa em qualquer hostel desses países é super barato, menos de 5$ 2 kg de roupa, então não precisa levar mil roupas e pesar sua mochila, porque depois que estiver la e ter que carregar a mochila pra um lado e para o outro vai se arrepender dos kg a mais que colocou na mala.
Roteiro:
São Paulo - San Pedro de Atacama - Salar de Uyuni - La Paz - Copacabana - Cusco - Águas Calientes - Machu Picchu - Cusco - São Paulo = 18 dias
Hospedagem
Atacama: Hostel Tuyasto (um pouco afastado da praça principal, simples porém gostei bastante)
La Paz: Hostel LOKI (amei, se voltar para La Paz, volto com toda certeza, limpo, preço justo e festa toda noite)
Copacabana: Hotel Paraíso ( muito bom, limpo, organizado, bem localizado)
Cusco: Hostel Ecopackers (muito bom, um pouco caro, mas quase ao lado da plaza das armas, calmo, limpo e organizado, só preferiria algum que tenha mais festa)
Águas Calientes: Hostel Ecopackers ( muito bom, bem localizado, e ficaria la novamente se um dia voltasse)
Dicas úteis e quem sabe importantes:
-Geral:
Tanto Chile, quanto Bolívia, e Peru aceitam entrar com o RG, mas tem que ter sido expedido em no máximo 10 anos.
Eu levei meu passaporte para todos os lugares que eu fui, dentro do money belt.
Chile: Horario 1hrs de diferença do Brasil
Bolivia: Horario 1hrs de diferença do Brasil
Peru: Horario 2hrs de diferença do Brasil
Chile:
- Lá é bem mais caro que Bolívia, então compre apenas o necessário la e espere chegar na Bolívia para fazer o resto das compras (lembranças, roupas whatever)
- Comida la é caro, tudo entre 5.000 a 8.000 pesos, a maioria dos hostels de lá tem cozinha e da para comprar nos mercadinhos e fazer a própria comida, caso queira economizar, esse é o esquema.
- Protetor solar sempre, e blusa de frio também! o clima muda drasticamente a noite.
- Vida noturna 0 por lá. Então se quer uma balada, procure um hostel que tenha isso, porque de resto, esquece.
- 1 dolar = 500 Pesos chilenos.
- Leve bikine; sunga
Salar de Uyuni:
- Faz MUITO, MUITO frio, e não é exagero! coloque segunda pele, blusa e tudo que tem direito.
- Primeiro dia o banho é frio, ou seja esquece, -15º não existe essa possibilidade, então leve lenço umedecido.
- Os banheiros não tem papel higiênico, então leve pelo menos uns dois rolos (1 como precaução)
- Compre o galão de 5L de água, pois vai ficar 3/4 dias no meio do deserto e não vai ter lugar para comprar depois.
- Óculos de sol é essencial.
- 1 dolar = 6,90 Bolivianos
Bolívia:
- 1º lugar tenha paciência, o país é muito pobre, as ruas são 90% de estrada de terra e o clima é crazy.
- Faz frio, não tanto quanto uyuni, mas faz uns 4 a 10º durante o dia.
- Muito barato tudo, e se ficar pechinchando consegue ótimos descontos.
- TUDO eles cobram, para ir ao banheiro, para tirar foto deles e dos filhos e das lhamas e por ai vai.
- Como disse lá é muito pobre, então toma cuidado com a água, certifique-se que esta bem lacrada, e com a comida, pois a falta de higiene lá é descarada.
- Tome cuidado com a bagagem nas viagens de ônibus, nada de mais, mas é sempre bom ficar atento (principalmente na viagem de puno para Cusco, que fazem várias paradas e qualquer um pode pegar sua bagagem como se fosse sua)
- NUNCA EM HIPÓTESE ALGUMA ACEITE QUALQUER NOTA RASGADA, isso é muito sério, principalmente se for dolar. Na hora de Cambiar eles não aceitam meeeeesmo.
- Em la Paz as festas são nos hostels.
- Copacabana a cidade dorme as 9 literalmente.
Peru:
- Lá é mais caro que Bolívia e um pouco mais barato que Chile, o valor do Novo Sol está bem próximo.
- 1 Dolar = 2,80 Soles.
- NUNCA EM HIPÓTESE ALGUMA ACEITE QUALQUER NOTA RASGADA, isso é muito sério, principalmente se for dolar. Na hora de Cambiar eles não aceitam meeeeesmo.
- Na Plaza das Armas vai ter mil pessoas oferecendo passeios, fica fácil achar bons preços (eu fechei na agência do hostel, e o valor é bem parecido com o que estavam vendendo nas outras agências, o hostel chama ecopackers, caso queiram procurar.
- A galera vai ver que são turistas e vai a cada 5 min aparecer mil pessoas na rua te vendendo chaveiro, colar, e mais tudo que tem direito, esse é o momento ideal para pechinchar, eles não sabem negociar, serio, comprei um brinco que inicialmente o preço era de 50 soles por 5 soles.
- Compre o boleto de 130 soles, que da pra ir em tudo.
- Noite: mamaafrica, the temple, e vários outros bares super legais, tudo fica na Plaza das armas, e a entrada é de graça em tudo.
- Comida tudo na base de 15 soles (entrada, prato principal e sobremesa e em alguns lugares a bebida é inclusa)
Machu Picchu:
- Leve água e comida, porque la o único restaurante é MUITO caro.
- Para não ficar carregando coisa no passeio, deixa no guarda volume, e pega na hora de ir embora (3soles)
- Muito protetor solar
- Repelente
- Chegue cedo, e garanta as melhores fotos, cheguei as 6 da manha e estava bem vazio. Tirei todas as fotos e as 8 voltei para encontrar com o guia (eles chegam por volta desse horario)
- Na entrada do parque tem a opção de você carimbar o passaporte. Não é obrigatório mas é bem legal. Começa a poder carimbar a partir das 9:00 da manha
Bom agora senta que la vem a história!
1º DIA – SÃO PAULO – ATACAMA, CHILE
Nesse dia aconteceu o 1º perrengue da viagem... sim já comecei bem. Moro em Santos e o carro do meu pai não está em condições de pegar estrada, meu voo sairia só as 7 da manha e os ônibus que saíam de santos no último horário era as 18hrs (chegaria, muito,muito cedo) ou as 4 da manhã (correria o risco de perder o voo). Foi então que peguei o ônibus para São Paulo e de lá um ônibus transfer para o aeroporto, peguei o do ultimo horário e cheguei no meu terminal a 00:00, ou seja, tive que dormir por la mesmo.
O meu voo fez escala em Santiago, e foi ai que aconteceu o 1º perrenge, (pq dormir no aeroporto não é tão perrengue assim, ok ...só um pouco) enfim, chegando em Santiago, comecei a seguir as placas que indicavam escala, e estava super tranquila pois faltava ainda 1hr mais ou menos, cheguei no saguão de embarque, fiquei passeando pelo freeshop, quando deu mais ou menos uns 30 para o voo, fui em direção ao meu portão, quando de repente, percebo que as placas que eu segui era para escala de voos internacionais e o meu nesse caso era voo nacional, quando me dei conta sai correndo loucamente puxando a minha prima para pegarmos a nossa mala, esquecida na esteira, despachar a mala, fazer o check in e embarcar... basicamente atropelamos todos os seres vivos e não vivos até chegar no balcão da Lan,e fizemos o nosso check in exatamente no mesmo horário que o voo ia sair
, mesmo já com a certeza que minhas malas iriam para Atacama e eu não, continuei correndo e chegando no portão... mas Deus ouviu minhas preces e atrasou o voo! Ufa, momento de recuperar o folego e entrar com dignidade no voo.
O voo para Calama foi super tranquilo e durou só 1h e 30min, minha prima passou mal, mas fora isso nada demais. Chegando lá, já havia reservado um transfer pela empresa Transfer Licancabur, então já estavam nos esperando... pagamos , demos o nome do hotel que estávamos e partimos para Atacama. Essa viagem também foi bem tranquila, e sonolenta (1hr vendo a mesma paisagem desértica é sonífero na certa), dormi a maior parte do tempo e quando cheguei levei um susto.
A primeira coisa que pensei foi, meu Deus onde estou. A entrada da cidade é bem estranha, por assim dizer, as construções são de pau a pique, tudo em cor terra e poeira e mais poeira. Mesmo sabendo pra onde ia, foi um choque de realidade.
Chegamos no Hostel Tuyasto, fizemos o check in, deixamos nossas coisas no quarto (tinha uma francesa e um alemão la tb) e fomos conhecer melhor a cidade. Chegando ao centro, me apaixonei. Tudo continuava no mesmo tom terra, poeira e deserto (isso obviamente e graças a Deus não iria mudar), mas a praça principal é uma graça, super limpa, bonita, com arvores fazendo sombra, e a cidade a medida que andávamos por ela, mas me sentia em um filme de faroeste. Uma graça. Ficamos passeando por la, até escurecer, trocamos o dinheiro, comemos uma pizza de frango e voltamos . A noite o Luis (filho ou sobrinho dos donos) deu uma festa em sua casa que fica anexa aos fundos/lateral do hostel e chamou todo mundo o que foi absurdamente divertido, rolou umas brincadeiras de bebida fazendo todo mundo ter que virar tequila, ou um ponche de vinho branco, champanhe e frutas que tinha lá, além de empanadas deliciosas. Depois de todo mundo já mais alegre, brincamos de telefone sem fio (imagina essa brincadeira com 2 tchecos, 1 alemão, 1 francesa, 1 suéco, e 3 chilenos, risada na certa), cada um tinha que dançar e cantar a musica do país e por ai vai. Após muitas risadas, e copos de poncho fui dormir.
Gastos:
Transfer: 12.000pesos
Pizza + coca (dividindo com a pati) 3.500 para cada
#1dia: 15500pesos
Editado por Visitante