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Silnei

O que fazer em caso de extravio de bagagem?

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Veja o que fazer em caso de extravio de bagagem segundo a ANAC

 

 

Caso ocorra extravio ou avaria em sua bagagem, o passageiro deve seguir os seguintes passos:

 

1. Procurar a empresa aérea ainda na sala de desembarque e preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem – RIB. É necessária a apresentação do ticket da bagagem, pois ele é a prova do contrato de transporte de bagagem. No caso de avaria à bagagem, o passageiro deverá procurar de imediato a empresa aérea para relatar o fato, pois o recebimento da bagagem sem protesto faz presumir o seu bom estado.

 

2. Se a empresa aérea se recusar a preencher o Relatório de Irregularidade de Bagagem – RIB, o passageiro deverá reclamar oficialmente junto à ANAC.

A bagagem poderá permanecer na condição de extraviada por um período máximo de 30 dias. Após esse período, a empresa deverá proceder à devida indenização ao passageiro. Quando a bagagem extraviada for encontrada pela companhia aérea, ela deverá restituí-la ao usuário no local de origem ou de destino do passageiro, de acordo com o endereço fornecido.

 

 

Segundo a INFRAERO

 

 

[t1]Extravio de Bagagem[/t1]

 

Em vôos nacionais

A bagagem será considerada extraviada caso não seja entregue no seu ponto de destino. Quando isso acontece, deve-se procurar o balcão da companhia aérea para o preenchimento do Registro de Ocorrência (RO). O fiscal de Aviação Civil da ANAC, localizado na Seção de Aviação Civil (SAC) nos principais aeroportos brasileiros, deve ser acionado em caso de problemas.

 

Confirmado o extravio, a companhia tem um prazo máximo de 30 dias para a localização e entrega da bagagem. Após esse tempo, o passageiro deve ser indenizado pela companhia. Como medida de prevenção, o passageiro pode declarar os valores atribuídos à bagagem, mediante o pagamento de uma taxa suplementar estipulada pela companhia. Neste caso, a empresa tem o direito de verificar o conteúdo da bagagem - e o valor da indenização é o declarado e aceito pela empresa.

 

Objetos considerados de valor, como jóias, papéis negociáveis ou dinheiro devem ser carregados na bagagem de mão, ficando a companhia isenta de responsabilidade sobre a perda ou dano. Em caso de danos à bagagem, vigoram as mesmas regras. Somente serão considerados, para efeito de indenização, os objetos destruídos ou avariados que tenham sido protestados.

 

Em vôos internacionais

A Convenção de Varsóvia limita a responsabilidade da companhia em U$ 20 por quilo de bagagem extraviada. O passageiro também poderá optar por efetuar o despacho de seus pertences, resguardando-se através de uma Declaração Especial de Interesse. Este documento discrimina minuciosamente o conteúdo da mala. Somente com esta declaração é possível ser indenizado integralmente, prevalecendo a responsabilidade da companhia aérea sobre os bens ali contidos.

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Alguns planos de Seguro de viagem também possuem cobertura para extravio de bagagem

 

60 dias na Europa com Mondial Assitance custa R$ 555,64 reais e a cobertura de extravio de bagagem é de R$ 3.000,00

 

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A Assit-Card cobre até U$S 1.200 - (Complementar à indenização da cia.aérea). O preço para plano de 60 dias de viagem na Europa por exemplo custa US$ 372

 

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Já a Turist Card tem uma planos para viagem a Europa para 60 dias que cobra US$ 242,00 e cobre até US$ 1.000,00 para seguro de bagagem

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Entidade britânica diz que 42 milhões de malas foram extraviadas pelas companhias de aviação em 2007 e que indenização é falha.

 

Uma organização britânica que representa os usuários de transportes aéreos estima que 42 milhões de malas foram extraviadas pelas companhias de aviação em 2007 e, destas, mais de um milhão foram dadas como perdidas. De acordo com relatório do Air Transport Users Council (AUC), em 2005, 30 milhões de malas não chegaram ao destino e, em 2006, este número foi 34 milhões.

 

A AUC disse que, com a expectativa de que o número de passageiros dobre na próxima década, até 70 milhões de malas podem acabar sendo extraviadas por ano até 2019.

 

Segundo a AUC, os passageiros não estão sendo indenizados de maneira justa.

 

Há queixas de que viajantes não estão sendo reembolsados pelo valor total de artigos perdidos quando não apresentam recibo. Em outros casos, as companhias aéreas estão levando em conta a depreciação do valor dos itens perdidos na hora de indenizar o passageiro.

 

"Se alguma coisa dá errado, as companhias aéreas deveriam estar dispostas a indenizar os passageiros de maneira justa", disse Tina Tietjen, presidente do AUC.

 

Segundo ela, os passageiros também estão sendo prejudicados quando há atraso na entrega de sua bagagem. "As companhias não reembolsam os passageiros com o valor total das despesas que tiveram comprando itens essenciais no período em que ficaram sem a mala."

 

Tietjen elogiu os esforços das empresas para melhorar o serviço de transporte de bagagem mas disse que elas também precisam voltar sua atenção para o que acontece quando algo dá errado. "As companhias aéreas ainda se apressam em transferir o risco para o passageiro."

 

O conselho recebe recursos da autoridade britânica para a aviação civil (Civil Aviation Authority, CAA).

 

Fonte: G1

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Outro detalhe importante é que mesmo a empresa tento entregue a bagagem extraviada em orde, e cumprindo o prazo previsto, esta não se isenta de responsabilidade legal. Posto que o passageito pode alegar danos morais, ou perdas e danos materias. Foi o o que ocorreu comigo. Uma empresa aéra que costumava usar bastante, fez o fazor de extraviar minha mochila por 3 vezes, (sem contar que teve uma vez que a esteria rasgou a capa de chuva da mochila), isso num espaço de 10 meses. ::quilpish::

 

Saturado, procurei um advogado, e este me orientou entrar com uma causa de danos morais. ( Imaginem chegar numa cidade a trabalho, e ter que passar 5 dicas com a mesma roupa...). Outra coisa, numa dessas vezes eu perdi trabalho, pois não ia trabalhar de sandália e bermudão...

 

Desfecho. Entrei com a causa, e em duas audiencias que delongaram por 8 meses, tive ganho de causa. A empresa foi obrigara a me pagar os dias de trabalho que perdi devido a estar sem roupa adequada para tal, e também a roupa que resolvi comprar de ultima hora para poder ir trabalhar, e mais, uma idenização pelo constrangimento moral que fui obrigado a passar.

 

Resultado: Fiz um acordo com tal empresa aérea, e esta me deu um bonus de 10 passagens na linha que estou acostumado a fazer ( Fortaleza-São Luís).

Busquem seus direitos, além da gente pagar caro por passagens aéreas ainda ter que engulir tais erros, é #@$#@$#. ::quilpish::

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Essa é uma parada que realmente me assusta.

 

Em 2007, extraviaram a mala da minha mãe, quando voltávamos de Bs As pela Aerolineas. A mala só foi aparecer 1 semana dps e arrombada. Por sorte (se é que dá pra enxergar sorte numa situação dessas), só levaram os chocolates, que ela havia comprado em Bariloche... sendo que lá dentro tb tinha um radio Nextel e algumas outras coisas de valor.

 

Esse ano vou viajar sozinho, passando por alguns países da América do Sul e ficando pouco tempo em algum deles. Vou me esforçar muito pra levar uma mochila pequena e que possa ser levada como bagagem de mão.

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Alguns planos de Seguro de viagem também possuem cobertura para extravio de bagagem

 

Deixa eu ver se eu entendi.

 

Eu tenho que pagar um absurdo desse para eu não ter dor de cabeça caso a incompetência da empresa que estou contratando (e pagando outro absurdo) faça minha mochila desaparecer? É isso?

 

 

Intééé

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Lico, uma saída é vc levar 2 cuecas, 2 camisetas, 1 calça e ir lavando no chuveiro rs. Se perder, o que vc perdeu? NADA, praticamente... rs.

Brincadeira!

 

Isso é sério! Extraviou a mala de uma amiga no vôo da TAP (só a dela) e ela tinha mais de EUR 2500 só de roupas e presentes pra família. A Tap só vai reembolsar EUR 1100 e olhe lá.

O Leo colocou essa notícia aqui no fórum há um tempo e eu achei de extrema utilidade!

conheca-os-direitos-de-quem-viaja-de-onibus-aviao-t35306.html

A estatística diz que a maioria das bagagens são extraviadas no país de embarque. Pense comigo agora: "Brasil, sil sil sil!!!!"

 

Beijos!

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É uma vergonha ter que se preocupar se alguém irá roubar ou não suas coisas, as empresas deveriam intensificar a fiscalização, assim como a ANAC e punir severamente esses mal elementos. Pois as CIA´s aéreas não vendem apenas passagens, elas viabilizam um sonho de uma vida para muitas pessoas. Há uma dica muito legal no Fórum de MOCHILA X MALA (nas últimas páginas) onde o colaborador dá uma dica interessante sobre como fortalecer a armadura da sua mochila.

 

Abraços...

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sumiu minha minha mochila ..ccs-gru dia 17/10/2010

tem seguro

olha so que absurdo vou ter q esperar 30 dias .

valor da indenizaçao 20 us por quilo 13 k = 468 reais

valor seguro 450 us = 810 reais

nao paga nem minha jaqueta q estava la

como pode um negocio desse ??????

inconformado

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Minha bagagem extraviou no trecho GRU-CFN, quando voltava de Bogotá, pela TAM.

Hoje fazem 4 dias e ainda nao tenho notícias da mesma.

 

Se o valor for mesmo esses 20us por kilo, nao vai pagar nem ao menos a minha mochila.

 

Vamos esperar cenas dos próximos capítulos.

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Puuuuuuwtis Leticia.

 

Menos mal que foi na volta neh? A Eli ficou vários dias na Venezuela só com um vestidinho preto kkkkkkkk

 

Intééé

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Minha mala foi estraviada pela tam no trecho Foz Iguaçu-BH e nunca mais.... com todas as minhas comprinhas dentro...

Acionei o juizado de pequenas causas, a juiza já julgou favorável, mas a tam recorreu.... o processo está tramitando.

É muita irresponsabilidade destas cia aéreas, que estraviam malas todos os dias... Não podemos ficar parados.

Me ofereceram 400,00 pela minha mala, vê se pode?

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Hoje fazem 41 dias que a Tam sumiu com a minha mala.

 

Até ontem nao tinha tido nenhum contato depois que completou os 30 dias de prazo que eles tem para devolver a bagagem.

Ontem liguei pro telefone que tinha no site: Fale com o Presidente (esse é bom pra ligar..kkkk)..

Depois de responder as mesmas perguntas pela 5 vez, o funcionario da Ouvidoria da TAM disse que eles me responderiam em até 5 dias.

 

Acabaram de me oferecer 893,00 reais pela minha mochila. Ao menos foram mais generosos que com a Dani. kkk

 

Alguem acha que devo aceitar??? Claro que não né.. Essa semana ainda entro na pequenas causas.

Nem tanto pelo dinheiro, mas porque é mais barato pagar 893 reais pra todo mundo que tiver a bagagem extraviada, do que contratarem funcionarios para realizarem o serviço com eficiencia.

 

Beijos

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Olá pessoal tudo bem?

 

Tbm tive um problema com extravio de bagagem. Embarquei para Europa no dia 03/07 tive que fazer uma conexão em Madri, e qdo chegamos em Roma a bagagem da minha amiga chegou e a minha não. Fiz todo o procedimento em questao as formalidades RIB - Relatório de Irregularidade de Bagagem, e informei os paises de origem e o que estava, no ato do procedimento, informei para a atendente que iria passar por alguns paises, e como seria o processo de entrega. Tbm troquei emails com o pessoal da cia aerea. Acelerando um pouco mais a historia, tive que comprar roupas, peças intimas e higienicas, fiz o procedimento de levar uma bagagem de mão, contendo algumas peças de roupas, mas nao seria o suficiente para 30 dias. Enfim, tive custos em relação a minhas roupas, o seguro viagem, que tenho o auxilio bagagem, nao me ajudou em nada, enfim, a mala foi entregue no dia 18 ou 19/07,porém no Brasil, sendo que a minha viagem encerrou ontem. De acordo com a propria cia (Alitalia), pediram para enviar todos os documentos envolvidos no extravio via email, fax e/ou correio (incluindo as notas fiscais que tive de despesas com roupas).

A Pergunta é a seguinte: Será que irei ser ressarcida pelos custos que tive (vale lembrar, não orçados), em relação a minha bagagem?

 

Aguardo anciosa um retorno.

Janaína

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Minha amiga foi para Nova York com o marido e la comprou um PS3 (acho que foi esse) para o filho.

Quando chegou ao Brasil foi dar de presente ao filho o video game e só tinha pedras dentro da caixa.

Ela viajou pela TAM e a empresa não fez nada a respeito.

 

Por isso acho que vale a pena sim, pagar certas taxas para se prevenir de situações como essas. É um absurdo ter que pagar para ter garantia? Sim, é... Mas infelizmente o mundo que vivemos hoje está assim. (profundo)

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Mais de um ano depois eu venho aqui pra contar o fim da minha história.

 

Minha mochila nunca mais apareceu e como já disse a TAM me ofereceu 893 reais por email.

Então a unica opção seria entrar na justiça de pequenas causas.

Na época entrei sem advogado, mas hoje eu recomendo que se contrate um, ou que pelo menos pague para que seja feita a petição.

Quando se entra na pequenas causas, você pode ir até lá e o funcionário digita as informações e faz a petição (desculpem os advogados se nao for esses nomes ::bruuu:: ),

porem isso não é bom, porque ele irá escrever somente o básico.

No meu caso, copiamos uma petição de extravio de bagagem que estava disponível na internet e fizemos igual, contando toda história bem detalhada e com bastante drama. Isso porque no meu caso nao foi somente a perda da bagagem, mas também vôo atrasado, mudança de trecho e mais atrasos.

Claro que a linguagem utilizada para relatar o caso não foi adequada e claramente se via que não foi escrita mesmo por advogado. Mas serviu para entrar com o processo. ( Eu tenho certeza que o pessoal achou que o Léo era o meu advogado na época... ::lol4:: )

O problema foi o valor pedido da indenização: 20.000 reais, sendo 3.000 de danos materiais e 17.000 mil de danos morais. Na justiça de pequenas causas pode-se entrar com pedido de até 40 salários mínimos, porém acima de 20 salários mínimos é obrigado ter advogado. Por isso tive que depois contratar um.

 

Na audiência de conciliação esperava-se que o valor máximo que iriam me oferecer fosse 2.000 mil. Esse era o máximo que ja tinham oferecido por aqui. Como não aceitei foram só aumentando o valor. Chegou em 4.500 mil. Não aceitei. Disseram que este valor era somente por danos morais, pois como não comprovei o que tinha na mochila eles não podiam aceitar o meu dano material ::carai::::carai::::carai::::carai::

Esperava então que pelo juiz receberia pelo menos 6 mil.

 

E assim esperei um ano pela decisão do juiz. E então veio a decisão: 12 mil reais.

Todo mundo acreditava que a TAM iria recorrer, porém não recorreram. Daqui a 15 dias irei receber o dinheiro.

 

Então segue as dicas pra que teve a bagagem extraviada:

-- Faça a petição usando um modelo ou contrate um advogado. Nunca vá ao carinha que registra a queixa.

-- Conte a sua historia detalhadamente

-- Peça a inversão do ônus da prova (é um direito do consumidor que garante que vc não tenha que provar o que perdeu, e sim que a empresa prove que vc não tinha o que está falando que tinha na bagagem)

-- Faça o relatório detalhado de tudo que perdeu e o valor de cada coisa individualmente (meu processo demorou mais porque só coloquei o que perdi e o valor total do prejuizo, entao a juiza mandou que fizesse um relatório com o valor de cada item)

-- Não faça acordo

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Estou com o mesmo problema. Vim de GRU para SCL (Santiago chile) em 31/08, e até agora, 03/09, ainda em estadia em Santiago, nada de minhas malas aparecerem. Fiz o RIB pela TAM, empresa que deu sumiço nas minhas coisas. No caso, no dia da viagem, fiz conexão de Assunção para santiago, e eles não sabem ao certo se as malas ficaram em SP ou Assunção. A TAM não deu suporte, não sabe dizer-me com exatidão onde as malas estão e ficamos aqui sem roupas, objetos pessoais, num país que não é o nosso e nem fala nossa língua. Imagina o constrangimento, cansaço e nervoso que estamos passando? Ah, mas a TAm vai ter que pagar isso na justiça, pq isso não se faz, pura falta de competência a desses caras. :evil:

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Silvia,

 

Compre o que precisar aí e guarde todas as notas. Mesmo que a mala chegue, q empresa terá que te reembolsar o valor gasto. (Claro que nao pode exagerar).

Sugiro que anote todos os perrengues que passou para escrever detalhadamente no processo.

Pela lei a empresa tem 30 dias para te entregar sua mala, antes de te oferecer a indenização.

E não faça acordo. Em nenhum momento.

Se todo mundo aceitar o que eles oferecem, esse problema nunca vai se resolver.

 

No aeroporto de Guarulhos tem um juizado de pequenas causas, só para problemas com companhias aéreas. se entrar diretamente lá, o seu processo resolve muito mais rápido que no juizado comum.

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Tenho 7 clientes que tiveram suas malas extraviadas por 40 horas na argentina. Entrei com processos e ganhamos todos. O extravio de bagagem é um descumprimento do contrato de transporte.

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Gente,

 

Tive a minha bagagem extraviada pela TAP/Lufthansa. (Voo BH - Lisboa - Frankfurt - Gliwice)

A bagagem chegou 48 horas depois mas nesse meio tempo tive que comprar diversas coisas (lençol, toalha, roupa, cobertor, coisas de higiene, de cozinha que estava trazendo etc.) pois vim para passar 2 meses fazendo um estágio no interior da Polonia.

Perdi o primeiro dia de trabalho pois não tinha como trabalhar com a roupa que viajei e estava usando há 30 horas.

O meu voo de BH - Lisboa demorou para sair fazendo com que eu perdesse a conexao para frankfurt (que sairia as 8:30). Me colocaram em um voo que sairia as 14:20 que também só foi sair as 15h.

Chegando no destino final nada de mala.

 

Fiz um "boletim" no aeroporto e pronto.

 

Enviei um email para o seguro de viagem (Mondia) e nada.. fora que para ligar do brasil é um numero 0800. para ligar de fora tem que ligar para um numero em SP!

 

A questão é... o que eu faço?? Espero voltar ao Brasil para entrar com um processo?

 

obrigada gte!

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