Ir para conteúdo

Paranapiacaba continua sem trens


Posts Recomendados

  • Admin

Apesar de ser uma histórica Vila Ferroviária, Paranapiacaba, em Santo André, continua sem trem que leve os turistas diretamente ao local. O Expresso Turismo prometido pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em junho de 2008 ainda não saiu do papel e não tem previsão de quando começará a funcionar.

 

O trem turístico faria viagens entre a Estação da Luz, em São Paulo, e a Vila, e iniciaria operação até o fim do ano passado. Na época, a CPTM informou que uma locomotiva concedida pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) e que pertenceu à antiga Fepasa (Ferrovia Paulista S/A) puxaria dois carros com capacidade para 170 passageiros. Além disso, os vagões teriam poltronas estofadas.

 

O subprefeito de Paranapiacaba, Eduardo Sélio Mendes Júnior, explica que as negociações entre Prefeitura, CPTM e MRS Logística - concessionária das linhas de transporte ferroviário de carga - adiaram a implementação do projeto.

 

"A MRS não queria parar a produção para o trem turístico passar. Isso nós conseguimos resolver. Agora, só estamos com uma pendência de a CPTM assinar uma autorização para iniciar a obra da estação provisória", explica.

 

A CPTM informa que o Termo de Permissão de Uso do trecho ferroviário entre Rio Grande da Serra e Paranapiacaba - que pertence à MRS - está em análise na área jurídica. Assim que o documento for assinado pela CPTM e a concessionária, o local receberá "as adaptações necessárias para início das operações". Porém, ainda não há previsão de quando isso possa acontecer.

 

Mendes Júnior garante que após a CPTM assinar o documento, a Prefeitura iniciará em dois dias a construção da nova estação.

 

A Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado informou que o Expresso Turístico, também anunciado para Jundiaí, aguarda nova data para inauguração.

 

RESTAURO - A estação provisória não descarta a antiga promessa de construção de um terminal definitivo, mas é uma forma de fazer com que o trem chegue à vila histórica em um curto espaço de tempo, segundo o subprefeito.

 

O projeto para criar uma estação permanente está em fase final de elaboração. Trata-se de um restauro e adaptação de um galpão abandonado. Nesse caso, a provisória seria desmontada.

 

Fonte: Diário do Grande ABC

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Pra mim esta novela não cheira bem Silnei, tudo está conspirando para ser mais um atrativo turístico para inglês ver. Não é a primeira vez que a MRS fica empatando projetos de trens turísticos, afinal o único interesse dela é o transporte de cargas, principalmente minério.

Ela alegava que esse trem turístico implicaria em mudanças logísticas no ramal Santos / Jundiaí e nos pátios de manobras trazendo prejuízos para a empresa.

Uma desculpa esfarrapada para um trem que a princípio fará apenas quatro viagens por semana. E mesmo que funcionasse todos os dias a MRS tem uma grade com intervalos bem grande.

Levado ao judiciário um “acordo” resolveu a questão.

E antes a CPTM estimava um custo aproximado entre R$ 7,00 e R$ 15,00 a passagem para os percursos Luz / Paranapiacaba e Luz / Jundiaí. Mas após a prefeitura de Santo André investir na infra-estrutura de Paranapiacaba e criar um calendário cultural e gastronômico a tarifa para o passeio será definida entre R$ 25 e R$ 30 para quem sair da estação da Luz sentido Paranapiacaba, mas a partir de Santo André (a única parada no caminho) terá preço mais barato por estar na metade do percurso de 47 quilômetros, que será feito em 80 minutos.

O mesmo trem passará a fazer o trecho Luz / Jundiaí aos sábados passando por Perus. Esse roteiro terá a duração de aproximadamente 120 minutos, em um percurso de 60,5 km. A orientação dos passageiros será realizada por guias uniformizados e os bilhetes de embarque serão estilizados com a história de cada ponto de parada.

A saída do trem está prevista para as 8h30 e volta marcada para as 17h30, nos dois dias.

Link para o comentário
  • Admin

Em meados de 88 ia pra lá de trem de subúrbio mesmo. Descia em uma estação antes de Paranapiacaba e ia acampar na Serra do Mar pegando a Trilha da Eletrocloro. Naquela época a linha era diária, nem sabia que tinha acabado. O problema da época eram os assaltos, todas as vezes que fui rolou assalto estilo arrastão. Como a gente ia bem maltrapilho mesmo, nunca levavam nada nosso, mas era chato pra carai!! Deixei de ir lá por isso e na época comecei a frequentar a Prainha Branca, mas Paranapiacaba tem um potencial turístico que poucos lugares próximos a São Paulo tem.

 

Uma pena também é que quando privatizaram as ferrovias fizeram essa cagada, acabando com quase todas as linhas de passageiros. Em um país do tamanho do Brasil isso é lamentável!

 

Algumas empresas dessas tem contratos de 30, 40 anos.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

No começo da década de 90 eu desci a serra do mar (de Paranapiacaba a Santos) de trem.

 

Era um trem expresso e saia da Estação da Luz e seguia para Paranapiacaba.

Lá demorava um pouquinho até trocar de locomotiva e depois descia em direção a Santos.

Me lembro muito bem dessa viagem. Muito legal.

 

Só me lembro que logo que pouco antes de privatizaram (acho que era em 96), extinguiram essa linha e a MRS Logística nem quis saber de voltar a operá-la.

Acho que não deve dar lucro. O transporte de cargas é mais rentável.

 

É uma pena que a empresa só pense no $$$$$ e nada mais.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Por mim pode continuar sem trem, ta bem melhor assim. Tb sou da epoca em q pegava o dito cujo e frequentava a vila nesse esquema. No entanto, lembro tb q era muita, mas muita gente (farofa e muvuca) nos fds. Nao demorou pra surgirem assaltos e terminarem com a mamata do trem, ja q a vila nao tinha capacidade mesmo pra atender td essa demanda por trilha, mato ou simplesmente cultura. Noutras, nao tem estrutura pra atender td mundo, como ja foi mencionado nos primeiros posts. Tb ja fui assaltado la e por essa razao deixei de frequentar la durante anos.

http://altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=898

So voltei pra essas bandas ano passado e fiquei surpreso como as coisas tao agora. Ta mto mais sussa e tranquilo andar por la, s/ assaltos inclusive. Desde entao voltei outras tantas vezes, s/ incidentes. E cá entre nos, nao custa nada descer em RGde da Serra e fazer baldeacao de busao pra vila.. o integracao pega na Luz mesmo. Noutras, a falta do trem veio pra melhor.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Pois é! Eu também pegava o trem na Barra Funda até Paranapiacaba, depois passou a ser até Rio Grande da Serra, pois sem manutenção pelo estado os trilhos começaram a afundar sobre os dormentes apodrecidos e descarrilar as composições.

Depois passou um período indo somente até Santo André e de lá tínhamos que nos virar em pegar ônibus até a vila.

Após as privatizações a CPTM e a MRS recuperaram as vias, mas a concessão de exploração da CPTM acaba em Rio Grande da Serra onde o trem que importaram da Espanha passou a chegar e de onde passamos a pegar os ônibus novamente.

 

De qualquer forma são um bando de safados... Querem cobrar o equivalente ao Serra Verde Express e a Maria Fumaça entre Tiradentes e São João del Rei, mas nem de longe a paisagem do percurso se compara, tampouco os gastos com a manutenção da via e das composições.

Mais honesto pelo menos é o trem que liga Belo Horizonte - MG a Vitória – ES administrado pela Vale que custa em média R$ 50,00 (classe econômica), mas percorre 660 km em 14 horas.

 

::tchann::

Link para o comentário
  • Membros de Honra
...

E antes a CPTM estimava um custo aproximado entre R$ 7,00 e R$ 15,00 a passagem para os percursos Luz / Paranapiacaba e Luz / Jundiaí. Mas após a prefeitura de Santo André investir na infra-estrutura de Paranapiacaba e criar um calendário cultural e gastronômico a tarifa para o passeio será definida entre R$ 25 e R$ 30 para quem sair da estação da Luz sentido Paranapiacaba, mas a partir de Santo André (a única parada no caminho) terá preço mais barato por estar na metade do percurso de 47 quilômetros, que será feito em 80 minutos.

Fui me atualizar das informações e esse valor estipulado entre R$ 25,00 e R$ 30,00 seria para ida e volta.

 

No começo da década de 90 eu desci a serra do mar (de Paranapiacaba a Santos) de trem.

 

Era um trem expresso e saia da Estação da Luz e seguia para Paranapiacaba.

Lá demorava um pouquinho até trocar de locomotiva e depois descia em direção a Santos.

Me lembro muito bem dessa viagem. Muito legal.

Augusto considere-se privilegiado, pois esse trem que você viajou funcionou durante muito pouco tempo e ele parava no pátio de manobras de Paranapiacaba porque para descer a serra era preciso acoplar uma locomotiva com a "terceira roda". Uma roda dentada que se encaixa em um trilho também dentado. (Sistema de Cremalheira).

Pra você matar saudade:

[align=center]hungaro6.jpghungaro3.jpg[/align]

Outro que eu sonhava em viajar quando garoto era o Trem de Prata.

Aqui uma matéria interessante sobre seu fim:

http://veja.abril.com.br/181198/p_141.html

Link para o comentário
  • Membros de Honra

A vila está com uma infra estrutura muito boa, bastante sinalização, limpeza, vários eventos.

 

O meu medo é começar ir trem da CPTM para lá e começar entupir de pessoas sem educação, porcos e sem senso de coletividade.

 

Se fossem espertos e pelo lado turistico, reformava o sistema funicular e colocava trem para descer a serra . ai sim valeria a pena o ingresso 40 reais.

 

masss o que fala mais alto é o $$

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...