Membros Fabiano1 Postado Dezembro 18, 2013 Membros Postado Dezembro 18, 2013 Retornei de Fernando de Noronha ontem e fiquei muito decepcionado com a administração do parque. Embora haja belas paisagens o custo benefício não compensa, por vários motivos: 1- Estradas esburacadas e em mal estado de conservação; 2- Há lixos despejados desordenadamente em praticamente toda a área habitada; 3- A taxa que se paga à econoronha e ICMBio não dão retorno algum ao contribuinte. A única praia com trilhas feitas com material sintético e isso é especialmente importante para idosos e deficientes só existe no mirante da baía do Sancho e, assim mesmo é miuto curta; 4- Dentro do parque nacional marinho há cavalos e dejetos, o que contribui para a degradação tanto da vida terrestre quanto marinha. Por esses e outros motivos, Noronha já está fora da lista dos lugares mais encantadores do mundo. 5- Esse não é o melhor spot de mergulho do Brasil. Está longe de ser. A ilha de Boipeba, por exemplo, é muito melhor tanto em termos de beleza cênica quanto em termos de condições de mergulho e infraestrutura. O próprio site tripadvisor coloca boipeba na lista de ilha mais bonita e com maior biodiversidade marinha do litoral brasileiro. 6- Os prédios históricos estão em péssimo estado de conservação. Há plantas e fungos crescendo em canhões, fortes e outros prédios antigos; 7- Logo ao lado da capela centenária, na vila dos remédios, há lojas de grande estilo, o que descaracteriza e polui visualmente o centro histórico, que está quase em ruínas. 8- O abandono já pode ser visto logo em frente ao prédio da prefeitura. Lixo por toda parte e plantas crescendo nos canhões. Tenho fotos de muitas coisas horríveis que vi em Noronha. Posso postá-las aqui no site, se houver alguma maneira ou posso mandar pra quem tiver interesse. Basta escrever. Portanto, minha recomendação é; Se você guardou uma boa grana, vá pra abrolhos, boipeba, morro de São Paulo ou praia do espelho. Garanto que são lugares muito melhores. Não vá a Noronha. O arquipélago é uma grande enganação. Nativos e sócios de nativos que possuem empreendimentos lá vão querer fazer você gastar muito, vendendo ilusões 2 1 Citar
Membros willybuss Postado Dezembro 18, 2013 Membros Postado Dezembro 18, 2013 Puxa Fabiano que triste ler o seu relato e ver como aqui no Brasil não temos cuidado com nosso patrimônio. Pode postar as fotos? Obrigado 1 Citar
Membros juliad Postado Dezembro 18, 2013 Membros Postado Dezembro 18, 2013 fiquei realmente intrigada com este relato, pois é o primeiro comentário negativo que vejo a respeito do de fernando de noronha. nunca estive lá, mas muitos amigo/conhecidos meus SUPER viajados sempre me afirmaram que o lugar é mais bonito do que qualquer ilha do caribe, pacífico ou até maldivas. enfim, como não acredito em unanimidades, gostaria de ver estas fotos também para conseguir visualizar o que descreveu. 1 Citar
Membros MarcosJ70 Postado Dezembro 19, 2013 Membros Postado Dezembro 19, 2013 Infelizmente o colega pegou Noronha num momento ruim, assim como já estive em Morro de São Paulo onde vi as praias tomadas por lixo. Lamentável ver que o Brasil ainda não conseguiu aprender tratar bem o que tem. Já visitei Noronha em dois momentos e, na minha opinião, é o lugar das praias mais espetaculares do Brasil, devendo ser visitada entre os meses de agosto a novembro, pois permite uma melhor visibilidade. A Ilha de Boipeba foi eleita pelos internautas, os quais nem sempre conhecem os dois lugares para fazer a comparação. Para mim, das ilhas que conheço, Noronha e Ilha Grande, no Rio de Janeiro, são as duas ilhas brasileiras que possuem as praias mais impactantes do Brasil. Conclusão: vale a pena sim ir a Fernando de Noronha. Abração. Marcos. 1 Citar
Membros Fabiano1 Postado Dezembro 22, 2013 Autor Membros Postado Dezembro 22, 2013 (editado) Oi Gente! Posso postar as fotos e até quero porque são revoltantes. Alguém sabe como devo proceder? Olha, já viajei um bocado e não só pelo Brasil. Mas nunca vi uma propaganda tão desproporcional. As informações da internet são totalmente mentirosas sim. Concordo com o Marcos, a ilha grande tem belíssimas praias. Estive lá e recomendo. Fernando de Noronha tem praias lindíssimas mas tem todos os problemas que citei acima. Querem pagar pra ver? Eu não pagaria, até porque sai bem caro. Há uma explicação para a coisa ter chegado neste nível de degradação, e parece que vai piorar. Vou tentar resumir muito aqui. Em 1988, Fernando de Noronha deixou de ser um território para ser parte intergrande de Pernambuco, com 70% da área sendo transformada em parque nacional marinho, administrada pelo Ibama e atualmente pelo ICMBio. Quem ia a Fernando de Noronha na década de 80 ou era militar ou pescador nativo mesmo. Aí o lugar era bem rústico e, de fato, lindo. Nos anos 90 um plano diretor e um plano de manejo foram elaborados. Apenas nativos poderiam abrigar turistas e a melhor acomodação da ilha era a base militar americana abandonada. As águas que abasteciam turistas e moradores vinham das chuvas do meio do ano. O arquipélago continuava lindo e rústico. No fim dos anos 90, os planos de manejo e diretor mudaram. Nativos poderiam associar-se a milhonários para que grandes empreendimentos fossem construídos. Há agora resorts que abrigam celebridades. Aí a coisa caiu em desgraça e está piorando. Por quê? Porque é preciso dessalinizar a água pra atender a demanda (um processo caro e com impactos significativos). As coletas de lixo não são regulares e há dejetos espalhados por toda parte. As taxas de administração e preservação são elevadas e aparentemente nada está sendo feito. Bom, reconheço que há belas paisagens mas o preço não compensa e eu não recomendo. Quero postar as fotos do que disse. Alguém sabe como devo proceder? Posso também criar um flicr só pra isso. Por favor me avisem sobre o melhor procedimento porque falo questão de mostrar. Está tudo documentado. Grande abraço, Fabiano. Editado Dezembro 22, 2013 por Visitante 2 Citar
Membros borisyeltsin Postado Dezembro 22, 2013 Membros Postado Dezembro 22, 2013 Aqui mesmo no Mochileiros existem vários outros tópicos falando sobre a farsa de Fernando de Noronha. Não é que não seja bonito, mas como falaram, o marketing é excessivo. Cria-se uma grande expectativa de "paraíso" e quando se chega lá não é nada disso. É claro que pouquíssima gente tem coragem de falar que pagou mico gastando uma grana para ir lá e não valeu a pena. Brasileiro quer sair na vantagem, se aparecer. Quem é que bota a cara a tapa pra dizer "realmente, paguei caro pra caramba, mas Fernando de Noronha é uma bosta"? São poucos. Gente "super viajada" dizendo que Fernando de Noronha é lindo não me surpreende. É como dizer que o Rio e Salvador são cidades maravilhosas, quando na verdade são apenas um gigantesco vaso sanitário fedendo a urina em formas de cidade. 2 Citar
Membros Fabiano1 Postado Dezembro 22, 2013 Autor Membros Postado Dezembro 22, 2013 Oi boreiajr! Obrigado pela mensagem! Eu realmente fico me questionando sobre o por quê da galera que vai dizer que o lugar é um paraíso. Até porque, enquanto estão lá reclamam dos problemas que mencionei. Cheguei a pensar nisso que você falou. Seria então uma questão de Glamour? Algo como "Fui a Fernando de Noronha, lugar belíssimo, via a celebridade tal e tal na praia da conceição". Será que é isso? Se for é mais decepcinante do que eu imaginava. 1 Citar
Colaboradores arlan Postado Dezembro 22, 2013 Colaboradores Postado Dezembro 22, 2013 Amigo Tudo que voce falou corresponde a verdade. É caro. É meio que sujo. O pessoal nativo é esnobe. O pessoal que visita na maioria também é esnobe. Mas é lindo sim. e vale a pena cada centavo para conhecer, pelo menos para mim. 1 Citar
Membros Fabiano1 Postado Dezembro 22, 2013 Autor Membros Postado Dezembro 22, 2013 Oi Arlan! Obrigado pela mensagem. Que bom que reconhece que o que eu disse é verdade. Acho importante as pessoas saberem disso antes de ir. Como disse, as taxas de administração são elevadas e não há retorno ao contribuinte. Cabe a quem planeja a viagem decidir se ela vale a pena. Pelo que percebi muita gente ficou surpresa com o que está escrito. Reforço o que disse. Claro, é a minha opinião. O custo benefício não compensa e eu não recomendo. 2 Citar
Membros Fabiano1 Postado Dezembro 22, 2013 Autor Membros Postado Dezembro 22, 2013 Vocês querem que eu poste as fotos do que relatei aqui? Se sim, como devo proceder? Clico em img mas não consigo anexar nada. Alguém pode me ajudar? Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.