Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

brapoa

Patagônia de carro - Perguntas e Respostas

Posts Recomendados

Este tópico tem como principal objetivo fornecer dicas para o viajante que pretende ir à Patagônia e redondezas com seu próprio carro.

 

Dicas sobre os melhores caminhos, documentação necessária e pontos de interesse podem ser encontrados aqui.

 

Se vc tem dicas também, colabore com os futuros viajantes e poste uma mensagem aqui

 

Abraços

Luckylu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço a dica de quem já foi de Calafate a Puerto Natales de carro:

Quanto tempo dura a viagem incluindo o tempo de espera nos postos da fronteira)?

Para aquelas estradas de rípio tem que ser um jipe 4x4 ou carro de passeio vai bem?

 

por beier em 03 Fev 2006 19:05 Fiz esse trajeto de carro agora em janeiro e tá bem tranquilo, apesar da estrada ser de rípio ele tá bem compatado. Meu carro é um Fiat Stilo e não tive qualquer contratempo, portanto não é necessário ser um 4x4.

Agora o rípio no trecho para o Glaciar Grey, já dentro do parque Torres del Paine, é muito ruim. Para fazer cerca de 14Km levei 1 hora, as pedras são enormes e se vc andar um pouco mais rápido destroi com o carro. Alí sim é recomendado um 4x4, mas se vc não tiver pressa dá para desenvolver uma velocidade de uns....10km/h hehehehe.

 

por Ivan Guimarães em 06 Mar 2006 02:53

 

Saindo de Puerto Natales em direção a Cerro Castilo, como já descreveu o Bier, ripio da melhor qualidade. A partir da aduana em Cerro Castilo, o caminho está quase todo asfaltado até El Calafate, pelas rutas 7 até Esperanza e de lá a 5, a 40 e a 11, que na prática parecem uma estrada só. Eu fiz agora esse caminho ida e volta e fiz o atalho possível pela ruta 40, que economiza um 90 Km. Ripio da pior qualidade, cheio de valas, mas eu tenho um 4 X 4. Perto do final desse trecho um carro capotou na minha frente. Vinha correndo - uns 80 km - caiu na valeta lateral e virou. Segundo os guardas, a maioria dos acidentes no ripio é capotamento devido ao excesso de velocidade. No Glaciar Perito Moreno, obras de pavimentação tornam o caminho um tormento, seja por vários trechos em pista única, seja por muita sujeira na pista e pouca sinalização. Mas quem for na proxima temporada vai pegar tudo pavimentado. No Torres del Paine recomendo fortemente um 4 X 4. muitos trechos bons, mas muito "ripio gruesso", pedregulhos enormes, especialmente no ramo até o Glaciar Grey. Amassou o meu protetor da transmissão e tive sorte de achar uma mecaninca num hotel onde eu pude desamassar. Lembre-se que não há combustiveis a venda no Torres del Paine.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal:

Minha viagem à patagonia chegou ao fim. Trago na mochila muitas fotos, histórias e paisagens extraordinárias! Foram 20 dias muito intensos que valeram a pena. Para aqueles que estão indo boa sorte!

 

BEIER, também não fizemos reserva antecipada de hoteis. Sempre que chegares numa cidade turistica vá ao centro de informações. Lá eles tem o controle das vagas dos hotéis e hostals. É interessante também procurar cabanas distantes do centro. Em Ushuaia ficamos na Cabanas de la bahia (de frente p/ o canal beagle). Um arraso, por 160 pesos argentinos. Em El Calafate ficamos no Hotel del Lago e depois num Bead and Breakfast - Home Garden (os dois a 140 pesos argentinos a diária). Ambos eram ótimos. Em Rio Gallegos NÃO VÁ sem reserva. Achei que nesse dia teria que dormir no carro, pois não encontrávamos lugares vagos. Porém, no fim das contas deu tudo certo e pagamos 160 pesos por um quartinho bem "mais ou menos". Em Puerto Natales ficamos no Hostel Melissa - conseguimos pagar com pesos argentinos (a melhor cotação da cidade) - 100 pesos a diária. Todavia, aconselho ficar dentro do parque Torres del Paine (bem equipado de barraca), pois no chile tudo É CARÍSSIMO. De espantar turista, mesmo. E pra falar a verdade, Puerto Natales é dispensável. Em Torres del Paine NÃO DEIXA de fazer a caminhada até os Cuernos del Paine. SIMPLESMENTE FOI O PONTO ALTO DA VIAGEM. Aliás, o Parque Torres del Paine é FANTÁSTICO.

Em Puerto Madryn a coisa também é feia no que se refere a hospedagem. A cidade está lotada, mas conseguimos ficar no Hostel International del Puerto Madryn (Rua 25 de Mayo nº 1136 - 80 pesos). A cidade fica longe de Punta Tombo, mas muito próxima da Península Valdez.

 

E Lole e Jr: PARQUE LOS ALERCES É DEMAIS. Já penso em Voltar!

Abraço a todos e muito obrigado pelas dicas. Enriqueceram muito a minha viagem!

Brapoa

[email protected] (identificar com o título "patagonia")

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola galera !!!

Fiz uma viagem maravilhosa até o Chile dos dias 25/dez até 14/jan/06 e agradeço muito as informações de todos neste site, ajudou bastante minha viagem que fiz com minha esposa e fico a disposição de quem precisar de dicas. Nossa viagem partiu de São Paulo, pernoitamos em Passo Fundo - RS, cruzamos o Uruguay por Santana do Livramento, pernoitamos em Paysandu, paramos em Rosario (onde temos amigos), seguimos sentido Bariloche, pernoitamos em Santa Rosa-Ar, curtimos 3 dias de Bariloche (ano novo), conhecemos Puerto Varas e Frutillar (não deixem de passar uns dias por lá), seguimos até Pucon (MARAVILHOSO, ficamos apenas 2 dias), subimos até Santiago e durmimos 2 noites na capital chilena ( que inveja de capital...), atravessamos novamente as Cordilheiras sedentos por vinhos de Mendoza, não deixem de fazer visitas guiadas nas vinícolas, especialmente na "Familia Zuccardi" e "Norton". O almoço servido na Familia Zuccardi faz a gente se sentir um Rei. Seguimos até Buenos Aires (2 dias de passeio básico, Casa Rosada, centro,etc), cruzamos até Montevideo via Buquebus (2 noites que valeram a pena, principalmente por conhecer o Mercado do Porto) e finalizamos em Punta (cidade que na minha opinião não acrescentou nada, pelo contrário, esvaziou meu bolso num estalo( TUDO MUITO CARO, CARO, CARO). Por fim pernoitamos em Torres-RS e finalmente lar-doce-lar).

Em relação a polícia Argentina - não tenho o que reclamar, foram muito gentis ( Em Colon, parei o carro em um lugar proibidíssimo e o policial apenas deu uma advertência verbal) (sentido Mendoza, ultrapassei pela faixa contínua e o policial me parou alguns Kms depois, achando que fosse tomar multa, que nada, mais uma advertência verbal)

conselhos -

1º - O tanque de gasolona chegou na metade, não vacile, encha-o ! Posto de gasolina nos desertos argentinos são raros.

A gasolina na Argentina é barata em relação a nossa. Estava pagando cerca de R$ 1,60 e rende 1 a 2 km a mais por litro !!! Tanto Chile quanto no Uruguay, a gasosa é carinha.

2º - tenha os documentos/recibos de imigração separadas em uma pasta, é muita papelada que a gente recebe, entrega, carimba, etc.

Bem, quem quiser algumas dicas, meu e-mail é [email protected], terei imenso prazer em ajudar

kleber

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera

Gostaria de agradecer a todos, em especial Lucky pelas dicas e ajuda durante o ano que passou e dizer que eu e meu marido aumentamos a lista das pessoas contaminadas pela patagônia....rsrsrs.Que lugar maravilhoso!!! Foram 29 dias e 13.000km conhecendo peninsula valdes,el calafate,perito moreno,torres del paine,bariloche,puerto varas,pucon,santiago,caracoles,mendoza.

Com mais calma escrevo o roteiro com as pernoites e os gastos

Quanto à gasolina, tenho o valor total gasto e também vou postar para ajudar.

Foi tranquilo com a policia argentina.

Incrível como os argentinos gostam de nós brasileiros....No chile, nenhuma policia nos parou e eles não são tão simpáticos qto os argentinos

Vou dar dica também de hospedagens para quem precisar....

Que saudades de todos os lugares!!!!(e também da Quilmes e do chorizo.....)

Um abraço

Isabella

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prezados, venho perguntando ao nativos, desde Puerto Deseado até Punta Arenas, onde estou, como é no frio. Todos dizem que complica, que as vezes as estradas fecham e que ha gelo nos acostamentos. O pessoal sai da estrada asfaltada e pega o gelo e já viram, mais um acidente. Na região dos lagos muitas estradas fecham, porque neva de forma não continua nas partes baixas dos vales, o que faz o mesmo efeito das chuvas no brasil: muita água e pouca drenagem, estrada fechada. O dia fica bem mais curto e os ventos muito intensos, fazendo a sensação térmica piorar muito. Enfim, bom para os pinguins e para gente que gosta de aventura e frio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguinte Pessoal este é meu primeiro post aqui,

Em dezembro eu e meu irmão vamos para a patagônia com um Jeep 75 6cil 3 marchas.

e eu tenho algumas duvidar pra postar aqui

 

1ºo tanque do jipe é de apenas 35 litros, e será que a distancia entre os postos é muito grande levando em consideração que ele faz 6km por litro?

 

2º o Preço e a qualidade do combustível fora do Brasil é inferior superior?

 

3º Um Pneu sobressalente já é o suficiente, ou é melhor levar 2?

 

4º acredito que eu vá ter que levar uma carreta adicional isso encarece muito os pedágios no caminho?

 

Acho que é só, agradeço muito quem puder me ajudar pois esta viajem é um grande sonho que vai se tornar realidade.

 

Grato [:)]

Rafael de Oliveira

 

por beier em 13 Fev 2006 14:23

Olá Rafael!

 

1 - Qual a autonomia do jipe? Se vc conseguir uma autonomia de 500 Km com um tanque não tem com o que se preocupar.

2 - O combustível tem melhor qualidade que o nosso porque não existe a adição de álcool no mesmo e os preços nao Argentina são bem inferiores ao brasileiro ficando em média a 1,99 na região de Buenos Aires e 1,35 na Patagônia, preços da gasolina premium. A comum é mais barata.

3 - Sempre é uma segurança a mais, mas não é fundamental.

4 - Pedágios para veiculos comuns na ruta 3 variam entre 2,10 e 2,80.

 

por paulo zanetti em 22 Jun 2006 23:30

o´s pedágios representarão o mínimo nos custos; o pior é o gasto c/combustivel; deve levar no mínimo outros 35lts de reserva, pois em alguns trechos da ruta 3 os postos estão a 200-300 km um do outro; a alternativa é desviar e abastecer em cidades vizinhas(10 a 30km) o que aumenta o custo e toma tempo; como o jipe é alto e estreito, e se levar reboque diminui muito a estabilidade, cuidado com o vento, que é constante a partir de Trelew; no mais, a viagem é sensacional; se quiser outras dicas, inclusive de hospedagem, às ordens.

 

por brapoa em 10 Ago 2006 02:48

Rafael:

Estive em janeiro/2006 na patagônia.

Fiz parte do caminho pela Ruta 40 (de rípio), uma parte pela Ruta 3 (de asfalto) e outra pela Ruta 9 (de rípio) - esta última só pela curtição . Pela Ruta 40 e Ruta 09 É INFINITAMENTE MAIS BONITO E MAIS EMOCIONANTE!!!!! Eu e meu noivo estávamos de GOLF (isso, mesmo!!!! pasme). Pela Ruta 3 é mais seguro, mas são retas sem fim, sem graça alguma!!!! Então, colega, já que estarás de Jipe, vai pela R40!!!!! Aí verás o que é Patagônia, mesmo!!!!!

PS. Depois tivemos que vender o carro (huehuehuehuehue ....), mas valeu, MUITO!!!!!

Abraço,

PS. Levamos pneu extra, mas não usamos ...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PessoAll,

 

Eu tenho um fusquinha 78 em muuuito bem estado de mecânica e estou a fim de me mandar pro sul. Estive todo o mês de Outubro pela Patagônia (sem carro) e me ocorreu que para conhecer melhor os lugarejos seria legal estar de carro.

Sei que a Iole e o Júnior fizeram algo assim. Aceito palpite, dica, roteiro, peça usada...qualquer coisa.

Pensei, também, na Carretera Austral, mas tenho umas dúvidas quanto a preço de conbustível e outros gastos no Chile.

 

Abração

 

Paulo Mota

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez vc se vc quisesse poderia conhecer Chilán, no meio do caminho.

 

Em julho é muito frio por lá...se vc gosta de neve você poderia conhecer também Las Leñas, mas é longe de Bariloche, embora encostado no Chile.

Puerto Montt é feio demais. Coneça Puerto Varas / Frutillar...que é bonito e tem o Osorno para vc suir, o lago todo los santos e saltos del petrohue.

 

 

Nas estradas costuma ter neve na pista, leve correntes.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Rodrigo, estou indo para a patagônia no começo de 2007, meu principal objetivo é conhecer o Parque Nacional Torres del Paine e o Mount Fitzroy...Gostaria de saber primeiramente a melhor epoca pra ir... estava pensando em ir em março mas ouví falar que nessa epoca o frio já começa a apertar...e que a melhor época é de dezembro à fevereiro...vc acha que essa informação procede ??? Estou indo de camionete, numa mitsubishi L200 de são paulo até lá, e o tempo que eu disponho pra fazer essa viagem é de 21 dias, vc acha que é suficiente?? Conheço bem a Argentina por isso nao tenho a intenção de ficar muito por lá...meu interesse maior é o de conhecer esses dois lugares mesmo, pelo visto vc esteve lá, o que vc tem a dizer, o lugar é realmente imperdível?? Vc achou que o parque torres del paine foi o lugar mais bonito da patagonia? Vc sabe quanto vc gastou mais ou menos com a sua viagem ?

Muito Obrigado pela atenção Rodrigo e um forte abraço

Eduardo Martins

 

 

Pessoal,

Fui no começo do ano pra Patagonia de carro, rodei exatamente 13.600 km, em um Corsa, em 28 dias de viagem, desci pelo litoral argentino até Torres del Paine no chile, lá fiz o W no Torres e subi novamente em direção a Bariloche e San Martin de los Andes, entrei no chile novamente e rodei pelos lagos e vulcões chilenos, na volta ainda parei em Buenos Aires e fiquei 3 dias, subindo pelo litoral brasileiro, ..... a ajuda que tive aqui no site foi muito bacana pra programar a viagem, obrigado a todos e quem quiser algumas dicas é só falar, vou ver se depois posto um relato de viagem,

abraços a todos

Rodrigo Rebouças

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.




×
×
  • Criar Novo...