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Mostar, Medugorge e Sarajevo( Bósnia)


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598dad8d1c902_Balcs148.JPG.6382ce0d13fd83661e024c53e23b273d.JPGPor que os Balcãs?

Sempre ouvia falar nos esportes e na copa sobre a Iugoslávia. Nos finais dos anos 80 ganhou também noticiário a morte do general Tito. Tito foi um dos últimos lideres dos aliados na segunda guerra mundial a morrer. Sua história se confunde com o da Iugoslávia. Graças a sua luta contra o nazismo conseguiu unificar a região, que assim permaneceu até os anos noventa mesmo após a sua morte. Várias ruas e até uma cidade tem o seu nome. Com a queda do muro de Berlim, esse país que pertencia ao pacto de Varsóvia (similar a OTAN nos países comunistas), entrou em colapso. Duas Guerras assolaram a região, a da Bósnia, onde até hoje vemos notícias de julgamento de crimes contra a humanidade (tribunais de Haia) e a do Kosovo. Hoje após esses entraves surgiram novos países a Eslovênia, Croácia, Bósnia&hesergovínia, Montenegro, Macedônia, Sérvia e Kosovo. Este último é reconhecido pelo USA e Comunidade Europeia, mas não pelo Brasil e Rússia por exemplo. Já a Albânia que também faz parte dos Balcãs sempre foi independente e um dos países de regime comunista mais fechado na época da guerra fria.

 

 

Planejamento

 

Como só tenho quinze dias foi meio um quebra cabeça. Abri um post aqui, que me foi útil, pesquisei também no Lonely e Tripadvisor. Porém informações sobre deslocamento entre esses países ainda estão em aberto e verificarei in loco. Na Bósnia, por exemplo, se você for ao Google Maps não existe mapa das cidades, só de rodovias, talvez pela guerra? Não sei. Voar para a região com voo viável só Air France para Ljubljana ou Belgrado. Alitália também Belgrado ou Tirana. Preços salgadíssimos. Minha opção foi Ibéria para Veneza (R$1800,00) que fica bem ao norte dos Balcãs. De Veneza pego a low cost Wizzair para Skopje(33 euros) e virei subindo por terra até Veneza novamente. Farei um trecho de avião Skopje-Tivat( aeroporto que seve a Budva), pois o trajeto por terra pelo que vi é para lá de complicado, apesar de pouca distância 400 km. Não há ônibus direto, são mais de duas baldeações. Isso sem falar que passa por áreas complicadas como Kosovo(é um país?) e Albânia(infraestrutura precária, transporte por vans, sem horário, preço, etc). Pelos relatos com sorte você faz em um dia. Outro motivo é que farei um stop over de sete horas em Belgrado que fica fora desta rota de subida para Veneza. De Budva-Dubrovinic- Mostar, buzão. De Mostar-Sarajevo- Zagreb-Lujubjana trem. Ljubljana-Veneza trem ou bus, não sei. Estes trechos não tenho a mínima noção de como será. Durante a viagem quando puder posto mais.

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Mostar e Medugorje.

 

Olhando melhor na rodoviária de Dubrovinic existem vários ônibus para Mostar já que é ponto de passagem não só para Sarajevo. A viagem dura cerca de 3 horas. Na realidade Dubrovinic formava antigo reino de Ragusa que é um enclave litorâneo entre Bósnia e Montenegro. Sendo assim você entra na Bósnia depois Croácia e só na terceira na Bosnia definitivamente. Ou seja três paradas só nisso. Mas para diversas x para pegar e deixar passageiros. Uma coisa que chama atenção na Bósnia e a quantidade de prédios e casas com marcas de balas nas paredes pelas fotos o negocio foi feio. Em Mostar hospedamos em uma casa museu da época dos Otomanos com toda a tradição. Um hotel para la de interessante já ganhou ate prêmios internacionais. A cidade histórica é pequena e fica em torno da ponte sobre o rio Neretva. A ponte é uma joia da engenharia Otomana regula mais ou menos com a descoberta do Brasil. Foi inteiramente destruída na guerra da Bósnia bem como quase toda a cidade. Esta ponte foi reconstruída em 2004, possui também um museu e junto a este complexo e um centro de informação contando toda a historia de sua reconstrução e da guerra que a destruiu. A refeição por aqui não é cara 5/7 euros hotéis ao redor de 30 euros, não o que nós ficamos, que foi 75 euros, porém é um hotel diferenciado já que se trata de uma casa museu. Medugorje fica a 25 km de Mostar, existem 4 ônibus por dia e três trens, como teríamos de pegar o trem das 4 horas, fomos de táxi que nos pegou no hotel esperou 2 horas e nos deixou na estação, 40 euros. Medugorje não é grande. Na basílica há varias missas por dia, é pequena e nos dias de maiores peregrinações existe um espaço campal atrás. As missas são em vários idiomas ha vários hotéis na cidade. As primeiras aparições datam de 1981. A igreja católica abriu um processo para a averiguação do caso, mas tudo indica que os trabalhos deveriam ser concluídos no próximo ano, será adiado. No alto da cidade ha uma cruz onde foi uma das aparições. Tirando a peregrinação religiosa não tem mais nada na cidade. Voltamos a Mostar e pegamos o que ele chamam de trem executivo, novinho em folha vai margeando a estrada de carros a paisagem é lindíssima. Chegamos a Sarajevo debaixo de neve.

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  • 6 meses depois...
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Oi Lucio !! Tudo bom ?!

 

Estava procurando no forum sobre Sarajevo e encontrei seu post. Estou fazendo o trajeto de Norte para Sul, estive em Veneza, passei pela Eslovênia, fui a Budapeste e desci para Belgrado. Daqui estamos vendo as melhores alternativas para ir a Sarajevo amanhã e assim como você falou as informações de transporte são bem ruins por esses lados... Os sites das empresas de trem e onibus até informam algo, mas na prática tem mta coisa q mudou ou está cancelada...

 

Penso em ir de Sarajevo a Mostar e descer a Dubrovnik, pra entrar então em Montenegro e de lá descer mais. Você tem mais alguma dica interessante sobre o caminho que fez ? Seja de lugar que valeu a pena ir (ou que cortaria) e de transporte ?

 

Grande abraço !!

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De Zagreb a Sarajevo só existia o trem diurno, acredito que terá de ir a Zagreb ou voar o que não era muito barato. O norte da Bósnia é meio estranho, não recomendaria caso tenha o noturno não.

Sarajevo Mostar recomendo trem pois tem paisagens melhores q ônibus. Mostar Dubrovinic só tem opção de ônibus. De Dubrovinic recomendo ficar ou em Budva ou Kotor, só tem opção de ônibus ou van. Fiz ônibus foi tranquilo, apesar do sonho do motorista era ser um povo, pois falava ao cel, fumava e dirigia. Aconselho a alugar um carro nesta região pois é extensa tem as duas cidades para visitar, as praias e não perca visitar alguns dos mosteiros( ortodoxos)desta região sec XII e XIII. Gostei muito tb de Ohrid na Macedônia na beira de um lago do msm nome. Fiz de avião a opção por terra mais comum é por Tirana de van, existe buzão tb. Abraços.

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Oba, obrigado Lucio !

 

Descobri aqui que tem um onibus / dia e uma empresa de vans que faz o trajeto Belgrado - Sarajevo por apenas 3 euros a mais e deixa no hostel, acho que vou nesse esquema...

 

Pra parte seguinte foi bom vc falar de Budva e Kotor, já tinham me falado que pode ser um bom esquema fazer isso mesmo...

 

Em relação a Ohrid ouvi falar bem também mas estou num dilema. Após Montenegro nossa meta é chegar até a Grécia, não necessariamente diretamente.

 

Ainda não pesquisei direito as passagens ali pra fazer isso, mas o que me parece mais lógico até o momento seria descer, ou pela Albania, ou pela Macedonia, passar pelos dois seria dar uma voltinha a mais...

 

Albânia tenho lido que é o último lugar da europa ainda pouco turístico, mal preparado e de certa forma virgem. Vejo isso como uma coisa boa, interessante, o que me faz ter vontade de passar por lá e conferir com meus olhos. Por outro lado Macedônia tem essas belezas já comprovadas por outros... O que fazer...

 

Bom, obrigado !! Vou pesquisar mais e conto o que for descobrindo por aqui e depois num relato, abraço !!

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Bom dia!

O norte da Bósnia achei estranho mai não vi nada demais, você deve ter notado que a guerra acabou mais aquele climão entre eles não né? Acredito que essa estranheza que senti seja devido a esse climão e a imigração para a zona do euro, verá que a Bósnia é uma destas rotas, pois Bosnia e Macedônia tem muita influencia Otomana, ambas com alguns voos para Istambul por exemplo.

O mais aconselhável a partir de Budva ou Kotor é van até Tirana. Pensei em ir na Albânia, mas não vi muita coisa assim. Tirana tem alguma coisa, as casas matas da época da guerra fria, onde era o pais mais fechado deste período. E uma das belezas da Albânia é tb o lago Ohrid e de Tirana lá são umas 2/3 de carro e van acho que umas quatro. Ohrid esta a poucos km da fronteira. já Skopje, onde fiquei e aluguei carro para ir Ohrid 2/3 horas, é uma cidade interessante, memorial de madre Tereza, o centro histórico que lembra uma medina. Os prédios da era comunista onde se perde com facilidade pois são todos iguais, porem se não quiser descer pela Macedônia corta! Agora Ohrid não perca, se ficar em Tirana faz um bate volta de lá. Realmente o mais sensato é descer a Albânia em direção a Grécia. Abraços.

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Bom dia!

Peço desculpas a quem acompanhou este post só agora vi que não postei Sarajevo.

Sarajevo.

 

De Mostar para Sarajevo existem 3 trens e ônibus. Pegamos o da tarde, 14 euros era o bussines trem. Muito bom para os padrões Bósnios. A viagem durou pouco mais de duas horas. Chegamos Sarajevo a noite e com neve. Com frio comemos no hotel. Segundo dia, fomos á luta. A cidade é relativamente pequena com muita influencia otomana e do império Austro Húngaro. Aqui foi palco do assassinato de Francisco Ferdinando. Na escola aprendemos que foi o estopim para a I guerra. No local existe hoje um museu. E um show de insignificâncias. Primeiro o personagem que era o possível herdeiro de um trono. Segundo a famosa ponte que tem arquitetura inexpressiva. Terceiro isso lá é motivo para começar uma guerra mundial? A comida como em toda a Bósnia e ótima 5/7 euros. Ha varias igrejas a maioria católica, mas também ortodoxas além de varias mesquitas. O antigo bazar que a principio era descanso das caravanas q passavam por aqui tem uma estrutura parecida das que vi em Istambul. Perambulamos por umas seis horas pelo centro antigo e atual. Chama a atenção também, já no centro novo, a arquitetura comunista com os prédios retos e na porta grandes estatuas sempre retratando operários. Existe uma tendência pelo que observei em muitos países do leste um abandono destas estruturas. O que é uma pena. Não é questão de gostar ou não do período, o que até entendo pela repressão. Mas destruindo-os não destruirá a historia apena esses edifícios que são parte da memoria daqueles tempos. Para variar compramos burek para o lanche da tarde, é claro numa boa pekara ao lado da apoteka( padaria e farmácia). No terceiro dia trem para Zagreb 28 euros e afff... 10 hs de viagem. Ao contrário do que vi nos post na internet existem sim dois trens noturnos porem nenhum é leito pelo menos nesta época. Preferimos ir de dia. Saímos onze da manha e passamos por varias cidades porem o trem não é bom. Me lembrei da minha primeira experiência de “ trem da morte” na Bolívia. As estações não possuem plataforma e as pessoas descem na linha. O banheiro .. pula, pula essa parte. Mas povo é simpático tentavam conversar, mas poucos falam inglês. Passei um perrengue pois o fiscal falou alguma coisa q não entendi e ele deu de ombros. Estava preocupado pois li que teria de trocar de trem na fronteira o que não procede. Depois consegui com uma moça que me explicou na realidade o que o cidadão estava dizendo, era controle de passaportes. Perrengues!! Ao contrario também postado na internet a viagem é sim ruim pois é longa, os trens são velhos, mas são cabines com poltronas, fomos só nos em uma, dava ate para deitar. Postam sobre perigo nestas viagens, não vi nenhum. Pelo menos de dia a noite faço algumas ressalvas, principalmente pelas questões imigratórias a Bósnia é uma destas rotas.

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  • 11 meses depois...
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Bom dia!

Peço desculpas a quem acompanhou este post só agora vi que não postei Sarajevo.

Sarajevo.

 

De Mostar para Sarajevo existem 3 trens e ônibus. Pegamos o da tarde, 14 euros era o bussines trem. Muito bom para os padrões Bósnios. A viagem durou pouco mais de duas horas. Chegamos Sarajevo a noite e com neve. Com frio comemos no hotel. Segundo dia, fomos á luta. A cidade é relativamente pequena com muita influencia otomana e do império Austro Húngaro. Aqui foi palco do assassinato de Francisco Ferdinando. Na escola aprendemos que foi o estopim para a I guerra. No local existe hoje um museu. E um show de insignificâncias. Primeiro o personagem que era o possível herdeiro de um trono. Segundo a famosa ponte que tem arquitetura inexpressiva. Terceiro isso lá é motivo para começar uma guerra mundial? A comida como em toda a Bósnia e ótima 5/7 euros. Ha varias igrejas a maioria católica, mas também ortodoxas além de varias mesquitas. O antigo bazar que a principio era descanso das caravanas q passavam por aqui tem uma estrutura parecida das que vi em Istambul. Perambulamos por umas seis horas pelo centro antigo e atual. Chama a atenção também, já no centro novo, a arquitetura comunista com os prédios retos e na porta grandes estatuas sempre retratando operários. Existe uma tendência pelo que observei em muitos países do leste um abandono destas estruturas. O que é uma pena. Não é questão de gostar ou não do período, o que até entendo pela repressão. Mas destruindo-os não destruirá a historia apena esses edifícios que são parte da memoria daqueles tempos. Para variar compramos burek para o lanche da tarde, é claro numa boa pekara ao lado da apoteka( padaria e farmácia). No terceiro dia trem para Zagreb 28 euros e afff... 10 hs de viagem. Ao contrário do que vi nos post na internet existem sim dois trens noturnos porem nenhum é leito pelo menos nesta época. Preferimos ir de dia. Saímos onze da manha e passamos por varias cidades porem o trem não é bom. Me lembrei da minha primeira experiência de “ trem da morte” na Bolívia. As estações não possuem plataforma e as pessoas descem na linha. O banheiro .. pula, pula essa parte. Mas povo é simpático tentavam conversar, mas poucos falam inglês. Passei um perrengue pois o fiscal falou alguma coisa q não entendi e ele deu de ombros. Estava preocupado pois li que teria de trocar de trem na fronteira o que não procede. Depois consegui com uma moça que me explicou na realidade o que o cidadão estava dizendo, era controle de passaportes. Perrengues!! Ao contrario também postado na internet a viagem é sim ruim pois é longa, os trens são velhos, mas são cabines com poltronas, fomos só nos em uma, dava ate para deitar. Postam sobre perigo nestas viagens, não vi nenhum. Pelo menos de dia a noite faço algumas ressalvas, principalmente pelas questões imigratórias a Bósnia é uma destas rotas.

 

Oi Lucio! Tudo bem?

Obrigada pelo relato, primeiramente. Não é muito comum encontrar posts sobre esta região.

Como você já esteve in loco gostaria de pedir uma opinião. Estou pensando em fazer o seguinte roteiro: Zagreb a Belgrado (de ônibus - já encontrei pelo site getbybus - cerca de 18 euros) - Belgrado a Sarajevo (busão tb) e Mostar - Mostar a Montenegro (busão) - Montenegro a Tirana/Albania (transfer - pelo que encontrei não ha transporte público) Tirana a Atenas (busão). Você acha muito perrengue para uma jovem (rs) viajar sozinha por esses lugares? Alguma sugestão pela sua experiencia? Obrigada desde já :)

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Boa noite achei a Bosnia um pouquinho complicado mas nada de tão grave assim. Só evitaria noite. De Mostar Montenegro de boa. Não perca Kotor e budva destaque para o primeiro. Não deixa de visitar os inumeros mosteiros daquela regiao é de babar. Tirana é isso ai msm so vans. De tirana se der vale a pena um chego em Orhid é uma linda regiao acho que da um bate volta fiz assim na regiao porem parindo de Skopje do outro lkado da fronteira na Macedonia. Não coneço mas na descida para Athens dava um pulo em Thissalonic quem sabe acha ate um ferry, Abraços

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