Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bs As - Ushuaia - El Calafate - Torres del Paine (Full day) - El Chalten / JAN-2014

Postado
  • Membros

Bs As - Ushuaia - El Calafate - Torres del Paine (Full day) - El Chalten / Janeiro 2014

PASSAGENS AEREAS: R$ 1.870,00 ( RJ X Bue X Ushuaia X Calafate X RJ) Aerolíneas Argentinas. A Aeolíneas tem o ponto positivo de ter a maior parte dos voos no Aeroparque, que é um aeroporto bem mais próximo do Centro que o Ezeiza. A Lan é outra que empresa que voa para a Patagônia, é mais confortável, mas é mais cara e tem um menor número de voos para a região.

CAMBIO: Leve real e troque por pesos argentinos no microcentro de Buenos Aires no "Cambio Justo" (procure eles no Facebook e marque a data que vai trocar o dinheiro). Eles colocam a cotação das moedas todos os dias e são muito confiáveis. Quando eu troquei a cotação foi a seguinte:

1 real = 4 pesos argentinos ( a cotação da casa de cambio do aeroporto era de 2,36 pesos)

1 dólar = 10 pesos argentinos

Pague tudo que for possível na Argentina em pesos, não vale a pena pagar pelo cartão de crédito antecipado. Veja o exemplo do hotel de El Chalten. Custou 230 dolares (2 noites com as taxas).

Pagando com cartão de crédito: 230 X 2,4 = 552 reais

* cotação oficial do dólar: 1 dólar = 2,4 reais

Pagando na hora com pesos trocados naquele cambio paralelo: 230 X 6,4 = 1470 pesos = 367 reais

* cotação oficial do peso: 1 dólar = 6,4 pesos

OBS: Quando eu fui embora a cotação do Real tava 4,40, e do Dólar 11,70!

Considerações gerais sobre Ushuaia e El Calafate

PASSEIOS: A maior parte dos passeios é “fechado”, você reserva com uma agência de turismo, tudo com hora marcadinha. Não adianta ficar pesquisando porque os preços são iguais, isso quando não rola um monopólio dos passeios por apenas uma empresa de turismo autorizada. Monopólio é uma palavra que a Argentina adora! Se quiser deixar tudo planejado, é possível reservar tudo pela internet. Mas também dá para reservar na hora, se chegar na cidade com um mínimo de antecedência. Exceto o passeio do Trekking no Gelo em El Calafate, que é muito procurado e tem vagas limitadas. Esse eu aconselho reservar e pagar antes.

COMIDA: Cara! Comparado aos preços de Buenos Aires é caro. Se você for comer os pratos típicos da região (Cordeiro, Centolla – King Crab, Merluza Negra..) fica caro, mas se for comer pastas, pizzas, milanesas, não fica tão caro assim. Além desses pratos típicos, que você deve experimentar, prove o doce e o sorvete de Calafate, que é um frutinha muito saborosa dessa região. As cervejas locais são ótimas também.

USHUAIA

HOSPEDAGEM: Hostería Patagonia Jarké – Diária: R$293,00. Reservei na Decolar. Muito boa. Tem uma ladeira para chegar, mas como Ushuaia cresceu numa encosta, a maioria dos hotéis tem esse problema nada grave.

TRANSPORTE: Taxi. Usei taxi para tudo que foi necessário. Apesar de ter lido relatos de problemas com taxistas que não cobraram pelo taxímetro, isso não aconteceu comigo.

Aeroporto X Centro = 55 pesos

PASSEIOS:

-Pinguinera - Valor: 650 pesos / Duração: 6h / Saidas: 9:30 AM e 2:30 PM (Info: http://www.piratour.net/) Esse é o único passeio mais “limitado”, pois só podem andar com os pinguins grupos de até 20 pessoas. Então, reserve logo quando chegar na cidade para não correr o risco de não ter mais vagas. É incrível andar do lado dos pinguins, vale muuuito a pena. Imperdível! Depois de ver os pinguins, tem uma visita num museu marinho bem interessante.

-Passeio de barco (ilhas dos pássaros, leões marinhos, farol les eclaireus) - Valor: 350 pesos / Duração: 6h / Saidas: 9:30 AM e 3:30 PM. É um passeio pelo Canal do Beagle muito bom. Tem opção de ir com Catamaran e com Yate. Com Catamaran é mais rápido e balança menos, por isso escolhi o catamaran. Os barcos são muito confortáveis e quentinhos por dentro. Existe um passeio de barco mais longo, que vai até próximo da ilha martillo (onde ficam os pinguins), mas parece que o barco não pode se aproximar tanto da ilha. Ou seja, é muito longo, caro e cansativo por muito pouco. Acho que o passeio de barco mais curto vale mais a pena.

Taxa portuária – 10 pesos (paga-se na hora do embarque)

-Parque Nacional Tierra del Fuego -Valor: 350 pesos / Duração: 6h / Saida: 8:30 AM

OBS: É possível fazer esse passeio de taxi, ou alugando carro. Mas eu acho que vale muito a pena fazer com guia. O meu guia, Oscar o nome dele, foi excelente, explicou muitas coisas interessantes.

Ingresso do parque :80 pesos

Trem do fim do mundo (opcional) – Valor: 230 pesos. Em um determinado momento do passeio, chegamos a tal estação de trem. Parte do grupo se dividiu entre os que iam pegar o trem ou não, e depois todos se reencontram. Sinceramente, muito caro pelo o que é. Uma coisa meio sexagenária, bem dispensável.

-Cerro Martial – Fui de Taxi, foi bem rápido. Lá em cima tem algumas trilhas interessantes para se fazer. Metade de um dia é o suficiente para desfrutar. Eu fiz o passeio de barco pela manhã, almocei, e fui passar o resto do dia no Cerro. Quando descer faça uma parada na Casa de Té que tem lá embaixo que é uma gracinha. (Chá = 25 pesos)

Taxi para o Cerro: 50 pesos

Teleférico: 80 pesos por pessoa. Funciona de 10h às 17h (última descida). Mas você pode descer depois desse horário a pé, no verão ainda tá claro, e não é nada longe.

-Museu do Presidio – Bom passeio para um fim de tarde, quando não estiver fazendo nada. Tem visitas guiadas às 11:30 / 18:30 (Valor do ingresso: 80 pesos)

RESTAURANTES:

*El Turco (Av San Martín 1440) – é um restaurante menos turístico, não tem os pratos mais famosos, e por isso é mais barato. O bife de chorizo, milanesas e massas de lá são muito bons. A conta para 2 pessoas dava em torno de 150 pesos.

*Moustachio (Av. San Martin 298) – acho que é um dos turísticos mais baratos da área. Cordeiro com guarnição e bebida deu uns 260 pesos.

*El parador – DELIVERY – Um dia estávamos muito cansados e pedimos o jantar para entregar no hotel. Pedimos 2 pratos: milanesa e grelhado, e bebida. Deu 150 pesos. Mas veio MUUUUITA comida, 1 prato já seriam mais do que o suficiente para alimentar 2 pessoas.

EL CALAFATE

HOSPEDAGEM: Hosteria Hainen - Diária: R$221,00. Reservei na Decolar. Bem mais ou menos. Mas eu acho que o padrão hoteleiro da cidade é fraco mesmo. Rua de terra, tem uma bela ladeira para chegar no Centro, mas isso até foi tranquilo. O problema é que a pousada é toda de madeira, e de noite qualquer coisa fazia muito barulho. Café da manhã basicão, mas isso é outro problema argentino.

TRANSPORTE: O aeroporto fica bem longe do Centro, o táxi custa em torno de 240 pesos. A boa opção é o transfer de van por 70 pesos por pessoa. Assim que chega no aeroporto é possível contratar o serviço.

PASSEIOS: (Info: http://www.hieloyaventura.com/ e http://www.chaltentravel.com/main.php )

Eu acabei reservando e pagando todos os passeios (e as passagens de ônibus para Chálten) com antecedência pela Chalten Travel, porque fiquei com medo de não ter mais vagas para o Trekking (e não tinha mais mesmo!). Por esse lado foi bom, mas saiu tudo mais caro. A empresa cobrou 10% de “taxa de conveniência” sobre o valor final, além de ter sido tudo em dólar e os 6% de IOF do cartão de crédito. A dica que eu dou é a seguinte, reserve somente o trekking com antecedências, os outros passeios e a passagem de ônibus para El Chálten dá para comprar quando chegar lá na cidade, é uma forma de economizar.

- Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno: Valor: 800 pesos / Duração: Dia inteiro / Saída: 8:00 AM A única empresa que faz a Hielo y Aventura. SENSACIONAL! O ônibus te busca no hotel, e a primeira parada é nas passarelas em frente ao Glaciar, onde você fica umas 2h livres. Depois, o ônibus te leva até uma pequena embarcação que vai te levar até as proximidades da geleira. Dali, tem uns minutos de caminhada até onde se coloca os grampões e se inicia o Trekking no gelo por cerca de 1h 30. Tem a opção do Big Ice (1200 pesos), onde você passa umas 6h andando no gelo, eu achei meio caro. Mas se você tiver muito afim de fazer um longo trekking pelo gelo, vale a pena. Se você quer apenas saber como é a sensação de andar pelo gelo, o mini trekking já vale muito a pena.

- Torres Del Paine (Full day): Valor: 800 pesos / Duração: Dia inteiro / Saída: 5:30 AM

Ingresso do parque: 18.000 pesos chilenos ou 40 dólares. Logo na fronteira, eles te levam numa loja que tem uma casa de câmbio. Nessa loja, se você trocar seus dólares por pesos chilenos, a entrada do parque sai por 36 dólares (já é uma pequena economia!)

Foi o parque mais lindo que eu visitei. Cada lago tem uma cor mais incrível que o outro, há vários guanacos dentro do parque, que dá para chegar bem perto deles. O vento é muito brabo lá, o guia foi ensinando altas técnicas para não ser levado pelo vento, além de contar histórias de pessoas que não tiveram muita sorte. Se tiver com pouco tempo, esse passeio já vale para conhecer os principais atrativos do parque. Mas, é claro que passar mais dias lá vale mais a pena, sobretudo se ficar em hotel dentro do parque mesmo.

A Alfandega chilena não permite entrar com frutas e alguns alimentos de origem animal, mas dá para entrar com sanduíches e biscoitos em pequena quantidade sim. Além disso, no passeio eles te dão de brinde, uma vianda (como eles chamam os lanches) com sanduíche, biscoito, cereal e água. Não tem muito tempo para comprar comida dentro do parque não, além de ser meio caro.

RESTAURANTES:

* Pub (esquina da Puerto Deseado com a Puerto San Julian): 1 pizza e cervejas artesanais, saiu por 250 pesos.

* Don Pichon (Puerto Deseado) - Cordeiro assado, com batata e a bebida, saiu por 350 pesos

EL CHALTEN

HOSPEDAGEM: Posada El Barranco - R$ 183,00 a diária para casal. Excelente! Reservei pelo Booking, e como paguei só na hora, foi a que saiu mais barato. Tinha a opção de ficar dentro da pousada, ou num Bungalow (tipo um chalé) enorme, de 2 andares que cabem 6 pessoas, pelo mesmo preço. Tem cozinha completa (fogão, pia, microondas, tostadeira de pão). E, o melhor, eles deixam tudo do café da manhã dentro dela no dia anterior, e você pode comer na hora que quiser. Tinha bolo, pães, cereais, iogurte, frutas, geléia, café, leite, chocolates, chá, erva mate, muita comida mesmo! A vista da pousada é linda, tem boa TV a cabo, com TV de LCD. Olha, vou te falar, nem dava vontade de sair! Mas, eu acho que os quartos dentro da pousada não são tão interessantes assim não. O Bungalow é a parada! Ah, só um problema, o Wifi pega muito mal no bungalow. Mas pra que internet nesse lugar tão lindo???

TRANSPORTE: De El Calafate, custa 390 pesos ida e volta. Na volta o ônibus passa pelo aeroporto. Tem um esquema que você pode reservar o ônibus e mais algumas noites em Hostels que saem bem em conta, deem uma olhada no site da Chalten travel.

PASSEIOS: Tem muitas trilhas bacanas para fazer. Logo quando chega na cidade, rola uma mini palestra com o guarda florestal explicando como se deve conviver harmoniosamente com a natureza. Ele também mostra as principais trilhas. Achei muito interessante o fato desse ter sido o único parque totalmente gratuito que eu fui. Não precisa pagar nada para desfrutar dessa cidade tão linda. O único problema é o tempo, absurdamente inconstante, o que pode dificultar a visibilidade.

RESTAURANTES:

*Ahonikenk (Martin Miguel de Guemes 23)- Muito bom. Os pratos individuais servem muito bem 2 pessoas. Milanesa = 75 pesos / Bife de Chorizo = 130 pesos

*La Cerveceria (Av. San Martin 564) – Cervejas, petiscos e massas muito bons. Muitos pratos vegetarianos (para quem curte). Chopp = 33 pesos / Pizza = 90 pesos / Batata rústica (excelente) = 44 pesos

• Respostas 32
  • Visualizações 10.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá! A CHALTEN TRAVEL me respondeu! Eles cobram agora 5% de taxa, já é um pouco menor! Eles enviam um formulário, vc imprime, assina, e reenvia para eles (acho que tem que passar os dados do cartão também).

A HIELO Y AVENTURA é a empresa responsável, mas diversas empresas são "co-representantes". Todas, no final, se reportam à ela que é, como se fosse a que tem o alvará pra fazer a bagunça toda no Perito.

Eu vou reservar o BIG ICE, mesmo pagando 5% de taxa e 6,38% da Dilma pelo menos eu garanto. O resto eu resolvo lá. Sou meio medroso com isso.

Aproveitando, estava quase fechando hospedagem com a HOSTERIA AUSTRAL (en El Calafate). $ 450 por noite, quarto duplo com banheiro privado. Fica a UMA QUADRA de distância da Av. Principal. Li algumas reclamações de colchão sujo, bichos, chuveiro sem pressão, sem temperatura, mas mesmo assim pela localização e também por eles terem o serviço de "transfer" (NO SITE diz ter). PRA CONFIRMAR mandei email a eles, me responderam hoje dizendo que não tem transfer coisa nenhuma, rs, só me indicaram pegar uma van no aeroporto VES PATAGONI ($60). Então fica aí a dica! Já vou aproveitar e fechar com outra.

Postado
  • Membros
Olá! A CHALTEN TRAVEL me respondeu! Eles cobram agora 5% de taxa, já é um pouco menor! Eles enviam um formulário, vc imprime, assina, e reenvia para eles (acho que tem que passar os dados do cartão também).

A HIELO Y AVENTURA é a empresa responsável, mas diversas empresas são "co-representantes". Todas, no final, se reportam à ela que é, como se fosse a que tem o alvará pra fazer a bagunça toda no Perito.

Eu vou reservar o BIG ICE, mesmo pagando 5% de taxa e 6,38% da Dilma pelo menos eu garanto. O resto eu resolvo lá. Sou meio medroso com isso.

Aproveitando, estava quase fechando hospedagem com a HOSTERIA AUSTRAL (en El Calafate). $ 450 por noite, quarto duplo com banheiro privado. Fica a UMA QUADRA de distância da Av. Principal. Li algumas reclamações de colchão sujo, bichos, chuveiro sem pressão, sem temperatura, mas mesmo assim pela localização e também por eles terem o serviço de "transfer" (NO SITE diz ter). PRA CONFIRMAR mandei email a eles, me responderam hoje dizendo que não tem transfer coisa nenhuma, rs, só me indicaram pegar uma van no aeroporto VES PATAGONI ($60). Então fica aí a dica! Já vou aproveitar e fechar com outra.

Eu acho que se você fechar direto com a Hyelo não é cobrada taxa nenhuma. Eu fechei todos os meus passeios na Chalten Travel, mas direto na agencia no dia que cheguei e ganhei até desconto por comprar junto.

Fiquei hospedada na Hosteria Austral e realmente eles não tem transfer, apesar de no site dizer que tem. Não tive nenhum tipo de problema e a localização é ótima. A única coisa é a pressão da água o chuveiro mesmo, mas não achei isso realmente um problema. Fiz a reserva pelo booking e pagamento em dolar na hora, o que saiu mais barato do que converter o valor e pagar em pesos.

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá, meu cronograma foi o seguinte:

(Eu peguei voos sempre bem cedinho, ou bem tarde, para poder aproveitar bem o dia!)

1º dia: Buenos Aires (cheguei às 9:00)

2º dia: Buenos Aires

3º dia: Ushuaia (Cheguei 9:30)

----Fui numa agência reservei e paguei os passeios

---11:30 - Museu do Presidio

---14:30 - Pinguinera

4º dia: Ushuaia

---9:30 - Passeio de barco

---14:00 - Cerro Martial / Teleférico

5º dia: Ushuaia / El Calafate (sai de Ushuaia 17:00)

---8:00 - Passeio pelo Parque Nacional Terra do Fogo

6º dia: El Calafate

----Mini- Trekking

7º dia: El Calafate

----Torres del Paine

8º dia: El Calafate

----Fiz nada, fiquei dormindo! Andei um pouco pela cidade (pouco mesmo, porque a cidade é um ovo), mas não tem muuuito o que fazer, além de ser tudo meio carinho.

9º dia: El Chalten (peguei o ônibus de 8:30)

10º dia: El Chalten

11º dia: El Chalten / El Calafate / Buenos Aires / Rio de Janeiro

Postado
  • Membros

Carola adorei seu relato super informativo, aproveitando dicas preciosas pra planejar meu mochilão em outubro. Estou tentando estender meus dias para ir a Ushuaia e El Calafete mas caso eu tenha que optar por um dos dois qual você indicaria? Qual você acha que vale mais a pena para quem tem pouco tempo, cerca de três ou quatro dias?

Postado
  • Autor
  • Membros

Milena, que pergunta difícil, são cidades muito diferentes!

Ushuaia é uma cidade melhor, tem mais infra estrutura que Calafate, além de ser maravilhosamente linda. Tem uma paisagem incrível, com os picos das montanhas permanentemente nevados, a vegetação é mais densa, e faz sempre um friozinho (ou friozão). Ushuaia tem muito mais história, é mais antiga. Eu sempre sonhei em conhecer a cidade mais austral do mundo, e realmente é sensacional.

El Calafate, na cidade em si, não tem muito o que fazer. Ela é porta de entrada (por causa do aeroporto) para outras cidades maravilhosas que ficam próximas, como El Chálten e Torres del Paine (mas estão construindo aeroporto lá), e para visitar o ilustríssimo Glaciar Perito Moreno, que eu acho que fica em outra cidade.

Apesar de ter amado todos os passeios de Ushuaia, o Glaciar foi a coisa mais incrível que eu já vi na vida, você não pode deixar de visitar aquilo, eu ficava tirando fotos, mas parecia que nenhuma foto conseguia captar a grandeza daquilo, é uma coisa bizarra. Além disso, Torres del Paine foi o parque mais lindo que já visitei, cada lago tem uma coloração diferente (se tiver tempo, vale muito a pena dormir lá uns 2 dias, lá já foi eleito um dos lugares mais lindos da América). E El Chalten é uma cidade muito pitoresca, tem 500 habitantes apenas, faz um vento daqueles, mas é muito bacana, muito diferente, eu me senti tão feliz naquela cidade, e as trilhas são fantásticas, as melhores do país. Então, Calafate é bacana pelo que tem em volta, você vai lá por conta dos outros atrativos, você só precisa passar 2 dias em Calafate. E Ushuaia é bacana por si só. Poxa, já que tu vai aumentar tanto a latitude, visita logo tudo!

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

jptrevisan, quando eu fui tinha gente até de All Star, então acho que dá pra fazer com qualquer tipo de calçado. O único inconveniente é molhar.

Eu enfiei o pé num lugar que afundou quase até o tornozelo na água, só que eu fui de bota e era impermeável. Acredito que tenha gente que ficou com o pé molhado o resto do passeio.

Postado
  • Membros

Gente, alguém sabe até que horas o comércio fica aberto em El Calafate? Consigo trocar dólares por peso em restaurantes, lojas de turismo ou só nos bancos e na casa de câmbio?

Acontece que estou só levando dólares e não paro em Buenos Aires antes pra troca-los (vou direto pra El Calafate, e chego lá no final da tarde, umas 16h provavelmente). O hostel que fico em El Calafate só aceita dólares a uma cotação imoral de 6,4 pesos por dólar!!!

E não aceitam que eu pague no outro dia, tenho que pagar assim que chegar.

Alguma sugestão?!

Postado
  • Membros

Carola_RJ boa tarde, parabéns pelo relato, gostaria de tirar uma duvida com você, suas passagens você comprou pelo site da Aerolineas Argentina ? Você se eles parcelam em cartão de credito nacional ou só internacional? Pretendo ir agora no final de julho pra El Calafate e Ushuaia e quero aproveitar para comprar as passagens agora.

Obrigado e no aguardo de sua ajuda.

Postado
  • Membros

valterlopes, eu comprei as passagens pelo site da Aerolineas (em português), eles parcelam SIM (até 6x) e pelo menos no meu cartão NÃO LANÇOU como compra internacional (ou seja, sem IOF de 6,38%) acredito que seu cartão doméstico funcione sim.

Se valer de dica: quando se realiza multi-destinos sai mutíssimo mais barato (por ex. simulei (quando comprei) SP - USHUAIA e pra mim e minha esposa dava 3.080 reais. Aí simulei SP - EL CALAFATE - USHUAIA - BUENOS AIRES - USHUAIA e saiu 2.500 para nós dois!)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.