Ir para conteúdo

Itália - 12 dias - De Roma a Roma, com Carnaval de Veneza e Toscana de carro

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá,

Já sou leitor do site há um bom tempo e agora vimos ser o momento de obter valiosas sugestões dos leitores desta seção.

Eu e minha esposa estamos com uma viagem programada para Roma durante o período de Carnaval. Nossa intenção é conhecer a Cidade Eterna e explorar um pouco da Toscana, de carro.

Estávamos programando ficar alguns dias em Roma e ir subindo de carro até Veneza, porém nos demos conta de que como chegaremos em pleno carnaval não podemos perder a oportunidade de conhecer o Carnaval de Veneza! Logo, vamos chegar em Roma e seguir de trem para Veneza.

Nossa proposta de roteiro está descrita a seguir e qualquer sugestão ou opinião será bem-vinda. A única coisa imutável são os pontos de chegada e saída da Itália.

Mês de Março

Check-in Veneza

02 Roma -(Veneza): ao chegar no Fiumicino seguiremos de trem para Veneza

03 Veneza: Praça de San Marco e ver atrações do Carnaval de Rua. Não pretendemos ir a Murano.

04 (Veneza)-Verona: Ir e voltar de Verona de Trem.

Check-in Florença

05 Veneza-(Florença): Ir a Florença de Trem. Visitar pontos turísticos da Piazza della Signoria e a Ponte Vechhio.

06 Florença: Ida a Pisa e Lucca de trem. Ida aos Museus Ufizzi e Academia a tarde ou na manhã da sexta-feira.

Check-in Siena

07 Florença-(Siena): Ida de Carro a Siena. Conhecer cidades próximas de carro.

08 Siena: Conhecer cidades próximas de carro.

09 Siena: Conhecer cidades próximas de carro.

Check-in Roma

10 Siena-(Roma): Devolver o carro no Fiumicino. Visitar o Coliseu e outros.

11 Roma: Pantheon e outros

12 Roma: Vaticano

13 Roma: Museus Capitolinos e outros

14 Roma: Bate Volta a Pompeia/Napoli de Trem

15 Roma: Voltar ao Brasil

* Em parênteses a cidade base.

Achamos pouco tempo para Florença, visto que queremos ir a Pisa e aos Museus. Talvez alugássemos o carro na saída de Veneza ao invés de deixar para alugar somente na saída de Firenze, mas não conseguimos achar justificativa para tanto ainda.

Estava pensando em quando voltar de Siena ir para Pompeia de carro, mas seria bem longe, e acho que ficaria prejudicada a visita a Napoli.

O que acham? O que pode ser melhorado?

• Membros
Postado (editado)

Só um dia (na prática) para ver a cidade de Florença? Eu fiquei três e foi pouco. Pisa te consome no máximo meia hora, é olhar a torre, subir, tirar fotinho e ir embora... Lucca é legal, mas meio dia resolve. Florença é uma cidade para ver com calma, não se resume aos museus... se você der sorte de pegar um dia movimentado, a simples presença no centro antigo já compensa a sua viagem inteira. É lindo demais, parece uma volta no tempo.

Editado por Visitante
  • Membros
Postado

Outra coisa: bate volta a Nápoli? também não recomendo, Napoli é suja e perigosa, mas ao mesmo tempo tem uma bela visão do Vesúvio e muita coisa pra oferecer ao turista que quer sentir a verdadeira Itália... eu adorei. Sem falar que ali pertinho tem a cidade de Sorrento, que é muito legal, de onde saem os barcos para Capri, mas tem festivais de rua e outras coisas interessantes.

O que pretende ver em Siena? Estive lá e mal desci do carro, o meu guia não sugeria nada e me limitei a ver as igrejas por fora... considero que para mim foi um tempo perdido. Vi que você destinou três dias a essa cidade (!!!)

Cuidado com o carro. Em Florença levar multa é quase certo. Mas ele é indispensável para rodar pelas cidades próximas, para ir a Pisa etc. Minha dica: alugue um apenas em Florença! Coloque o GPS para traçar rotas SEM PEDÁGIO, o que tirará do seu caminhos as grandes estradas e te trará um belo visual pelas estradinhas italianas... um espetáculo à parte;

Em Roma, carro é dispensável. Em Veneza nem preciso comentar, certo?

Esse trajeto de trem (Roma Veneza) pode te fazer perder meio dia, até mais. Fora o cansaço. Compre sempre o "freccia argento", os mais rápidos e com menos paradas, às vezes nenhuma. Senão você vai perder 5 horas fácil num trem, o que compromete o seu cronograma, que já está meio curto.

• Membros
Postado

Obrigado rafaelof e rmilho. Seus comentários foram bem úteis.

rafaelof, se tivermos tempo iremos a Burano, sim. Murano, a princípio, não nos interessa mas vamos deixar no radar.

rmilho, estamos pensando em dedicar mais tempo à estadia em Florença. Parece-nos que com apenas 5 dias na Toscana não compensa mudar de base, ou seja 2 dias em Florença e 3 dias em Siena. Apesar de que Siena seria apenas uma base para conhecer outras cidades de carro. Porém, como será inverno acho que não compensa tanto passear de carro nessas cidades pequenas. Devemos ficar mesmo os 5 dias em Florença e fazer bate-voltas de trem/ônibus para Pisa, Lucca, Arezzo, Cortona e San Gimignano, além de Siena, é claro.

Inclusive um dos motivos que também me levou a desistir da locação de carro foi a dificuldade de fazê-lo em Florença. Não gostaria de realizar deslocamentos até o aeroporto e correr o risco de alugar dentro da Florença não parece valer a pena. Além disso, vamos incluir checkout em Florença, vai com mala até a locadora, vai para Siena, check in..... parece cansativo para 5 dias (curtos de inverno).

Quanto ao bate-volta a Napoli a partir de Roma, na verdade o foco será Pompéia e como Napoli está no caminho devemos passar por lá na volta. Como nossa viagem não é tão longa quanto gostaríamos, teremos que focar em Roma. Pernoitar em Napoli tiraria tempo de Roma ou de Florença.

Por fim, Roma - Veneza será um sacrifício que teremos que fazer para conhecer o Carnaval de lá. Nossa passagem já estava comprada entrando e saindo por Roma. A ideia era ir subindo a Toscana e voltar para Roma de trem, a partir de Veneza. Mas lemos algumas recomendações sobre o Carnaval de Veneza e nos soou bem interessante. Como já estaremos na Itália vale a pena conhecer o Carnaval de Veneza, até porque dificilmente voltaremos à região nessa mesma época do ano. A viagem será cansativa, mas são menos de 4 horas de trem, acho que 3:15, vamos perder todo o domingo pois chegaremos mortos no hotel. Faz parte!

• Membros de Honra
Postado

Casal21,

Achei bom seu roteiro. De modo geral, nada corrido, nem exagerado.

O tempo em Florença está mais do que suficiente SE você sair bem cedo de Veneza (programe-se para chegar em Florença no máximo às 10h, tendo em vista que escurece cedo em março) E não entrar em muitos museus. Para caminhar, basta um dia completo. Florença é linda, mas também é muito compacta e a maioria das atrações é próxima uma da outra. Para se ter uma ideia, com calma eu andei por toda a parte turística, visitei rapidamente a Uffizi (que não gostei, em comparação com a Borghese, em Roma, por exemplo) e fui até a Piazzale Michelângelo, que é mais afastada, não está no seu roteiro e recomendo fortemente a visita. Vista espetacular de Florença.

Programe-se para o bate e volta a Pisa e Lucca te tomar praticamente o dia todo. Pisa não tem muito o que ver, mas só o deslocamento da estação até a praça e para voltar vai te tomar uma hora, sem falar no tempo de visita e intervalo entre os trens. Na prática, é uma manhã perdida, isso se você começar cedo. Lucca também não tem muito o que ver, a atração lá é passear sem rumo, preferencialmente de bicicleta. Novamente, só aí vai uma tarde inteira com deslocamentos e passeio, sem falar nos intervalos para comer.

Pelo que entendi, não são 3 dias em Siena, mas, sim, 3 dias para Siena e arredores. Ótima proposta. Siena é linda, mas achei meio ruim para me localizar lá, é mal sinalizada a partir da estação. Carro no caso é a melhor opção, pois muitas das vilas não são bem acessíveis por transporte público. Para San Gimignano (imperdível) por exemplo você precisaria de um trem e uma conexão de ônibus e com isso você perde muito tempo. O conselho dado sobre as multas é bem válido. Na Toscana há as chamadas ZTL, zonas de tráfego limitado. Nelas, você não pode entrar de carro, exceto em determinados horários e sob certas condições. Creio que basta pesquisar bem antes e ver onde elas estão. Use o viamichelin.com e como sugerido programe rotas sem pedágios ou similares. Imprima o mapa, ou faça o upload delas para um GPS que permita esta operação.

Eu pegaria e devolveria o carro apenas em Siena, ou talvez em Florença. Nos demais deslocamentos vai ser só dor de cabeça. Não consideraria ir para Nápoles ou Pompeia de carro, creio que a perda de tempo seja maior. A cidade tem mesmo fama de suja e perigosa, ao menos é o que dizem os jornais italianos. Eu faria o bate e volta a Pompeia, apenas, que pode já ser cansativo o suficiente mesmo feito em trem de alta velocidade. O lugar é enorme e há roteiros de duas a seis horas, fora os deslocamentos.

• Membros
Postado

Estou em uma situação semelhante na parte italiana do meu roteiro. Pelo que andei pesquisando, a toscana é sim um destino fantástico para dirigir, além das belezas do campo, existem algumas cidades , como bagnoreggio e monteriggioni, que só são acessíveis de carro. Porém, isso não quer dizer que toda viagem pela toscana é melhor se alugar um carro. Como em quase toda a Europa, as cidades maiores tem uma restrição muito grande quanto a entrada de carros no perímetro urbano e o carro acaba virando um estorvo.

Sendo assim, muitas pessoas preferem conhecer somente o principal da região : Florença, Siena, Pisa, Lucca e Sam Giminiano , que são todas facilmente acessíveis de trem ou ônibus. Apesar de adorar dirigir em estradas de campo, eu estou preferindo me hospedar minhas 5 noites na região em Florença, por ser mais central e descomplicado para fazer os bate-e-voltas nas cidades próximas. Acho que o aluguel do carro vai ficar para uma outra viagem, mais focada nas cidades menores da região, que não são poucas.

• Membros
Postado

Eu fui a Monteriggioni pois é a cidade em que se passa um grande jogo de videogame (assassins creed), mas como turismo não recomendo a visita, é uma pequena vila toda fortificada e só... não tem nada demais por lá. Só tem essa curiosidade do jogo.

• Membros de Honra
Postado

Pelo que eu acompanho em fóruns estrangeiros, o uso de carro na Toscana é muito comum, talvez seja até o meio mais utilizado. Tudo depende do quanto a pessoa está acostumada a dirigir em lugares diferentes e do quanto ela planejou a viagem - se aprendeu onde pode passar, onde não pode, etc.

Mesmo algumas cidades listadas pelo Mario não são lá muito acessíveis por transporte público, como San Gimignano. Você tem que pegar um trem a Poggibonsi e, de lá, um ônibus, que possui horários limitados para ir e vir. Não tenho dúvidas de que o carro dá uma flexibilidade enorme, pois os horários limitados do transporte público te engessam. Voltando de Cinque Terre, indo para Lucca, eu perdi uma conexão em Viareggio, devido a mais um atraso da Trenitalia. Resultado, fiquei duas horas naquela cidade sem sal e perdi tempo precioso de passeio.

Com relação a cidades pequenas e grandes, depende demais do perfil. Eu não diria que a maioria prefere as cidades principais, diria que a maioria só ouviu falar das "principais" em termos econômicos e nunca ouviu falar das demais. Os guias turísticos colaboram muito pra isso e ultimamente já não leio mais nenhum, pego as dicas sempre na internet.

Se essas cidades menores fossem tão divulgadas quanto as maiores, sei não. Duvido que a maioria goste mais de Milão do que de Cinque Terre, mas certamente a maioria visita Milão. Ainda tem a questão do perfil - aqui no Mochileiros a maioria é jovem que gosta de uma balada, sempre inclui a night nos passeios, então as cidades menores podem parecer monótonas. Já nos fóruns como o Fodors, você já vê outro tipo de perfil, de pessoas de 30 a 60 anos viajando em família, buscando contemplação.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...