Ir para conteúdo

Dicas - O que visitar no Canadá? Por quanto tempo?


João Rosenthal

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Galera, fiz esse tópico com o intuito de ajudar aqueles que pretendem conhecer esse belo país. O Canadá é indiscutivelmente um dos países mais bonitos do mundo, mas sua imensidão territorial torna praticamente impossível conhecê-lo por completo em apenas uma viagem. Aí fica aquela dúvida: o que visitar? Quando tempo em cada local? Não existe uma resposta única para isso, mas o perfil do viajante fará com que ele possa selecionar alguns locais em detrimento de outros.

 

Muitos viajam para o Canadá em viagens que incluem também os EUA, mas o país merece um tempo grande só pra ele. Há muito o que visitar, desde cidades grandes, pequenas, até uma natureza exuberante e selvagem. E esta última é, ao menos na minha opinião, o ponto alto da viagem. Muitos viajantes se focam apenas nas grandes cidades, como Toronto, Vancouver e Montréal (que são realmente merecedoras de uma visita), e esquecem do resto do país. Se a pessoa tem um perfil urbano, prefere estar em um grande centro, ótimo, vá para essa três e não irá se arrepender. Mas se gosta de uma viagem com mais aventura e paisagens paradisíacas, é longe das cidades que se encontra o que o Canadá tem de melhor para oferecer.

 

O melhor meio para transitar dentro do Canadá é mesmo o avião, e se procuradas com antecedência as passagens entre as grandes cidades podem sair por preços bastante razoáveis. As principais companhias do país são a Air Canada e a Westjet (voei com ambas, me agradaram muito), que tem serviços para todas as cidades do país. Muitos viajantes utilizam o trem (que cruza o país de ponta à ponta), e as paisagens no caminho impressionam qualquer um. É simplesmente impressionante, especialmente na costa oeste. Porém, essa brincadeira sai por um preço alto (beeeem alto). Há, ainda, a opção de ir de ônibus, mas como as distâncias entre as grandes cidades são grandes, acho pouco recomendado. Aos que pretendem se concentram em apenas uma das partes (costa leste ou oeste), alugar um carro é um opção muito interessante e proporciona ao viajante paisagens incríveis.

 

Por fim, todas as opiniões abaixo são pessoais e podem (devem) ser contestadas. Sintam-se à vontade para discordar, opinar, melhorar o tópico. O objetivo é ajudar os que pretendem conhecer o Canadá, então toda opinião nova é muito bem vinda.

 

Toronto

 

Para a maioria dos viajantes, Toronto é a porta de entrada no Canadá. Há voos diários entre o Brasil e a cidade, além de possuir o principal aeroporto internacional e um fácil acesso a partir de New York. É uma cidade cosmopolita e muito bem organizada, mas que pode ser visitada em pouco tempo. Para os amantes de centros urbanos, Toronto é uma cidade muito agradável.

 

Além dos 2 dias necessários para visitar a cidade, é interessante reservar um terceiro dia para ir à Niagara Falls. É uma das principais atrações turísticas do Canadá, mas longe de estar entre as melhores. De qualquer modo um day-tour para lá vale a pena.

 

Tempo total: 3 dias

 

Perfil do viajante: urbano

 

Vancouver

 

Vancouver é o xodó dos canadenses. Todos já passaram férias lá alguma vez na vida, seja pela beleza da cidade e da região ao redor, seja pela oportunidade de esquiar e andar de snowboard nas montanhas. De qualquer modo, Vancouver atrai todos os tipos de viajantes, e com méritos. Além de ser muito bem cuidada, a cidade mescla arranha-céus enormes com uma natureza viva e o oceano pacífico. O tempo na cidade depende, mas se a pessoa pretende conhecer muitas localidades na região, como Whistler e Vancouver Island, pode-se ficar uma semana facilmente. Para Vancouver apenas, 4 dias está de bom tamanho.

 

Tempo total: 4 a 7 dias

 

Perfil do viajante: todos os perfis

 

Quebéc

 

A única província francesa do Canadá é, também, uma das mais bonitas. Além das duas cidades famosas, Montréal e Quebéc City, o interior é deslumbrante e as paisagens são de tirar o fôlego. Transitar por lá de carro é sem dúvidas a melhor opção, pois há muita coisa pra se ver no caminho entre as duas cidades.

 

Quanto às cidades, ambas tem muito a oferecer. Montréal é uma cidade grande, organizada e muito bonita. Cortada por um rio, é famosa por ter a melhor noite do Canadá, e as opções do que fazer são inúmeras. Já Quebéc City é uma cidade pequena e que pode ser visitada em pouco tempo, mas a arquitetura e as paisagens são fantásticas.

 

Se se pretende conhecer apenas essas duas cidades, 5 a 7 dias é suficiente (incluindo deslocamento). Mas se a intenção é explorar também o interior, acredito que 8 a 10 dias seja um tempo interessante.

 

Tempo total: 5 a 10 dias

 

Perfil do viajante: todos os perfis

 

Montanhas Rochosas

 

As Montanhas Rochosas (Rocky Mountains, em inglês), que ficam na província de Alberta, são um verdadeiro espetáculo da natureza, e a visitação é obrigatória aos que desejam explorar o Canadá. O acesso é fácil a partir de Edmonton ou Calgary, e há hospedagem para todos os gostos. Há inúmeras trilhas, florestas e principalmente lagos! Estes são o ponto alto do local; possuem uma cor azul esverdeada e estão cercados por uma mata selvagem. A infraestrutura no local é excelente e, se quiser, a pessoa pode ter todo o conforto e ainda assim apreciar as belas paisagens do local.

 

As cidades base para descobrir as Montanhas Rochosas são Banff e Jasper, ambas bem equipadas para receber os turistas (a primeira principalmente).

 

Tempo total: 3 a 5 dias

 

Perfil do viajante: preferencialmente aventureiro, mas todos

 

Costa Leste

 

A costa leste do Canadá compreende as províncias de Nova Escotia e Newfoundland and Labrador. O último é um destino exótico e pouco conhecido até mesmo pelos canadenses. Dá pra comparar à Amazônia no Brasil, exuberante mas por vezes deixado de lado pelos próprios brasileiros.

 

Ambas as províncias tem belas paisagens e muitos parques nacionais. As opções de trilhas são intermináveis, e a natureza selvagem é mesmo o que predomina. Comparado à maioria do Canadá a infraestrutura do local é precária, mas comparado ao resto do mundo é perfeitamente aceitável e dificilmente se passará algum perrengue maior. Nova Escotia é bem mais preparada para receber turistas do que Newfoundland and Labrador, e este último é para quem realmente gosta de aventura. No entanto, deve ser evitado a qualquer custo no inverno, pois o frio chega a assustar.

 

Tempo total: ?

 

Perfil do viajante: aventureiro

 

Ottawa

 

A capital do Canadá é, ainda, uma cidade pouco visitada (ainda que isso esteja mudando). Não vou dizer que é imperdível, mas é muito bonita e pode ser visitada em pouco tempo. A arquitetura é moderna e a organização impressiona (como na maioria do país, diga-se de passagem), mas há realmente poucos atrativos turísticos. A principal coisa a se fazer é mesmo caminhar pelo centro e pelo rio que corta a cidade.

 

Tempo total: 1 ou 2 dias

 

Perfil do viajante: urbano

  • Gostei! 2
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Os parques mais famosos do Canadá são Banff e Jasper, ambos na província de Alberta e que servem como portal de entrada para as montanhas rochosas. Não acho que seja necessário visitar os dois, dá pra escolher um deles. Banff é mais turístico, Jasper é um pouco mais exótico, mas igualmente legal.

 

Os parques mais selvagens do Canadá estão na costa leste, nas províncias de Nova Scotia e Newfoundland and Labrador. Não cheguei a ir para essas províncias mesmo tendo morado tanto tempo no Canadá ::putz::, mas ainda pretendo ir. Em Nova Scotia a infraestrutura para o turismo é muito boa, apesar de serem parques selvagens vc dificilmente passa perrengue; em Newfoundland and Labrador a história já é outra, a infraestrutura é mais restrita (mas longe de ser precária). Se vc gosta de visitar parques nacionais pouco conhecidos, recomendo ir para lá, é um espetáculo à parte.

 

Quando eu estava perto de me mudar para o Canadá ganhei o guia da Folha sobre o país; MUITO bom! Ajudou bastante, ele pega cada parte do país, por mais isolada que seja, e dá todas as dicas (coisas pra ver, fazer, locais pra comer, para se hospedar). Recomendo comprar, vende em qualquer livraria.

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Juliana!

 

Então, se ouve falar pouco em aurora boreal no Canadá, os próprios canadenses se esquecem dela. Confesso que nunca ouvi falar de viagem para assistir, mas com certeza deve ter nas 3 províncias do norte (Yukon, Northwest Territories e Nunavut), mas são locais bem remotos e praticamente inabitados, só tem população mesmo nas capitais.

 

Conhecer as províncias do norte vai ser uma das experiências mais fascinantes da sua vida, lá é o selvagem do selvagem, mas como é o Canadá, sempre com algum mínimo de infraestrutura para o turismo. Yukon tem paisagens sensacionais, florestas e parques por toda a parte. Eu cheguei a conhecer Northwest Territories, mas só a capital mesmo, Yellowknife, que é uma cidade pequena e sem atrativos. Mas como fui de ônibus pude ver um pouco da paisagem, é de tirar o fôlego.

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Obrigada João!!

Já li que tem 3 lugares no mundo pra se ver a aurora: Escandinávia - Islândia - Canadá, nessa ordem de importância!!

Mas independente de ir pra ver a aurora ou não, queria mesmo ir pro norte... deve ser fantástico!!! A aurora deixo pra ver da Noruega, rs.

 

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Obrigada João!!

Já li que tem 3 lugares no mundo pra se ver a aurora: Escandinávia - Islândia - Canadá, nessa ordem de importância!!

Mas independente de ir pra ver a aurora ou não, queria mesmo ir pro norte... deve ser fantástico!!! A aurora deixo pra ver da Noruega, rs.

 

:D

 

Juliana, o norte é fantástico! Com ou sem aurora boreal. Uma viagem que eu ainda pretendo fazer (não sei quando) é províncias do norte do Canadá e Alaska, de carro ou de trailer!! Isso obviamente tem que ser feito no auge do verão, mas deve ser uma experiência sem igual.

 

João, sobre época pra ir ...

 

pra quem quer curtir os parques e trilhas e consequentemente não pegar tanta chuva/frio qual época vc sugere ?! tava vendo q o verão obviamente é a época mais amena, mas entre primavera x outono existe muito diferença ?!?!

 

abraço

 

Fala brother!

 

Se o objetivo é visitar os parques nacionais, verão sem dúvidas! Primavera em geral é um pouco mais amena que o outono, mas em compensação esse último é mais bonito. A flora canadense no outono é de outro mundo.

 

Não acho que seja inviável fazer essa trip no outono, mas faça no primeiros meses da estação, lá pela última semana de setembro e primeiro de outubro. Vc terá a vantagem de ir logo após o boom turístico que termina no meio de setembro, resultando em preços mais baixos. Mas se prepare para pegar temperaturas abaixo de 0, o que não é um problema se vc se hospedar em pousadas ou hotéis. Se o objetivo for acampar, aí já é outra história. De qualquer forma, acho que ir no verão é mais sensato.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá, João!!!

 

Você acha que vale a pena fazer um mês de intercâmbio em novembro em Toronto?

Não domino muito o inglês, mas acho que dar para me virar kk

Toronto é uma cidade fácil para se locomover?

Conhece alguma balada em Toronto?

Os canadenses são tranquilos para se fazer amizade?

 

Obrigada,

 

Fernanda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...