Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Joyce Reis

Cuzco/Machu Pichu/Lima

Posts Recomendados

Ola mochileiros !

 

Ai esta meu relato da viagem ao Peru. Espero que gostem e que seja útil ! ::otemo::

Anexei a planilha de custos de toda a viagem. Abraços galera!!

 

CUSCO – LIMA – MACHU PICCHU

 

DIA 15/06 – SAÍMOS AS 10h30 DE JUIZ DE FORA EM DIREÇÃO AO RIO DE JANEIRO, AEROPORTO GALEÃO. CHEGAMOS AO GALEÃO ÀS 14h15. NOSSO VOO ESTAVA PREVISTO PARA ÀS 16h30 COM CONEXÃO EM GUARULHOS, VOANDO TAM. CHEGAMOS EM GUARULHOS E DESCOBRIMOS QUE O DOLAR QUE HAVÍAMOS LEVADO ERAM NOTAS ANTIGAS E POR ISSO ALGUNS LUGARES NÃO ACEITARIAM. DECIDIMOS CAMBIAR R$ 800,00 EM DÓLAR, TAXA DE R$2,31.

LOGO EMBACARMOS VOANDO LAN ÀS 19h35 PARA LIMA. CHEGAMOS ÀS 22h15 HORÁRIO LOCAL, COM DIFERENÇA DE FUSO HORÁRIO DE 2HS. PERNOITAMOS NO AEROPORTO DURANTE TODA MADRUGADA. O AEROPORTO ESTAVA LOTADO DE PESSOAS QUE IRIAM EMBARCAR NO VOO LIMA-CUSCO, JÁ QUE O PRIMEIRO VOO SAI ÀS 5h15. TODAS AS LOJAS E PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO DO AEROPORTO FUNCIONAM 24HS. CHEGAMOS EM CUSCO ÀS 6h45 DO DIA 16/06. PEGAMOS UM TÁXI DO AEROPORTO AO HOTEL POR 25,00 SOLES, MUITO CARO JÁ QUE O AEROPORTO É PERTO. CHEGAMOS AO HOTEL DE LA VILLA HERMOZA E LOGO PEDIMOS UM CHÁ DE COCA E DESCANSAMOS POR +- 3HS. HOTEL SIMPLES, NÃO TÃO BEM LOCALIZADO, PROBLEMAS NO CHUVEIRO (ÁGUA QUENTE), CAFÉ DA MANHÃ SIMPLES.

DIA 16/06 – DOMINGO - SAIMOS EM DIREÇÃO A PLAZA DAS ARMAS PARA COMPRARMOS OS PASSEIOS E NOS INFORMARMOS SOBRE ENTRADA E TREM PARA MACHU PICCHU. FOMOS ABORDADOS POR VARIAS AGENCIAS DE TURISMO E OPTAMOS POR UM PERUANO MUITO SIMPATICO QUE NOS AUXILIOU EM TUDO. EXPLICARAM-NOS SOBRE AS 2 OPÇÕES DE COMPRA, BILHETE TURISTICO COMPLETO 130,00 SOLES OU BILHETE INDIVIDUAL POR 70,00. O BILHETE COMPLETO PODE VISITAR MUSEUS E ALGUNS SITIOS ARQUEOLÓGICOS E DÁ DIREITO A 16 VISITAS QUE É VÁLIDO POR 10 DIAS E SOMENTE COMPRA NA AVENIDA DO SOL PRÓXIMO A PLAZA DAS ARMAS, CHAMA MUNICIPALIDADE DEL CUSCO. O DE 70 SOLES DÁ DIREITO A 4 ENTRADAS. NA AGÊNCIA JENLY TOUR QUE FICA NA PLAZA DAS ARMAS FECHAMOS TODOS OS PASSEIOS, TRANSLADO E O PERUANO NOS LEVOU NA PERU RAIL E INKA RAIL PARA COTARMOS O TREM PARA AGUAS CALIENTES. OPTAMOS PELO INKA RAIL POR CAUSA DO HORÁRIO. PAGAMOS 2 CITY TOUR EM CUSCO POR 40,00 SOLES O CASAL, VISITAMOS CONVENTO DE SANTO ANTÔNIO QUE PAGA $10,00 POR PESSOA PARA VISITAR (NÃO ESTÁ INCLUSO NO BOLETO TURISTICO), SAQSAYHUAMAN, PUKAPUCARA E TAMBOMACHAY. PASSEIO COMEÇA AS 14HS E TERMINA ÀS 18H30. AO CHEGARMOS FOMOS JANTAR PIZZA EM UM RESTAURANTE NA PLAZA DAS ARMAS, BOA MAS NADA DE ESPECIAL.

DIA 17/06 – SEGUNDA- FOMOS AO PASSEIO ÀS 9HS EM DIRECAO A CHINCHERO PARA CONHECER A CASA DE ARTESÃOS QUE FAZEM ROUPAS DE ALPACAS E LLAMAS. DEPOIS FOMOS PARA O PARQUE DE MARAS MORAY QUE JÁ ESTAVA INCLUIDO NO BILHETE TURISTICO. DE LÁ FOMOS VISITAR AS SALINAS – MINA DE SAL, INDÚSTRIA FORTE NO PERU, MAIOR EXPORTADOR DA EUROPA. QUE É RETIRADA DE UM RIO COM 50% DE SAL, QUE AINDA NÃO TEM EXPLICAÇÃO PRECISA, PORQUE ALI NÃO ERA MAR. ENTRADA PARA AS SALINAS POR $7,00 POR PESSOA. CHEGAMOS A PLAZA DAS ARMAS ÀS 16HS. FOMOS AO MINISTÉRIO DA CULTURA PARA TROCAR O BILHETE QUE COMPRAMOS PELA INTERNET DA ENTRADA DE MACHU PICCHU $156,00 POR PESSOA. TAXI MUITO BARATO, $ 4 SOLES. A NOITE FOMOS PASSEAR E COMER UMA BUSQUETA DE POLLO E TRUCHA, MUITO SABOROSOS. ARRUMAMOS NOSSA MOCHILA PARA O DIA SEGUINTE, JÁ QUE APÓS O TOUR IRIAMOS DIRETO PARA AGUAS CALIENTES.

DIA 18/06 –TERÇA - FOMOS AO PASSEIO ÀS 9HS COM DESTINO AO VALLE SAGRADO. PRIMEIRA PARADA FOI EM UMA FEIRA ARTESANAL. APÓS PARA O SITIO ARQUIOLOGICO DE PISAQ QUE É SENSACIONAL, MAS COM POUCO TEMPO PARA EXPLORÁ-LO. A ENTRADA ESTA INCLUSO NO BOLETO TURISTICO, CASO TENHA QUE PAGAR A PARTE O CUSTO É DE 70 SOLES. NO RETORNO FIZEMOS UMA PARADA EM UMA LOJA DE PRATAS, QUE É O PRINCIPAL NEGOCIO DA CIDADE. A CIDADE DE PISAQ FICA ENTRE AS MONTANHAS, COM O RIO VILCANOTA BANHANDO TODO O LOCAL. COISA DE FILME !!! O RIO MUDA DE NOME DE ACORDO QUE MUDA DE CIDADE, URUBAMBA, UCAIALI, ETC... PARAMOS EM URUBAMBA PARA ALMOÇARMOS COM O PREÇO DE 20 SOLES POR PESSOA, SALADA BOA E PRATOS TIPICOS BEM ESQUESITOS. PROXIMO DESTINO SITIO DE OLLANTAYTAMBO QUE TAMBEM ESTA INCLUSO NO BOLETO TURISTICO. CIDADE SIMPLES E MUITA FRIA. DE LA O PASSEIO SEGUIRIA PARA CHINCHERO, MAS FICAMOS POR ALI PARA PEGARMOS O TREM PARA AGUAS CALIENTES AS 16H35. O PERCURSO DE OLLANTAYTAMBO A AGUAS CALIENTES DURA 1H40 APROXIMADAMENTE. O TREM TEM A CADEIRA CONFORTAVEL, MAS O ESPAÇO ENTRE OS PASSAGEIROS MUITO APERTADO. CHEGAMOS À AGUAS CALIENTES E FOMOS PARA O HOTEL TAYPAKALA, QUE É OUTRO NÍVEL!!! COM BANHEIRA DE HIDROMASSAGEM NO QUARTO, SALA, TV E UMA DUCHA MARAVILHOSA. MAIS TARDE FOMOS COMER UM PRATO TURISTICO QUE INCLUI, ENTRADA COM SALADA, SOPA E O PRATO PRINCIPAL POR 18 SOLES POR PESSOA. SALADA SIMPLES, SOPA AGUADA E PRATO PRINCIPAL NORMAL. COMEMOS CARNE DE ALPACA, MUITO MACIA E TOMAMOS UM PISCO SOUR MUITO RUIM !!! A CIDADE É ACONCHEGANTE, POIS TEM BONS RESTAURANTES E HOTEIS ENVOLTO A MONTANHA. COMPRAMOS BILHETE DO ONIBUS PARA SUBIDA E DESCIDA DE MACHU PICHU, 51 SOLES POR PESSOA.

19/06 – QUARTA - ACORDAMOS 4H30 E ESTAVA CHOVENDO, ENROLAMOS UM POUQUINHO E FOMOS TOMAR CAFÉ. 6h20 FOMOS PEGAR O ONIBUS PARA MACHU PICHU, APROXIMADAMENTE 35 MINUTOS DE SUBIDA E NOS DEIXA NA PORTA DA BILHETERIA. ENTRAMOS E QUANDO VIMOS A IMENSIDÃO DAQUELE LUGAR, VOLTAMOS E CONTRATAMOS UM GUIA POR 80 SOLES PARA O CASAL, JUNTO COM OUTRO BRASILEIRO. DESCREVER MACHU PICHU É IMPOSSIVEL, LUGAR FANTASTICO, ENERGIA SEM IGUAL. O TRAJETO GUIADO DUROU 2H30 APROXIDAMENTE. DEPOIS SAIMOS DO PARQUE PARA COMERMOS ALGO QUE HAVIAMOS LEVADO DO BRASIL E RETORNAMOS PARA TIRARMOS MAIS FOTOS E CURTIR O VISUAL. 13H30 VOLTAMOS PARA AGUAS CALIENTES. COMEMOS UMA PIZZA, CARO PRA BURRO, 70 SOLES. E FICAMOS FAZENDO HORA PELA CIDADE QUE É SUPER PEQUENA, FEIRAS, IGREJA E UMA PARADA PARA REVER AS FOTOS DA VIAGEM ATE AQUI. 19HS PEGAMOS O TREM PARA OLLANTAYTAMBO E LÁ JÁ TINHA UM MOTORISTA NOS ESPERANDO PARA LEVARMOS DE VOLTA A CUSCO, FECHADO NA MESMA AGENCIA DOS TOURS ANTERIORES POR 40 SOLES O CASAL. DALI ERA MAIS 1H30 ATÉ CUSCO E FOI UM HORROR. PASSEI MUITO MAL NA SUBIDA, ENJOOS, CALA FRIOS, DOR NA BARRIGA, QUEDA DE PRESSÃO, ENFIM, TIVE QUE PEDIR O MOTORISTA PARA PARAR PARA QUE EU PUDESSE TOMAR UM AR E CHMAR O “RAUL”. ETA VIAGEM LONGA !!! FOMOS DIRETO PARA O HOTEL, UM BANHO E CAMA.

20/06 –QUINTA - ACORDAMOS UM POUCO MAIS TARDE E AINDA NÃO ESTAVA 100%, PRA PIORAR ACORDEI COM INTESTINO RUIM. TOMAMOS CAFÉ E FOMOS RODAR POR CUSCO, VISITAMOS TODAS AS CALLES PROXIMA DA PLAZA DAS ARMAS. VISITAMOS O MUSEU E TENTAMOS IR NA CATEDRAL, MAS COMO ERA 25 SOLES POR PESSOA PARA VISITAÇÃO, DESISTIMOS. MEU CORPO ESTAVA TODO RUIM, QUERENDO CAMA. UM DEGRAU PARECIA QUE ESTAVA SUBINDO UM MORRO. FOMOS ALMOÇAR NO PACHAMAMMA POR 50 SOLES O CASAL E DEPOIS FOMOS PRO HOTEL, NÃO AGUENTEI. FICAMOS DE 2H30 ATE AS 6HS. DORMI UM POUCO E ACORDEI OUTRA PESSOA. VOLTAMOS PARA A RUA QUE ESTAVA SIMPLESMENTE LOTADA, POIS TINHA FESTA EM COMEMORÇÃO AO ANIVERSARIO DE CUSCO. RODAMOS MAIS UM POUCO, COMPRAMOS ALGUMAS LEMBRANÇAS E LANCHAMOS NO MC DONALDS POR 36 SOLES. 22H30 FOMOS PARA O HOTEL ARRUMARMOS A MALA PARA O OUTRO DIA.

21/06 – SEXTA – NOSSO VOO ESTAVA MARCADO PARA 9H55, MAS FOI ADIADO PARA 11H40...AFF, MAS UMA TEMPORADA NO AEROPORTO. CHEGAMOS EM LIMA E PEGAMOS UM TAXI ATE MIRAFLORES POR 30 SOLES DIVIDIDO COM MAIS UM CASAL. O BAIRRO É TURISTICO, MAS NÃO TEM MUITO QUE FAZER. TEM A PRAÇA KENNEDY, NADA DEMAIS, RESTAURANTES E BARZINHOS. MATAMOS A SAUDADE DA COMIDA EM UM RESTAURANTE BRASILEIRO, ESTROGONOFF E FILE A MILANESA. MEU OLHO FOI TÃO GRANDE QUANDO VI AQUELA COMIDA QUEIMEI A BOCA POIS NÃO ESPEREI NEM ESFRIAR. CONTA FOI 70 SOLES. DEPOIS FOMOS PARA O TÃO FAMOSO SHOPPING LACOMAR. REALMENTE MUITO BACANA, A CEU ABERTO E DE FRENTE PARA O MAR. COMO ESTAVA CHOVENDO, DECIDIMOS NÃO IR PARA O CENTRO HISTÓRICO, VISTO QUE CHEGANDO DE CUSCO, NÃO SERIA MUITO INTERESSANTE. POR ISSO, FICAMOS NO BAR CAFÉ CAFÉ NO LACOMAR BEBENDO VINHO. FICAMOS DAQUELE JEITO !!!! RSRSRS. FOMOS DE TAXI PARA O AEROPORTO POR 30 SOLES, SIMPLESMENTE MUITO TRANSITO E DEMORAMOS QUASE 1H30. O RODRIGO FOI DORMINDO BEBADO DENTRO DO CARRO KKKKK. O VOO PARA GUARULHOS ERA 00H50, MAS COMO TODO BOM AEROPORTO E COMPANIAS, A LAN ATRASOU O VOO 1 HORA. POR ESSE MOTIVO CHEGAMOS EM GUARULHOS, 8 HORAS E NOSSO VOO PARA O RIO ERA 9HS. ENFIM, NÃO FIZEMOS COMPRINHOS DIREITO NO DUTY FREE E AINDA AGENDARAM O NOSSO VOO PARA 11H50. MUUUUUUITO CANSADA !!!! CHEGAMOS NO RIO 1H20, E AINDA MAIS UMA BATALHA DE CARRO ATÉ JF. CANSADOS MAS TUDO DE BOM !!!

 

DICAS E CURIOSIDADES

• VI APENAS UM PERUANO FUMANDO EM TODOS OS DIAS QUE ESTIVE NO PAIS

• FICAR UMAS HORAS DEITADO AO CHEGAR EM CUSCO, VALEU MUITO, MAS CHÁ DE COCA TEM QUE TOMAR INDEPENDENTRE DE PASSAR MAL OU NÃO E MESMO SE SENTINDO ADPATDO

• TAXI É MUITO BARATO, GASTA-SE 3 SOLES PARA ANDAR UNS KM

• SE NÃO FECHAR TRANSLADO OLLANTAYTAMBO – CUSCO, TEM VARIAS PESSOAS NA SAIDA DA ESTAÇÃO DE TREM, OFERECENDO DE 10 A 15 SOLES PARA EFETUAR O TRAJETO

• SE PUDER COMPRE O TREM PELA INTERNET OU NO 1º DIA QUE ESTIVER EM CUSCO, POIS OS MELHORES HORARIOS ESGOTAM

• ONIBUS DE AGUAS CALIENTES PARA MACHU PICHU SAI DE 5 EM 5 MINUTOS A PARTIR DE 5H30

• VALE A PENA DORMIR EM AGUAS CALIENTES, POIS VOCE SERA UM DOS 1º A ENTRAR EM MACHU PICHU PARA TIRAR FOTOS, AFINAL SÃO 2500 TURISTAS POR DIA, MAS SE DE TUDO QUIZER FAZER O TRAJETO SAINDO DE CUSCO, DÁ PRA CONHECER TRANQUILAMENTE TUDO

• NÃO SUBIMOS A WAYNA PICHU, UM MONTE DE DEPOIMENTOS FALAM QUE É MARAVILHOSO, MAS NO MEU PONTO DE VISTA, A IMAGEM QUE SE VÊ LÁ DE CIMA, VC CONSEGUE VER DE MAIS PERTO DENTRO DO PROPRIO SITIO ARQUIOLOGICO

• VALE A PENA CONTRATAR GUIA EM MACHU PICHU , POIS A HISTÓRIA É LINDA. A NÃO SER QUE VC COMPRE UM GUIA EXPLICANDO TUDO

• PISAC É MUITO GRANDE E O TEMPO POR AGENCIA DE TURISMO É MUITO CURTO, POIS EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO TEM A VENDA LOCAL, QUE É PARADAS EM ARTESANATOS, PRATARIA, CONFEÇÃO LOCAL E ISSO “COME” UMA PARTE DO TEMPO

• EM NENHUM ESTABELECIMENTO ACEITAM NOTAS COM QUALQUER “DETERIORAMENTO” COMO ELES FALAM, NOTAS RASGADAS, MSM QUE SEJA 1 mm NEM PENSAR

• VIAJEI DE INKA RAIL, QUE NÃO É O MAIS FAMOSO, MAS É A MESMA COISA. FUI DE TURISTICO E VOLTEI DE EXECUTIVO, A DIFERENÇA É QUE O 1º É BEM APERTADO NAS PERNAS, IGUAL AVIÃO MESMO E SERVE APENAS BEBIDAS. NO EXECUTIVO É MAIS ESPAÇOSO E SERVE BEBIDAS, BOLO, BISCOITOS E CHOCOLATE

• SOPA É MUITA AGUADA, PARA COMER UM MAIS “CONSISTENTE” TEM QUE PEDIR CREMA

• PARA SACAR DINHEIRO NO BANCO 24 HORAS, NA OPÇÃO INGLES A TRANSAÇÃO É WITHDRAWAL

 

Sites uteis:

bolivia-e-machu-pichu-baixo-custo-500-dolares-t40996.html

http://www.machupicchu.gob.pe

http://www.perurail.com/

Planilha de Custos Peru.xls

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Joice!

 

Muito prático seu relato, gostei.

 

Só uma questão; se tivesse subido WaynaPicchu, posso te garantir que seu "ponto de vista" seria outro.

 

Grande abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"...SALINAS – MINA DE SAL, INDÚSTRIA FORTE NO PERU, MAIOR EXPORTADOR DA EUROPA. QUE É RETIRADA DE UM RIO COM 50% DE SAL, QUE AINDA NÃO TEM EXPLICAÇÃO PRECISA, PORQUE ALI NÃO ERA MAR..."

 

Joyce,

 

Ali ERA SIM um mar! Um mar muito antigo, que foi soterrado e depois, sobre esta terra que o soterrou, foi formado um outro oceano, que agora chamamos de Oceano Pacífico. Acontece que depois a placa tectônica do pacífico se chocou contra a placa sobre a qual está hoje a América do Sul, somente então o fundo do oceano se elevou, formando os Andes. Só que os restos daquele mar mais antigo, muito anterior ao Oceano Pacífico, com mais de 500 milhões de anos (que chamamos de pré-cambriano), se elevou também, como aconteceria se o leito do Atlântico Sul se elevasse 5.000 metros acima do atual nível do mar, caso no qual nosso pré-sal ficaria nas alturas, cerca de 3.000 m... Tente entender a superfície da Terra como uma lâmina de plástico flexível, com a consistência por exemplo de uma cortina de banheiro, flutuando sobre uma camada de água. As ondulações da água movem suavemente toda a superfície do plástico, mas as regiões das pontas são mais sujeitas a movimentos bruscos de subida e de descida, pois são os pontos onde as ondas atacam toda a massa do plástico e onde a energia acumulada pela massa de todo o plástico é subitamente liberada. O problema é que nós humanos vivemos apenas cerca de 80 anos, e mesmo nossa espécie não tem mais do que 50.000 anos (uma micharia em termos geológicos!), mas estes movimentos exigem milhões ou dezenas de milhões de anos...

 

Quando visitei os Andes argentinos (região de "Los Penitentes"), a partir de Mendoza, os turistas se admiravam de ver rochas enormes com camadas de cores diferentes, e lá no meio delas, uma inconfundível faixa branca. Não entendiam e nem os guias conseguiam explicar porque às vezes a orientação das "faixas" eram horizontais, às vezes inclinadas para o alto e de outras vezes para baixo, e muito menos o motivo de camadas tão brancas. Aquilo lá, a mais de 4.000 m de altura, também é sal, muito provavelmente do mesmo mar que deu origem a estas salinas peruanas, só não havendo lá um "rio salgado", porque no caso deles não há um bolsão de rochas impermeáveis que colete a água do degelo e dissolva esta enorme camada salina. Na primeira parada vi uma turista inglesa comendo biscoitos "waffers", pedi a ela dois biscoitos, quebrei-os no meio e empurrei os pedaços uns contra os outros, reproduzindo no biscoito exatamente as formações rochosas que elas tinham visto no caminho, e explicando para boa parte do grupo como são formados os "mil-folhas" geológicos (saca aqueles doces de padaria?). Fatos científicos são fáceis de se explicar, pois se baseiam principalmente no bom senso! (basta ter um pouco de boa vontade...rsrsrsrs)

 

Um abraço e parabéns pelo seu relato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Joyce!

 

Seu relato está perfeito!

Muito bem descrito e detalhado!

 

Quero fazer exatamente isso, mas sem Lima se for mais econômico.

 

A sua planilha está demais, perfeita!

 

Só tenho algumas dúvidas que gostaria de tirar se for possível... por exemplo, as passagens, vc conseguiu um preço muito bom ida e volta do rio a cusco R$590 por pessoa, com que antecedência vc comprou as passagens?!

Outra coisa, devo levar dolares, reais, soles??? Qual moeda aceitam em cusco, águas calientes e machu picchu?

Pretendo ficar uns 4 dias em Cusco em hostel, que já vai ser mais barato, e talvez visitar alguns sítios arqueológicos.

 

Acho que é isso, essas passagens, hahaha.

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Oi Joice!

 

Muito prático seu relato, gostei.

 

Só uma questão; se tivesse subido WaynaPicchu, posso te garantir que seu "ponto de vista" seria outro.

 

Grande abraço!

 

Ola Andre!

 

Obrigada! Outras pessoas já me disseram sobre isso! Um dia voltarei nesse lugar divino e com certeza vou subir WaynaPicchu!

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
::otemo:: Gostei! Me ajudou bastante, principalmente a planilha de custos!

 

Fico mto feliz qdo consigo ajudar alguem!!! Abrços Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
"...SALINAS – MINA DE SAL, INDÚSTRIA FORTE NO PERU, MAIOR EXPORTADOR DA EUROPA. QUE É RETIRADA DE UM RIO COM 50% DE SAL, QUE AINDA NÃO TEM EXPLICAÇÃO PRECISA, PORQUE ALI NÃO ERA MAR..."

 

Joyce,

 

Ali ERA SIM um mar! Um mar muito antigo, que foi soterrado e depois, sobre esta terra que o soterrou, foi formado um outro oceano, que agora chamamos de Oceano Pacífico. Acontece que depois a placa tectônica do pacífico se chocou contra a placa sobre a qual está hoje a América do Sul, somente então o fundo do oceano se elevou, formando os Andes. Só que os restos daquele mar mais antigo, muito anterior ao Oceano Pacífico, com mais de 500 milhões de anos (que chamamos de pré-cambriano), se elevou também, como aconteceria se o leito do Atlântico Sul se elevasse 5.000 metros acima do atual nível do mar, caso no qual nosso pré-sal ficaria nas alturas, cerca de 3.000 m... Tente entender a superfície da Terra como uma lâmina de plástico flexível, com a consistência por exemplo de uma cortina de banheiro, flutuando sobre uma camada de água. As ondulações da água movem suavemente toda a superfície do plástico, mas as regiões das pontas são mais sujeitas a movimentos bruscos de subida e de descida, pois são os pontos onde as ondas atacam toda a massa do plástico e onde a energia acumulada pela massa de todo o plástico é subitamente liberada. O problema é que nós humanos vivemos apenas cerca de 80 anos, e mesmo nossa espécie não tem mais do que 50.000 anos (uma micharia em termos geológicos!), mas estes movimentos exigem milhões ou dezenas de milhões de anos...

 

Quando visitei os Andes argentinos (região de "Los Penitentes"), a partir de Mendoza, os turistas se admiravam de ver rochas enormes com camadas de cores diferentes, e lá no meio delas, uma inconfundível faixa branca. Não entendiam e nem os guias conseguiam explicar porque às vezes a orientação das "faixas" eram horizontais, às vezes inclinadas para o alto e de outras vezes para baixo, e muito menos o motivo de camadas tão brancas. Aquilo lá, a mais de 4.000 m de altura, também é sal, muito provavelmente do mesmo mar que deu origem a estas salinas peruanas, só não havendo lá um "rio salgado", porque no caso deles não há um bolsão de rochas impermeáveis que colete a água do degelo e dissolva esta enorme camada salina. Na primeira parada vi uma turista inglesa comendo biscoitos "waffers", pedi a ela dois biscoitos, quebrei-os no meio e empurrei os pedaços uns contra os outros, reproduzindo no biscoito exatamente as formações rochosas que elas tinham visto no caminho, e explicando para boa parte do grupo como são formados os "mil-folhas" geológicos (saca aqueles doces de padaria?). Fatos científicos são fáceis de se explicar, pois se baseiam principalmente no bom senso! (basta ter um pouco de boa vontade...rsrsrsrs)

 

Um abraço e parabéns pelo seu relato

 

 

Caro amigo, agradeço imensamente pela detalhada explicação. Amei!!! O proprio guia havia me falado que não era mar srsrsrs, faz parte! Obrigada msm ! Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Joyce!

 

Seu relato está perfeito!

Muito bem descrito e detalhado!

 

Quero fazer exatamente isso, mas sem Lima se for mais econômico.

 

A sua planilha está demais, perfeita!

 

Só tenho algumas dúvidas que gostaria de tirar se for possível... por exemplo, as passagens, vc conseguiu um preço muito bom ida e volta do rio a cusco R$590 por pessoa, com que antecedência vc comprou as passagens?!

Outra coisa, devo levar dolares, reais, soles??? Qual moeda aceitam em cusco, águas calientes e machu picchu?

Pretendo ficar uns 4 dias em Cusco em hostel, que já vai ser mais barato, e talvez visitar alguns sítios arqueológicos.

 

Acho que é isso, essas passagens, hahaha.

 

Abraço!

 

 

Putz...dei uma vacilada pq tem um tempo que não acesso o mochileiros logada e não vi sua mesnsagem. Espero que ainda há tempo!!!

A passagem comprei com 4 meses de antecedencia, na verdade não estava planejando ir pro Peru. Mas um amigo meu que viaja pra caramba fica de olho em promoções e me enviou um email informando que as passagens pro Peru estavam mto baratas. Então, não pensei duas vezes qdo vi o valor e comecei a planejar a viagem. Tudo rapido, mas deu super certo!

Quanto o dinheiro pra levar, eu levei dolar. Mas lá aceita dolar, soles, real, tudo! Exceto alguns taxis ,barraquinhas, lojas e restaurantes menores. Tem mta casa de cambio, mas eles são mto enjoados. Não trocam se a nota estiver rasgada(mesmo que seja minimo) e os dolares que eu levei era antigo e tambem tive dificuldade pra trocar. ( Aquela nota antiga com a foto do rosto maior). Um saco! Na minha opinião e na epoca que fui, a cotação do dolar era melhor que o real. Em contrapartida, cambeia no Brasil de Real para dolar e depois de dolar para soles. Portanto, eu levaria um pouco de dolar, mas se vc sacar em caixa eletronico ainda é mais vantajoso. Pois pelo menos no meu banco, não cobrou taxa e o cambio de real para soles no brasil é mto melhor.

Espero ter ajudado. Se precisar de mim, pode me enviar email : [email protected]

 

Obrigada pelo elogio do relato, era o minimo que poderia fazer para essa comunidade linda do mochileiros!!

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Joyce!

 

Seu relato está perfeito!

Muito bem descrito e detalhado!

 

Quero fazer exatamente isso, mas sem Lima se for mais econômico.

 

A sua planilha está demais, perfeita!

 

Só tenho algumas dúvidas que gostaria de tirar se for possível... por exemplo, as passagens, vc conseguiu um preço muito bom ida e volta do rio a cusco R$590 por pessoa, com que antecedência vc comprou as passagens?!

Outra coisa, devo levar dolares, reais, soles??? Qual moeda aceitam em cusco, águas calientes e machu picchu?

Pretendo ficar uns 4 dias em Cusco em hostel, que já vai ser mais barato, e talvez visitar alguns sítios arqueológicos.

 

Acho que é isso, essas passagens, hahaha.

 

Abraço!

 

 

Putz...dei uma vacilada pq tem um tempo que não acesso o mochileiros logada e não vi sua mesnsagem. Espero que ainda há tempo!!!

A passagem comprei com 4 meses de antecedencia, na verdade não estava planejando ir pro Peru. Mas um amigo meu que viaja pra caramba fica de olho em promoções e me enviou um email informando que as passagens pro Peru estavam mto baratas. Então, não pensei duas vezes qdo vi o valor e comecei a planejar a viagem. Tudo rapido, mas deu super certo!

Quanto o dinheiro pra levar, eu levei dolar. Mas lá aceita dolar, soles, real, tudo! Exceto alguns taxis ,barraquinhas, lojas e restaurantes menores. Tem mta casa de cambio, mas eles são mto enjoados. Não trocam se a nota estiver rasgada(mesmo que seja minimo) e os dolares que eu levei era antigo e tambem tive dificuldade pra trocar. ( Aquela nota antiga com a foto do rosto maior). Um saco! Na minha opinião e na epoca que fui, a cotação do dolar era melhor que o real. Em contrapartida, cambeia no Brasil de Real para dolar e depois de dolar para soles. Portanto, eu levaria um pouco de dolar, mas se vc sacar em caixa eletronico ainda é mais vantajoso. Pois pelo menos no meu banco, não cobrou taxa e o cambio de real para soles no brasil é mto melhor.

Espero ter ajudado. Se precisar de mim, pode me enviar email : [email protected]

 

Obrigada pelo elogio do relato, era o minimo que poderia fazer para essa comunidade linda do mochileiros!!

 

Abraços

 

Ola joyce,

 

vc acha melhor levar dolar? E o real é bem aceito por lá?

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Joyce!

 

Seu relato está perfeito!

Muito bem descrito e detalhado!

 

Quero fazer exatamente isso, mas sem Lima se for mais econômico.

 

A sua planilha está demais, perfeita!

 

Só tenho algumas dúvidas que gostaria de tirar se for possível... por exemplo, as passagens, vc conseguiu um preço muito bom ida e volta do rio a cusco R$590 por pessoa, com que antecedência vc comprou as passagens?!

Outra coisa, devo levar dolares, reais, soles??? Qual moeda aceitam em cusco, águas calientes e machu picchu?

Pretendo ficar uns 4 dias em Cusco em hostel, que já vai ser mais barato, e talvez visitar alguns sítios arqueológicos.

 

Acho que é isso, essas passagens, hahaha.

 

Abraço!

 

 

Putz...dei uma vacilada pq tem um tempo que não acesso o mochileiros logada e não vi sua mesnsagem. Espero que ainda há tempo!!!

A passagem comprei com 4 meses de antecedencia, na verdade não estava planejando ir pro Peru. Mas um amigo meu que viaja pra caramba fica de olho em promoções e me enviou um email informando que as passagens pro Peru estavam mto baratas. Então, não pensei duas vezes qdo vi o valor e comecei a planejar a viagem. Tudo rapido, mas deu super certo!

Quanto o dinheiro pra levar, eu levei dolar. Mas lá aceita dolar, soles, real, tudo! Exceto alguns taxis ,barraquinhas, lojas e restaurantes menores. Tem mta casa de cambio, mas eles são mto enjoados. Não trocam se a nota estiver rasgada(mesmo que seja minimo) e os dolares que eu levei era antigo e tambem tive dificuldade pra trocar. ( Aquela nota antiga com a foto do rosto maior). Um saco! Na minha opinião e na epoca que fui, a cotação do dolar era melhor que o real. Em contrapartida, cambeia no Brasil de Real para dolar e depois de dolar para soles. Portanto, eu levaria um pouco de dolar, mas se vc sacar em caixa eletronico ainda é mais vantajoso. Pois pelo menos no meu banco, não cobrou taxa e o cambio de real para soles no brasil é mto melhor.

Espero ter ajudado. Se precisar de mim, pode me enviar email : [email protected]

 

Obrigada pelo elogio do relato, era o minimo que poderia fazer para essa comunidade linda do mochileiros!!

 

Abraços

 

Ola joyce,

 

vc acha melhor levar dolar? E o real é bem aceito por lá?

 

Abraço

Olá Joyce!

 

Seu relato está perfeito!

Muito bem descrito e detalhado!

 

Quero fazer exatamente isso, mas sem Lima se for mais econômico.

 

A sua planilha está demais, perfeita!

 

Só tenho algumas dúvidas que gostaria de tirar se for possível... por exemplo, as passagens, vc conseguiu um preço muito bom ida e volta do rio a cusco R$590 por pessoa, com que antecedência vc comprou as passagens?!

Outra coisa, devo levar dolares, reais, soles??? Qual moeda aceitam em cusco, águas calientes e machu picchu?

Pretendo ficar uns 4 dias em Cusco em hostel, que já vai ser mais barato, e talvez visitar alguns sítios arqueológicos.

 

Acho que é isso, essas passagens, hahaha.

 

Abraço!

 

 

Putz...dei uma vacilada pq tem um tempo que não acesso o mochileiros logada e não vi sua mesnsagem. Espero que ainda há tempo!!!

A passagem comprei com 4 meses de antecedencia, na verdade não estava planejando ir pro Peru. Mas um amigo meu que viaja pra caramba fica de olho em promoções e me enviou um email informando que as passagens pro Peru estavam mto baratas. Então, não pensei duas vezes qdo vi o valor e comecei a planejar a viagem. Tudo rapido, mas deu super certo!

Quanto o dinheiro pra levar, eu levei dolar. Mas lá aceita dolar, soles, real, tudo! Exceto alguns taxis ,barraquinhas, lojas e restaurantes menores. Tem mta casa de cambio, mas eles são mto enjoados. Não trocam se a nota estiver rasgada(mesmo que seja minimo) e os dolares que eu levei era antigo e tambem tive dificuldade pra trocar. ( Aquela nota antiga com a foto do rosto maior). Um saco! Na minha opinião e na epoca que fui, a cotação do dolar era melhor que o real. Em contrapartida, cambeia no Brasil de Real para dolar e depois de dolar para soles. Portanto, eu levaria um pouco de dolar, mas se vc sacar em caixa eletronico ainda é mais vantajoso. Pois pelo menos no meu banco, não cobrou taxa e o cambio de real para soles no brasil é mto melhor.

Espero ter ajudado. Se precisar de mim, pode me enviar email : [email protected]

 

Obrigada pelo elogio do relato, era o minimo que poderia fazer para essa comunidade linda do mochileiros!!

 

Abraços

 

Ola joyce,

 

vc acha melhor levar dolar? E o real é bem aceito por lá?

 

Abraço

 

Ola

Real é aceito em pouquissimos restaurantes. Para cambio nao tem problema algum. Melhor opção é levar um pouco de dolar e o restante sacar dinheiro em caixa eletrônico ja convertido em soles. Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Entre para seguir isso  

×