Membros RENANUEHARA Postado Fevereiro 18, 2014 Membros Postado Fevereiro 18, 2014 Olá galera do mochileiros.com ! ! ! Embora eu acompanhe faz um tempo o site, essa é a minha primeira participação ativa e creio que poderei contribuir com a riqueza de informações aqui presentes. Com isso compartilho informações da minha viagem e também dúvidas: Cronograma: MAIO de 2014 versão 4 5 SAIDA DE SAO PAULO A NOITE 6 SAO/PARIS 7 PARIS 8 PARIS 9 PARIS 10 PARIS 11 PARIS/ZURIQUE 12 ZURIQUE 13 ZURIQUE 14 ZURIQUE 15 ZURIQUE 16 ZURIQUE/INNSBRUCK 17 INNSBRUCK 18 INNSBRUCK 19 INNSBRUCK/VIENA 20 VIENA 21 VIENA 22 VIENA 23 VIENA/PRAGA 24 PRAGA 25 PRAGA/BERLIM 26 BERLIM 27 BERLIM 28 BERLIM/AMSTERDAM 29 AMSTERDAM 30 AMSTERDAM 31 AMSTERDAM/BRUXELAS 1 BRUXELAS 2 BRUGGES 3 BRUXELAS/PARIS/SÃO Estilo de viagem: Queremos conhecer as grandes cidades mas também fazer vários bate voltas para conhecer as menores tbm, ou seja, usaremos o estilo de fixar bases e explorar a região! Deslocamento: Entre cidades (grandes e pequenas nos bate voltas) usaremos um carro alugado porque: 1. financeiramente ficou melhor embora eu esteja com um certo medo dos pedágios; 2. teremos mais liberdade nos bate voltas e em alguma parada não programa no caminho (exemplo: Dresden); 3. gosto de dirigir em estradas e já pesquisei que passarei por trechos bem bacanas na Suiça e Alemanha; 4. nossas estadias ou terão estacionamento incluso ou jpa me informei sobre parar na rua (seguro e com taxas baixas ou nulas) 5. podemos levar nosso kit alimentação (no subtopico abaixo verão que planejamos cozinhar) Dentro das cidades planejamos usar transporte público até porque uma das ideias é vivenciar um pouco do cotidiano dos nativos. Estadia: Alugamos desde Paris até Berlim (até agora) pelo site airbnb.com onde consegui achar preços bem bacanas e ainda com a vantagem de poder cozinhar já que em todas as estadias poderemos usar a cozinha (alguns alugamos apartamento inteiro e outros apenas o quarto mas que mesmo assim é possível usar a cozinha) o que ira nos fazer economizar muito na janta. Como estaremos de carro planejamos logo que chegarmos em uma nova cidade passarmos em um supermercado e comprar um kit alimentação com temperos básicos e comidas rápidas e práticas como: macarrão, arroz, frutas, barras de cereais, congelados etc. Outra vantagem que pelo o que pesquisei se hospedar na casa de alguém é bem interessante pois você consegue muitas informações da região, o que faz com que suas escolhas de passeio sejam bem assertivas. Mala: Grande dúvida! Minha namorada irá levar um mala de rodinhas mas eu estou em dúvida. Mala de rodinha ou mochilão? (lembrando que estaremos de carro e nos hospedaremos em apartamentos). Conteúdo das malas: 1. Roupa para 7 dias (os aps que alugamos também tem lavanderia) 2. Polivitamínico (Centrum) -> dica de um blog de mochilão pois a rotina de andar muito e comer mal aumenta as possibilidades de ficar doente 3. Kit farmacia - lenços umidecidos, dipirona, dramin , homeprazol, anti alergico, protetor solar, band aid (no caso de bolhas nos pés), engov e epocler (sim, queremos tomar umas alguns dias), cortador de unha, gilete, desodorante, shampoo, sabonete, escova, pasta, resfenol, e relaxante muscular. 4. Máquina fotográfica 5. GPS com mapa atualizado da Europa (o aluguel do GPS chega a ser 60% do valor do aluguel do carro..caro não?) 6. Guia de passeio das cidades (estou montando com infos na internet) 7. VTM, cartões de crédito internacionais e grana em espécie 8. Documentação (passaporte, Seguro saúde, carteira de habilitação, permissão para dirigir internacional, copia autenticada do passaporte, carta de confirmação de serviço de onde trabalho e reservas impressas) 9. Telefones e endereços do consulado brasileiro de cada país/cidade 10.Dicionário básico de francês, alemão e inglês. 11. Doleira 12. Mochila pequena para passeios 13. Netbook Bom, acho que deve ter mais coisas mas deu pra ter uma idéia neh? Passeios: Essa semana vamos começar a planejar as principais atrações mas deixaremos tbm tempo livre para irmos a lugares onde descobriremos apenas quando chegarmos lá! Rest day: Planejamos um dia de descanso que não iremos programar nada para fazer. Esse dia deve ser em Viena que será mais ou menos no meio da viagem. Acreditamos que gastar um dia para descansar valerá a pena pois aproveitaremos muito mais os outros a nível de estarmos mais dispostos fisicamente e tbm de humor Bom, acho que por enqto é só, se eu for lembrando de mais coisas vou postando ou editando post! PRINCIPAIS DÚVIDAS: ATRAÇÕES NOS ARREDORES DE PARIS, VIENA, PRAGA E BERLIM??? MOCHILÃO OU MALA DE RODINHA? ROTEIRO PARECE CORRIDO? QUAIS OS PONTOS DE ATENÇÃO DE FAZER ESSA VIAGEM DIRIGINDO? O DESGASTE FISICO NESSE TIPO DE VIAGEM TÃO GRANDE QTO TENHO LIDO EM ALGUNS POSTS? O DIA DE DESCANSO SERÁ NECESSÁRIO MESMO? ALBERGUES EM AMSTERDAM? POR ENQTO SÓ ESTOU ACHANDO UNS MTO CAROS. ALGUEM CONHECE UM TOUR NOTURNO QUE RODA VARIOS BARES? ME PARECE QUE VC COMPRA UM TICKET NORMALMENTE EM ALGUM ALBERGUE E VOCÊ RODA A NOITE DA CIDADE CONHECENDO OS PRINCIPAIS BARES UM UM GRUPO DE TURISTAS GUIADO POR UM LOCAL. TICKET PARA A TORRE EIFFEL? PRECISA COMPRAR PELA INTERNET? PQ NO SITE APARECE ESGOTADO PARA A PRIMEIRA QUINZENA DE MAIO. ALGUEM JA FOI PARA VERSALLES? VALE A PENA? Por favor, fiquem a vontade para comentar e sugerir coisas ok? e se quiserem alguma informação a mais sobre a minha viagem perguntem Um grande abraço! Citar
Membros de Honra MarcosPereira Postado Fevereiro 18, 2014 Membros de Honra Postado Fevereiro 18, 2014 Bem-vindo ao fórum. Nota-se que você já fez alguma pesquisa. Acho que no geral o roteiro está bom, mas em alguns pontos você não atenderá sua proposta de conhecer as cidades maiores e menores. Com 2 noites em Praga, você mal conseguirá ver a capital, quanto mais o interior. Idem para 5 noites em Paris, ainda mais que uma é a de chegada e 3 em Berlim. Esses são os pontos críticos na minha opinião,você vai precisar de no mínimo do mínimo 1 noite a mais em cada. No caso de Praga, 1 noite a mais só para a cidade em si. Mala de rodinha ou mochilão, isso é quase uma pergunta sobre estilos de vida. Pessoalmente, prefiro sempre malas. Minha coluna e a de minha esposa agradecem. Tá pesado, é só arrastar. Acho que com carro ir de mala é ainda mais tranquilo. A grande vantagem da mochila na minha opinião seria nos casos de não precisar despachar, o que não é o caso de uma viagem tão longa. No mais, parece que você já está bem consciente quanto aos cuidados que tem que tomar e o que levar para a viagem. Acrescente à sua lista como fazer para ligar para casa. Há vários posts no Google explicando alternativas como Skype, chips pré-pagos e planos especiais. Arredores de Paris - Vale do Loire (um bate e volta vale, mas recomendo pelo menos 2 a 3 noites), Estrasburgo, Reims, Giverny, Versailles, Chartres, Rouen, etc, são inúmeras opções. Viena - Vale do Wachau (Melk, Durnstein), se muito bem planejado, Salzburgo. Praga - Ossuário de Sedlec, Cesky Krumlov, Karlov Vary, Brno, Olomouc, Karljstein, etc. Berlim - Potsdam, Sachsenhausen e mais umas cidades pequenas, de cujos nomes não me recordo. Innsbruck em si não merece tanto tempo. Mas no Tyrol você tem várias cidades pequenas interessantes. Pertinho de Innsbruck tem Hall in Tirol, Seefeld, Mittenwald, Mayrhofen e por aí vai. Zurique não é a melhor base da Suiça, quem já foi lá e a outras cidades, diz que Zurique fica aquém delas. Aqui no fórum Interlaken, Berna e Lucerna são bem populares. Amsterdã é cara mesmo. Aqui no fórum são bem populares o Stayok e o Flying Pig, mas é melhor pesquisar o mais adequado no hostelworld. Também há um tópico no fórum só sobre hospedagem em cada cidade grande. Ticket para a torre basicamente é o seguitne - comprou antecipado, evitou fila. Mas corre o risco de enfrentar mau tempo. Creio que ainda não começou a vender para maio, mas se quiser comprar antecipado, é bom checar pelo menos uma vez por semana. Quando começa a vender, não demora muito pra esgotarem os melhores horários (na minha opinião, 1h antes do pôr do sol, para ver a cidade de dia e de noite). Para alguns, Versalhes vale a pena, para outros, não. Mas é muito popular e existe um motivo para isso. Só você indo para saber, mas se o tempo estiver curto (e na minha opinião está), talvez seu tempo seja mais bem investido caminhando pela cidade e conhecendo as diferentes redondezas. O resto eu não sei comentar. Citar
Membros juliad Postado Fevereiro 19, 2014 Membros Postado Fevereiro 19, 2014 wow, boa pesquisa, roteiro e viagem quase pronta, que delícia <3 bom, o pessoal acima falou muito do que eu falaria, então não sei se tenho muito o que completar. - reforço a opinião do Adriano sobre dirigir em auto estradas. é legal estar com o seu carro, mas, realmente, vocês tem que desviar para pegar estradas bonitas e interessantes. normalmente elas são fora da rota mainstream. se ainda assim insistirem, vale caçar info sobre estradas legais no google - tem diversos foruns mundiais sobre o assunto. - acho legal se locomoverem dentro da cidade de transporte público. com o problema de vagas - e vocês indo em maio, talvez percam tempo com isso. - também acho que zurique talvez não valha tantos dias. outra cidade da suiça ou uma parada em salzburg ou munique sejam boas opções alternativas. - mochilão mochila? acho que é questão pessoal também, como o Marcos disse. também prefiro mala, mas incluo uma mochila de bom tamanho como "segunda" mala - para carregar coisas que preciso sempre à mão ou jogar os cacarecos. - o GPS alugado é caro, mas é essencial. você tem outras duas opções: comprar um aqui e instalar os mapas todos ou, se preferir, comprar um lá. "rachei" com uns amigos um GPS na espanha por cerca de 130 euros por puro desespero. sim, perdemos o nosso no meio do caminho (don't ask) e tentamos seguir viagem sem ele. foi inviável. - outro gasto a se considerar com o carro é sobre gasolina. - uma sugestão: como estão de carro, pq não pernoitam em alguma cidade menor no caminho? tem lugares de dificílimo acesso que só estando de carro mesmo pra conhecer. - é cansativo fazer/desfazer mala o tempo todo sim, além de se acostumar com pequenos detalhes que são diferentes em cada região. eu não pensaria em um dia específico para descanso - ele vem quando você menos espera. para minimizar isso é legal ter folga nas cidades, uma certa liberdade de deslocamento (que vocês terão com o carro) e o desprendimento de fazer tudo que é coisa que o trip advisor diz ser im-per-di-vel. - o tal tour noturno chama-se pub crawl e você encontra em quase qualquer cidade que for. pelo roteiro de vocês, recomendo fazer em praga ou berlim. você paga cerca de 10 euros e eles liberam a cerveja uma hora antes de sair pela cidade. o trecho quase sempre é feito a pé e dá direito a entrar em três baladas, com um "welcome drink". não se iluda, é um shot minúsculo. eles te deixam dentro do lugar por cerca de 1h/1h30 e daí partem pra próxima. é legal pq você conhece vàrias pessoas e lugares. é um pouco chato pq você meio que não consegue interagir com os locais - tu fica preso na panelinha do pub crawl. mas, sempre é legal e você consegue ter um geralzão de tudo - e acaba pegando dicas boas com todo mundo. eu gosto de fazer pub crawl no dia que chego para reconhecer o território e conseguir ter um geralzão de como é a vida noturna no local. afinal, sempre é um saco você chegar em uma cidade e querer sair, sem saber para onde. - eu fui pra versailles e não gostei. claro, isso é gosto pessoal: não tenho paciência com castelos e não gosto de arquitetura rococó/barroca. no dia choveu e minha câmera caiu em um lago. bom, achei longe demais de paris, o lugar era imenso e qualquer deslocamento para qualquer ponto dos jardins era cansativo. minha recomendação é: se forem pra versailles, pulem os castelos de vienna depois. claro, se não forem fãs de castelos - o que eu acho que deve ser o caso, visto que está questionando um ponto turistico que é quase unanimidade. como opção, faria um bate e volta pra giverny conferir os jardins de monet (vocês vão na época certa pra isso!) Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Fevereiro 20, 2014 Membros Postado Fevereiro 20, 2014 Vou comentar sobre os dias nas cidades Zurich não vale 4 dias, não tem muito o que se fazer lá, 2 dias é suficiente, para fazer um passeio de barco e andar pela cidade. Innsbruck é bem pequena, ficar pela cidade mais que 1 dia não vale muito, com exceção se for esquiar. E, viaje dia 2 para Paris, não vale arriscar estar numa outra cidade para pegar o voo no mesmo dia. Ainda mais Paris, que o aeroporto não é tão perto, vai ser corrido sair de Bruxelas chegar em Paris e ir ao aeroporto. Qualquer erro você perde um bom punhado de euros pelo ticket de avião. Citar
Membros RENANUEHARA Postado Fevereiro 21, 2014 Autor Membros Postado Fevereiro 21, 2014 Bom dia galera do mochileiros! Desculpem a demora na resposta mas estava compilando todos as respotas e analisando as possbilidades. Li as 4 respostas e estou comentando-as em topicos abaixo. Zurique: Ficaremos hospedados em Berna. Nossa intenção é conhecer a parte francesa e parte alemã, são elas: Lucerna, Zurique, Berna, Lausane, Genebra e Montreux. (concordo que os dias estão corridos mas a nossa ansia e tão grande em conhecer vários lugares que o gostinho de quero mais só vai nos instigar a voltar em outra trip! ! !) Mala de rodinha ou mochilão: concordo com vc Marcos. Vou optar por mala de rodinha. Comunicação com o Brasil: realmente foi um tópico que me escapou, vou pesquisar e posto aqui as opções interessantes que achar. Innsbruck: nossa idéia é conhecer a cidade e tbm Seefeld. Se sobrar tempo vamos seguir sua dica de ir para Hall in Tirol. =) Deslocamento: concordo que o aumento de preço quando se devolve o carro em outro local é bem mais alto. mas no meu caso irei entregá-lo em paris mesmo, então acho que esta tranquilo! Auto estradas e pernoite no caminho: Gostei muito do seu comentário sobre as paisagens e sobre pernoitar em alguma cidadezinha, estou revendo algumas estadias para deixar entre um grande de deslocamentoe outro um dia livre para me hospedar onde "der na telha" . Assim poderei me dar o luxo de me perder alguma estradinha com incríveis paisagens!ex: entre berlim e amsterdam. Bate voltas: creio que conseguirei fazer bate voltas apenas quando estiver na Suiçã e na Austria, porque os outro lugares terei tempo apenas para a cidade mesmo neh? Zurique: Concordo. Ficaremos hospedados em Berna. Nossa intenção é conhecer a parte francesa e parte alemã, são elas: Lucerna, Zurique, Berna, Lausane, Genebra e Montreux. GPS: Vou pegar emprestado com um amigo, só estou pesquisando a respeito dos mapas. parece que precisa pagar pra baixar mapas da europa. Gasto com gasolina: Mesmo com o aluguel + a gasolina as despesas de carro ficarão mais baratas. Pub Crawl: Me parece ser bem legal Julia! concordo que melhores cidades devem ser Berlim e Praga, e também as duas são mais do que suficientes para conhecer a noite porque creio eu que estaremos bem cansados para sair até altas horas. Versalles: Realmente fico na dúvida, acho legal essas coisas de castelo mas nao sei se é mais vantajoso do que passar mais um dia em Paris. Creio que decidirei lá mesmo. =) Dia 02 em Brugges: Concordo Davi! já estou revendo a reserva! muito obrigado! Pessoal, muuuuuuuito obrigado pelas dicas!! creio que com essas respostas alterei um pouco minha visão e vou fazer os reajustes! e em alguns casos só me reafirmei que estou no caminho certo! Assim que remontar a viagem com as alterações propostas posto aqui para uma avaliação final ok? =)..ah..e tbm postarei sobre os passeios. um grande abraço! Citar
Membros juliad Postado Fevereiro 21, 2014 Membros Postado Fevereiro 21, 2014 sobre bate-e-voltas: vocês podem acabar decidindo na hora se querem ou não fazer. por mais que pesquisemos, a gente sempre acaba descobrindo lugares quando estamos viajando mesmo. e vai que chove na cidade, cês querem dar uma quebrada, enfim...vale dar uma olhadinha sim nas opções dos arredores. não sei exatamente sobre downloads de mapas, mas uma vez fui para uruguay consegui baixar o mapa no garmim de graça. de qualquer maneira, tem aquele problema: a gente só sabe se funciona mesmo NA HORA. na hora as in: vocês com o carro, a 10km da agência, não conseguindo conectar. o pub crawl vale sim, e, mesmo se cansarem no meio, podem pular fora. ou, se quiserem ficar em determinado bar e deixar o povo ir pro outro, também estão livres. levem carregadores! e tomadas universais! e baixem o app do trip advisor relativo a essas cidades, é muito útil. recomendo o da time out também, tem de várias cidades. Citar
Membros de Honra MarcosPereira Postado Fevereiro 22, 2014 Membros de Honra Postado Fevereiro 22, 2014 Eu costumo deixar planejadas algumas possibilidades de bate e volta e na hora eu decido. Até por isso prefiro priorizar os que não necessitem de reserva antecipada de tickets. Quanto a downloads de mapa, você pode bolar a rota no Viamichelin, imprimir e levar, mas aí vai ser no velho método sem GPS. Também há aqueles que baixam mapas em sites "alternativos", hehe. Citar
Membros de Honra psemple Postado Fevereiro 23, 2014 Membros de Honra Postado Fevereiro 23, 2014 Eu costumo deixar planejadas algumas possibilidades de bate e volta e na hora eu decido. Até por isso prefiro priorizar os que não necessitem de reserva antecipada de tickets. Quanto a downloads de mapa, você pode bolar a rota no Viamichelin, imprimir e levar, mas aí vai ser no velho método sem GPS. Também há aqueles que baixam mapas em sites "alternativos", hehe. Eu prefiro deixar quase tudo certinho antes de viajar. Se é passeio com agência de viagem, deixo marcado e pronto. Daí peço para mudar o dia se possível conforme o clima ou se percebo que fiz besteira, tipo daytrip é bom de fazer aos domingos ou segundas, quando museus e atrações estão fechadas. Quando é aqueles tickets skip the line, deixo marcado e pronto, muitas vezes ajuda. Já me arrependi muito de ter ficado 2 horas na fila em Barcelona na sagrada familia por não ter feito isso. Depois que vc está na europa e resolve marcar, muitos precisam de impressora, daí vc tem que ficar caçando cyber-café para imprimir o voucher, o que acaba atrapalhando. As atrações da própria cidade-base que deixo mais em aberto, prefiro ter uma noção inicial da cidade muitas vezes com onibus hop-on, hop-off, antes de saber as atrações que me interessam mais. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.