Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Uzbequistão Abril 2014: No coração da Rota da Seda

Postado
  • Membros

Deixo aqui meu relato sobre a viagem que fiz neste mês para o Uzbequistão. Aviso desde já que não se trata de uma viagem exatamente mochileira, viajei através de uma agência de viagens uzbeque, mas o esquema é completamente diferente dos pacotes CVC da vida; nada de grandes grupos, guia apressado, que só quer saber de te levar em lojinhas onde eles ganham comissão. O meu "grupo" de viagem era eu e um francês na faixa dos 60 anos, chamado Patrick, que vive na Grécia. Nós dois, mais o motorista (um uzbeque muito gente fina chamado Anwar) formamos uma equipe, então nos deslocamentos (feitos de carro, e não de van ou ônibus), parávamos onde tínhamos vontade, por quanto tempo quiséssemos. Estivemos em Tashkent (capital do país, onde se iniciou a viagem), Samarkand, Bukhara e Khiva, nessa ordem. Fiquei encantado com a riquíssima cultura do país e com a simpatia e hospitalidade dos uzbeques, apesar do país ser considerado um estado policialesco (realmente, para entrar e sair do país é uma burocracia absurda, mas falarei disso mais adiante), e o melhor de tudo é que, apesar de ser um país majoritariamente islâmico, praticamente inexiste fanatismo religioso por lá: nas maiores cidades existem igrejas católicas, evangélicas e até mesmo sinagogas. Isso é possível porque o islamismo lá praticado tem forte influência do zoroastrianismo, religião predominante na Ásia Central antes do advento do Islã, bem como do sufismo, uma variante mais mística e tolerante do islamismo. Vi pouquíssimos mochileiros por lá, primeiramente porque não é dos países mais baratos para se visitar, e segundo porque o governo local não vê com bons olhos viajantes independentes por lá; apesar de tudo, é perfeitamente possível fazer um mochilão, conforme pode ser visto no link a seguir (um blog mantido por um casal de viajantes independentes, que esteve lá por conta própria):

http://quatrocantosdomundo.wordpress.com/2011/08/02/as-excentricidades-de-uma-ex-republica-sovietica-chamada-uzbequistao

Agora, a respeito das formalidades de entrada no Uzbequistão: brasileiros precisam de visto, porém não há representação diplomática no Brasil; mas não é tão difícil quanto se parece. Caso procure na internet, a informação é que se deve tirar o visto em trânsito, em algum país que tenha embaixada do Uzbequistão, mas não é verdade. No caso dos brasileiros, pode-se pagar pelo visto na entrada do país, mas antes é necessário obter uma carta convite de uma agência de turismo local (recomendo a Advantour, extremamente eficiente e com funcionários muito atenciosos); responde-se a um formulário com cerca de 17 perguntas, escaneia-se o comprovante de passagem de ida e volta (fui pela Turkish Airlines, o jeito mais fácil a partir do Brasil, com conexão em Istanbul) e envia-se por e-mail, tanto o questionário respondido quanto o comprovante de passagem, mais cópia escaneada do passaporte. Depois de mais ou menos duas semanas, a carta convite é enviada por e-mail; ela deve ser impressa e levada na viagem (vai servir como comprovante de que você pegará o visto na entrada do país). Mesmo para quem mora em algum país que tenha embaixada uzbeque, é necessário apresentar a carta convite na embaixada. Na chegada ao aeroporto internacional de Tashkent, antes de passar pelos oficiais da imigração, dirija-se ao balcão escrito VISA, para comprar seu visto (que custa atualmente 60 dólares), eles imprimem o visto no passaporte e só depois disso passa-se pela imigração. Até aí, nada tão complicado. O problema vem logo depois: não há uma seção "Nada a declarar" na alfândega local, todos precisam declarar o quanto têm em espécie ou títulos, e caso possua algum bem de valor, também deve ser declarado. Vc recebe duas cópias de um formulário, preenche as duas exatamente da mesma forma e a alfândega fica com uma das cópias; a outra fica com o viajante. Em hipótese alguma perca este formulário, senão a multa é absurda, podendo até acarretar prisão se o oficial estiver sem paciência (o que não é raro ocorrer). Abaixo segue foto desse formulário:

DSC04382.JPG.feb6b065a4b1f5b4301e5530a09e56f8.JPG

Além desse formulário, também deve-se guardar os comprovantes de hospedagens de todos os hotéis em que se hospedar (em inglês, registration slip). Todos os hotéis providenciam esses comprovantes na hora do checkout, mas caso esqueçam lembre-os, porque caso falte algum deles, os problemas na hora de sair do país serão grandes. Abaixo, foto de alguns desses comprovantes:

DSC04383.JPG.6d9bd099c2512cb092f24988d7c37574.JPG

Logo mais escreverei o relato da viagem propriamente dito, aos poucos.

• Respostas 25
  • Visualizações 14.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá, eu acho que 7 dias está de bom tamanho para Tashkent, Samarqand, Bukhara e Khiva; além desses lugares, um que parece ser bem interessante é a região autônoma de Karakalpak, onde fica o Mar de Aral (que está desaparecendo). Se vc começar a viagem pelo Cazaquistão e terminar pelo Turcomenistão, a sequência ideal seria Cazaquistão-Quirguistão-Uzbequistão-Turcomenistão. Quando eu fui, o pacote com hospedagem, transporte, guia e café da manhã saiu por volta de 960 dólares, não sei se ainda está nessa faixa de preços. Dá para fazer tudo sozinho (no blog Quatro Cantos do Mundo está relatada a viagem de um casal para lá que fez tudo por conta própria), mas eu não me senti muito seguro; o Uzbequistão é um país onde extorsão e truculência de autoridades contra turistas são bastante comuns, e uma viagem por meio de agência dá um pouco mais de segurança, e facilita bastante para tirar o visto.

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Que ótimo relato!! Muito obrigada por compartilhar!

Estou começando a planejar meu roteiro pela central.

Vou começar em São Petesburgo na metade de agosto e quero descer pela Rússia, entrar no Cazaquistão e depois acho que a sequência ideal seria: Cazaquistão-Quirguistão-Uzbequistão-Turcomenistão.

MInha meta é Turcomenistão em outubro, e depois Irã :)

Vou tentar fazer da forma mais independente possível, depois conto como foi.

Abraço

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Oi Marcos 

muito bom seu relato e agradeco o compartilhamento.

Estou pensando em ir em Setembro pro Uzbekistao mas gostaria de saber se vc acha tranquilo em termos de seguranca viajar com uma crianca pra la

minha filha tera um ano e meio na viagem

vi muitos relatos que dizem ser bem seguro o pais mas, se pudesse me comentar seria otimo

obrigado

Hugo

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi Hugo,

Parece que agora a situação melhorou consideravelmente no Uzbequistão, depois que o "dono" do país faleceu (Islam Karimov, que foi presidente desde a independência em 1991 até 2016, ano de sua morte). Quanto à segurança, achei tranquilo sim, mas na época em que eu fui dava uma sensação de apreensão, pois haviam muitos soldados nas ruas, e eles não eram simpáticos com turistas em geral (mas se disser que é brasileiro ajuda muito).

• 5 anos depois...
Postado
  • Membros

Berenice: que tal de saiu? a passagem por Baku?

Estou planejando ir lá este ano; em dúvida entre maio ou setembro-outubro.

Em 17/03/2016 em 18:58, berenice zaffari disse:

Oi Marcos com muita alegria li até as vírgulas do seu relato.rsrsrs. Irei ao Uzbequistão, Turcomenistão e Tajiquistao dia 14 de abril próximo e, como faço em todas minhas viagens, estou confeccionando o "meu guia", por isto garimpo todas informações que consigo e as suas são muito boas e seguramente las utilizarei. Dos 3 países o Uzbe é o que mais me entusiasma. Você já leu Nas Fronteiras do Isla"? Tem vários capítulos sobre o país, só consegui o livro num sebo mas valeu. A cerca do Turcomenistão e Tajiquistao não consegui livro nenhum. Você se refere ao seu desejo de conhecer o Cáucaso - Armênia, Geórgia e Azerbaijão, fiz esta viagem em maio do ano passado e foi a melhor até hoje. Baku no Azerbaijao foi a cereja do doce. Muito obrigada e uma mochila de Abraços.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.