Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros
Frico,

 

Só para não haver mal-entendidos: naquela geometria e para falar a verdade, em qualquer outra, não me interesso por lâminas com 6mm de espessura pois eu não teria aplicação para elas em aço D-2.

 

Me interessa sim se for um modelo específico de blank ou faca acabada. ::cool:::'>

 

Quando digo específico não quero dizer nada "extra-portifólio", mas um modelo dele que entra com certa frequência em leilão. ::cool:::'>

Pq ô grande cabraljr ssrsrr :) Quais seriam as limitações dela. Agora tá me fazendo pensar! ::prestessao::

Quais as reais diferenças na aplicação de 4mm e 6mm? :shock:

Podemos pedir jumentinhas de 4mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hehehehehehe

 

Eu sabia que você ia cair da cadeira quando visse o preço das Busse... :lol:

 

Frico, com relação à espessura da lâmina é o seguinte: a espessura máxima de uma lâmina faz parte do "pacote" geometria que quando aliado ao tipo de aço e tratamento térmico deste determinam, ou melhor colocando, orientam as principais funções e utilizações desta lâmina.

 

Veja que a intenção básica de uma lâmina de faca de médias dimensões é cortar! Com aquele formato de lâmina a idéia principal é uma aplicação all around, algo mais versátil, com capacidade de atender relativamente bem várias demandas em ambiente de campo, desde simples tarefas em um camping. como fazer alguns espetinhos e preparar alguns alimentos até tarefas bem mais pesadas do bushcraft como aprontar estacas, entalhar armadilhas, cortar galhos para algumas estruturas, etc. Mas não se limita a isso, podendo com facilidade ter emprego como uma hunter, podendo desempenhar desde o papel de uma skinner ( mesmo que não dedicada ) até uma carneadora ( onde deve se sair bem ). O mesmo se dá na área da pesca.

 

Ou seja, todo o "pacote" grita: multi-função de corte! Ora, em funções de corte ter uma lâmina afiada é só uma parte da equação, e olha que talvez nem seja a de maior peso, já que algo chamado habilidade de corte é o principal!

 

Toda lâmina com boa habilidade de corte é uma lâmina afiada, mas nem toda lâmina afiada tem boa habilidade de corte!

 

Na habilidade de corte vários fatores contribuem,mas o principal deles é a geometria de lâmina e de fio. Tipo de aço e tratamento térmico neste quesito só tem importância pois em grande parte determinam a geometria do fio ( durabilidade do fio não está em questão aqui ).

 

Qualquer um sabe que lâminas hollow ground tem excepcional desempenho em habilidade de corte, seguidas de perto pelas FFG e saber grind com desbaste alto, vindo na sequência as scandi grind e por fim as convexas.

 

Mas Cabral, você escreveu, escreveu, escreveu e ainda não chegou na espessura... cheguei agora! De nada adianta você ter todos os fatores da geometria favorecendo a habilidade de corte, se imediatamente após o fio você tem uma sessão transversal da lâmina com uma espessura tal ( área ), que a compressão, arrasto ( atrito ) e e força exercidos sobre o meio a ser cortado aumenta a ponto de neutralizar e até sobrepujar um fio afiadíssimo e com geometria de alto desempenho ( menor ângulo ).

 

Com este tipo de lâmina de maior espessura ( além da razoável para manter a robustez necessária para desempenhar as funções citadas sem maiores riscos para a lâmina ), 90 a 95% dos cortes a serem realizados irão demandar muito mais força, ou seja, serão menos eficientes. A única exceção deve ficar por conta de "cunhar madeira" no sentido da fibra ( splitting ), onde a maior espessura ajuda na clivagem das fibras.

 

Ou seja, você pegou um carro tipo "stock car" ( all around ) e meteu nele uma suspensão mais alta e 4 pneus de fusca! ::ahhhh:: Vai ser uma merd* para 95% das corridas, mas para uma corrida na terra e com buracos e lombadas vai se sair bem! :wink::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...