Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Marques_JD

 

Cara, parabéns! Que belas facas você tem! ::otemo::

Você compra pela Net ou "ao vivo"?

 

Já salvei nos favoritos esses sites para possíveis aquisições! ::lol4::::lol4::

 

(Assim vou ter que colocar uma fechadura em uma gaveta da cozinha pra guardar as lâminas....o tempo passa rápido e logo logo meu moleque vai estar andando e vasculhando tudo!)

 

Neo

 

É eu sei...na cozinha o certo é usar instrumentos que sejam menos contamináveis, por motivos óbvios.

 

Mas eu me recuso a comprar aquelas facas com cara de faca de açougue (tramontina cabo branco) e a usar apenas "tabuas" plásticas para o corte..... ::lol4::::lol4::::lol4::

 

Mês que vem eu vou de Gauchas... ::otemo::

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Marques,

 

Seja bem vindo parabéns pelas facas e contribuições!

 

Concordo com o Santos: em ambientes comerciais as tábuas sintéticas são uma exigência.

 

Aqui em casa o uso predominante é de madeira de lei. Podem dizer o que quiserem acerca da impossibilidade de mantê-las 100% livres de microorganismos, mas aqui não abrimos mão! O máximo é lavar com sabão e enxaguar bem. Como são 3, vez por outra uma passa de 2 a 3 dias no sol ( UV ). Nunca desenvolveram algas ou fungos ( colônias visíveis ). Bactérias, por certo há, mas nunca causaram problemas devido ao número.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Marques,

 

Seja bem vindo parabéns pelas facas e contribuições!

 

Concordo com o Santos: em ambientes comerciais as tábuas sintéticas são uma exigência.

 

Aqui em casa o uso predominante é de madeira de lei. Podem dizer o que quiserem acerca da impossibilidade de mantê-las 100% livres de microorganismos, mas aqui não abrimos mão! O máximo é lavar com sabão e enxaguar bem. Como são 3, vez por outra uma passa de 2 a 3 dias no sol ( UV ). Nunca desenvolveram algas ou fungos ( colônias visíveis ). Bactérias, por certo há, mas nunca causaram problemas devido ao número.

 

Olha só que maravilha:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-219306943-tabua-de-carne-para-churrasco-artesanal-madeira-nobre-_JM

 

Como o Cabral falou..é só lavar bem...e secar melhor ainda que tá tudo certo... ::hahaha::::hahaha::::hahaha::

 

(Nunca ouvi ninguém dizer que fulano morreu por contaminação adquirida de tabua de cozinha) ::hahaha::::hahaha::::hahaha::

 

Mas...concordo que o plastico é mais higiênico.....as "tabuas" de vidro então...seria perfeitas pra evitar contaminação. Mas e a Faca? Como fica? ::hahaha::::hahaha::

 

Devemos todos zelar pela integridade física dos nossos aços....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Essa do 1kg de vagem é de quem só entra na cozinha para perguntar que hora vão servir ::lol3:: , eu cozinho diariamente o almoço e a janta para minha família e sou o assador regular da minha turma. Mas nem precisava ser nada disso, basta observar quantas casas deste país são privadas de saladas, bife, carne moída, frango a passarinho, etc por falta de facas de aço 440c, sandvik, d-2, etc. ::xiu:: Este sábado eu acordei às 8 e preparei comida na cozinha até 10:30 quando fui pra churrasqueira e fiquei até perto de 3 da tarde, no domingo repeti a rotina e não afiei nada antes nem depois.

 

O aço 420HC é outro aço, ele não é usado nessas facas Ipê, Gaucha, Coqueiro, etc de inox/"stainless" 420 que são facas para "kitchencraft" e "barbecuecraft" e não para "butchcraft", bushcraft, e para isso elas funcionam bem, embora elas não falhem para carnear um borrego, um novilho ou um leitão.

 

Quanto à lâminas longas de aço "bom" que não enferruja sulistas, eu acho que só pagando mesmo, as européias ou as brazucas com aço importado como a corneta e a cossaca-mineira. No sul tem a aços finos piratini da gerdau que faz inox e aço ferramenta, mas toda a faca metida a "dura" tem os preços lá em cima.

 

A exigência de tábuas de polímero é da ANVISA para estabelecimentos públicos como açougues e cozinhas de restaurantes e não tem nada a ver com a marca ou dureza da faca que apenas tem que ser de qualquer inox. O altileno é considerado o melhor polímero para tábuas de corte, mas é mais caro que o polipropileno ou as tábuas de pinho. A contaminação com madeira existe e era um problema de saúde pública na China onde as pessoas comem com hashi (aqueles pausinhos de madeira) não descartáveis que podem transmitir hepatite, por exemplo. Em tábuas de corte de madeira o risco é menor, ainda mais se forem de uso doméstico, o que se recomenda é ter uma tábua para o pão, outra pra legumes e outra pra carne/peixe.

Esse assunto é recorrente e por isso tem muita pesquisa em cima, a favor da madeira tem um trabalho da UC Davis que é bastante citado quando o assunto é este

 

http://faculty.vetmed.ucdavis.edu/faculty/docliver/Research/cuttingboard.htm

 

O fato é que tanto a madeira, quanto o plástico muito riscados tem o mesmo problema das facas de aço carbono: adquirem uma superfície mais difícil de limpar e podem transmitir doenças. As tábuas "úmidas" de corte (legumes, carnes) aqui de casa volta e meia, depois de bem lavadas, são mergulhadas em uma solução alcalina de hipoclorito. Além de ajudar a esterilizar, ele remove várias manchas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sabias palavras Santos! Gostei especialmente do:

Devemos todos zelar pela integridade física dos nossos aços....
:D::otemo::

 

Não fosse minha churrasqueira ter mais ou menos este sistema na estrutura ( só tenho que colocar as minhas tábuas ), seria uma grande pedida de auto-presente. ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Trauco

 

Você é aqui da região de Campinas não é?

 

sabe onde encontrar essas facas gauchas por aqui?

 

Valeu

 

Santos

 

Eu trabalho na Unicamp e pelo menos duas vezes por ano eu tenho que ir a trabalho para o sul (UFRGS) e desde 2007/2008 aproveito para comprar essas facas que citei nas bancas do mercado público de Porto Alegre, daí você pode ver que são coisa de gente comum, baratas. Comprei a cada ida, um par de garfo (inox) e faca (carbono) de carne até formar um faqueiro para seis pessoas que uso em churrascos com cabos de chifre, osso, madeira. Comprei uma lâmina longa e fina (para dar pontaço) de 10" e outra larga de 10" para carnear e uma menor (7") para servir, são de inox e cabos de chifre inteiro, de osso inteiro ou em "talas" de atanado sola e chifre rebitado. Mais recentemente comprei uma coqueiro de 8" carbono que é excelente para fatiar embutidos, cabo de madeira rebitado tradicional de faca de cozinha. E é isso. Daqui pra frente, facas, só se aparecer algo interessante mesmo e só tenho trazido objetos de madeira como gamelas, tábuas, etc e feijões que não encontro por aqui (vermelho gigante, mouro, cavalo, amendoin, etc). Eventualmente eu vou a trabalho a outras cidades mais ao sul e também dou uma olhada nos mercados de Pelotas e Rio Grande duas cidades próximas a uma região de pecuária ovina e bovina e lá já tem facas uruguaias que são do mesmo estilo: de lâmina de tesoura de esquilar ovelha, de aço carbono temperado, de inox ou supostamente de lâminas alemãs genericamente chamadas de solingen (com "s" minúsculo) e cujo preço para mim sempre embute o ISS (Imposto Sobre Sotaque) por isso nunca comprei. Nunca tive a chance de ser chamado na UCS em Caxias do Sul para tentar conhecer a fábrica e essas facas SG de Gramado.

 

Daqui de Campinas, acho que a maneira menos arranca-olho de comprar facas desse tipo é nos sites das bancas dos mercados, das lojas ou dos fabricantes, de cabeça eu lembro do http://www.banca25.com.br/, http://www.casadopeao.com/ (tem ISS), http://facascascavel.mercadoshop.com.br/ http://www.facascoqueiro.com.br/ e o facas SG que o amigo mostrou mas eu nunca tive uma e não consigo achar agora. As feitas em Santa Maria (Ipe, Gaucha, etc) as vezes eu acho o site, outras não. Em média, até uns 40 reais você não está comprando gato por lebre, é aquilo da foto, o cabo não descola nem incha, a bainha não vira sozinha e joga a faca no chão e a lâmina te serve na cozinha, na churrasqueira e no galinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Santos,

 

O problema é que o 420 pode ter de 0,15 a 0,36% de C e se não nos dão a dureza não dá para se ter nem idéia.

a questão é que não encontrei facas desse porte no ebay. Com lâminas acima de 6".

 

E no Brasil só achamos em aço 420 ou Carbono.

 

O que fazer para ter uma faca maior, com um bom aço e preço??/????

 

Santos:

 

Queria fazer dois comentários:

 

1) Você acha facas como você quer nos cuteleiros brasileiros e micro industrias como a Burza, mas o preço não é tão baixo como as produzidas em volume, procure pelo Blog de algum deles, como o Serapião que eles tem links para os demais.

 

2) O aço carbono pode ser tão bom ou melhor (se dureza é o único critério) que os inox/stainless, acho que você quis dizer "que não enferruja" quando falou "bom aço", não?

 

Já considerou comprar um blank 440c como este e dar o acabamento para ficar como você deseja?

 

http://www.ebay.com/itm/Knife-Making-Blade-Blank-Amazon-Bowie-Machete-Survival-Blank-S82-/370594118460

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...