Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Boa noite pessoal,

 

Queria uma ajuda, mas por favor, em lingua que o chucro aqui entenda ::lol4:: :

 

AÇO INOX + LIGA DE ZINCO

Quais as vantagens, desvantagens e que porcaria, ou seria algo bom, se ter uma faca com esse aço.

A última faca que adquiri tem esse tipo de aço (review da Western).

 

Vlw galera, até mais....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caro camarada em lâminas Diegoffi,

 

Até onde eu saiba, não existe nenhum fabricante de aço que inclua Zn em suas ligas!

 

O que é comum de se ver é o chamado coated, ou revestimento de aços carbono com camadas de Zn para efeito anti-oxidante, ou seja, literalmente impedir a ferrugem, já que o Zn apresenta uma ligação muito boa com o aço e é muito pouco reagente com o O2!

 

Estou muito acostumado a ouvir falar em Zn e aço juntos, mas quando se trata de arames ovalados, farpados, grampos de cerca, telas, etc! Ou seja, basicamente sendo usado como uma camada protetora anti-ferrugem, sendo depositado no aço em banhos eletrostáticos! São famosos os arames de cerca com tripla camada de Zn para uso em regiões costeiras, alagadiças ou com altos índices de umidade, para prolongar a vida útil do arame de cerca nestas condições.

 

Outro uso de aços zincados ou galvanizados é em chapas e tubos para os mais diversos fins. É verdade que a camada galvanizada externa no aço melhora a aderencia de tintas por exemplo, sendo muito usado por isso em lâminas de folhas de aço destinadas à fabricação de latas, etc.

 

Pode ser que esta faca citada por você tenha um revestimento de Zn, mas nunca ouvi falar de tal coisa, já que o Zn é um metal muito mole, ao contrário do Cr e do Ni que por vezes são usados nestas funções de revestimento de lâminas, e que apresentam dureza superior ao próprio aço.

 

A não ser que tenha havido um erro por parte do importador/distribuidor destas facas ao citar o Zn como integrante da lâmina ( revestindo provavelmente ); se for verdade, é o primeiro caso que ouço falar, e conhecendo arames de cerca, diria que não é nada bom...

 

Agora se ele for usado na liga de aço, então realmente é uma coisa completamente inédita para mim, pois nunca ouvi falar de sua inclusão, nem mesmo como contaminante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

eu tb achei estranho, pra mim zinco só no telhado....kkkkkk

Mas foi o que me respondeu a empresa (que só importa as facas).... inclusive mencionando que isso torna a lamina mais fácil de afiar... fácil é, mas vamos ver com o tempo como a lamina se comporta...

 

vlw pela ajuda... té mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Um amigo pediu uma foto da faca damasco paquistanesa e eu aproveitei pra tirar uma foto de um conjunto de facas que falamos nos ultimos meses. De cima pra baixo: a damasco do Punjab, a damasco da Colt made in Pakistan, a Ipê churrasqueira feita em Santa Maria/RS, a Opinel francesa pra fazer barba, podar parreira, cortar queijos e salames fininhos, a Mora pra cortar qualquer coisa, e a Coqueiro para comer churrascos, feita no RS mas não sei onde.

20110418233554.JPG

]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trauco,

 

Que belo time! ::otemo::

 

Quando os zumbís atacarem, espero estar no seu grupo, para poder contar com esta neutralizadora/decaptadora/esquartejadora de zumbís do Punjab ( porque mortos eles já estão, não é verdade? ::lol4:: ).

 

Parabéns!!! ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Acho que vou fotografar meus conjuntos Paz&Pazini; não tem o design destas suas, mas afinal, são facas também ( e no uso há mais de 20 anos ). :roll::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...