Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Trauco,

 

Parabéns pelas facas!!!! ::otemo:: As de Aço damasco são maravilhosas!!!! ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Quando eu estou me convencendo que já tenho lâminas o bastante você aparece com essas belezas ::carai:: e Pior tirou o paquistanes do e-bay!!!! Mas estou sonhando com a bowie da Cold.

 

 

inté...

 

A Colt tem a melhor relação de preo/peso/tamanho pra ciscar e lidar com peixe e carne etc no mato. A do Punjab é pra esfolar urso e abrir picada, não parecia tão grande na foto quando eu comprei. O que eu vi é que no Paquistão eles não poupam chifre de cervo, as duas tem. A Colt usa pedaços das hastes e a outra tem a raiz de um terminando o cabo. Mas eu gosto muito das outras, a Opinel só não é melhor pra cortar salame porque é lamina 7, estou pensando em comprar a 10 pra isso. As gauchas são muito boas pra lidar com carnes e assados, afiam facil cortam muito bem e tem um acabamento caprichado por preços na casa dos 20 reais, dá até vontade de oferecer à venda no EBay. A Mora é aquela coisa, dá vontade de usar pra tudo, de tanto que a danada corta bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Leo,

 

Concordo com você, as facas são excelentes, mas o preço é péssimo!!!! essa colt dá para comprar num leilão por uns U$ 50,00 e as do Camacho por uns R$ 500,00! e a qualidade da colt não é ruim, acredito até que a do camacho seja melhor, mas não seria um equipamento que eu pagaria tanto.

 

Por isso sou fâ das Mora, boa, barata e resistente!!!!!

 

 

inté....

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A cada intervenção do VdM o título de Mestre fica mais justificado... ::cool:::'> :D

 

É por isso que tenho um ajuntamento, pois todas as peças de um jeito ou de outro fazem o que foram projetadas para fazer: cortar! :mrgreen:

 

Sei que vou tomar pancada, mas não vejo motivos em pagar exorbitâncias por peças chamadas custom que não foram feitas segundo MINHAS especificações estritas! Ou seja, elas até podem ser trabalhos artesanais, mas não foram feitas sob as minhas medidas! :roll:

 

E sejamos sinceros: por que pagar de 2 a 5x mais por uma faca custom quando você tem facas produzidas em massa com as mesmas caracteristicas e preços bem inferiores? 8)

 

Ou alguém por aqui anda vendo lâminas customs em aço 52100 com dureza 63HRC? Ou 1095 com dureza 63,5HRC? Porque 58/59HRC em que se vê estas peças serem produzidas é a mesma que as de marcas famosas que as produzem em massa nestas mesmas durezas. ::xiu::

 

Outra coisa, que quase nunca é mencionado, é a manutenção do mito por parte de cuteleiros, e que até já foi verdade um dia, de que aços carbono são muito superiores à aços stainless em cutelaria em geral. O que ocorre é que o tratamento térmico de aços simples ou de baixa liga como os carbonos, é imensamente mais fácil e com mais tolerâncias que aços de ligas mais complexas e stainless. E qual a opção que nos oferecem via de regra em termos de stainless? Séries 440 e 420... ::bruuu::

 

Quanto aos damascus, já se foi o tempo em que apresentavam real vantagem metalúrgica em termos de tenacidade, robustez e manutenção de fio. Hoje são uma questão mais estética que qualquer outra coisa. E mesmo quando ainda detinham esta "vantagem", eram sabidamente superados pelo conceito de "laminados", onde se tem um "núcleo" extremamente duro "ensanduichado" por um aço bem mais resiliente e "mole".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...