Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Realmente não existe a necessidade de se ter uma faca artesanal que não possua as medidas e tempera que escolher, mas mesmo assim eu acho legal.

 

Seria a mesma coisa pra armas de fogo, não se compra uma feita especialmente para vc, mas nesse caso, teria como fazer adaptações. Em facas, isso seria mais complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá LeoRJ,

 

Por "produtos deles" você não estaria fazendo menção à uma "bocuda"... :roll: ou estaria? :mrgreen:

 

Bom, isto é off topic de qualquer forma! ::xiu::

 

Por exemplo, no caso das customs eu não me importaria de pagar mais por uma que nem seria "novidade" em termos de design, já que optaria por uma quase cópia da Guepardo Police, que aliás é virtual clone da da clássica Buck Vanguard, só que ela seria tang integral, com uma pequena guarda inferior integrada, 4,5mm de espessura, 5,5" de lâmina, com talas de empunhadura ovaladas em G10 texturizado e onde seria o pomo o tang ficaria exposto; e claro, um passante para lanyard. O aço seria o Sandvik 13C26 com 62/63HRC! ::ahhhh::

 

Literalmente uma faca multi-função para qualquer tempo! :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu não me considero um colecionador, mas eu gosto de comprar coisas que são representativas de um lugar, cultura ou país. E isso, a maior parte do tempo reflete algo que é acessível á maioria das pessoas desse lugar, cultura ou país e não é restrito a lâminas. Essas facas do RS da foto, compra-se em feira de rua ou mercado. A damasco barata eu comprei porque achei bonita, e pensei que era Colt US mas é "taliban" como a outra, o que terminou revelando uma fonte de cuteleiros desse tipo de lâmina perto da região original desse aço.

 

Ao contrario de escolhas de botas, barracas, roupas pra gelo e montanha, acredito que ninguém aqui depende da qualidade de uma lâmina para sobreviver, tudo que falamos diz respeito ao nosso gosto por facas e não porque nossa vida, emprego ou passeio no mato depende delas.

 

Para alguns serviços que eu enfrento, não usaria nenhuma delas, usaria uma machete ou facão "3 listras" da Tramontina ou Corneta, pra outros, uso bisturis de aço cirúrgico ou de lâmina descartável, e pro dia a dia em casa uso facas com cabo polywood da tramontina na mesa e umas inox pra picar cebola e alho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

He he he .....

 

o negócio está pegando fogo!!!!!

 

Vamos lá, faca para mim deve ser afiada, confiável e barata (necessariamente nesta ordem). Como sabem sempre fui defensor do bom e feio aço carbono, achava que faca de inox só prestava para talher de mesa, por influencia do Dr. Cabral tomei conhecimento das ligas modernas de aço e me surpreendi! acredito que vale a pena pagar um pouco mais por um aço especial se for para poupar a manutenção das facas (principalmente em ambientes salinos). Quanto ao Damasco, Primeiramente por ele ser aço carbono de primeira, segundo pelo valor histórico (gosto de velharias- recomendo também o Higonikami e o Svord) e terceiro por que é bonito mesmo!!! mas se for caro substituo por uma peça mais barata sem nenhum remorso.

As facas custom são para mim como um terno de alfaiate, Muito bonito, talvez um pouco mais durável e certamente extremamente caro!!! ::carai:: algo Desnecessário para a maioria das pessoas.

Trauco concordo quanto a "depender a vida" pois isso é relativo, hoje os equipamentos discutidos aqui no fórum são muito superiores aos usados pelos maiores exploradores da história e eles alcançaram os seus objetivos sem Goretex, aço zdp-189 s30v cm154 vg-10 45crmov15, gps, led, solado vibram, corda dinâmica, titânio, etc, etc, etc... Logo estamos discutindo a respeito de um conforto maior ou um pouco mais de funcionalidade, certamente que uma boa faca é uma das principais ferramentas de sobrevivência e nesse aspécto a maioria das facas atenderiam numa situação extrema ( mas por segurança recomendo levar uma melhorzinha).

 

e viva as facas boas e barata!!!! esse fórum é para mochileiros, não colecionadores de arte!!!! (vou levar pedrada ::xiu:: !!!!!)

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Por "produtos deles" você não estaria fazendo menção à uma "bocuda"... ou estaria?

 

Já vi que entende do assunto. Sou CAC da 1ª RM.

 

 

Ví que entende muito de ligas e temperas. Muito legal isso, pois muita gente compra facas somente pela beleza.

 

Eu não curto faca bonita para mato. Gosto das facas do Zakharov, pois são boas, baratas, o fio dura muito, afia razoavelmente fácil e possui boa dureza. Meio estranho uma faca com dureza elevada, pegar fio sem muita dificuldade, mas as facas deles são assim.

 

Faca bonita demais, dá pena de usar ::mmm:

 

Gosto da Muela também, mais ai dá pena de usar ::lol4::

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bão, eu tenho facas custom porque aí cada detalhezinho fui eu que escolhi e pentelhei o cuteleiro pra fazer, acho que nunca compraria uma custom pronta. :shock:

 

Além do que, no caso da minha bowie, após ver a performance das facas do Callegari e a retenção de fio eu decidi que queria aquilo pra mim, ao invés de facas que eu tivesse que retocar o fio depois de cada ida ao mato.

 

Não estou afirmando que não existam facas em série ou semicustom com as mesmas características, mas pra mim pude aliar a exclusividade com performance.

 

E pena de usar não tenho, aliás eu até sou mau com minhas facas, hehehe :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Leo,

 

A excelência do site se explica pela excelência dos editores! Parabéns! ::otemo::

 

Um "herdeiro" de G. Paraense que com "mustangs" emprestados nos trouxe a primeira medalha! ::otemo::

 

Sempre fiquei meio melindrado em fazer algumas colocações nestes fóruns, não pelos amigos que são rotineiros por aqui, mas por outros frequentadores que tive chance de ler em posts anteriores que acham que a única forma de se relacionar com a natureza é a observação passiva e a não intervenção; bom mas deixemos isso de lado... ::xiu::

 

Você bem lembrou a marca Muela que junto com a Aitor são honradas representantes da antiga escola de cutelaria espanhola ( de velha tradição, desde que a Espanha disputava com a Inglaterra a hegemonia mundial ), e que teve sua qualidade estabelecida a partir das invasões mouras com seu notório conhecimento em metalurgia!

 

Mas para ser sincero, há muitos anos que nem ao menos me vêm à lembrança tais marcas, pelo simples fato de basicamente só trabalharem ou com o 440C ou o X42 ( popular 420HC :roll: ) :x .

 

Reconheço que têm designs icônicos como as Jungle King, Oso Blanco, etc ou os mais variados tipos da Muela nas divisões militares, caça, etc.

 

Mas já estou com o meu crosshair em uma Muela Kodiak em Sandvik 14C28N, FFG com 4mm na espinha e tang integral e com talas de micarta! ::ahhhh::::cool:::'> ::cool:::'> :D

 

Mas isto só para o ano que vem, já que é um lançamento e seu preço com certeza irá cair... Não que esteja estratosférico ( acho que na casa dos US110,00 ), mas vai baixar! :P

 

Com mesma faixa de preço, geometria e aplicação, entre ela e uma Fallkniven F1 fico com ela sem pestanejar :o:shock: pois considero o Sandvik 14C28N superior ao VG-10 laminado para emprego em uma faca, quando bem tratados termicamente!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

André,

 

Você está certíssimo! ::cool:::'>

 

O que sempre digo sobre lâminas, é que independente dos fatores técnicos, muitas delas têm o que chamo de "wow factor", que com certeza a sua ( já afamada ::cool:::'> ) bowie assim como as do trauco têm! :D

 

E com relação a tratar as lâminas como mulher de malandro ::ahhhh:::mrgreen: ( o pessoal do patrulhamento politicamente correto nem vem que não tem ... é só uma expressão que de forma alguma se aplica ao belo sexo! ), sou totalmente à favor!!! ::quilpish::

 

As "bixinhas" adoram trabalhar... :roll::D:mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...