Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Facas... Qual comprar?

Postado
  • Membros

Oi pessoal!

Notei q mochileiros costumam gostar de facas!! (como eu)

então bateu a curiosidade e gostaria de saber quantas facas cada um tem, qual o tipo e tudo mais...

eu por exemplo tenho sete lâminas: uma de sobrevivência, uma bowe (n sei como escreve), 1 buterfly, 2 suíços e 2 canivetes comuns (só 1 lâmina).

só fico preocupado com a simbologia. hehehe, as lâminas simbolizam o "falo"...

• Respostas 4k
  • Visualizações 631.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Rmcolpani,   Pronto, com esta "inocente" dúvida ele tocou fogo no fruteiro!   Brincadeirinha!   Na verdade você está entre duas excelentes opções!   O Mestre VdM tem uma triflex e eu t

• Rmcolpani,   Não tenho uma triflex, mas tenho uma classic que se aproxima da 2080 em termos de geometria. Como não fiz battoning ou chopping com nenhuma das duas, não posso lhe dar uma opinião sólid

• Véio du Mato
    Véio du Mato

caro Rmcolpani,   como o velho cabral disse, a bushcraft 2010 tem a enorme vantagem de ser inox.... e a triflex enferruja ! para o preparo de alimentos isso é um grande diferencial. a única vantagem

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Beísso Cabral! Falei qual vc escolheria. srsrrsr

Postado
  • Membros

Cabral

Resultados, minha neck knife fez uma pequena marca na espinha do victorinox e tambem uma pequena marca na lamina, marcas bem pequenas mesmo, então creio que esteja com +- 56hrc! ::otemo::

A neck foi temperada no oleo de canola, ja as outras que foram temperadas em parafina não marcaram o victorinox então tem menos de 56hrc... ::sos::

Creio que esteja por volta de 54hrc...

Abraço

Postado
  • Membros

Rafael,

Se as duas indentações são bem semelhantes ( idealmente observadas sob magnificação ) então deve ter realmente a dureza semelhante.

A parafina é bem menos eficiente que o óleo mais "flúido" para trocar calor, por consequência deve ter resfriado mais lentamente a lâmina fazendo cair a dureza.

Se você tiver uma Guepardo, tanto a minha Police, quanto a Amazon e a Big Fish marcaram em torno de 54 RC já daria para verificar melhor a dureza da turma da parafina.

Este sistema só fica preciso mesmo depois que você tem lâminas em diferentes durezas, testadas e aferidas umas contra as outras.

Se no revenimento usou ciclos de 200 graus, talvez usar 150/170 lhe consiga 1 ou 2 pontos à mais de dureza...

Abraço

Postado
  • Membros

Rafael,

Não precisa chegar à este ponto.

Você deve ter um facão Tramontina; teste a galera da parafina contra ele. Normalmente a dureza destes facões em aço carbono fica em torno de 52/53 RC. Ao menos o meu é nesta faixa.

Abraço

Postado
  • Membros

Salve senhores,

posto para dizer que ainda estou vivo!!!! ::sos::

Frico, eu tenho essa do bear em ATS34, me parece que ela tem os 62 de dureza prometidos, estou bem satisfeito com ela.

Cabral, vejo que continua na ativa, he he he....

inté.....

Postado
  • Membros

Aleluia!!!!!!!!!!! Ele está vivo!!!!!! Boas vindas Veio!!! Massa!!! Veio, já deu uns cacete nela pra ver até quanto aguenta?

To pesquisando pegar uma.

Postado
  • Membros

Grande amigo!

Ótimo tê-lo de volta! ::otemo::

Estes fóruns perdem muito com sua ausência, pois suas contribuições são fundamentais! ::sos::

Agora que seu corre-corre como mestre de obras está quase encerrado ( por algum motivo esta tarefa parece nunca ter fim real ) podemos voltar a desfrutar das ´sabias intervenções do nosso Mestre VDM!

E já chega para sanar a dúvida, e claro, diminuir a já proverbial ansiedade do amigo frico!

Seja muito bem vindo de volta! ::otemo::::otemo::

Grande abraço

Postado
  • Membros

Que anisiedade??? kkkkk ::dãã2::ãã2::'>

VDM, cara fala mais da do Bear. É bruta? Full tang? Quer dizer que é massa mesmo?

Se decidir por essa, economizo uns 120 contos no lugar da Kabar ou ontário srsrsrsr

Postado
  • Membros

A parafina é bem menos eficiente que o óleo mais "flúido" para trocar calor, por consequência deve ter resfriado mais lentamente a lâmina fazendo cair a dureza.

A viscosidade pode manter o fluido quente em contato com a lâmina impedindo que o fluido ainda não aquecido troque calor com ela e a resfrie mais depressa. Se a viscosidade é o problema, o Rafael pode usar parafina líquida no lugar da parafina sólida fundida, isso pode ser comprado bem puro em farmácias, o nome comercial é Nujol.

O Nujol, como a parafina fundida, é mais estável que os óleos vegetais para uso repetido em têmperas. Em termos de condutividade térmica, parece que canola e parafina tem condutividades semelhantes, sendo que os óleos de soja e algodão possuem maior condutividade térmica, mas na mesma faixa de valores em termos práticos.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.