Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

O VdM se bandeou pro lado do Cabraljr na questão dos toucinhos e carneiros, hmmm. Acho que o Cabral negociou por fora com ele uns torresmos em troca dos dois "redicá" as sobras dos reviews pra nós... :(

 

Eu também nunca precisei de serra (nem de machadinha) na prática, acho que essas serras wire são uma boa para contornar emergências mas nem elas eu costumo levar pro mato/água (quando o André falou no pos-apocalipse, eu lembrei daqueles filmes do Charlton Heston...)

 

A China hoje em dia deve estar fazendo facas para todas as grifes que nunca tiveram planta de produção de verdade, acho que só restarão as marcas A.O.C. como a Mora, Laguiole, etc que o valor está associado a procedência certificada. Até a Tramontina tá produzindo a marca Mundial na China. O mesmo está acontecendo com binóculos, lunetas, objetivas e câmeras fotográficas e as marcas (ou fabricantes) originais não tem como evitar. Bom pros muquinhas aqui do forum, na minha opinião. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É verdade Trauco ( as questões chinesas e não o conchavo com o VdM ::bruuu:: )!

 

A grande pedra angular na comunidade ligada à cutelaria, é a questão da China estar tirando empregos em outros paises.

 

Mas se analisarmos a questão com o máximo de isenção possível, veremos que a mesma afirmação se deu na década de 50/60, mas aí o alvo era o Japão, que inclusive à época era acusado de só fazer falsificações e de péssima qualidade! :o

 

Nos 70/80 a bola da vez era a Malásia e logo a Coréia.

 

De 1990 para cá tem sido a China e provavelmente em breve veremos a Índia despontando.

 

O interessante é que hoje, a crítica pesada sobre a China recai quase que tão somente sobre a questão ideológico/econômica, já que a qualidade de muitos fabricantes sérios é tão boa quanto a dos fabricantes tradicionais do ocidente. Para não gerarmos debates em filigranas, vou deixar claro esta questão: um canivete de de 5 a 10 dólares de alguns fabricantes chineses tem a mesma qualidade de canivetes equivalentes ocidentais, só que estes na faixa de 50 a 70 dólares!

 

O interessante é que estes fabricantes chineses com maior renome, leia-se SanRenMu ( SRM ), Enlan, Bee, Navy, Ganzo, etc já estão tendo seus principais produtos FALSIFICADOS por produtores chineses de baixa qualidade! ::ahhhh::

 

A linha da série 9 da SRM por exemplo, que foi extinta devido à limitações legais internas da China ( proibição ao porte de canivetes de lâminas maiores ), está sendo falsificada e vendida até por preços maiores que os originais à época antes da saída de linha, devido à grande procura. Quem ainda tem alguma peça original em estoque dos modelos mais procurados, chega a pedir cerca de 40 dólares por eles! ::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::

 

Resumo da ópera: economicamente os EU, Alemanha, Inglaterra, França, Brasil, etc não foram destruídos pela competição japonesa, maláia, coreana e não o serão pela chinesa. Por outro lado os consumidores tiveram acesso a bens de consumo de boa qualidade a um preço que pudessem pagar.

 

Se alguém disser: é, mas muitos brasileiros podem ter perdido seus empregos na Tramontina porque ela passou a fabricar na China. Se houve perda de empregos aqui não é por culpa da China, mas de uma política de juros e impostos abusivos, insegurança jurídica, leis trabalhistas obsoletas e paternalistas, falta de infra-estrutura, corrupção política e outras coisas mais, todas cortesia do GOVERNO, POLÍTICOS e é claro não vamos deixar de fora o JUDICIÁRIO ( a desculpa de que só cumprem a lei chega a ser um insulto! ::vapapu:: ) do Brasil!

 

Êita que o Cabral começou a segunda feira "com o diabo"... só para ficar na linha assombração do André! ::lol4:::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu acho que o movimento das fábricas para o oriente (ou de volta para ele, como dizem alguns) é inevitável.

 

Ao contrário do Japão que entrou nessa, tocado primeiro pelo plano Marshal, e depois como fornecedor para a Guerra da Coréia, aliado dos EUA na região por conta da Guerra Fria e a própria Coréia do Sul que serviu posteriormente ao Japão como redutor de custos de manufatura, a China entrou por conta própria, na cara e na coragem para reverter o atraso do seu parque industrial e encontrou um ocidente querendo controlar a inflação importando manufaturados de lá.

 

Acompanho a parte de óptica e fotônica através da revista Photonics e ela já avisava em editorial de 2002 que existia qualidade superior na China em vários nichos tecnológicos.

 

Os EUA fizeram um erro gravíssimo que foi apontado no artigo recente "Why Amazon Can't Make A Kindle In the USA" da Forbes: eles deixaram uma geração de engenharia aposentar-se sem deixar sucessores, ou melhor, deixando os chineses os sucederem. Aí, já era, o preço não faz mais diferença a capacidade de saber fazer se foi.

 

Estou falando tudo isso porque os problemas de desemprego devido à China no primeiro mundo ou até em paraísos neo-liberais como o Chile são iguais ou maiores que aqui, mesmo eles não tendo 1/10 do suposto custo Brasil.

 

Não tem como competir com a China sem fechar a economia em algum grau entre Argentina e Coréia do Norte e pagar o preço que eles pagam por isso e nõs pagamos nos velhos tempos da reserva de mercado de informática e da lei do similar nacional.

 

Acho que o Brasil ainda tem toucinho pra cortar com as Mora do Cabral, mais do que as redondezas sul-americanas, e o Brasil faz coisa de qualidade, o que a nossa redondeza não faz e a China faz mas nem sempre a preços competitivos com os nossos.

 

Para não sair do tópico: No caso das nossas facas e lâminas, eu fazia faculdade ainda quando a Mundial foi citada como exemplo de padrão internacional pelos europeus, era época de dolar fixo, importações fechadas, economia fechada para poupar e pagar o calote. A Tramontina era segunda ou terceira linha de qualidade, a Zivi, Mundial, etc o top aqui e lá fora, e mesmo assim não existia mercado (como não existe hoje) para o nível e tipo de cutelaria que nós gostamos. (E acho que nunca vai ter se continuar o contexto de proibir armas, caça, pesca, etc e toda a cultura associada a outdoor desse tipo.)

 

Hoje a Tramontina engoliu todas as outras, melhorou e diversificou mas continua desinteressada das linhas de produtos que nos interessam, embora produza coisa boa pra casa e mesa como o conjunto faqueiro Polywood que eu tenho desde 1987.

 

Enfim, eu só espero poder continuar achando coisas no EBay ou lojas lá fora para continuar curtindo esse hobby, não importa se feito na China ou na Suiça, França, etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bacana ::otemo:: , concordo plenamente com os senhores. Tenho a plena certeza que a China de hoje produz qualidade e muito lixo. Toda a crítica que posto, se pauta na dificuldade de separar o joio do trigo, por isso que muitas vezes recomendo lâminas "A.O.C", pois principalmente para principiantes que querem apenas uma lâmina fica praticamente impossível garimpar no e-bay uma réplica de qualidade ou um fabricante idôneo chines. Pois bem, vivemos num mundo globalizado, essa é a realidade, goste ou não! Aço não tem "Terroar", vai ser produzido onde tiver o menor custo, quanto a qualidade, isso vai depender para que a fábrica quer vender, se para loja de 1,99 da esquina ou para o colecionador alemão.

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

VdM, você falou uma grande verdade. A tecnologia chegou em um ponto que não existe mais "segredo" de aço, a ciência de materiais desenvolveu uma série de técnicas de engenharia reversa que nenhum aço mais fica exclusividade do dono. Resta o valor adicionado pela construção da faca, aí sim existe ainda um que outro terroir.

Agora, por coincidência, estou pensando numa Santoku Kyocera de cerâmica :) para presentear a patroa (ao menos é isso que eu sempre digo a ela quando compro facas pra cozinha)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...