Ir para conteúdo

TRAVESSIA EXTREMA-MG A JOANÓPOLIS-SP - PICO DO LOPO E PEDRA DOS 5 DEDOS


Posts Recomendados

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Gisely,

 

Belo relato. Cheguei aqui pelo wikiloc. Na vdd eu ia subir o arquivo de GPS da subida até o Lopo desde Extrema mas deparei com o seu. Ai achei desnecessário.... e acabei lendo seu relado, que esta muito bom e (quase) um guia completo da região.

 

Tem uns poréns que queria deixar. Isso facilita a vida de quem for para lá. Por tópicos:

 

"Atalho"

 

Esse trevo você verá por duas vezes, pois para voltar por Joanópolis você voltará do Lopo até o trevo e seguirá a placa que indica Joanópolis.

Vi pelo seu tracklog que voces continuaram na estrada, ela faz um "M" (zigue-zague). Voces não viram, mas TEM um atalho por dentro do mato que corta esse caminho é só olhar com atenção o lado direito, logo depois da placa, tem uma trilhinha.

 

Bate e volta por Extrema melhor opção!(?)

Não quero criticar a sua saída por Joanópolis, mas.... já criticando....

Adoraria a idéia de sair de Extrema e Chegar em Joanópolis. Mas não vejo com bons olhos...

Porque voce trocou um caminho MENOR por outro MAIOR que tem MENOS horários de onibus? Não vi um atrativo, cachoeira, paisagem, enfim, nada que justifique o sacrifício.

Mesmo a fuga a oeste, baixando pelo pico, não vejo como boa opção (e nisso concordamos).

 

(...) Existem tracklogs que indicam trilhas que saem em Joanópolis e que ficam perto da pedra das flores, mas essas trilhas estão fechadas a partir de um ponto e pelo que vi nos mapas elas saem em meio a rodovia a 10km da cidade e andar por rodovia não me agrada muito, então escolhemos o caminho do trevo, a estrada é de terra e quase não passa carro

Vc deve estar se referindo ao tracklog do Augusto, um clássico, feito com muito carinho, mas feito NA MAO. Com o pé na trilha ele não ajuda em nada, esta bem errado... principalmente o inicio. É esse: http://es.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1319087

 

 

Transporte

A melhor forma de chegar é de carro. É mais rápido que onibus e mais barato (faça as contas, 4 cabeças no bumba são R$200, bem mais que a gasolina + pedágio).

Extrema é extremamente (Extrema é extremamente ::lol4:: ) seguro, pode estacionar em qualquer lugar na cidade que não há relatos de vidro quebrado, carro arrombado. Bem diferente dos Marins, que se não estacionar no Milton, é dor de cabeça garantida.

 

Obras no início da trilha

A coisa esta DIFERENTE do que voce viu. E pelo jeito ainda haverá mudanças. Estive no fds do dia 10/5/14 e apareceu um inicio de estrada de terra(!) nova no inicio da trilha. Eu não sabia do que se trata, eu dei uma investigada. Alguem comprou o terreno ao lado e esta ajeitando as coisas.

PORTANTO CUIDADO!

Entre na trilha pela placa e vai mantendo a esquerda pela trilha mais mal definida até se afastar dessa "estrada". O início é beeem ruim mesmo, mato meio alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Rlciq, a ideia de entrar por extrema e sair em Joanopolis era simplesmente de entrar por um estado e sair por outro, nossa ideia desde o início era entrar em MG e sair em SP, existem sim melhores opções de ir ao LOPO inclusive pegar uma VAN e subir a partir das pousadas, mas não era isso que queríamos... e quanto a andar mais, não ligamos rsrsr realmente gostamos de andar, somos trekkers ::otemo::

 

Sobre ir de carro é legal pra quem tem um huahuahauhau, no nosso caso, ninguém tinha carro, então o busão é a melhor opção ::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
(...) nossa ideia desde o início era entrar em MG e sair em SP(...)

Há o ego..... sempre ele....rs

 

(...) inclusive pegar uma VAN e subir a partir das pousadas

Tem quem faz isso? Sério? Que nojo!!

 

(...) e quanto a andar mais, não ligamos rsrsr realmente gostamos de andar, somos trekkers

Há... blz... por esporte... entendo, aprovo e me identifico, mas é que andar em estrada de terra e em esteira acho deprimente...

 

(...) Sobre ir de carro é legal pra quem tem um huahuahauhau, no nosso caso, ninguém tinha carro, então o busão é a melhor opção ::lol4::

Mesmo assim hein? EM GRUPO, como vc estava, sei não, alugar um carro + gaz+ pedágio

Acho que fica mesma coisa $, porém bem mais comodo. Uma pessoa vai, aluga o carro pega todo mundo em casa....sai a hora que quer, volta a hora que quer... devolve todos em casa. Fzendo a conta na ponta do lapis, metro, onibus, etc de todo mundo somando.... acho que empata $, mas vcs podem curtir mais. Da uma pesquisada, talvez por uns poucos R$ a mais por cabeça vcs teriam chegado bem antes.... e saido bem depois!

 

Bem, em todo caso, a comunidade agradece o detalhado relato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E quando ninguém sabe dirigir e estão espalhados em diversas cidades? rsrsrs é o nosso caso...

 

...mas cada caso é um caso, para nós era o busão.

 

E a estrada até Joanópolis não é deprimente, tem várias fazendas lindas, cobras pelo caminho, realmente uma bela paisagem...

 

Cada um tem um propósito e o nosso era esse, não voltaria por extrema... não queria ver a mesma paisagem... sei que está tentando dizer que tem maneiras mais cômodas ou mais legais, mas a que eu escolhi era a que eu queria :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O Verdadeiro caminhante não se prende a luxos ou outras frescuras qdo realmente tem interesse e quer ir...dá um jeito e vai de qualquer forma. Nunca tive carro, nem sei dirigir, e nem por isso, deixei de fazer trilha. Claro que o carro é bem mais comodo, mas para travessias, o mesmo não serve para nada, pois vai entrar por um lado e sair pelo outro, necessitando de resgate. No caso da travessia, pego o resgate que me deixa na rodoviaria e de lá, pego busão de volta para SP, direto....E se mesmo assim a logistica não for possivel contratar resgate, vai na sola mesmo....trilheiro que é trilheiro não pode ter preguiça de andar.... ::otemo::

 

Se eu dependesse de carro para fazer as trilhas e travessoas, não teria feito quase nenhum e ainda seria um mero iniciante....porém, desde 1999 (qdo fiz minha primeira trilha, no batido e conhecido parque estadual da cantareira e curti pacas), não parei mais desde então e até hoje me viro assim...ou vou de carona com algum grupo ou pego o busão mesmo....mas não deixo de fazer trilha alguma por causa disso, é ruim hein....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
O Verdadeiro caminhante não se prende a luxos ou outras frescuras qdo realmente tem interesse e quer ir...dá um jeito e vai de qualquer forma. Nunca tive carro, nem sei dirigir, e nem por isso, deixei de fazer trilha. Claro que o carro é bem mais comodo, mas para travessias, o mesmo não serve para nada, pois vai entrar por um lado e sair pelo outro, necessitando de resgate. No caso da travessia, pego o resgate que me deixa na rodoviaria e de lá, pego busão de volta para SP, direto....E se mesmo assim a logistica não for possivel contratar resgate, vai na sola mesmo....trilheiro que é trilheiro não pode ter preguiça de andar.... ::otemo::

 

Se eu dependesse de carro para fazer as trilhas e travessoas, não teria feito quase nenhum e ainda seria um mero iniciante....porém, desde 1999 (qdo fiz minha primeira trilha, no batido e conhecido parque estadual da cantareira e curti pacas), não parei mais desde então e até hoje me viro assim...ou vou de carona com algum grupo ou pego o busão mesmo....mas não deixo de fazer trilha alguma por causa disso, é ruim hein....

 

Oi Renato, eu te entendo super rsrsrs eu não tenho carro e nem quero ter, sou trilheira e sempre que posso faço a pé, busão, carona ou pago resgate. Não sei dirigir e nem tenho interesse, pq não vou comprar carro. Sei que muitos me chamam de doida mas um carro pra mim significa menos dinheiro pra trip. :lol:

 

Mas acho que cada um tem a liberdade de escolher como fará sua trip. Como sempre posto relatos estou acostumada com as críticas... se pago resgate me perguntam pq não andei... se andei me perguntam pq não fui de carro kkkkkkk Enfim... ou me acostumo, ou para de tentar ajudar com relatos ::xiu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trekking é uma palavra de origem sul-africana que significa seguir um trilho ou o chamado percurso pedestre e fazê-lo a pé. Como desporto está inserido na modalidade de pedestrianismo. Só há quem não lhe chame de caminhada porque é talvez mais competitiva, é longa e implica dormir “fora”, em abrigos ou tendas, mudando de lugar como se um excursionista ou um peregrino a pé se trata-se, enquanto numa vulgar ou mais comum se regressa ao ponto de partida para passar a noite, no fim, é um passeio na Natureza por mais que um dia seguido.

Quem curte fazer trilha motorizado é jeepero, cada um faz o percurso que quer, e que achar mais interessante e da forma que melhor lhe convêm! :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...