Olá viajante!
Bora viajar?
SYDNEY/OUTBACK/MELBOURNE/GREAT OCEAN ROAD/CAIRNS/BRISBANE/SURF.PARADISE/ROTORUA/AUCKLAND - ABR/2014 - 24D - SOZINHO E NA RAÇA,VEM COMIGO ;)
- Respostas 116
- Visualizações 40.8k
- Criado
- Última resposta
Dias com mais postagens
Most Popular Posts
-
NOVA ZELANDIA (3 NOITES /2 DIAS) “O Kiwi é uma das espécies de pequenas aves endémicas da Nova Zelândia. Têm o tamanho de um pequeno frango e é uma espécie que se encontra em perigo de extinção. É
-
Relato bombante, parabéns, Zervelis! Vou fazer um roteiro parecido em novembro-dezembro/2018, só que invertido: Auckland, Rotorua, Sydney, Gold Coast e Melbourne. Ainda terei alguns dias de sobra
Oi galera...Aqui começo mais um relato de uma viagem sensacional. A primeira que faço praticamente toda sozinho.
AUSTRALIA - 21 DIAS E NOVA ZELANDIA - 3 DIAS
Aperteeeeeeeeem os cintos

Sai do RJ num voo comprado pela QANTAS com escala em Santiago (Chile) e Auckland (Nova Zelândia) com destino a Sydney (Austrália). Viagem tranquila e ainda com um excelente por do sol dos Andes (vista simplesmente perfeita).
Ainda não entendo quem pode achar a Austrália longe. Sério. Você está a um dia de distância do lugar mais longe do mundo e ainda reclama? UM DIA?
É rapidinho.
Vai dormir no voo, ver um filme. O voo mais longo é de apenas 12 horas. Mais 2 voos de 4 e só. Não é o fim do mundo.
Foram 21 dias completos de Austrália (meu foco) e mais 3 na Nova Zelândia (ilha norte). Além disso, soma-se mais 2 dias e meio de deslocamentos daqui pra lá e vice-versa.
Ficou mais ou menos assim:
29/03– SAÍDA RJ (CONEXÃO SANTIAGO E AUCKLAND)
31/03 – SYDNEY
01/04 – SYDNEY
02/03 – SYDNEY
03/04 – SYDNEY
04/04 – SYDNEY
05/03 – SYDNEY
06/04 – SYDNEY
07/04 – OUTBACK(ULURU)
08/03 – OUTBACK(ULURU/KINGS CANYON)
09/04 – OUTBACK (KINGS CANYON/ALICE SPRINGS)
10/04 – MELBOURNE
11/04 – GREAT OCEAN ROAD/PORT CAMPBELL
12/04 – MELBOURNE
13/04 – MELBOURNE/CAIRNS
14/04 – CAIRNS
15/04 – CAIRNS
16/04 – CAIRNS/BRISBANE
17/04 – BRISBANE
18/04 – SURFERS PARADISE (GOLD COAST)
19/04 – SURFERS PARADISE (GOLD COAST)
20/04 – VIAGEM PARA NZ – ESTRADA PARA ROTORUA
21/04 – ROTORUA
22/04 – AUCKLAND
23/04 – SAÍDA NZ E CHEGADA NO BRASIL
ATENÇÃO: Se eu tivesse mais tempo (o que me arrependi de não ter feito).
Whitsundays Beach, Fraser Island, Byron Bay. Se organizem para colocar esses lugares. Se for tirar algo, tirem Brisbane. O Outback vai de gosto a gosto e eu vou explicar mais pra frente do que estou falando. 
Farei primeiro uma apresentação da Austrália, um resumo que eu considero super válido, depois falarei de cada lugar individualmente !!!
Para facilitar também o entendimento e a visualização, no final do relato irei colocar valores, empresas aéreas, hosteis e a parte financeira da viagem.
AUSSIE
Como se fala? ÓÓÓÓZZZZIIIIIIIIIIIII =)
“É uma forma carinhosa, um diminutivo, que os australianos criaram como apelido para eles mesmos: significa "australiano”.
Pode ser usada também no singular, para se referir a um australiano com quem se tem alguma intimidade: "Hey, Aussie!"”
É algo do tipo você falar Brazuca para denominar o Brasileiro. Contudo lá a palavra tem um apelo e um uso muito maior.
VISTOS, PASSAGENS E CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA E SEGURO DE SAÚDE
É necessário um visto para Austrália (não para a Nova Zelândia). É muito fácil de se fazer.
Visa Class Visitor (class FA)Visa Subclass Visitor (subclass 600)
Paga-se uma taxa (que não é baratinha) e se faz online.
http://www.immi.gov.au/Pages/Welcome.aspx
A mim não pediram nada. Preenchi o site com 2 meses de antecedência e em 48hrs recebi o visto por email. Perfeito.
As passagens internas são feitas em sua maioria pela Virgin Blue, Jetstar e Tiger Air. Pesquise bastante antes de fechar o roteiro e encontrar a melhor rota a ser seguida. Eu, pelo menos, fiz uma rota contramão porque é a que seria mais barata. Importante: nada de comprar em sites genéricos mais baratos, esses sites não abrem a opção de comprar para despachar bagagem e você ficará ilhado, tendo que comprar a bagagem na hora a taxas altíssimas.
Não se esqueça do certificado internacional de vacinação contra febre amarela. Sempre pedem, mas não me pediram. Acho que porque fui para o sudeste asiático e deveria constar em algum sistema.
:'>
Se tiver comprado sua passagem no cartão de crédito PLATINUM, Visa ou Mastercard, você tem direito a um seguro do cartão, não há necessidade alguma de adquirir seguro de saúde. Se informe com o seu cartão sobre. Eu quase usei, cheguei até a ligar (estava com a garganta ruim), mas não foi preciso. A Mastercard tem inclusive um telefone que atende em português, dependendo do país que você estiver. Segue os dados da Mastercard:
http://www.mastercard.com/br/cartoes_pessoais/pt/cartoes_credito/platinum/global.html
REGRAS
Regras são regras. Não pense você que o jeitinho carioca ou brasileiro vai te beneficiar de alguma maneira. Na Austrália, quase tudo é NO, NO e NO.
Você chega à praia e logo da de cara com um NO álcool, NO running, NO isso NO aquilo.... Eu costumava até brincar de NÃO RESPIRE...
Nos ônibus, NO eating, NO drinking, e pode ter certeza que fora esses 2 NO ainda vai encontrar outros muitos.
Nas piscinas: No drinking, No eating, No running, No diving, No inflates, NO party, NO condoms, NO sexythings ahhaahhaah.
Tudo é muito bem definido e AI de quem não entrar na linha.
Nas ruas não se pode beber (e apesar de não consumir álcool, estou deixando claro para meus colegas alcoólatras), inclusive não se pode consumir álcool nos hotéis/hostels (mas ai é de cada um).
Sobre fumar, bem, a grande parte tem lugares específicos para isso e são bem reduzidos. Contudo, mesmo com um maço custando a bagatela de quase AUD 20 (+- R$ 42) você ainda vê muita gente fumando (mas não na sua cara).
TRANSPORTE
São práticos e te levam a qualquer lugar. Simplesmente sensacional. Contudo, é preciso pagar antecipado (pelo menos nas grandes cidades) e é bem mais caro que no Brasil.
Sydney tem o ferry, o ônibus e o trem
Melbourne tem o metrô/trem e tram
Cairns ônibus (pode pagar na hora)
Brisbane ônibus e trem
Surfers Paradise – tram e ônibus (pode pagar na hora)
Eu só usei taxi no desespero, no mais as cidades são muito bem servidas. Em Sydney, por exemplo, praticamente fiquei só com ônibus e ferry. Tudo tem hora marcada que é quase sempre fidedigna.
Todos os sinais de trânsito e avenidas são feitas para deficientes... Os sinais de trânsito fazem uns tacs tacs muito característicos de lá para avisar quando vão fechar e/ou está fechado. Depois de uns dias, eu saia falando tac tac tac automaticamente. Me perseguia.. Por vezes só pelos tacs eu já atravessava a rua sem olhar. TODOS atravessam no sinal e não importa a hora do dia ou da noite, os carros PARAM !
ãã2::'>
MISCIGENAÇÃO
A Austrália é um pedaço de terra enorme. Só pegar um mapa para ver. Contudo, plenamente desabitado. Ou seja, há uma política sim de que as autoridades “abram as pernas” para os que querem ficar lá. Mas claro, de uma maneira controlada. Um país daquele tamanho com apenas 22 milhões de pessoas (vale lembrar que o Brasil tem 200).
É difícil achar australiano na Austrália, mas é bem fácil você achar um povo oriental de olhinhos puxados.... Coreanos, japoneses, chineses.... estão por toda a parte e ouso a afirmar que vão dominar o mundo.
ABORÍGENAS
Ainda um tabu para os australianos. Os ingleses colonizaram o país no século XVIII (ou seja, é um país muito novo). Esses vieram da África em barquinhos.... Vi mais esse povo na região do “outback”. Eles são muito enfurnados. Negros dos cabelos parcialmente lisos são muitas vezes extravagantes e seus filhos uns encapetados. Encontrei muitos deles pela Austrália toda, contudo mais comuns em cidades menores e no interior. Até onde descobri, até a década de 60, matar um aborígine não era considerado crime e nada te aconteceria. Vocês podem até jogar no google e ver o massacre que foi aborígenes x colonização inglesa. Foram pisados !!!
Atualmente, como forma de reconhecimento da dignidade humana, o governo australiano gasta uma nota com eles. Eles não precisam nem trabalhar, nem estudar, mas ganharão subsídios (altos) eternos. Não é difícil você encontrar uma família aborígene pegando trem ou mesmo avião (sempre naquela gritaria e falando em dialetos próprios). Engraçado que vejo a Austrália reconhecendo um erro cometido no passado, mas sem ao menos vê-los tentar introduzi-los na sociedade de certa forma. Os australianos que eu conversei dizem não ter nada a acrescentar sobre o assunto e também não ter nada contra, uns tem medo deles e outros simplesmente indiferença.
SALÁRIO E PREÇOS
Tendo por base o salário mínimo do australiano (na faixa de AUD 16 a hora – equivalente a quase R$ 34 a hora), não é preciso ser um guru para saber que aqui tudo é caro. Se você trabalhar 8 hrs por dia durante 22 dias, fará, no mínimo AUD 2816 (quase R$ 6 mil). Sensacional para um salário considerado mínimo.
Além disso, até pouco tempo atrás, você ainda ganharia uma bolada por ter um filho (e para ficar cuidando dele). Creches são para poucos e nem é todo dia. Diga-se de passagem, a taxa de natalidade lá está altíssima. É carrinho de bebê pra tudo quanto é lado.
Vamos supor que você perca o seu emprego lá. Calma. Não tem que se preocupar. Desde que prove que está procurando emprego e mandando uns 5 currículos por semana, mesmo sem sucesso, receberá no mínimo AUD 2 mil por mês. É galera, esse é o peso do dólar australiano. Se a família for grande, receberá bem mais.... E sem prazo algum.
Para estudar existem também estímulos financeiros.
Bem, porque eu disse isso tudo, para justificar o preço alto de roupas, alimentação e passeios pela Austrália. A maior parte das pessoas que fazem isso é composta por mochileiros que estão por lá trabalhando ou então pelo povinho de olhos puxados.
Diferente de qualquer lugar que já passei, os salários e pagamentos são feitos semanalmente.
COMIDA
Sou meio chatinho para comer e sempre opto pelas besteiras. Aqui, comida é razoavelmente cara, mas da sim para se alimentar bem sem ter que pensar em suicídio. Apesar de não comer sempre nos melhores lugares, consegui dicas com amigos que já foram e vou partilhar aqui a opinião deles.
Um lugar específico na Austrália, bem prático, que eu recomendaria para um café da manhã, é uma rede que tem em todo lugar e se chama Pie Face. Ou então, passe num 7eleven da vida ou algum mercado e compre alguma coisa. É muito comum você “acampar” em algum gramado e fazer suas refeições mesmo numa escadaria a la estilo europeu.
Burguer King aqui, por vezes, tem o nome de Hungry Jacks.
SUPERMERCADOS E ESPECIARIAS
Woolworths é a maior rede da Austrália. Lá você também pode comprar o chip e crédito para seu chip da Lebara ou Vodafone, dentre outros. Além disso, aqui você encontra o biscoito sensação que é a cara da Austrália e chama-se TIM TAM. Trouxe a rodo para o Brasil. Eles adoram enfiar o biscoito num chá ou café bem quente e chupar pelo outro lado para sugar o líquido quente e vir um pouco de chocolate derretido.
ÁGUA
Não importa o momento da sua vida que você tenha sede. Na Australia, entre no primeiro bar/restaurante/McDonalds/boate/qualquercoisa e peça uma “tap water” (água da torneira). É de graça e ainda ganhará um copinho com gelo. Caso fique com vergonha, não se preocupe, tem muitos bebedouros públicos. Caso ainda assim não os encontre, vá a qualquer banheiro com uma garrafinha e encha sua garrafa na bica, é potável.
BANHEIROS
Uma das coisas que mais me impressionou foi a quantidade de banheiros públicos (E GRATUITOS) que eu vi na Austrália (incluindo chuveiros). É de cair o queixo. Não tem uma praia sem banheiro público. Todos os lugares turísticos também. Simplesmente IMPRESSIONANTE. Todos limpos e for free.
PRAIAS, PISCINAS e CHURRASQUEIRAS
Sensacionais. Ah, e praticamente todas as praias tem piscinas públicas. Qual a finalidade? Realmente não sei. Contudo, adorei. É mais seguro e geralmente é com água do mar e gratuitas. Além disso, tem muitas praias artificiais espalhadas pela Austrália com areia, salva-vidas e piscina com água de piscina mesmo (doce). Dá de 10 a zero em muito parque aquático que você vê por ai. E claro, sem esquecer a água grátis, junto com banheiros, vestiários e muitas muitas churrasqueiras for free (é isso mesmo) !!!
CARROS E MÃOS
Nos carros, é comum usar cinto de segurança também no banco de trás. Então, se alugar carro, nem pense em colocar várias pessoas atrás se não há cinto para todos.
Sobre a carteira de habilitação, bem, na Austrália a prática é aceitar a internacional. Entrei em contato com diversas locadoras porque não queria fazer a internacional e achei uma, em Melbourne, que aceitava a minha brasileira.
Lá, a mão é inglesa, e para quem nunca dirigiu assim, pode levar um belo susto até se acostumar.
Lerdos, se mantenham a esquerda, aqui as ultrapassagens acontecem pela direta. E é placa de canguru pra tudo que é lado. Apressados, se controlem, aqui tem policiamento (ainda tô no aguardo de possíveis multas). Tudo é ao contrário, no decorrer do relato eu cito exemplos.
Para abastecer o carro, a gasolina normal é a Unleaded 91 (mais barata). E é claro que é você quem vai abastecer e ir lá dentro pagar.
SEGURANÇA
Absolutamente nada a comentar. Pegue tudo que vê no Brasil e trate como o oposto E BEIJO NO OMBRO !
CUSTOS
Na Austrália, tanto a internet como certos meios de transporte são caros. Não só porque a população ganha bem, mas sim porque a construção e as novas tecnologias envolvem um investimento absurdo. Levar a internet pro meio do nada num país muito desabitado gera um custo grande per capita, assim como construir uma linha de trem para um aeroporto que só turista vai usar e vai quase sempre estar vazio, além de linhas de trens para regiões remotas no centro do país.
TELEFONIA
Comprei um chip da Lebara (eles usam as antenas da Vodafone e é bem mais barata). Me custou AUD 29,90 o chip com um plano de Mensagem e Telefonia ilimitada + 2 gigas de dados. Quando os dados acabaram, comprei mais 2 gigas por AUD 10. Ah,.. e funciona em qualquer lugar, muito bom !!! Certifique-se apenas que seu telefone seja desbloqueado. As pessoas costumam recriminar quem usa internet nas viagens, mas imagina você não ter que se afogar nos mapas em papel e usar tudo online?! Ah... Nas diversas regiões da Austrália não existe prefixo e nem é cobrado taxa de deslocamento.
TOMADAS
Tem que comprar um adaptador com a carinha da máscara do pânico. Ahahahahaaa !!!!! Ah, e não é barato não.
PRAIAS
Atenção rapazes: você acha que australiano curte uma sunga? NÃO! Lá é só bermudinha !!! E moças, nada de cangas. Homens e mulheres usam toalhas. Ahh, e nada de álcool nesse ambiente hein !!!
Na maior parte das vezes terá que nadar entre as sinalizações...
DESCONTOS
Ao chegar a cada cidade, pegue aquelas revistas com dicas do lugar, elas possuem vouchers preciosos de descontos.
TECNOLOGIA
Tem muitos mercados em que é possível que você mesmo registre as suas compras. Fica um funcionário de olho apenas. Os residentes de lá inclusive tem um chip adesivo do cartão de crédito que podem colar atrás do celular. Simplesmente passam o celular no leitor na hora de pagar a conta sem senha nem nada. Quer praticidade maior ?
SAINDO A NOITE
Todos os lugares fecham as 1:30 da madruga. Se você está dentro, ótimo, caso contrário, ficará fora. As 3:30 em ponto param de vender álcool. Claro que sou curioso e quis entender como funciona isso já que as casas noturnas continuam funcionando. As pessoas me falaram que a venda de drogas rola solto (apesar deu ter visto muitos policiais infiltrados) e que esses “delinquentes” pagam um percentual as boates. Somando-se a venda de bebidas não alcoólicas, dava pro gasto dos donos. E não adianta insistir. NÃO é NÃO.
Bem, é assim pelo menos nas principais cidades como Sydney e Melbourne. Então, não estranhe ao vir a galera saindo pra balada tipo 9 hrs da noite, é bem normal.
Apesar de ter achado tranquilo as vestimentas, vi um garoto ser barrado porque estava com uma tatuagem enorme à mostra no braço e com camisa sem manga em Surfers Paradise, tirando isso, foi bem relax.
Muitos pubs e boates ainda mantem a palavra “Hotel” no nome, mas provavelmente nunca ofereceram hospedagem alguma ou ao menos não fazem mais.
Algumas palavras de um amigo brasileiro que conheci e que está morando na Austrália vão ilustrar o que estou falando:
“Antigamente, não sei quando exatamente, não era permitido vender bebida alcoólica como nos dias de hj. Tudo começou com grupos conversadores cristãos. Daí, para ter acesso à bebida, apenas hotéis tinham direito a conseguir a licença para vender bebida alcoólica. Dai então os bares, criavam "acomodações" que não seriam muitas, apenas para poder ter acesso a essa licença. Os quartos não eram nem utilizados na maioria das vezes, porém eles tinham q ter esses quartos lá.
Dai veio o hotel que na verdade hoje são pubs ou bares porem continuam c o nome hotel. Alguns ainda mantem esses quartos, mas na maioria das vezes esses mesmos foram transformados em quartos de aluguel por temporada ou até mesmo em moradia fixa para alguns.
Resumindo: Para ter cara de negócio legítimo, os empresários da época registravam os bares/pubs como hotel para ter um legítimo e reconhecido negócio perante a lei da época.”
Imagine uma Boate no Rio.... Exemplo: Nuth... Ela se chamará Hotel Nuth na Austrália... Sinistro ! ahahahahaha !!!!
COMPRAS
Fui a 2 outlets e recomendo os 2. Um em Cairns, mais humilde. O outro perto de Surfers Paradise, bem maior e estilo americano. Vale a pena lembrar que preços são carinhos. Não pense que vai achar na loja da Polo e encontrará uma mega liquidação. Muito pelo contrário. Zara e H&M são caríssimas na Austrália, por exemplo. Não se esqueça do salário mínimo deles... Nessas cidades que citei, vou comentar sobre esses 2 outlets que fui.

Então, vou resumir meus planos aqui....
O material é grande e tentarei ser bem detalhado para ajudar o maior número de pessoas possíveis (como sempre tento fazer).
Peço que no caso de dúvidas, postem preferencialmente aqui. Eu sempre vejo e irei tentar ajudar o mais breve possível.
ELOGIOS, sim por favor

NESTA PÁGINA (SYDNEY/OUTBACK(ULURU KINGS CANYON E ALICE SPRINGS)/MELBOURNE/GREAT OCEAN ROAD)
PÁGINA 2 (MELBOURNE/CAIRNS/BRISBANE/SURFERS PARADISE(GOLD COAST)/ROTORUA NA NOVA ZELANDIA)
PÁGINA 3 (AUCKLAND E TODOS OS DADOS FINANCEIROS)
http://298a2c02170ea721d7eae8b3716b87ec57b0b81e.html
.298a2c02170ea721d7eae8b3716b87ec57b0b81e
Editado por Visitante