Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
eniobeier

Carteira Internacional de Habilitação

Posts Recomendados

CARTEIRA INTERNACIONAL DE HABILITAÇÃO

 

Em alguns países do mundo, é permitido ao turista dirigir com sua carteira do país de origem anexada ao passaporte. Embora não seja um documento obrigatório, a carteira de habilitação internacional (HI) pode livrar o motorista que dirige num país estrangeiro de alguns constrangimentos, se vier a cometer uma infração ou se envolver num acidente de trânsito. A primeira coisa que as autoridades locais vão exigir dele é uma tradução juramentada de sua carteira de motorista original e, como trânsito é coisa séria na maior parte do mundo, dificilmente o turista será liberado antes que essa tradução apareça, o que implica tempo e custo durante sua viagem.

 

A principal vantagem do documento, reconhecido pelos países signatários de convenções internacionais de trânsito - a última firmada em Viena em 1968 - é que a carteira é emitida em diversos idiomas. A HI, emitida pelos órgãos de trânsito ou pelo Touring Clube (alterdo, vide post na sequencia), é válida para a condução de qualquer tipo de veículo, inclusive motocicletas (caso o portador seja habilitado para isso).

 

Documentos exigidos:

 

- Cópia autenticada da CNH (carteira nacional de habilitação), dentro do prazo de validade

- Cópia autenticada da carteira de identidade (RG)

- 2 fotos 3 x 4

- Comprovação de endereço residencial no Brasil.

 

O prazo de emissão da HI varia de um a cinco dias, conforme o local onde for solicitado. A carteira é válida por um ano (aterado,vide post na sequencia), porém se a Carteira Nacional de Habilitação tiver validade restante inferior a 1 ano a HI terá o mesmo prazo de validade da Nacional. Não é documento renovável, quando vencer deve ser providenciado uma nova.

Países onde é aceita a Habilitação Internacional:

 

Convenção de Viena:

 

África do Sul, Albânia, Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Belarus (Bielo-Rússia), Bélgica, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Cabo Verde, Cazaquistão, Chile, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Kuweit, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos, México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Namíbia, Nicarágua, Níger, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Centro - Africana, República Democrática do Congo, República Checa, República Dominicana, Romênia, San Marino, São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia e Montenegro, Suécia, Suíça, Tadjiquistão, Tunísia, Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue,

 

Princípio de Reciprocidade:

 

Angola, Argélia, Austrália, Canadá, Cabo Verde, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Gabão, Gana, Guatemala, Guiné-bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Indonésia, Líbia, México, Namíbia, Nicarágua, Nova Zelândia, Panamá, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Dominicana, São Tomé e Príncipe e Venezuela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esta carteira pode ser tirada também no DETRAN, a taxa fica em torno de R$45,00. A Hertez informa que para transitar no território Italiano é exigida a carteira ou mesmo para retirar carro na Itália.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola moçada. tirei a minha carteira internacional em 2007 no endereço abaixo.

 

Car Clube do Brasil http://www.carclubdobrasil.com.br/carclub/2008/home/index.php

End. Rua Abílio Soares, 233 – Cj. 43 – Paraíso – São Paulo/SP

Fone: 011 3884-1799 3884-9379

 

End. Rua México, 11 – Gr. 1602

Centro – Rio de Janeiro/ RJ

Fone: 021 2533 1129 2262-4800

 

Você envia a documentação pra eles, paga uma taxa de R$ 85,00 (em 2007) mais as despesas dos correios, e eles enviam a carteira no seu endereço, rapidinho. Outra opção é ir num dos escritórios da empresa e fazer pessoalmente a carteira. Eu fiz a minha em São Paulo em 30 minutos. A carteira tem validade de 1 ano. Há uma carteira que tem validade para 2 anos, mas eu não sei como é o esquema. Ligando lá você tem todas as informações.

Abraços

MArcelo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois bem marcelovisk, na minha opinião, o que o Mauro disse é mais vantajoso pois, além de ser mais barata, a validade da habilitação internacional emitida pelo Detran coincide com aquela da sua carteira de habilitação (CNH); sem contar que você nem precisa levar foto pois eles utilizam a sua foto que está no sistema.

Existe só uma ressalva: sua habilitação tem que ser proveniente do estado em que você está solicitando a Carteira Internacional.

Até!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pipino pelo que sei a carteira fica com uma validade de um ano, e tem que levar foto, etc relacionado no início deste tópico, salvo que mudou as normas. Para viajar tem que levar as duas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mauro, tenho certeza do que eu disse pois eu fiz, novamente, minha Carteira INternacional aqui em Ponta Grossa e aconteceu exatamente como eu disse. Isso para carteiras emitidas pelo DETRAN! As demais, como aquela emitida pelo Touring continuam com validade de 1 ou 2 anos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A habilitação Internacional emitida pelo Touring de Porto Alegre tem validade de 1 ano ou de acordo com a validade da sua CNH se inferior a 1 ano. Aqui também tem que apresentar foto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, para eu não passar por mentiroso, eis o link do detran que diz, na primeira linha, em negrito o seguinte: "Atenção! A PID terá a mesma validade de sua CNH, verifique antes de prosseguir."

 

Lá também estão malgumas outras informações úteis:

 

 

http://www.detran.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=195

 

Boa viagem a todos, seja de carro, moto, avião ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pipino

 

Não querendo polemizar, entendo que a frase indica que se a sua CNH tiver prazo menor que 1 ano PID terá esta mesma validade.

Numa pesquisa rápida na internet todas as referencias quanto a validade mecionam o prazo de 1 ano para a PID

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Peça ajuda, compartilhe informações, ajude outros viajantes e encontre companheiros de viagem!
    Faça parte da nossa comunidade! 



×
×
  • Criar Novo...