Ir para conteúdo

El Calafate, El Chaltén e Ushuaia - Inverno 2014


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, meu nome é Matheus e tenho 18 anos. Do final de 2012 para o inicio de 2013 fiz meu primeiro mochilão sozinho (sim, com 16 anos) pela Espanha e França, e não compartilhei meu relato no mochileiros, e me senti muito injusto com todos que me ajudaram. Dessa vez decidi compartilhar com vocês minha experiência, que por sinal foi uma p*ta experiência.

Meu roteiro inicial era El Calafate, Torres del Paine (full day) e Ushuaia. Mais para frente explico porque troquei TDP por El Chalten...

 

Gastos iniciais:

Passagem aérea: R$ 1400,00 // Brasília - El Calafate - Ushuaia - Brasília (Aerolíneas Argentinas) - Companhia muito razoável... Nada de atrasos ou cancelamentos, mas em compensação andei de carroça e não de avião. Com exceção do voo Ushuaia - Buenos Aires, que fui num avião novinho, os outros eram péssimos! Sujos, pequenos, poltrona quebrada, má vontade das aeromoças, etc.

 

Hostel El Calafate (America del Sur) 3 noites: 291,00 pesos argentinos (+ ou - R$ 73,00)

Pontos positivos: Hostel muito bom! Quartos bons, café da manhã bom, pessoal da recepção legais (com exceção de um que não tinha paciência de explicar).

Pontos negativos: banheiro muito pequeno e distância do centro.

 

Hostel Ushuaia (Cruz del Sur) 5 noites: 616,00 pesos argentinos (+ ou - R$ 154,00)

Pontos positivos: O MELHOR HOSTEL QUE JÁ FIQUEI!!! Pessoal extremamente atencioso, me fez sentir muito à vontade. Quartos bons, atmosfera boa, localização ÓTIMA... tudo incrível!!! Só tenho à agradecer à Ana e a Marisa.

Pontos negativos: Não digo que é ponto negativo, mas se fosse para escolher eu preferia que o banheiro não fosse compartilhado.

 

Dinheiro: Levei 400 dólares no intuito de trocar por pesos no cambio paralelo. Fiz todas as contas pensando no cambio US$ 1,00 = 10 pesos argentinos, mas não achei nenhum lugar com essa cotação. Consegui trocar 1 dólar por 9 pesos. Em El Calafate troquei metade do dinheiro num Souvenir na Rua San Martín e em Ushuaia troquei a outra metade no próprio hostel.

 

Vamos ao relato! hahaha

 

Meu voo saiu de Brasília 01:55 com conexão em Buenos Aires. Cheguei em El Clafate às 12:15.

Optei fazer o transfer com a empresa Ves Patagonia por 70 pesos. Quando cheguei no aeroporto, procurei o balcão deles que fica perto da saída, peguei o voucher e entrei na van. Eles te deixam na porta do hostel, recomendo!

Chegando no hostel, me atenderam super bem. Fiz o chech-in, deixei as coisas no quarto e voltei na recepção para eles me darem um mapa da cidade e me explicarem algumas coisas. Me explicaram que a excursão full day para TDP (Torres del Paine) não tava sendo feita por causa da neve, então tive que tirar o Chile do meu roteiro :|

Me deram a dica de fazer El Chalten, comprei a ideia na hora e não me arrependo, pois foi o melhor dia da viagem!!! Reservei o onibus para o dia seguinte por 380 pesos na empresa Chaltén Travel. O onibus sai às 08:00 e retorna às 17:00.

Lá fui eu em busca do Fitz Roy, hahahaha

Chegamos em El Chaltén às 11:00, e que cidade linda :o Tava cheia de neve e os comércios todos fechados, com exceção de uma cafeteria ao lado do terminal rodoviário.

Chegando lá, assistimos uma palestrinha de uns 10 minutos sobre as trilhas e recebemos um mapinha. Na palestra, a mulher me disse que eu teria que alugar grampões e bastões, pois meu tênis não era adequado para fazer as trilhas, que estavam cheias de gelo. Aham tá, que eu ia gastar num sei quantos pesos alugando grampões... Fui com meu tenizinho mesmo, peguei 2 galhas de pau resistentes e fui com destino à Laguna Capri. Nos primeiros "meio metro" caí umas 10 vezes ::lol4:: Brincadeira!!! Mas caí bastante ao longo do caminho!!!

A trilha é linda, mas é maior e mais cansativa que eu imaginava! Por ter muita neve, muitas vezes pensei que estava perdido. Pensei em voltar várias vezes, mas pensei em me superar e conseguir fazer algo que nunca tinha feito. Depois de umas 2 horas andando, finalmente cheguei na tão esperada Laguna, e que coisa linda, apesar de estar toda congelada!

Consegui chegar lá embaixo umas 15:00, e como estava muito cedo fui na única cafeteria aberta pra me esquentar, pois fazia mais ou menos 1°C ::Cold:: Fiquei assistindo a abertura da copa e usando a wi-fi, rsrsrs

Quando deu 17:00 eu voltei para El Calafate.

 

IMG_6171.JPG.a49fa5f3c08f6a2b939b32d57468182d.JPG

 

IMG_6198.JPG.90ec860bc319db2a39df09a99e9ce41a.JPG

 

IMG_6206.JPG.b26cd01454df705fdbf6e4af7b95cd44.JPG

 

IMG_6217.JPG.ea61623b3a199094f890658aacf98998.JPG

 

IMG_6252.JPG.dd4802eaaa5e5aa37909cf5cb00fc34f.JPG

 

IMG_6279.JPG.ff2006378cb39f13f5eae750ca3ff270.JPG

 

IMG_6281.JPG.2c4b7f0987a9a9dbf6ed1e6398038be9.JPG

 

IMG_6346.JPG.876e65c8a530086229eade26d06d147d.JPG

 

 

No dia seguinte fui ao Perito Moreno. Fui pela empresa Cal Tur e custou 200 pesos ida e volta.

Achei o Perito Moreno lindo, pena o passeio ser tão turístico. A entrada custou 150 pesos (Mercosul), não esqueça seu documento ou pagará a entrada inteira. O mini trekking infelizmente fecha no inverno, então não pude fazer. Tinha a opção de fazer um passeio de barco (120 pesos) pra ver o Perito Moreno mais de "perto", mas achei um gasto desnecessário, então fiquei só pelas passarelas mesmo.

 

IMG_6401.JPG.aba26101058aaf8bfacebbdf3b61fcd2.JPG

 

IMG_6357.JPG.e4edeb80a9db4aa98e1bbb76151446b1.JPG

 

No dia seguinte foi meu voo para Ushuaia, que conto no próximo post.

**** Ignorem as fotos sem edição, a pressa de fazer o relato é maior hahaha ****

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 63
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Continuando a viagem...

 

O voo para Ushuaia foi o pior da minha vida, sério! Quando chegamos, o comissário avisou que íamos ficar sobrevoando por cima da cidade por uns 10 minutos e que isso era um procedimento normal. Até aí tudo bem! Quando ele decidiu passar por dentro das nuvens pesadas para pousar, a turbulência era muito forte! Como meu cinto estava meio folgado, eu dei um pulo tão alto que desgrudei totalmente a bunda do assento. O pessoal começou à gritar, umas crianças e umas senhoras começaram à chorar... Foi assustador :shock: O avião parecia que tava caindo de bico dentro do mar, deu umas derrapadas quando pousou, mas no final deu tudo certo! ::mmm:

Peguei o táxi para o hostel, que deu 65 pesos.

Quando cheguei no hostel fui SUPER bem atendido pela Ana (mantenho contato com ela, e estamos planejando ir para a Indonésia :)). Ela me mostrou todo o hostel e me deu algumas dicas.

No dia seguinte, optei por fazer o Parque Nacional Tierra del Fuego. O transfer foi com a empresa Don Alejo e custou 200 pesos ida e volta. O onibus sai às 09:00 e na volta, tem dois horários: 15:00 e 17:00 hrs.

Chegando lá eles te dão um mapinha com as trilhas. Descemos da van, todos desconhecidos... Não tinha a menor ideia para onde ir, nem eu, nem ninguém que estava lá ::lol3:: Foi aí que comecei à conversar com uma Peruana muito gente boa. Juntamos eu, ela, uma paraguaia e um argentino e fomos fazer a trilha da Laguna negra. No fim dela, juntamos com outro grupinho composto por um colombiano, uma alemã e um coreano, e fizemos o restante das trilhas juntos. O dia foi DEMAIS!!! Conversamos muito... E como é legal conhecer a realidade de cada um.

Entre essas pessoas, uma delas me chamou muita atenção. A paraguaia, que eu infelizmente não me lembro o nome, me comoveu muito com seu jeito. Ela era muito simples, não tinha câmera, não tinha redes sociais e nem celular de última geração. Ela fazia as trilhas com uma lancheira infantil. Sua simplicidade era tanta, que me emocionou e me emociona! Ela demonstrou sem dizer nenhuma palavra, o quanto ama viajar, o quanto se esforça e abre mão de coisas desnecessárias para fazer algo tão valioso que é viajar. Ela me fez rir o dia todo, quando dizia com uma cara bem hilária na hora de tirar foto: "Tichulim!!!!", algo como "Xiss".

A hora que mais me emocionei, foi quando chegamos em Ushuaia e ela me deu um abraço beem apertado, um beijo na bochecha e disse "Hasta Luego!", mesmo sabendo que nunca mais nos veríamos. Foi muito gratificante ter recebido esse abraço apertado!

(Ela é a de lenço rosa na última foto)

 

IMG_6511.JPG.130226a9a6abd1d7be030bf32e0439f8.JPG

 

IMG_6547.JPG.a04779215933bcde24aa9f02dfcb62d5.JPG

 

IMG_6563.JPG.fcd66f42d98cf1c7fb8435fafaae9119.JPG

 

10360770_293470230821482_4531610104029237519_n.jpg.04dd3e177d61c62e7ee2d81ed6d1c8e8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

No dia seguinte subi o Glaciar Martial de táxi (80 pesos). O glaciar é lindo, pena que tantos turistas babacas não cuidam bem da natureza. Encontrei cerca de 4 garrafas de bebida na neve. A da plástico eu coloquei na mochila e depois joguei no lixo, pena que não pude levar as de vidro, pois era perigoso escorregar e me machucar com elas, mas eu avisei um funcionário que tinha garrafas no meio da neve lá em cima.

Lá em cima começou à nevar, êêeeee brasileiro na neve parecendo um bobão ::lol4:: Faz parte... rsrsrs

Decidi descer à pé... mesmo com gelo, achei a descida tranquila. Assim que entrei na cidade, mais um perrengue ::putz::

Parou um carro do meu lado e me mandou parar. Aham, que eu ia parar perto de um carro estranho... Continuei andando. Desceram 2 caras do carro e começaram à gritar: Para, para!!! É a policia!!!

Eu pensei que era alguém querendo brincar com minha cara, e então não parei.

Então um deles saiu correndo e parou na minha frente e disse: Você está desafiando uma autoridade?

Eu não falei nada, só pedi para ele se identificar. Ele me mostrou a carteira e pediu para eu abrir minha mochila. Eu disse que não ia abrir. Acho que ele queria me matar nessa hora. Ele disse de novo para abrir a mochila, e eu disse que só ia abrir na delegacia.

Ele desistiu, me desejou sorte e me mandou ir embora. Fiquei muito confuso, e não entendi nada.

Foi quando dei uns 10 passos, que percebi que enquanto eu falava com ele, minha mochila estava para trás e o segundo cara estava atrás de mim. Eu pensei "Putz, o cara me roubou!". Olhei dentro da mochila e estava tudo OK ::mmm:

Contei para a Ana, e ela me disse que eles deviam ser policiais disfarçados, e como eu respondi em português, ele percebeu que eu era turista mesmo, por isso me liberou.

Quero deixar claro que Ushuaia é super tranquilo e praticamente não existe assaltos ou golpes em turistas como em Buenos Aires, esses perrengues só acontecem comigo mesmo viu... kkkkk

 

IMG_6639.JPG.4a7d1299462658e8abc3b33cdbd05fee.JPG

 

IMG_6701.JPG.a8eddf66d9d5a3952d19917d5d6d5e74.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia de navegar no canal Beagle ::tchann::

Não lembro o nome da empresa que fiz o passeio, mas foi 400 pesos. O passeio é muito bacana! É muito interessante ver a vida animal daquele lugar. O passeio durou umas 3 hrs. Passamos pelas ilhas dos lobos, dos pássaros e fizemos um "trekking" em outra ilha. Ah, e vimos o farol, claro!

Fazia muito frio, e as ondas estavam bem agitadas. Um senhor até caiu quando deu umas ondas cruzadas, mas tudo ok.

 

IMG_6736.JPG.2250dba6fd5db6764cb911be2e5876ca.JPG

 

IMG_6901.JPG.082c9ae0217d4c3b8446f93b074569c3.JPG

 

IMG_6954.JPG.c08149d8d836d8957662f1c3725bf2a7.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

No último dia, não fiz nenhum passeio. Queria fazer os centros invernais, mas estava muito caro.

Dei umas voltas pela cidade e depois voltei para o hostel. Fiquei conversando com o pessoal, assisti jogo, e a noite a Marisa deu a ideia de fazermos vaquinha, que ela fazia cordeiro para a gente. O cordeiro é uma delicia!!!

No dia seguinte, era dia de ir embora.

Saí de manhã, comprei umas lembrancinhas e voltei para o hostel. Me deu muita pena de despedir de pessoas tão legais, mas fazer o que?!

O único dinheiro que me sobrou foi para o táxi. Fui para o aeroporto, paguei o táxi e me sobrou 50 centavos... E adivinha??????? Não sabia que precisava pagar taxa de embarque no aeroporto ::grr::

Fiquei sem saber o que fazer. Como eu ia pagar uma taxa de 28 pesos com 50 centavos no bolso? Respirei fundo e voltei na fila do check-in, onde encontrei um casal de idosos muito simpáticos. Expliquei a situação, e perguntei se eles podiam me ajudar. Prontamente eles se ofereceram para pagar minha taxa. Fiquei muito feliz, e agradeci imensamente à eles.

Embarquei de volta, e cá estou eu digitando esse relato e desejando que muitas outras pessoas tenham a mesma ou melhor experiência que a minha.

Agradeço imensamente à Deus e todos que passaram pelo meu caminho nessa viagem, especialmente ao casal que me ajudou no aeroporto, se não fosse eles, vai saber né...

 

IMG_6972.JPG.9000376bbd6142fe31bd7d9664f53ef7.JPG

 

IMG_6976.JPG.8a938c10e891667e2102dc01c875bd0a.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ótimo relato Matheus, estou indo dia 21 de julho e farei quase o mesmo roteiro...São Paulo/El Calafate/Ushuaia/São Paulo.

Muito bom ler uma relato assim tão recente, e ter ideia do que vou poder fazer por La.

Gostei da parte da Paraguaia, sempre falo para as pessoas, não adianta ter celular de última geração se você só conhece o bairro onde mora, prefiro gastar meu salário em viagens do que em bobagens .

Espero poder voltar e fazer o mesmo que vocês fez, compartilhar com os outros a experiência vivida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ótimo relato Matheus, estou indo dia 21 de julho e farei quase o mesmo roteiro...São Paulo/El Calafate/Ushuaia/São Paulo.

Muito bom ler uma relato assim tão recente, e ter ideia do que vou poder fazer por La.

Gostei da parte da Paraguaia, sempre falo para as pessoas, não adianta ter celular de última geração se você só conhece o bairro onde mora, prefiro gastar meu salário em viagens do que em bobagens .

Espero poder voltar e fazer o mesmo que vocês fez, compartilhar com os outros a experiência vivida.

 

Que bom que gostou do relato Valter, é ótimo ver que ele serviu de alguma forma para alguém!

É verdade... eu realmente estou desapegando! Essa viagem me tocou muito, e estou tentando ao máximo viver uma vida com mais qualidade e menos quantidade!

Espero o seu relato, rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Brasil/ Buenos Aires/ El Calafate dez 2014

 

Oi gente eu mais dois amigos queremos ir até Buenos Aires de avião e de Buenos Aires queremos ir de ônibus para El Calafate.

Alguém já foi de ônibus? compensa? dicas de passeios e hospedagem? valores de transporte?

 

Afinal por favor tudo de dica que vocês poderem nos indicar. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...