Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 75
- Visualizações 13.9k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
LuanaPorto 41 posts
-
Maria A G P Ferreira 7 posts
-
W Braga 6 posts
-
Marthon Luiz Garcia Livram 2 posts
O ínicio
O sonho de mochilar sempre esteve em mim, mas a vida de estudante sempre consumiu os poucos $$$ que eu ganhava no meu estágio.
Mas ai arrumei um emprego firmeza e depois de exaustivos 2 anos de trabalho as férias viriam...
Foi quando comecei a pesquisar destinos de baixo custo pela América do Sul, e conheci o mochileiros.com, li e re-li relatos e tópicos que pudessem me ajudar, procurei blogs e no facebook encontrei vários grupos, pages e dicas.
Comecei a juntar dinheiro, a comprar o que achei necessário e principalmente: a preparar o psicológico da família.
Descobri que ao invés de 15 dias de férias, teria 30
, mas com as passagens já comprada e um valor absurdo pra mudar a data ficou impossível.
Roteiro
29/03 Joinville > Curitiba
30/03 Curitiba > São Paulo > BH
(Passei uma semaninha em terras mineiras)
06/04 BH > São Paulo
07/04 São Paulo > Sta Cruz de la Sierra
08/04 Sta Cruz de la Sierra > La Paz
09/04 La Paz
10/04 La Paz
11/04 La Paz > Copa
12/04 Copa > Isla > Copa
13/04 Copa > Cusco
14/04 Cusco
15/04 Cusco
16/04 Cusco > AC
17/04 Machu Picchu > Cusco
18/04 Cusco > La Paz
19/04 La Paz
20/04 La Paz > Sta Cruz
21/04 Sta Cruz
22/04 Sta Cruz > SP > BH
Confesso que não sai daqui de Joinville com esse roteiro, mas pelos poucos dias que tive aproveitei ao máximo os poucos lugares que estive.
Gastos
Não tenho planilha de gastos e nem fiz uma. Portanto não sei quanto gastei em cada dia, quanto gastei em cada refeição ou hostel. Sei que esses R$3050,00, está contabilizado tudo que gastei lá e as passagens, sem contar as roupas, mochila e coisas que comprei aqui.
E olha que eu gastei. No meu ultimo dia em Copa, torrei U$100,00 em suvenires e não me arrependo, tem tanta coisa linda que a vontade era trazer uma barraquinha pra mim
Mas digo que bebi dignamente, dormi bem, comi bem (apesar de que nos primeiros 3 dias fiz a dieta dos industrializados e só fui comer comida boliviana, porque duas brasileiras queridíssimas que trombei no Wild Rover me convenceram).
Levei tudo em dólares, que foi algo em torno de U$833,00 e fiz um saque de R$150,00 no ultimo dia de viajem, pois desconhecia a taxa do aeroporto.
Em momento nenhum senti medo, não usei a dolera, apesar de ter comprado, andava com o dinheiro na mochila e escondi U$200,00 na bota
. Tudo lindo e perfeito.
Dicas
1: VÁ SEM MEDO. Acredite. Me senti muito mais segura pelas ruas da Bolívia do que na estação tiete de são paulo.
2: NÃO CONFIE EM TAXISTAS. Sim. Mesmo que eles tenham credenciais, se agarre na sua mala e seus pertences. Em Cusco, quando descemos do terminal rodoviaria rumo ao hostel, o Rogerio (que conheci no trajeto), quase teve a câmera furtada, pelo espertinho do taxista.
3: DIGA QUE É BRASILEIRO. Mostre o passaporte, abre o sorrizão e aproveita. Não sei porque, mas os bolivianos e peruanos adoram o Brasil. Adoram falar de futebol, das praias. Mas eles só conhecem o Rio de Janeiro, senti um certo bulling
quando falava que era de Santa Catarina do Sul, que aqui fazia frio e ouvi um sonoro: COMO ASSIM? NO BRASIL FAZ FRIO?
4: MULHERES... IGNOREM AS CANTADAS. Essa tem a ver com o tópico acima. Você chega, solta o verbo em português e vem a perguntinha: é brasileira? Ai minhas queridas, se prepara pra uma enxurrada de elogios (eu espero que sejam hahaha)
5: NÃO FALAR INGLÊS E ESPANHOL NÃO É EMPECILHO. Não falo nem inglês e nem espanhol, nos primeiros dias é complicado, mas acredite depois de uns 2 dias e muitas pacenas e cusquenas a gente já se acha fluente.
E por fim se divirta e aproveite, porque perrengue toda viagem tem, basta tirar o melhor de cada momento.
Sem duvida essa viagem foi a melhor coisa que já fiz na vida, conhecer uma nova cultura, pessoas de todos os cantos do mundo, histórias, vivenciar momentos que só quem está lá entende, não há relato que possa descrever a sensação que se sente, a vibe de certas coisas. E acredito que todos deveriam fazer uma trip assim, ao menos uma vez na vida.
Foram dias de auto-conhecimento, reflexão, bebedeiras e bons sentimentos.
Editado por Visitante