Ir para conteúdo

15 dias sozinha: Bolívia e Peru (R$3050,00 com aéreas)


Posts Recomendados

  • Respostas 75
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros
Obrigado Luana... To sofrendo aqui pra decidir o que faço!!! Mas suas dicas foram preciosas pra me ajudar a decidir!!! Vamos ver o que faço, meu tempo ta muito curto... quero fazer muita coisa de uma vez, rs rs rs!!! Muito Obrigado!!!

 

Imagino o sofrimento, é triste ter que deixar de lado algum lugar que queremos conhecer. Eu tive que fazer isso com o Salar, mas também não me arrependo, pois ficou um pretexto para voltar nas próximas férias e conhecer o Salar e tudo mais que tive que deixar.

Mas boa sorte ai e depois compartilha o roteiro com a gente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Eu comecei a ler agora e já virei fan!

Eu vou viajar em fevereiro, quero fazer Bolivia, Chile e Peru, mas ainda não defini o roteiro.

Depois de ler seu relato, eu quero fazer o downhill e visitar a Isla.

 

Estou aguardando pelos próximos capítulos hahahahaha

 

Pra mim se você está em La Paz a Downhill é obrigatória, você não vai se arrepender. E bom a Isla vale muito a pena conhecer, não conheci ninguém que não tenha se apaixonado pelo lugar, é tudo muito lindo e a energia que aquele lugar passa é indescritível.

Vou ver se final de semana posto mais umas fotinhos e termino o relato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

13/04 Copa > Cusco

 

Meu ônibus partia as 9:30, então acordei cedo e fiquei observando pela ultima vez o Titicaca do lado Boliviano pela janela do meu quarto. Desci para um café rápido e encontrei a Antonela, que a essa altura estava preocupada com as amigas, que ainda não haviam aparecido (depois descobri que elas haviam dormiram em quartos gringos ahahaha), hoje ela iria para a Isla então dei algumas dicas e parti para meu quarto, pra terminar de arrumar minha coisas.

Cargueira pronta, hotel pago, hora de dar tchau. E fui.

Fui num ônibus de boa, o motora do busão dá algumas dicas que na fronteira é necessário todo mundo descer e passar na policia do lado boliviano para dar saída e depois passar do lado peruano para dar entrada no país. E é importante trocar bolivianos por soles nas casas permitidas e não com as cholas que trocam dinheiro na rua.

Para nós, de passaporte brasileiro é tudo muito fácil e não vi nenhum brasileiro que tenha tido problemas nas fronteiras. Agora me deu pena dos espanhóis e colombianos, mas isso é história para o post da volta de Cusco para La Paz.

Passada a fronteira, estamos do lado peruano, a coisa muda totalmente de cenário. O Titicaca já não é mais tão bonito e é muito sujo. A cada 100m tem umas cholas vendendo gasolina em galões (muito seguro ::otemo:: ).

A primeira parada foi em Puno, lá trocaríamos de ônibus, porém o ônibus iria demorar cerca de 1 hora. Fiquei sentada, peguei meu companheiro de viajem Pringles e dale comer. Perto do embarque fui para o portão, não esqueçam de pagar a taxa de utilização da rodoviária para liberarem a entrada para o embarque, acho que era 1,5 soles.

Busão chegando, subi a bordo e adivinhem, é... um brasileiro ao meu lado. Era o Rogerio, ele já estava viajando a uns 15 dias e tinha muitos pela frente ainda. Conversamos um pouco, rimos das cholas comendo frango com alho e gordura (cara, se você acha que já viu um frango gorduroso, é porque você nunca viu uma comida andina hahaha, sério), mas como a viajem era longa, tentamos dormir, ficamos nos revirando no banco. Paramos em algum lugar, com uma quase rodoviária e um monte de peruano vendendo umas comidas estranhas, como não era permitido usar o banheiro do ônibus aquela era minha oportunidade. O Rogerio ficou cuidando das minhas coisas, me armei com minha mochila de ataque e fui, com muita coragem, porque pelo jeito ia ser tenso ahahahha. Bom, pensado e acontecido. O banheiro era SINISTRO. Ah e tinha a taxinha de 1 soles, eu tava sem dinheiro e implorei pra tia me deixar entrar e bem, meu português convenceu ela hehehe. Voltei para o busão e partimos para a estrada novamente. A paisagem dos andes é maravilhosa, cada montanha que passava, mil coisas vinham a minha cabeça e eu tentava imaginar quantas histórias deviam ter acontecido por ali na época dos Incas. Confesso que meus olhos começaram a suar nesse momento, a emoção de estar perto de realizar um sonho é indescritível. De repente já era noite. E o ônibus começou a parar a cada 20 minutos para pegar pessoas e para pessoas descerem. Comecei a ficar agoniada, quero CUSCO minha gente.

Depois de muuuuuito tempo, chegamos. Isso já era umas 22:30 da noite.

O Rogerio já tinha uma reserva no Pirwa e eu, como sempre, sem reserva falei com ele para dividirmos um taxi. Conseguimos um na frente da rodoviária. Colocamos nossas malas no porta-malas e partimos. Entramos e começamos a conversar, o taxista começou a prometer um monte de coisas. Que nos buscaria no hostel as 7:30 para fazermos um city tour, por apenas 15 soles, que conseguiria nos levar a MP por 80 dólares... Eu e o Rogério ficamos só ouvindo, mas não aceitamos nada, chegamos no Pirwa, pagamos o taxista, pegamos nossas mochilas e ele se foi. Quando o Rogério me olha e diz: ELE ROUBOU MINHA CAMERA. Cara, que desespero. Ele saiu correndo atrás do taxista - que por sorte estava parado no sinaleiro - e mandou ele encostar e tals. Ok, câmera recuperada, mas o susto foi grande.

Entramos no hostel, e por sorte tinha 1 cama, disponível para 1 noite. Fechei aquilo mesmo e no outro dia iria procurar outra coisa. Largamos nossas coisas e decidimos ir jantar, pois o estomago estava colado nas costas... A noite a Plaza das armas é linda, com aquele clima de Cusco e a noite linda, nos permitimos jantar em um lugar top. Tinha um peruano oferecendo o cardápio na porta, quando viu que eramos brasileiros, logo disse que era Corinthiano, ali fechou né... Eu e o Rogério também eramos, o garotinho nos convenceu pelo time HAHAHAHAHA Jantamos uma comida maravilhosa, conversamos e o cansaço começou a bater e estamos precisando de um banho. Acredite, depois de 12 horas no ônibus, a coisa ta feia HAHAHAHAHAHA.

Voltamos, tomei um banho e fui para uma salinha. A estrutura do hotel é muuito boa, tem uma sala que rola música, uma sala que rola filmes, a sala de internet, uma sala de jantar e ainda tava rolando um churrascão por 15 soles na área comum do hostel e além do mais ele está situado pertinho do Mama Africa.

Nesse noite tomei as primeiras Cusquenas com 4 amigas brasileiras que estavam viajando e juravam pra mim que a Tomorrowland seria no Peru ::lol4::

Lá pelas tantas fui descansar o corpo cansado. E a cama do Pirwa é maravilhosa.

Foi, sem dúvidas, o melhor hostel da viajem. Paguei 30 soles pela noite que fiquei lá e valeu a pena.

 

Não tenho fotos desse dia, nem com Rogério, que por sinal gostaria de ter pego pelo menos o facebook para saber do resto da viajem dele.

 

Dica 1: Guarde o papel que eles te dão na entrada no país, na saída - mesmo com o passaporte - você tem que devolver.

Dica 2: Vai ser muito difícil trocar notas de dólares rasuradas e de pequeno valor também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Voltei pra terminar o relato...

 

14/04 Cusco

 

Acordei cedo, pois precisava "zarpar" do hostel e encontrar outro lugar pra ficar. Fui tomar meu café é estava cheio de brasileiros, além das meninas da noite anterior, haviam mais 2 brasileiros... Tava me sentindo no Brasil já haha. O café é simples, pão, manteiga, geleira, café e leite, mas ta valendo. Café devidamente tomado, peguei minhas coisas e segui para a recepção para conferir se realmente não haviam beliches disponíveis, pois é... Não tinha haha, após essa decepção encontrei o Rogerio, me despedi, desejei boa viajem e parti.

Ah, Cusco. Cusco é vida. É amor. É encanto. É mistério em cada parte da cidade. Impossível não sentir a energia e a vibe daquela cidade.

Com minha mochila nas costas fui buscar um novo hostel... Bom, cuidado com os queridos que ficam em frente a Plaza das Armas, uma lá queria me colocar numa espelunca, quarto nem janela tinha, fedia a mofo... Credo.

Achei um hostel bacana, que não me lembro o nome, um dos únicos que estavam disponíveis... Depois descobri que essa lotação na cidade era por conta de alguma festa religiosa. Achei um alemã para dividir o quarto comigo, 60 soles para cada. Cama de casal, café da manhã, banheiro privativo. Tava ótimo.

Me acomodei e fui dar uma volta pela cidade. Andei pra cima e pra baixo, tentei entrar na catedral hehe (não deu, tinha que pagar :/), sentei na Plaza e fiquei observando o movimento das crianças passando, todas uniformizadas indo para escola, coisa mais linda... Vale a pena perder horas, sentada sob o sol na Plaza e simplesmente "sentir" a cidade. Nesse dia ia ocorrer uma procissão, na verdade, como era semana santa, todo dia ocorreria né... Ai fiquei lá observando o exercito todo na rua para fazer a segurança, a imprensa, a ansiedade dos cusquenos, as casas e restaurantes em torno da Plaza decorados, tudo muito lindo. Parei em um restaurante e comi um delicioso ceviche e então fui procurar o passeio para Machu Picchu e o Vale Sagrado.

Ao redor da Plaza tem muitas, mas muitas agências mesmo, tipo 2 agencias dentro de 1 ambiente só. A coisa é louca e o assedio pelos turistas também. Mas basicamente todas oferecem as mesmas condições, eu fechei com aquela que quase me deu de graça o Vale Sagrado hehehe Fechei MP por U$100,00, incluindo: translado do hostel até hidrelétrica de Santa Teresa, 1 noite em hotel em Águas Calientes, 1 almoço, 1 jantar, entrada de MP e translado de volta da hidrelétrica até Cusco. Só para se ter noção da barateza da coisa, somente a entrada para MP é U$70,00 inteira. E fechei o vale sagrado por 15 soles para o próximo dia.

Encontrei a Alemã, que estava junto com uns colombianos e uns espanhois e fomos, é lógico, para o bar.

Bebida vai, bebida vem, ela iria também para MP no dia 16. uhuul.

Comi o melhor Shawarma da minha vida, ali pertinho da Plaza, com um molho maravilhoso, simplesmente delicia.

Cansadas, voltamos para o hotel. Conversamos um pouco, compramos umas Cusquenas no mercadinho que tinha do lado do hotel e fomos noite a dentro assim. Muito tranquilinho hehehe

 

15/04 Cusco

 

Acordei tarde, de ressaca heuheuheuhue, mas é Cusco minha gente. Parti pro almoço e me joguei. Naquela tarde tinha Vale Sagrado.

O combinado foi as 14 horas na frente da agencias. Mas quem disse que no meio daquele monte de coisas, eu achei? Fiquei perdida, parada igual uma pata no meio da calçada hehehe, enfim uma boa alma perguntou o que era e me indicou o caminho. O passeio é um sentimento a parte, eu particularmente apaixonada por histórias e MP adorei. Primeiro fomos ao Qoricancha, 10 soles a entrada e vale cada sole, paga sem dó, um lugar cheio de histórias e lá que os Incas acreditavam estar o centro do universo. E dai vem aquelas histórias que os espanhois dominaram o local e transformaram em uma igreja, roubaram todo ouro e descaracterizam o local. Ai o tempo começou a fechar, 15h e o céu estava preto, parecia finalzinho de tarde. Gente e o resto do passeio? Quero ver Tambomachay, Qenqo, Puka Pukar, SACSAYWAMAN... Dá nada, com chuva sem chuva, lá fomos nós, na nossa saga pelas ruinas. Compramos o boleto, eu comprei para apenas 1 roteiro, não lembro quanto paguei hehehe. E fomos, no meio do caminho, é óbvio que choveu. UHAUHAUHAUHAUHA

Mas é tudo muito legal, no final só pensava assim "tem gente que estuda engenharia por anos e não faz metade do que os Incas fizeram."

Depois do sítios arqueologicos eles param em uma lojinha, as coisas são extremamente caras, não recomendo a compra de nada, em Cusco tem lojinhas bem mais baratas para lembrancinhas.

Voltamos para Cusco. Eu estava morta de cansada, queria ir ao Mama Africa, mas ficou para a próxima vez em Cusco, só queria cervejas e cama quentinha. Destino: mercado hahahaha.

Comprei algumas coisas para comer no percurso até a hidrelétrica no próximo dia e cervejas. Levei tudo para o hotel, botei roupas para lavar e implorei pra recepcionista conseguir deixar pronto até no outro dia cedo, tudo certo ela conseguiria. Mas eu precisava ver a Plaza a noite, então voltei pra lá e encontrei a Alemã (passamos uns 4 dias juntas e não sei o nome dela hahahaha) e os amigos, eles tinham comprado Pisco e estavam indo para o hostel deles, uhul. E dale Pisco... E dale ressaca no outro dia...

 

Dica 1: Faça o vale sagrado antes de Machu Picchu.

Dica 2: Beba Cusquenas, beba todas que conseguir sempre uhauhauha

Dica 3: Leve sempre um casaco para os passeios.

Dica 4: Não tenha medo das pessoas. Nem dos estranho na recepção pedindo pra dividir o quarto HAHAHAHAHA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

16/04 Cusco > AC

 

O celular despertou lá pelas 6:30, não tinha café da manhã, pois o mesmo seria servido a partir das 7:30. Sem problemas né. No hotel tinha o locker e deixamos de graça a mochila lá :D Arrumamos nossas coisas (eu e a alemã) e fomos esperar a Van na Plaza das Armas. Ah, no passeio para MP o café da manhã estava incluso também.

Passamos em vários lugares e logo a van estava cheia. Começamos nossa viajem - que parecia moleza - até Santa Teresa. Seguimos de Van até alguma cidadezinha onde tomaríamos o café da manhã, de novo, café padrão... Voltamos para van e seguimos viajem. E olha a coisa a tensa nesse caminho. Muitas curvas, estrada estreita, subidas, muitas subidas, a gente olha para fora da van e parece que o pneu ta pra fora da estrada... Tem que ta muito afim de economizar e de aventura viu hahahahaha No meio do caminho, eisque uma americana começa a ficar roxa, com falta de ar, no frio que todo mundo estava com 2 casacos ela estava - vejam só - de regata. É gente, o soroche pegou ela. Eu, sempre muito equipada com minha farmácia na mochila, saquei a ultima Soroche Pills e salvei a moça, me senti uma super heroína HAHAHAHAHA Em questão de 5 minutos ela começou a melhorar, começou a sentir frio novamente e voltou a cor normal. Mas gente, é muito assustador, quando no meio do nado a gente para e vê alguém naquele estado. Assim que ela melhorou, embarcamos e prosseguimos viajem. Curvas e mais curvas, eu tava enjoando já :/ Quando achei que não aguentaria mais, chegamos em uma cidadezinha onde seria o almoço ♥

O almoço não era aquela coisa, fiquei até com medo de comer e ter um revertério. Mas a fome era maior.

Almoçados, seguimos viajem... Nisso já tinham se passado muitas horas dentro da van, tipo umas 5 horas e foram mais umas 2 horas talvez até a hidrelétrica.

Ai, quando estamos chegando lá, todo mundo desce e assina um caderno com seus dados pessoais.

Finalmente chegamos, agora faltava pouco, segundo nosso guia apenas mais 2 horas de caminhada pela beirada do trilho do trem. :shock:

Juntamos eu, a alemã, um alemão e um colombiano e seguimos conversando e indo... Na metade do caminho, eu e o alemão acabamos nos distanciando dos demais. E nisso, descobri que ele falava português e que viria ao Brasil para a copa... Conversa vai, conversa vem, ele me diz que comprou o pacote sem almoço para economizar, o coitado tava VERDE de fome ::lol4:: peguei meus últimos pacotes de bolacha e dei pra ele, fez a festa HAHAHAHA, muitas conversas depois, chegamos finalmente a Águas Caliente!!!!

Cidadezinha pequena, na pracinha da cidade tem uma Pachamama e essas coisas, bem simpática até... Esperamos o resto do pessoal para seguir nosso rumo até o hotel. Nessa hora já estava chovendo, aliás, choveu a trilha toda.

A cidade é toda de ladeiras, subidas, descidas, barzinho super top, restaurantes pra todos os gostos e passa um rio do ladinho da cidade, que você ouve de qualquer lugar.

Bom, chegando no hotel, a noticia... Não haviam quartos suficientes e queriam colocar todo mundo num quarto só. As pessoas se revoltaram hahaha, eu a essa altura, não me importava mais em dividir o quarto. Depois de muito chororô mudaram a gente de hotel e ficamos cada um com um quarto individual e banheiro ♥ Obrigada pessoal. Ah, e a alemã né, que fez o drama porque não queria entregar o passaporte para o guia comprar o ticket, no final, deu tudo certo.

Fomos para o hotel, nos acomodamos e fomos para a pizzaria onde encontraríamos o guia com nossos ingressos e passaporte. Lá se foram cervejas, sopas, carnes, conversas, risadas, muito divertido... Inclusive havia uma família de Peruanos junto, muuuito queridos que me acolheram ahahahah e me contaram muitas coisas sobre a cultura deles.

Depois eu e o alemão fomo a um barzinho do estilo bob marley hehehehehe, mas voltamos cedo, precisamos descansar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...