Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

15 dias sozinha: Bolívia e Peru (R$3050,00 com aéreas)

Postado
  • Membros

O ínicio

O sonho de mochilar sempre esteve em mim, mas a vida de estudante sempre consumiu os poucos $$$ que eu ganhava no meu estágio.

Mas ai arrumei um emprego firmeza e depois de exaustivos 2 anos de trabalho as férias viriam...

Foi quando comecei a pesquisar destinos de baixo custo pela América do Sul, e conheci o mochileiros.com, li e re-li relatos e tópicos que pudessem me ajudar, procurei blogs e no facebook encontrei vários grupos, pages e dicas.

Comecei a juntar dinheiro, a comprar o que achei necessário e principalmente: a preparar o psicológico da família.

Descobri que ao invés de 15 dias de férias, teria 30 ::otemo:: , mas com as passagens já comprada e um valor absurdo pra mudar a data ficou impossível.

Roteiro

29/03 Joinville > Curitiba

30/03 Curitiba > São Paulo > BH

(Passei uma semaninha em terras mineiras)

06/04 BH > São Paulo

07/04 São Paulo > Sta Cruz de la Sierra

08/04 Sta Cruz de la Sierra > La Paz

09/04 La Paz

10/04 La Paz

11/04 La Paz > Copa

12/04 Copa > Isla > Copa

13/04 Copa > Cusco

14/04 Cusco

15/04 Cusco

16/04 Cusco > AC

17/04 Machu Picchu > Cusco

18/04 Cusco > La Paz

19/04 La Paz

20/04 La Paz > Sta Cruz

21/04 Sta Cruz

22/04 Sta Cruz > SP > BH

Confesso que não sai daqui de Joinville com esse roteiro, mas pelos poucos dias que tive aproveitei ao máximo os poucos lugares que estive.

Gastos

Não tenho planilha de gastos e nem fiz uma. Portanto não sei quanto gastei em cada dia, quanto gastei em cada refeição ou hostel. Sei que esses R$3050,00, está contabilizado tudo que gastei lá e as passagens, sem contar as roupas, mochila e coisas que comprei aqui.

E olha que eu gastei. No meu ultimo dia em Copa, torrei U$100,00 em suvenires e não me arrependo, tem tanta coisa linda que a vontade era trazer uma barraquinha pra mim ::love::

Mas digo que bebi dignamente, dormi bem, comi bem (apesar de que nos primeiros 3 dias fiz a dieta dos industrializados e só fui comer comida boliviana, porque duas brasileiras queridíssimas que trombei no Wild Rover me convenceram).

Levei tudo em dólares, que foi algo em torno de U$833,00 e fiz um saque de R$150,00 no ultimo dia de viajem, pois desconhecia a taxa do aeroporto.

Em momento nenhum senti medo, não usei a dolera, apesar de ter comprado, andava com o dinheiro na mochila e escondi U$200,00 na bota ::tchann:: . Tudo lindo e perfeito.

Dicas

1: VÁ SEM MEDO. Acredite. Me senti muito mais segura pelas ruas da Bolívia do que na estação tiete de são paulo.

2: NÃO CONFIE EM TAXISTAS. Sim. Mesmo que eles tenham credenciais, se agarre na sua mala e seus pertences. Em Cusco, quando descemos do terminal rodoviaria rumo ao hostel, o Rogerio (que conheci no trajeto), quase teve a câmera furtada, pelo espertinho do taxista.

3: DIGA QUE É BRASILEIRO. Mostre o passaporte, abre o sorrizão e aproveita. Não sei porque, mas os bolivianos e peruanos adoram o Brasil. Adoram falar de futebol, das praias. Mas eles só conhecem o Rio de Janeiro, senti um certo bulling ::vapapu:: quando falava que era de Santa Catarina do Sul, que aqui fazia frio e ouvi um sonoro: COMO ASSIM? NO BRASIL FAZ FRIO?

4: MULHERES... IGNOREM AS CANTADAS. Essa tem a ver com o tópico acima. Você chega, solta o verbo em português e vem a perguntinha: é brasileira? Ai minhas queridas, se prepara pra uma enxurrada de elogios (eu espero que sejam hahaha)

5: NÃO FALAR INGLÊS E ESPANHOL NÃO É EMPECILHO. Não falo nem inglês e nem espanhol, nos primeiros dias é complicado, mas acredite depois de uns 2 dias e muitas pacenas e cusquenas a gente já se acha fluente.

E por fim se divirta e aproveite, porque perrengue toda viagem tem, basta tirar o melhor de cada momento.

Sem duvida essa viagem foi a melhor coisa que já fiz na vida, conhecer uma nova cultura, pessoas de todos os cantos do mundo, histórias, vivenciar momentos que só quem está lá entende, não há relato que possa descrever a sensação que se sente, a vibe de certas coisas. E acredito que todos deveriam fazer uma trip assim, ao menos uma vez na vida.

Foram dias de auto-conhecimento, reflexão, bebedeiras e bons sentimentos.

Editado por Visitante

• Respostas 75
  • Visualizações 14.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

UAuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu ::dãã2::ãã2::'>

Após 3 dias lendo os seus relatos (não que eu seja lerda) é que eu li em partes ::bruuu::

Eu fiquei felizzzzzzzzzzzzzz D+ de ter encontrado alguém doida igual eu e que fez esse roteiro saindo do mesmo lugar que eu ::lol3::

Yuhullll é Joinville invandindo o Peru e a Bolívia! ::lol3::

Em 15 dias será a minha partida estou animadíssmaaaaa ficarei uns 24 dias viajando ::hãã2:: Eu já li vários relatos, mas esse sem dúvida valeu muito a pena! heheheh Você é maior figuraça, parece que te conheço e que já somos amigas ::prestessao::

Eu ainda não defini muito bem o meu roteiro, sei lá tá tudo meio confuso ainda rs rs rs o que importa que eu sei que a minha ida será Joinville > Curitiba > SP > Santa Cruz - pesquisei os preços de ônibus e vi que ia sair elas por elas - preferi chegar mais descansada e aproveiotei que achei passagem + barata paguei uns R$510,00 com tudo até Santa Cruz ::lol4::

Dali pra frente eu ainda não defini hehehe só sei que quero aproveitar MUITO :D gostaria de fazer basicamente tudo que vc fez mas ir para MC fazendo a Trilha Salkantay sabe?! E aí vai uns 3/4 dias.

Tô afim de uma trip mais espirual, não tanta bagunça, sei lá - é o que eu acho hoje né?! Uhauahuahauhu ::lol3:: Gostaria de conhecer o Deserto do Atacama também... mas não sei se aí não ficaria MUITO corrida e cansativa essa minha viagem :roll: O que vc acha? A volta eu farei de busão mesmo já estarei moída mesmo rs rs rs ::tchann:: aí farei o trajeto normal La Paz > Santa Cruz > Corumbá >Campo Grande > Curitiba > Joinville :mrgreen:

Eu atambém não fiz reserva nenhuma e sabe porque?! Assim como você também não sei quais dias passarei onde então acho que de um local eu vou avisando que vou para o outro e tal ::lol4:: eu tenho uns dinheiros para gastar no site do AIRBN e tava pensando que era uma boa oportunidade né?! Só que com essa minha 'não organização' não sei se conseguirei ::dãã2::ãã2::'> e também pensei em usar o couchsurfing mas continuo com o mesmo problema ::toma::

Essas estadias 'alternativas' nem são por uma questão de grana, são para desafiar mesmo hehehehe e também aproveitar e conhecer mais locais sei lá! ^^ ::hãã2::

Ain ain ain então é isso <3 Muitoooooooooooooo obrigada por dividir a sua experiência e dividir um pouco de você com a gente! ::kiss::

Postado
  • Autor
  • Membros
UAuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu ::dãã2::ãã2::'>

Após 3 dias lendo os seus relatos (não que eu seja lerda) é que eu li em partes ::bruuu::

Eu fiquei felizzzzzzzzzzzzzz D+ de ter encontrado alguém doida igual eu e que fez esse roteiro saindo do mesmo lugar que eu ::lol3::

Yuhullll é Joinville invandindo o Peru e a Bolívia! ::lol3::

Em 15 dias será a minha partida estou animadíssmaaaaa ficarei uns 24 dias viajando ::hãã2:: Eu já li vários relatos, mas esse sem dúvida valeu muito a pena! heheheh Você é maior figuraça, parece que te conheço e que já somos amigas ::prestessao::

Eu ainda não defini muito bem o meu roteiro, sei lá tá tudo meio confuso ainda rs rs rs o que importa que eu sei que a minha ida será Joinville > Curitiba > SP > Santa Cruz - pesquisei os preços de ônibus e vi que ia sair elas por elas - preferi chegar mais descansada e aproveiotei que achei passagem + barata paguei uns R$510,00 com tudo até Santa Cruz ::lol4::

Dali pra frente eu ainda não defini hehehe só sei que quero aproveitar MUITO :D gostaria de fazer basicamente tudo que vc fez mas ir para MC fazendo a Trilha Salkantay sabe?! E aí vai uns 3/4 dias.

Tô afim de uma trip mais espirual, não tanta bagunça, sei lá - é o que eu acho hoje né?! Uhauahuahauhu ::lol3:: Gostaria de conhecer o Deserto do Atacama também... mas não sei se aí não ficaria MUITO corrida e cansativa essa minha viagem :roll: O que vc acha? A volta eu farei de busão mesmo já estarei moída mesmo rs rs rs ::tchann:: aí farei o trajeto normal La Paz > Santa Cruz > Corumbá >Campo Grande > Curitiba > Joinville :mrgreen:

Eu atambém não fiz reserva nenhuma e sabe porque?! Assim como você também não sei quais dias passarei onde então acho que de um local eu vou avisando que vou para o outro e tal ::lol4:: eu tenho uns dinheiros para gastar no site do AIRBN e tava pensando que era uma boa oportunidade né?! Só que com essa minha 'não organização' não sei se conseguirei ::dãã2::ãã2::'> e também pensei em usar o couchsurfing mas continuo com o mesmo problema ::toma::

Essas estadias 'alternativas' nem são por uma questão de grana, são para desafiar mesmo hehehehe e também aproveitar e conhecer mais locais sei lá! ^^ ::hãã2::

Ain ain ain então é isso <3 Muitoooooooooooooo obrigada por dividir a sua experiência e dividir um pouco de você com a gente! ::kiss::

Jéssica, que bom que gostou do relato e que bom que é daqui de Joinville. De Joinville para o mundão AHAHAHAHAHA

Sei que trilha é a Salkantay, comecei a organizar minha trip, pois queria fazer ela... Entre tantas mexidas no roteiro, acabei tento que retirar para ganhar tempo, pois só ia ter 15 dias de férias. Sobre fazer uma trip espiritual, acho bacana, meu mochilão foi muito espiritual, de descobrir coisas sobre mim, eu voltei com uma outra percepção sobre tudo que está ao nosso redor, sei lá pra muitos viagens são só viagens, pra mim vão muito além disso, viajar me proporciona encontrar outras almas e ter uma troca de energia e sentimentos muito intensa, nunca volto da mesma forma que parti. Até filosofei hHAHAHAHA

Mas vai e aproveita, não se prende no teu roteiro, se prende nas coisas que pra você são imperdíveis e vai tocando, aproveita as dicas que vão te dar pelo caminho.

Sobre couchsurfing na Bolívia e no Peru e Airbnb tem que pesquisar bem, pois acredito não ser uma prática tão comum, talvez em grandes centros como La Paz e Cusco pode ocorrer. Mas te digo que a experiência de hostels são unicas também, é um mundo inteiro reunido num local pequeno, é muito legal.

E de nada... Se precisar, estamos ai ::otemo::

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Luana, também tive a impressão que você é minha amiga! hahahha. Apesar de ter escrito que estava sozinha, me parece que você ficou bem menos tempo sozinha do que com galera. Amei! Estou partindo também pra Chile/Bolívia/Peru sozinha, pela primeira vez. Estou montando tudo e correndo! ::hãã2::

Só fiquei com uma dúvida.. o qq é essa taxa de 175bs do aeroporto??

Postado
  • Membros

Luana,

Cara, achei seu depoimento sensacional. Pretendo fazer um mochilão lá pra Maio desse ano, de forma bem semelhante ao seu. Sozinho, com 5.000 reais reservados para isso.

Acho que depoimentos como o seu com essa grande riqueza de detalhes e recomendações tem muito a acrescentar para quem lê. De antemão te agradeço muito.

Em relação a grana, queria saber como você fez. Levou tudo contigo em dinheiro mesmo? Achou arriscado? Se outra pessoa que viajou quiser opinar sobre isso, também agradeceria.

Assim como você, sou péssimo em ler mapas. Geografia definitivamente não era minha matéria favorita na escola. É possível ir de La Paz para Potossi? Quero acrescentar no meu roteiro o Salar de Uyuni e estou com essa dúvida.

Existe algum hostel na Isla del Sol? Vale a pena pernoitar por lá e aproveitar o lugar com mais calma?

Obrigado desde já.

Postado
  • Autor
  • Membros
Luana,

Cara, achei seu depoimento sensacional. Pretendo fazer um mochilão lá pra Maio desse ano, de forma bem semelhante ao seu. Sozinho, com 5.000 reais reservados para isso.

Acho que depoimentos como o seu com essa grande riqueza de detalhes e recomendações tem muito a acrescentar para quem lê. De antemão te agradeço muito.

Em relação a grana, queria saber como você fez. Levou tudo contigo em dinheiro mesmo? Achou arriscado? Se outra pessoa que viajou quiser opinar sobre isso, também agradeceria.

Assim como você, sou péssimo em ler mapas. Geografia definitivamente não era minha matéria favorita na escola. É possível ir de La Paz para Potossi? Quero acrescentar no meu roteiro o Salar de Uyuni e estou com essa dúvida.

Existe algum hostel na Isla del Sol? Vale a pena pernoitar por lá e aproveitar o lugar com mais calma?

Obrigado desde já.

Vitor, fico agradecida pela seu comentário, a intenção é sempre poder ajudar ne ;)

Com relação ao dinheiro, levei tudo em especie, deixei a maior parte dentro da minha mochila de ataque, e o que ia gastar levava no bolso e deixei U$200,00 dentro da bota que eu usava, caso fosse roubada, tinha uma graninha pra me virar né. Mas no final da viagem fiquei sem dinheiro e Sta Cruz e não tive problemas pra sacar, único porém são as taxas, o Itau me cobrou R$13,00 por saque. Mas te digo, não me vi insegura de andar com dinheiro.

Quanto ir de La Paz a Potosi, tem como sim, mas não sei te dizer os valores. Ai de Potosi tu vai a Sucre e de Sucre para Uyuni, algo assim.

Existem muitos hotéis na Isla del Sol na parte Sul, e te digo, se tiver a oportunidade passe a noite por lá, o lugar é simplesmente o máximo.

De antemão, te desejo uma boa viagem, com certeza vai ser inesquecível.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.