Ir para conteúdo

Existe uma receita de como ser mochileiro(a)?


Posts Recomendados

  • Membros

Andei a passear por varios topicos e troquei tudo...

O espirito é importante... O resto descobre-se com a esperiencia, com os bons e maus momentos...

Mas acima de tudo depende da pessoa, da maneira que se desenrasca...

Engraçado tambem estudo turismo... E tenho muitas cadeiras de história...

Fiquem bemid="navy">

Link para o comentário
  • Respostas 48
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra
quote:Originally posted by Melância

 

Tiago adorei .... acho q sou tipo urbana.. hauaua mas faço tanta trip q vi outras manias... tem aqueles pinguços ... tipos os caras do Radicais Livres .... tem os neuroticos com natureza que trip só se for pra lugar aberto ... hauaua

quote:Originally posted by thiagodesa

 

Bom, o pessoal ja disse bastante, a ideia e essa mesmo, como diria Glauber Rocha, "uma mochila nas costas e uma idéia na cabeça!"

 

Claro que há vários tipos de mochileiros e mochiladas, vale a pena experimentar cada um pelo menos uma vez. Aqui vão alguns exemplos

 

Rústico Até o Osso, aquele que poe uma mochila velha nas costas e um kichute surrado no pe, sai de casa sem saber pra onde vai, não prepara nada, nem passa no supermercado pra comprar um pao de forma ou meia dúzia de miojos. Esse espécime adora pegar chuva, passa fome pra economizar a grana da balada, nunca paga passagem (caroneiro!!!) e arma a barraca na primeira graminha que encontram pela frente (anões de jardim, temei!). Muito comuns entre os alunos de Ciencias Sociais...

 

Methodic Backpacker, sempre preparado, este ser tem tudo o que é necessário para sua viagem, sabe de cor absolutamente tudo, os nomes dos hoteis que viu no Lonely Planet, como distribuir o peso na mochila, usar o GPS, o desfibrilador portatil, dirigir uma retroescavadeira... tem mapas, livros, falou com Deus e o mundo sobre a trip em tres idiomas mas tambem não se incomoda em acampar com os anoes de jardim, a diferença é que ele antes mapeou as 57 melhores opções de jardim num raio de 5Km. Seu maior medo: molhar o papel higienico! (Ziploc nele!)

 

Mochileiro Urbano, é uma criatura não abre mao dos prazeres da cidade nem quando vai mochilar. Desconhece o significado da palavra carona mas sabe dizer com precisão a diferença entre hostel, hotel, albergue, pensão, pousada e retiro (UFA!), seu livro de cabeceira é o Atlas Mundial de Museus e sua mochila mais parece um elefante de tanta roupa e par de tenis, afinal de contas, "eu não quero repetir roupa na balada, credo!". Sua maior alegria é a poltrona 32, do meio para o fim do ônibus e do lado contrario ao do motorista, sabe como é, no caso de um acidente... no aviao, so se for de janelinha...

 

Será que alguem conhece mais algum especime?!?

 

 


id="quote">
id="quote">


id="quote">
id="quote">

 

Eu não me enquadro diretamente em nenhuma das categorias...

Poderia dizer que sou 35% rústico, 45% metódico e 20% urbano.

Seria uma nova categoria???

Falow

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Como Geno (faz parte da dupla com o Gino?? AFF) citou, eh bom q as pessoas tenham um pouco de cada categoria....

Pq a Adaptação eh uma ótima qualidade!!!

 

Eu naum tenho muito pouco do metódico... e bastante do rústico e do urbano.... mas estamos aih p/ isso!!!!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Fala Daniel, tranquilo?

 

Meu caro, resolvi responder a sua duvida aqui no topico por dois motivos:

 

1 - A duvida de um eh aa duvida de todos;

2 - Tem muita gente aqui que vai ler as suas duvidas e vai poder te ajudar tambem.

 

Entao vamos la:

 

Ultimamente tenho me interessado bastante em viajar o mundo sem muita frescura por ai, mas com planejamento, pois não quero passar fome também. Tenho lido muitos relatos de pessoas que dizem viverem

viajando por longos períodos mas eu não consigo compreender como elas conseguem custear essas viagens. Posso estar enganado mas a impressão que dá é que elas não viajam somentes nas férias dos seus empregos, mas sim, quando "dá na telha", ou seja, parece que a maioria dessas pessoas não tem nem emprego fixo e trabalham apenas o suficiente para juntar a grana para a próxima viagem. Você pode me falar um pouco sobre isso?

 

Eu dou o maior ponto para vc viajar pelo mundo. Mas vc tocou num ponto muito importante: Planejamento. Isso eh que vai definir a sua viagem de memoravel, para um completo desastre. Vou falar ja sobre isso.

Eu tenho o mesmo sentimento que vc tem quando leio sobre pessoas que viajam quando da na telha. Alguns, eu sei porque eles escrevem, trabalham so para juntar o dinheiro para fazer uma viagem. Outros, vao se virando onde vao parando, arranjando empregos temporarios para seguir a viagem. Ja tem outros, que trabalham em empregos que tem certos privilegios, como licenca premio, dias de folga acumulados, tem gente que junta tudo e tira umas longas ferias( claro, isso acontece mais no servico publico). Entao, eh muito relativo, mas a maioria eh nesse esquema de trabalhos temporarios.

Se isso eh bom ou ruim, isso vai de cada um. Tem gente que prefere viajar com mais seguranca outros que gostam mesmo da aventura.

 

como é que vc planeja as suas viagens?

Bem, eu costumo planejar muito bem as minhas viagens. Primeiro pesquisando muito sobre o local aonde eu vou e os que eu vou passar; por exemplo, estava em uma viagem pelo sertao da PB e, pesquisando, descobri que tinha uma cidadela onde tinha uma cachoeira. No sertao!!! Quer dizer, se eu nao tivesse pesquisado, iria passar pela cidade sem imaginar que tinha uma cachieira por la... Entao, vale ler muito, perguntar a quem ja foi, trocar ideias. Uma Guia 4 Rodas Viajar Bem e Barato, ajuda nesse ponto. Vc tem que levar em conta o tipo de transporte que vc vai. Carro, aviao, a pe, caronha. Isso, eh o primeiro passo, pois dai, vc vai definir o que vc vai levar. Fazer o chklist. Digamos que vc va fazer um mochilao pela beira mar a pe. Vc vai ter que levar barraca, filtro, etc. Mas vc vai comer em restaurantes ou cozinhar? Dai tem que ver se vai levar fogareiro, lampiao, etc.

Depois que vc define para onde vai e como vai, vc pode ir juntando as pecas que faltam.

Você tem emprego fixo? Em que vc trabalha? Se vc tiver emprego fixo, como vc planeja essas viagens de modo que não conflite com o seu emprego?

 

Eu tenho emprego fixo sim; trabalho na area de TI.

Quanto ao planejamento, esse eh um problema mesmo; eu so posso viajar nas ferias, finais de semama e feriados. Eu nao posso me dar ao luxo de ficar desempregado, entao, as minhas viagens ficam resumidas a esse periodo (ate arranjar um emprego publico. heheh)

Uma das grandes preocupações que tenho é com o dinheiro que devemos ter para cada viagem. Como vc estabelece o mínimo necessário para cada viagem que vc faz? e se faltar grana no meio da viagem, vc arruma um trampo,ou volta? Isso ja aconteceu com vc?

Rpaz, dinheiro nao eh problema... Eh solucao. hehehe. Mas falando serio, primeiro eu tenho que calcular quantos dias eu vou ficar na estrada. Depois quantas cidades e quantos dias vou ficar em cada cidade. Se for para cidades menores, verificar se a cidade tem cx eletronico. Se a viagem for para o exterior ai o cuidado eh redobrado. Mas o calculo que eu costumo fazer eh hospedagem + alimentacao + passeios + extra por dia. Eu calculo isso por dia, e multiplico pelo numero de dias que pretendo ficar. Quando chegar no resultado, adiciono de 15% a 20% para eventuais problemas nao planejados. Viajar com dinheiro exato, nem sempre da certo. E tem que ter em mente que nao pode se afobar.

Vc perguntou se ja aconteceu de eu ficar se dinheiro. Ja, ja aconteceu em uma viagem que eu fiz para o Para. Eu me empolguei, gastei alem do meu limite, e nao volta, tive que passar dois dias na viagem de volta de onibus comendo farinha do Para (uma amarela, forte pa caramba), pois nao tinha mais dinheiro nem para uma coxinha. So tinha dinheiro para essa farinha, que custava R$ 1,00 o kg. Meu amigo, nesses dias aprendi o que eh meditar... Mas no fim, deu tudo certo.

 

Eu estou planejando um mochilão pela Europa, será que já tendo comprado as passagens áeras até Portugal e uma vez lá, viajar somente de Trem/Ônibus dá fazer isso com uns R$ 6.000 ou R$ 5.000 Reais para ficar uns 30 dias?

Eu estou planejando esse mochilao ah um tempao, rpz, mas ainda nao tive como ($$$) ir.

Veja bem, vc tem que colocar em mente que a Europa eh um continente muito caro e nosso dinheiro, de cara, ja vale 3x menos. Dai, pegue seu dinnheiro e divida por 3.

Eu nao conheco, ainda, a Europa; nao sei se esse montante que vc tem da para se virar por la. Mas estou colocando um link para uma colega que acabou de passar 40 dias por la; ela pode te responder melhor do que eu.

 

http://www.mochileiros.com/topic.asp?TOPIC_ID=15275

 

No mais, espero ter te ajudado um pouco, pelo menos. Fique a vontade para fazer quantas perguntas forem necessarias ate suas duvidas estarem sanadas e vc se sentir seguro para colocar o pe na estrada.

 

Abs e boa sorte

 

Romulo Murdock

 

FORCA SEMRPE

 

In God we trust!

quote:Originally posted by Daniel Sampaio

 

Olá Romulo tudo bom? espero que sim. Bom,li vários posts seus aqui no

mochileiros, e gostaria de receber algumas dicas suas sobre como

poder viver nesse estilo mochileiro.

O meu nome é Daniel, sou estudante de Ciência da Computação, e me

formo ano que vem, 2006.

Ultimamente tenho me interessado bastante em viajar o mundo sem muita frescura por ai, mas com planejamento, pois não quero passar fome também. Tenho lido muitos relatos de pessoas que dizem viverem

viajando por longos períodos mas eu não consigo compreender como elas conseguem custear essas viagens. Posso estar enganado mas a impressão que dá é que elas não viajam somentes nas férias dos seus empregos, mas sim, quando "dá na telha", ou seja, parece que a maioria dessas pessoas não tem nem emprego fixo e trabalham apenas o suficiente para juntar a grana para a próxima viagem. Você pode me falar um pouco sobre isso? como é que vc planeja as suas viagens? Você tem emprego fixo? Em que vc trabalha? Se vc tiver emprego fixo, como vc planeja essas viagens de modo que não conflite com o seu emprego? Uma das grandes preocupações que tenho é com o dinheiro que devemos ter para cada viagem. Como vc estabelece o mínimo necessário para cada viagem que vc faz? e se faltar grana no meio da viagem, vc arruma um trampo,ou volta? Isso ja aconteceu com vc? Eu estou planejando um mochilão pela Europa, será que já tendo comprado as passagens áeras até Portugal e uma vez lá, viajar somente de Trem/Ônibus dá fazer isso com uns R$ 6.000 ou R$ 5.000 Reais para ficar uns 30 dias?

Por favor, cada resposta que vc puder me dar será de grande valor. aguardo.

 

Abraços,

 

Daniel Sampaio.

 


id="quote">
id="quote">
Link para o comentário
  • Membros

Olá Romulo, valew mesmo pelas dicas. Suas ajudas são importantíssimas para mochileiros de primeira viagen como eu. Bem espero em breve ter condições de por em prática o meu plano.

Abraços,

Daniel Sampaio.

 

PS: Amigos, se alguém estiver planejando vir para Manaus eu moro aqui. Entre em contato comigo, podemos marcar umas excursões (Não sei se esse é o termo certo) para as cachoerias que conheço. São lindas. Dá para acampar legal.

Link para o comentário
  • Membros

Galera,

 

Li os tipos mais comuns de Mochileiros, são hilários. Acho q esqueceram de falar das garotas q qdo saem pra qq trip levam seu bichinho de pelúcia e pantufas...rs é o fim!

 

Bom, já falei q sou nova no pedaço e gostaria mto de elaborar minha própria receita e guia de sobrevivência, sempre sonhei conhecer lugares diferentes e gastando pouco. Acho q me identifico mais c/ o Mochileiro Urbano, pq gosto de combinar cada par de sapato c/ um tipo de roupa, mas não uso xampú pra tomar banho de cachoeira não viu.

 

 

Então como sou uma Mochileira Principiante, gostaria de saber se no fórum, posso ir respondendo a qq tópico q achar legal, e como faço pra participar de um grupo específico? Por ex. sou de SP e qria saber se posso entrar de pára-quedas na próxima viagem de vcs, pois pelo q ando lendo tem mto veterano c/ km e km percorridos.

 

 

Até.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...