Ir para conteúdo

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

uma coisa que eu tenho procurado e não acho com facilidade é lã de vidro. não quero canibalizar o fogão de casa. mas com um pouquinho de lã de vidro e um fundo de uma lata de refri vc tem um fogareiro simples.

 

outra coisa: tem que se pensar no cnjunto inteiro: fogareiro, suporte, pára-vento. dá rpa fazer o pára-vento integrado ao suporte. ou fazer fogareiros que se coloca a panela em cima, de modo que é denscessário o pára-vento. pra esses, panelas mais largas são mais legais.

 

inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

é a espiriteira da vargo, com a marca kailash.

http://www.backpackgeartest.org/reviews/Cook%20Gear/Stoves/Vargo%20Triad%20Titanium%20Stove/Colleen%20Porter/Initial%20Report/

 

tem mais opiniões sobre essa espiriteira. foi recentemente remodelada.

 

não use sem um pára-vento. a própria fabricante ensina como fazer um:

http://www.vargooutdoors.com/index_files/Page339.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

é fácil o pára-vento que eles propõem:

recortar uma tira de alumínio naquel formato desenhado. depois encaixar uma ponta na outra.

 

meu pára vento é diferente: uma tira de alumínio, só que prendo com um clipe de papel grande, pq serve pra panelas de tamanho diferente.

 

vc pode comprar essa foha de alumínio em casa de materias de construção. a mais estreita costuma ter uns 30 cm.

 

como sua espiriteira já tem o suporte pra panela, vc só precisa da folha. há pára-ventos que são tb suporte pra panela. a sua não precia.

 

vc pode fazer tb com latas de alumínio. é só recortar e emendar. tanto pode emendar por encaisxes, como simplesmente prender com silver tape. lembrando, o lado sem tinta, pra dentro. e a silver tape pra fora.

 

não esqueça de fazer uns buraquinhos na base pro ar entrar.

na seguinte página, há muitas ilustrações:

http://zenstoves.net/PotStands.htm#BuildaStand

 

a página é mais para os suportes pras panelas, os pot stands. mas ó comum é justamente fazer o suporte integrado ao pára-vento. enconmiza-se no peso.

 

acho que vou fazer um em estilo cone pra mim.

 

inté.

 

[]s

eu tô aqui quebrando a cabeça como fazer um suporte que possa ser tb um fogão a lenha. pra cozinhar caso acabe o álcool, com gravetos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

haole, sua espiriteira pede alguns cuidados;

 

1. nunca encha de água. vai reter água na lá de vidro que tem dentro. vai dar um trampo pra secar....

2. voce pode melhorar o desempenho dela com duas dicas:

a. depois de enchê-la, tape o buraco central com umamoedinha. pode ser a de um centavo.

b. coma moedinha no lugar, ponha mais umpouquinho de álcool em cima, fazendo uma pscininha, e acenda. essa piscininha vai ajudar a aquecer a espiriteira.

 

espiriteira aquecida funciona melhor. o material que aquece mais rápido é o lumínio, e o mas lento é o titânio. no meio do caminho o ferro/aço das latas. por isso há quem não use panela de titânio, por exemplo.

 

agora, dá uma lida sobre esse fogareiro a lenha:

http://www.trailstove.com/details.html

 

mesmo sem entender bem o inglês, vc pode ver uma tabelinha sobre peso e preço ao longo de 3 anos, considerando-se o uso de uma noite por mês.

 

a lenha, o combustível não se carrega... e é de graça... e costuma ter em tudo quanto é lugar. eventualmente é capaz de fucnionar até com folhas secas.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oh cabeça!Agora eu entendi,valeu pelas dicas Ogum777!Será que rola fazer esse aparador de forma triangular?(como alguém já citou).Fogareiro à lenha eu já "usei"...com uma lata de leite em pó que eu achei na praia,foi ruim pra fazer o furo na lateral mas foi o rango mais rápido no nível do mar da minha vida.Um detalhe, a panela ficou preta e deu até dó...ainda bem que era baratinha.Esse fogareiro foi "idéia" de um amigo do exército, que também deu a idéia de usar uma grade de ventilador como grelha pra assar um peixe.Depois de ressaca no mar dá pra mobiliar uma casa...hehehe

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sabe o preço +ou- da tira de alumínio?Se for caro, vou fazer com latas!O que nós fizemos não foi muito bem esse fogareiro por que ele não tinha esses buracos na base...foi coisa parecida, só tinha um furo na lateral(perto da boca da lata).Se for usar um daquele só vai carregar mesmo o peso do fogareiro...e pra fazer o fogo pegar pra valer?nós usamos folhas,seguidas de alguns gravetos maiores.Somente o fogareiro vai dar quase 500g(o do site).

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

cara, eu paguei uns 7 reais por cerca de 70 cm de folha de alumínio com 30 cm de largura. tenho um monte ainda, pra outros projetos... a gente acaba usando tiras de 7, 8, 9 cm... hehehe - ahca-se em casa de material de construção, pq o povo usa pra revestir partes do telhado contra água e pra outros usos. tem de diversas larguras. meça primeiro o perímetro da sua maior panela, e deixe sobrando uns 4 cm. na parte de baixo da tira, faça uns recortes ou furos. eu prendo com clipe de papel pq assim posso regular o tamanho, de acordo com a panela. funciona bem. deixe bem justa, mas não colada na panela.

 

eu tô vendo se arranjo uma lata de leite ninho pra bolar um fogareirinho a lenha. que sirva tb de suporte pra espiriteira.

 

inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...