Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Postado (editado)

Olá, Galera!

 

Não sei se vocês acompanham o fórum do Lonely Planet, mas estava dando uma olhada por lá e um cara postou lá hoje sobre protestos que estão acontecendo no Peru.

Houve um grande protesto em Iquitos há dois dias atrás, e a Cruz del Sur aparentemente cancelou alguns ônibus para Cuzco. Aparentemente a causa dos protestos é que a polícia matou alguns indígenas no norte do país. Pelas mensagens, aparentemente o clima anda bem tenso por lá.

 

Post original: http://www.lonelyplanet.com/thorntree/thread.jspa?threadID=1784797&tstart=0

 

Então fica o aviso para quem estiver indo nos próximos dias, sempre é bom tomar cuidado.

Estou indo daqui a 3 semanas, espero que até lá as coisas estejam mais calmas.

 

Abraços.

Editado por Visitante
  • Respostas 84
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
Postado

O governo peruano passou uma legislação quer permitirá a exploração mineral e agrícola em larga escala na Amazônia peruana, contribuindo assim para uma rápida devastação ambiental da região.

 

Os grupos indígenas protestaram pacificamente por dois meses demandando o direito de opinar sobre os decretos que irão impactar dramaticamente a ecologia e os povos nativos da floresta, além de representar um desastre para o clima global. Semana passada o Presidente García reagiu: enviou forças especiais para suprimir os protestos gerando conflitos violentos e chamando os manifestantes de terroristas.

 

Mais de 70% da Amazônia peruana está agora à disposição da indústria. Gigantes do petróleo e gás como a empresa Anglo-Francesa Perenco e as Norte Americanas Conoco Phillips e Talisman Energy, já pleitearam investimentos de bilhões na região. Está comprovado que estas grandes indústrias extrativistas não trazem nenhum desenvolvimento local aos lugares que exploram, além de ter também baixa preocupação ambiental. Por isso os povos indígenas estão exigindo seu direito legítimo como consultores para a elaboração das novas leis.

 

Por décadas o mundo e os povos indígenas olharam as indústrias extrativistas devastarem a maior floresta do planeta, responsável por guardar os maiores tesouros naturais da humanidade e por limpar a atmosfera do perigoso carbono que está causando o aquecimento global.

 

Os protestos no Peru representam o maior e mais desesperado chamado dos povos indígenas deste país – por isso temos que dar o nosso apoio internacional. Assine a petição e incentive os seus amigos e familiares a assinarem a petição. Só assim poderemos trazer justiça para os povos indígenas e continuar na luta pela preservação da Amazônia.

 

 

Mais informações sobre a situação no Peru:

 

# Estes grupos indígenas estão na linha de frente da para proteger o planeta. Vamos demonstrar o nosso apoio a eles, levando uma mensagem para o Presidente Alan García (que se preocupa com a sua reputação internacional) para imediatamente acabar com os choques entre policiais e indígenas e abrir um diálogo com as lideranças. Assine a petição global no link – ela será entregue em nosso nome por uma figura política Latino Americana amplamente reconhecida e respeitada:

http://www.avaaz.org/po/peru_stop_violence

 

 

# Peru suspende decreto que originou mobilização de indígenas:

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/06/10/peru-suspende-decreto-que-originou-mobilizacao-de-indigenas-756296945.asp

 

# Indígenas protestam contra repressão violenta no Peru:

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,indigenas-peruanos-bloqueiam-estrada-e-porto-em-ato-contra-repressao,386061,0.htm

 

# Indígenas do Peru seguem com protesto contra leis que tratam da Amazônia. Governo quer negociar em 15 dias:

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/06/11/indigenas-do-peru-seguem-com-protesto-contra-leis-que-tratam-da-amazonia-governo-quer-negociar-em-15-dias-756306540.asp

 

# Parlamento do Peru suspende leis que causaram protestos de indígenas:

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/06/11/parlamento-do-peru-suspende-leis-que-causaram-protestos-de-indigenas-756298767.asp

 

# Organizações de direitos humanos do Peru pedem que cessem os confrontos entre índios e policiais:

http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=2899

  • Membros
Postado

Galera .

Estou em cuzco, e estou tentando ir para La Paz e se encontra interditada a estada pra Puno,

os indios interditaram a estrada , e até dia 25, nao existe previsao de liberar...

estamos tentado comprar passagem de aviao pela lan ...mas esta tudo lotado e o olho da cara...

assim que puder deixo maiores inforacoes.

abraco..o teclado aqui nao tem o tiu.

  • Membros
Postado

Sim, continuam os protestos por todo o sul do Peru.

Estava em Puno até ontem esperando para ir a Cuzco e os onibus estavam fazendo uma rota alternativa que leva de 24 a 30h e custa 80, 90 soles, sendo que o preco normal é 20.

Bem, agora estou em Arequipa e hoje Puno também está bloqueado.

Estou aguardando mais noticias de um amigo que está em Cuzco agora.

  • Membros
Postado

Galera.

Estou em Lima, e todos vao parar amanha,

também querem interromper os trechos entre Cusco e Puno, passamos ontem no trecho de conflito onde os campesinos interrompem a estrada, por volta das 00:00 horas, mas ainda hoje estava aberto, creio que nada funcionará amanha, somente aeroportos.

Por isso quem tem o roteiro de ir ao Peru passsando por Puno, ou a Bolivia via Peru, melhor se programa e se informar.

Abraços. e boa sorte.

  • Membros
Postado

Olá galera, andei pesquisando um pouco sobre infos recentes sobre os acontecimentos políticos no Peru e essa notícia do americaeconomia.com.br é de deixar em alerta quem vai pra MP em julho (meu caso). Esse matéria é de ontem 2/jul.

 

Repressão a protesto no Peru deixa um morto

Alan García tem enfrentado desde o início de junho manifestações contra empresas e medidas do governo

 

Lima. Uma pessoa morreu e um policial ficou ferido durante uma repressão contra um protesto de moradores na província de Chumbivilcas, região andina de Cuzco, no Peru, que é cenário de manifestações há uma semana. Este foi o primeiro incidente registrado desde o início das mobilizações, que incluem o bloqueio de trechos de estradas que unem os distritos de Colquemarca, Santo Tomás e Q'encco.

 

Os moradores da região exigem a expulsão de empresas mineradoras que contaminam as águas e os campos e a revogação de uma lei que, segundo eles, privatiza a região. Desde o início de junho, o governo de Alan García tem enfrentado protestos das comunidades andinas do país.

 

No dia 5 do último mês, uma repressão policial na região de Bagua, deixou pelo menos 30 mortos, o que fez com que o Congresso anulasse dois decretos presidenciais, como pediam os manifestantes. As comunidades locais afirmam que os decretos, aprovados para dar andamento ao Tratado de Livre Comércio (TLC) assinado com os Estados Unidos, causará danos ao meio ambiente e à população.

 

O homem morto foi atingido por um disparo durante um confronto entre policiais e moradores. As autoridades reprimiam um protesto que era realizado em Q'encco, segundo informou a emissora RPP. O ferido, Hebert Montes de Oca, foi levado ao hospital de Santo Tomás, e seu estado de saúde não foi informado.

 

O conflito foi iniciado quando os manifestantes impediram a passagem de um ônibus da empresa de transportes Huapolindo pela localidade. O proprietário do veículo foi à delegacia pedir apoio à polícia, que enviou uma equipe ao local.

 

Segundo a imprensa local, os moradores lançaram pedras contra os agentes que reagiram. Um disparo atingiu o manifestante. Até a noite de quarta-feira (1), a polícia não se pronunciou sobre o ocorrido. Um morador da região declarou à emissora RPP que um grupo de camponeses fazia vigília em frente à delegacia "exigindo justiça" pela morte de Mendoza.

 

Com a morte do "local" acredito que protestos violentos continuarão ocorrendo. Também li no amazonia.org.br (http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=317333) que o presidente peruano concedeu a exploração petrolifera por um empresa anglo-francesa de uma área na Amazonia Peruana, essa área está localizada entre duas tribos indigenas... isso tbm pode representar mais protestos.

 

O melhor, na minha opinião, é ter um plano B caso não seja possível atravessar a fronteira bolivia-peru e chegar a Cuzco via Puno (claro pra quem tem planos de fazer esse roteiro). Meu plano B é entrar no Peru pelo Chile e tentar ir por Arequipa, se arequipa-cuzco tbm estiver zoneado e tentar rota via Nazca ou qualquer lugar próximo.

 

Mas o que espero mesmo é que eles entrem logo em acordo... ::otemo::

 

Vamos cruzar os dedos pra tudo se acalmar o mais breve possível!!!

  • Membros de Honra
Postado

Hoje houve um paro geral no país.

 

Teve porradaria em alguns departamentos, mas aqui em Cusco foi bem tranquilo. Abriu quase todo comércio, mas a plaza da armas ficou bloqueada e todos os acessos a cidade também.

 

Amanhã já deve estar tudo normal.

 

Quem me dera se o povo brasileiro brigasse por alguma coisa que não fosse futebol, carnaval e/ou novela. ::grr::

 

Abraço,

Leo

  • Membros de Honra
Postado

Leo, mas as estradas ainda estão sendo bloqueadas toda hora? Pergunto isso porque um amigo meu que está aí disse que tinha melhorado e as estradas tinham sido liberadas pelos índios e tal. Inclusive, repassei essa informação.

 

abs!

  • Membros de Honra
Postado

Milena

 

Algumas estão liberadas, mas não todas.

 

O paro foi realizado por vários grupos e seguimentos da sociedade, mas os bloqueios de carreteras foram feitos principalmente por comunidades campesinas.

 

O paro deveria ser dias 7, 8 e 9, mas já perdeu a força e está quase tudo normal sim.

 

Abraço,

Leo

  • Membros
Postado

Léo,

 

Então, em resumo, dá pra chegar até Cuzco por via terrestre por qq canto, certo? Tanto vindo de Puno qnto Arequipa ou outros?

 

Vlw

 

To chegando em Cuzco dia 27/07 vindo de Arequipa!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...